GALP explora petróleo em Timor e Moçambique

  • 0 Respostas
  • 3632 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
GALP explora petróleo em Timor e Moçambique
« em: Março 08, 2007, 10:38:08 am »
Citar
TIMOR-LESTE MOÇAMBIQUE Energia: Galp em negociações com Eni para exploração petróleo Timor e Moçambique  

      Lisboa, 07 Mar (Lusa) - A Galp Energia está em negociações com a petrolífera italiana Eni, sua accionista de referência, para a partilha da exploração de petróleo em Timor e Moçambique, afirmou hoje o presidente-executivo Manuel Ferreira de Oliveira.

      "Estamos em discussão com a Eni para que nos ceda parte da participação para que estejamos presentes nestes dois países", afirmou Ferreira de Oliveira durante a apresentação dos resultados de 2006.

      A possibilidade da Galp comprar direitos nalguns dos cinco blocos que a Eni ganhou em Timor-Leste já constava do prospecto para a Oferta Pública de Venda lançada em Outubro do ano passado.

      A novidade é a eventual entrada da Galp na exploração petrolífera em Moçambique, onde a Eni ganhou a exploração de um grande bloco entre a Ilha de Moçambique e Madagáscar.

      Manuel Ferreira de Oliveira sublinhou que a estratégia da Galp Energia é estabelecer parcerias que "acrescentem valor".

      "Estamos muito confortáveis quer em Angola, com a Sonangol, quer no Brasil, com a Petrobrás. Gostaríamos de em momento oportuno estar presentes no 'off-shore' em Timor e também em Moçambique", afirmou.

      A empresa italiana EnI, que tem 33,34 por cento da Galp, assinou o ano passado com o Estado timorense um contrato para a exploração de petróleo e gás em cinco áreas sob jurisdição de Timor- Leste.

      A empresa portuguesa Galp Energia concorreu, num consórcio que integrava a malaia Petronas e a brasileira Petrobras, a duas áreas, mas perdeu, podendo agora entrar na exploração de petróleo em Timor através da Eni.

      Manuel Ferreira de Oliveira admitiu ainda que a Galp e a Eni estão a estudar o quadro de relação da rede Galp e da rede Agip, propriedade da empresa italiana, em Espanha.

      "Queremos que seja um quadro de cooperação e não de concorrência, temos vários cenários em cima da mesa e estamos a trabalhar nele", afirmou.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito