Substituição dos Alpha-jet

  • 1876 Respostas
  • 329955 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #150 em: Fevereiro 27, 2017, 10:07:45 pm »
Pois vocês têm razão, mas nego-me a acreditar que a capacidade de combate da FA vá desaparecer, ou as FA´s em termos de combate.

Tanto é que mesmo que não venha F-35, há sempre outras hipóteses.


Mas o atual governo ja veio dizer que a maior parte das missoes serão ONU...


Ou seja "peace and love" e blue helmets...


Quando estivermos na iminiência da 3 guerra, mundial, novamente iremos ser apanhados com as calças nas mãos.


Mais uma vez sem capacidade estratégica de transporte, falta de sistemas de defesa áerea crédiveis, etc etc etc


É no minimo cómico-- de 50 Alpha Jet, voam 6..e ainda por cima com aquelas pinturas ridiculas... :-[
 

*

night_runner

  • Membro
  • *
  • 169
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +3/-0
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #151 em: Março 01, 2017, 12:20:26 am »
nego-me a acreditar que a capacidade de combate da FA vá desaparecer
Capacidade de combate é muito, muito mais que possuir/comprar armas ou sistemas de armas. Infelizmente, há já muito tempo que essa capacidade é residual nas FAs.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #152 em: Março 01, 2017, 11:11:20 pm »
Pois vocês têm razão, mas nego-me a acreditar que a capacidade de combate da FA vá desaparecer, ou as FA´s em termos de combate.
Tanto é que mesmo que não venha F-35, há sempre outras hipóteses.

E pronto, lá vem aquela esperançazinha bacoca (desculpa-me, typhonman, mas é verdade) em querer ignorar o evidente. Agora Já nem suspeitar é razoável. Agora CONSTATA-SE o desaparecimento das FA. E quais hipóteses, homem de Deus, quando é para acabar??!
Quando muito o que for para comprar é para manter aparências (e é por isso inadmissível que aqueles que sabem mais disto que a populaça, se recusam a ver), enquanto se continua a esvaziar as FA, o Estado, a cultura nacional e qualquer coisa que dê coesão à Nação.
Parece-me que vocês insistem em ver a defesa nacional apenas na vertente mais superficial que é a dos brinquedos.
O futuro vai ver a redução das "FA" a um máximo de 1000 operacionais para missões no estrangeiro (se não metade) de infantaria ligeira e um aumento do corpo de gorilas das "forças de segurança" que vão servir para manter na ordem os hílicos cá do sítio.

Sparrows, Typhonman?
Sparrows?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #153 em: Março 02, 2017, 01:12:57 am »
Luso, explica lá essa da FAP ter adquirido Sparrows em 2014. Tens a certeza que não foi a Marinha? É que até hoje só tinha ouvido rumores de a FAP ter comprado um pequeno lote de AIM-7 há muitos anos atrás. Com o AIM-120 em serviço tal aquisição não faria muito sentido, mesmo na óptica das nossas chefias militares... digo eu.
Talent de ne rien faire
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #154 em: Março 02, 2017, 09:40:04 am »
Luso, explica lá essa da FAP ter adquirido Sparrows em 2014. Tens a certeza que não foi a Marinha? É que até hoje só tinha ouvido rumores de a FAP ter comprado um pequeno lote de AIM-7 há muitos anos atrás. Com o AIM-120 em serviço tal aquisição não faria muito sentido, mesmo na óptica das nossas chefias militares... digo eu.

Essa informação foi retirada do postal do Nelson (no tema dos "Tejo") , que tenho como verdadeira.
"R: Portugal   (18)   AIM-7M Sparrow   BVRAAM   (2014) ", transferidos da Dinamarca nesse ano.
Que eu saiba é um míssil para uso exclusivo da Força Aérea. Espero ter lido correctamente.
« Última modificação: Março 02, 2017, 09:48:39 am por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #155 em: Março 02, 2017, 11:28:53 am »
Luso, explica lá essa da FAP ter adquirido Sparrows em 2014. Tens a certeza que não foi a Marinha? É que até hoje só tinha ouvido rumores de a FAP ter comprado um pequeno lote de AIM-7 há muitos anos atrás. Com o AIM-120 em serviço tal aquisição não faria muito sentido, mesmo na óptica das nossas chefias militares... digo eu.

Essa informação foi retirada do postal do Nelson (no tema dos "Tejo") , que tenho como verdadeira.
"R: Portugal   (18)   AIM-7M Sparrow   BVRAAM   (2014) ", transferidos da Dinamarca nesse ano.
Que eu saiba é um míssil para uso exclusivo da Força Aérea. Espero ter lido correctamente.

Esta informação é da SIPRI que refere que houve uma transacção registada relativa a uma transferência de 18 RIM-7 Sea Sparrows (versão naval). Ora isto a confirmar-se é mais uma estupidez e mais material obsoleto e inutil. As marinhas da NATO já começaram há mais de uma década a abater os Sea Sparrow e a mudar para o ESSM. E nós estamos a ajudar a limpar os depósitos de armamento de monos que eles tinham por lá. Até os gregos (falidos como nós) já têm o ESSM.
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #156 em: Março 02, 2017, 02:25:39 pm »
Contra os velhos do Restelo
1-Neste carpir sobre o estado das forças armadas estamos-mos a esquecer que apenas estamos a seguir uma gloriosa tradição que nos deram alguns dos momentos mais inesquecíveis da história nacional.
Graças a esta tradição é que continuamos à espera de um gajo em dia de nevoeiro, temos um regimento de cavalaria que mantém orgulhoso as tradições de uns dragões que abandonaram o quartel a alta velocidade ( Olivença é uma terra bem bonita por sinal), uns desgraçados que cometeram Harakiri por submarino para conseguir salvar um comboio mercante, ou uma lancha que simpaticamente se prestou a servir de alvo móvel para treino da Força Aérea Indiana entre muitos outros que injustamente não terão ficado na história.

Se algum dia precisarmos e tivermos tempo, voltamos a contratar um estrangeiro para organizar a coisa e nós fornecemos a carne para canhão, que mais uma vez irá mostrar o seu valor quando devidamente equipada e organizada.

Desculpem mas não consegui resistir, só que de vez em quando temos que nos distanciar um pouco para ver as coisas em perspectiva.  ;D

2- No capítulo das anedotas segundo os relatórios do SIPRI (obrigado nelson38899) comprámos 40 F-16 mas só adquirimos 12 AIM-120 AMRAAM????
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #157 em: Março 02, 2017, 02:43:37 pm »
Contra os velhos do Restelo
1-Neste carpir sobre o estado das forças armadas estamos-mos a esquecer que apenas estamos a seguir uma gloriosa tradição que nos deram alguns dos momentos mais inesquecíveis da história nacional.
Graças a esta tradição é que continuamos à espera de um gajo em dia de nevoeiro, temos um regimento de cavalaria que mantém orgulhoso as tradições de uns dragões que abandonaram o quartel a alta velocidade ( Olivença é uma terra bem bonita por sinal), uns desgraçados que cometeram Harakiri por submarino para conseguir salvar um comboio mercante, ou uma lancha que simpaticamente se prestou a servir de alvo móvel para treino da Força Aérea Indiana entre muitos outros que injustamente não terão ficado na história.

Se algum dia precisarmos e tivermos tempo, voltamos a contratar um estrangeiro para organizar a coisa e nós fornecemos a carne para canhão, que mais uma vez irá mostrar o seu valor quando devidamente equipada e organizada.

Desculpem mas não consegui resistir, só que de vez em quando temos que nos distanciar um pouco para ver as coisas em perspectiva.  ;D

2- No capítulo das anedotas segundo os relatórios do SIPRI (obrigado nelson38899) comprámos 40 F-16 mas só adquirimos 12 AIM-120 AMRAAM????

Ou seja, se já é tradição a má gestão, para quê nos importarmos?
Dá jeito evocar a má tradição mas não os bons exemplos.
Mas se não for mesmo para nos importarmos, este fórum não faz qualquer sentido.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #158 em: Março 02, 2017, 03:03:08 pm »
Contra os velhos do Restelo
1-Neste carpir sobre o estado das forças armadas estamos-mos a esquecer que apenas estamos a seguir uma gloriosa tradição que nos deram alguns dos momentos mais inesquecíveis da história nacional.
Graças a esta tradição é que continuamos à espera de um gajo em dia de nevoeiro, temos um regimento de cavalaria que mantém orgulhoso as tradições de uns dragões que abandonaram o quartel a alta velocidade ( Olivença é uma terra bem bonita por sinal), uns desgraçados que cometeram Harakiri por submarino para conseguir salvar um comboio mercante, ou uma lancha que simpaticamente se prestou a servir de alvo móvel para treino da Força Aérea Indiana entre muitos outros que injustamente não terão ficado na história.

Não te esqueças da nossa grandiosa participação na primeira guerra mundial, da famosa La Lys até às esquecidas campanhas de África onde mesmo sem contacto com o inimigo as nossas forças tiveram tantas baixas (doença por exemplo) que perderam capacidade operacional, acho que até um oficial ganhou a Ordem de Torre e Espada porque após as forças portuguesas perderem uma batalha contra os Alemães ele conseguiu retirar a sua companhia em ordem de perto da Tanzânia até à retaguarda, todas as outras amotinaram-se e era cada um por si. De derrota em derrota até à vitória final ;D.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: perdadetempo

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #159 em: Março 02, 2017, 03:38:42 pm »
Aos anos que falamos por aqui de asneiradas à portuguesa. Só, e relativamente à aquisição de material:

1 - Leopard 2 A6, sem os veículos de recuperação (comparar o peso de um M60 com um Leopard 2);

2- Adquirimos os blindados mas ninguém se lembrou de ver se as pontes de S. Margarida para baixo aguentam as 62 toneladas...    ;D

3- EH101 (novos), sem contratos de manutenção assinados. Claro que deu asneira e toca a reactivar 6 Pumas... ::)

4- A400M (Pagamos à volta de 20 milhões para entrar e depois sair). 0 em serviço;

5 - Ec 635 (aqueles que a Jordânia está muito satisfeita e posteriormente comprou mais); 

6 - Nh90 - A brincadeira vai em 147 milhões com 0 em serviço;

7 - NPO, NAVPOL e LFC- 360 milenas e 2 NPO em serviço (mais 2 em construção). O resto nem com uma Lupa.  :o

8 - A porra dos Submarinos em que houve uns milhões de luvas, acabaram com os Alemães a oferecer 2 submarinos (um 206 e posteriormente um 212, recusados por Portugal), com todos os contratos de manutenção assinados e realizados a tempo e horas. E foi o negócio que mais se falou nos média. Ou seja tirando o que circulou por fora um bom exemplo de aquisição.  :P

Posto isto, e sendo estes casos mais que debatidos no Forum Defesa, com praticamente uma "condenação" por unanimidade, indignação qb, etc, o que temos: 

1 - Aquisição dos Tejo e sua "modernização";

2- Agora esta dos Sea Sparrow;

3- Um abastecedor por 20 milhões + Iva;

4 - 5 helis ligeiros por 20 milhões + iva;

5- 4 C130H que vão ser modernizados mais 10 anos quando os 5 "operacionais" que antigamente existiam já mal davam para as encomendas;

6 - Só aqui se debate a substituição dos Alphajet. A nivel político nada;

7 - As VG com uma "modernização" para cenários de média/baixa intensidade;

8 - O folhetim da FAP relativamente aos incêndios, com uma desconfiança de que apenas vai passar a operar os Ecureuil (chapéu aos Kamov, que nada se fala sobre o seu destino (venda, desactivação, etc), o que é mau). 

Ou seja, e resumindo, podemos falar, indignar, condenar à vontade, mas o descalabro não continua? É que se alguma coisa mudou eu não notei. Mal ou bem o Forum defesa é uma "ilha"perante a populaça que se mata na estrada (existem cenários de guerra com menos baixas  ::) ) , gosta de novelas, bola e reality shows. As eleições e quem elegem é só o corolário da ignóbil maioria da maralha que neste país vive.

Cumprimentos

P.S. Sendo bonzinho e dando como positivos alguns exemplos:

1- Avanço da aquisição dos veículos 4x4 (vamos ver);

2 - Substituição das G3 (pelo menos parte delas a ver vamos);

3- Modernização das BD (se for feita nos moldes planificados já não é mau);

4- Trabalho realizado pelas F.A. nos UAVs (até a FAP vai patrulhar o mediterrâneo);

5 - 3º e 4º NPO (é sempre positivo embora por 37 milhões a unidade nem sei o que lá vão por);

6- Lanchas vigilante ( importante para o salvamento embora apenas seja uma vertente da Marinha). 

P.S.2 -  Face a este descalabro (que dura à 800 anos), um verdadeiro milagre que os exemplos relativamente a combate sejam apenas os citados.  Vale os poderes divinos para não termos levado bem mais na "conquilha" e esta "espécie de nação" ainda durar...  :N-icon-Axe: ::)

P.S.3 - Se não formos fazer formação algures, tenho fé no Scorpio.  ;D


P.S.4-  E espero que as células de F16 durem para chegar ao upgrade para o V. 60 anos volvidos já cá não deverei estar por isso quem vier atrás que feche a porta...  ;)
« Última modificação: Março 02, 2017, 03:51:40 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, perdadetempo, Viajante

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #160 em: Março 02, 2017, 03:50:49 pm »
Citar
Ou seja, se já é tradição a má gestão, para quê nos importarmos?
Dá jeito evocar a má tradição mas não os bons exemplos.
Mas se não for mesmo para nos importarmos, este fórum não faz qualquer sentido.

Referia-me apenas a mantermos as coisas em perspectiva, os fóruns penso eu fazem sentido para os as pessoas falarem de sua justiça sobre os assuntos que são de interesse comum e sobre os quais gostam de se manter informados, tudo isto poderá ter ou não efeitos práticos mas tenhamos esperança, pois com uma discussão franca dos assuntos às vezes encontram-se soluções para os problemas.

No meu caso pessoal como nasci na década de 60 e sou da geração que teve direito a assistir na bancada aos episódios das guerras coloniais, o 25, a descolonização, o embaixador da CIA, o 11, o 1º resgate do FMI, CEE, muro de Berlim, euro, 2ºresgate do FMI etc.., talvez tenha tendência a ver as coisas com um certo distanciamento, além de um sentido de humor digamos duvidoso. Apesar de tudo isto acho que o país até terá evoluído em relação ao atraso de há 40/50 anos apesar dos apesares.

Por isso é que quando um CEMFA se queixa no seu discurso que pode fechar as operações de voo porque não tem bombeiros, ou alguém com 37 tanques não arranja tripulações para todos, ou outro problema qualquer nos barquinhos, eu não obedeço à minha primeira reacção que é dizer-lhes para tirarem os rabos das cadeiras e cumprirem as suas obrigações, porque no meu caso o facto de me ter licenciado e ter mais de 25 anos de carreira nunca me impediu  de acabar de traseiro para o ar debaixo de uma secretária a ligar equipamentos informáticos ou a desmontar armários de servidores sozinho quando foi necessário e não havia outras vitimas disponíveis.

Prometo que vou tentar que esta seja a ultima vez que menciono assuntos que não obedeçam estritamente ao assunto em debate

Cumprimentos,

ps. mensagem alterada às 18.42 para substituição por uma palavra mais apropriada da parte anatómica que fica no ar debaixo da secretária.


« Última modificação: Março 02, 2017, 06:43:58 pm por perdadetempo »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #161 em: Março 13, 2017, 11:28:48 pm »
Citar
e: Programa de substituição do C-130
« Responder #709 em: Hoje às 07:56:00 pm »
Por isso falei no super tucano. Provas mais que dadas e um óptimo substituto para o alphajet. E é Embraer.  ;)

Cumprimentos

E para ser do contra temos o PILATUS PC-21 que os fabricantes garantem que consegue levar os alunos desde a instrução básica até a à mais avançada e cujo o fabricante também é cliente da OGMA.

http://www.pilatus-aircraft.com/00-def/main/scripts/ckfinder/userfiles/files/Downloads/Brochures/Pilatus-Aircraft-Ltd-PC-21-Brochure.pdf

Qualquer um dos aviões será bastante superior ao EPSILON e têm de certeza um custo por hora de voo que será metade do Alpha-Jet, mas quem compra o PC-21 são as Forças Aéreas com necessidade de um sistema de treino mais sofisticado e quem compra o Supertucano são as Forças Aéreas que necessitam de um avião multirole que também possa ser usado noutras missões nomeadamente de conflitos de baixa intensidade, ou patrulha musculada da fronteira.

Por isso é que as brochuras dos dois fabricantes focam-se em áreas diferentes:

http://www.embraerds.com/media_center/Brochuras/Antigos/Super_Tucano_Bilingue.pdf

www.embraerds.com/media_center/Brochuras/Antigos/Super_Tucano_Bilingue.pdf

Tudo depende do que se pretende e quais os custos associados, ou se vivermos em Portugal que algum ministro após um bom almoço ou a acabar de chegar a uma viagem ao estrangeiro se descuide em frente aos repórteres. 

Cumprimentos,
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #162 em: Março 14, 2017, 11:31:38 am »
 Aliás, o Pilatus também leva um arsenal jeitoso...  ;D ;) http://forum.keypublishing.com/showthread.php?77467-Pilatus-goes-to-war









Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, perdadetempo

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #163 em: Março 14, 2017, 11:44:43 am »
Ambos os aparelhos seriam excelentes escolhas para a FAP, se bem que para mim a escolher a FAP escolherá o A29  !!!

As origens destas duas aeronaves estão muito relacionadas com o SF260 muitíssimo bem usado pela Força Aérea da Rodésia.

http://www.wikiwand.com/en/SIAI-Marchetti_SF.260


SF260 Rhodesiano/Zimbabwe



Abraços
« Última modificação: Março 14, 2017, 11:50:54 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3517 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #164 em: Março 14, 2017, 01:47:11 pm »
O Pilatus PC-21 era o sonho da FAP antes da crise e da austeridade para uniformizar a vertente de treino do ab initio ao avançado.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)