Processo de Venda da Varig

  • 7 Respostas
  • 4903 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Processo de Venda da Varig
« em: Maio 31, 2006, 06:05:28 pm »
Citar
TAP levanta caderno do leilão da Varig

Onze empresas, entre elas a portuguesa TAP, já levantaram o caderno de encargos do leilão da Varig, que decorrerá segunda-feira, no Rio de Janeiro, divulgou hoje a empresa aérea brasileira.


Entre as empresas que também retiraram os cadernos do leilão da Varig, que contêm as normas para a venda da empresa, estão ainda as líderes do mercado brasileiro, TAM e Gol, além da Ocean Air e da BRA.

O comunicado da Varig informou ainda que a sala de informações («data room»), com os dados e relatórios sobre a empresa, será aberta aos interessados em participar no leilão a partir de hoje até domingo.

«A Varig montou um esquema especial para garantir total sigilo nas informações, sendo que os investidores interessados terão acessos às informações em salas individuais, onde poderão trabalhar reservadamente, acompanhados de suas respectivas equipas», referiu o comunicado.

Os interessados terão igualmente «à disposição representantes da directoria da Varig para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir enquanto estiverem fazendo suas análises e prospecções».

A empresa interessada em ter acesso à sala de informações tem de comparecer na sede da Varig e pagar uma taxa no valor de 60 mil reais (20 mil euros).

A antecipação do leilão da Varig, inicialmente marcado para Julho, foi anunciada pelo juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, responsável pelo processo de recuperação da empresa aérea brasileira.

Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial, informou que o futuro controlador da Varig não se responsabilizará pelas dívidas laborais e tributárias da companhia aérea, actualmente em cerca de sete mil milhões de reais (2,3 mil milhões de euros).

A empresa vencedora do leilão terá que efectuar um pagamento de 75 milhões de dólares, em até três dias após a aquisição, para que sua proposta seja analisada pelo Tribunal do Rio de Janeiro.

A proposta deverá também ser analisada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o regulador brasileiro do sector, num prazo máximo de 60 dias, segundo as regras definidas para o leilão.

Caso a empresa vencedora não seja aprovada, dentro das análises financeira, jurídica e de regulação, o processo continuará com a análise da empresa que apresentar a segunda maior proposta.

No início de Maio, uma assembleia de credores da Varig aprovou a venda da companhia através de um leilão pelo preço mínimo de 860 milhões de dólares.

Caso esse valor não seja alcançado, os interessados poderão apresentar propostas de aquisição da operação da Varig apenas no Brasil, pelo preço mínimo de 700 milhões de dólares.

As empresas estrangeiras também poderão participar de consórcios para disputar o leilão, desde que tenham apenas 20 por cento de participação, limite máximo permitido pela legislação brasileira.

Diário Digital / Lusa

31-05-2006 14:09:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=67782

Afinal a TAP com a Varig ainda mexe...
Mas não tou a ver a TAP a apresentar 860 ou 700 milhões de dólares assim do nada...a não ser que tenha uma grande lista de acordos com instituições financeiras...
« Última modificação: Junho 26, 2006, 10:22:37 pm por Marauder »
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 08, 2006, 11:20:01 pm »
Citar
Grupo de trabalhadores vence leilão para compra da Varig

A NV Participações - empresa que integra o grupo de trabalhadores da Varig e credora da transportadora - ofereceu 449 milhões de dólares (355 milhões de euros) pela aquisição da companhia brasileira.


A proposta é inferior ao valor base definido para o leilão de 860 milhões de dólares na primeira fase por toda a operação e 700 milhões de dólares pela actividade doméstica.

Todas as propostas apresentadas no leilão ficaram aliàs abaixo do valor base, sendo que somente a NV Participações realizou uma oferta para a segunda fase visando a compra da operação doméstica da Varig.

08-06-2006 17:24:26


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=68155
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 10, 2006, 09:47:00 am »
Citar
Varig recebe nova proposta: Futuro adiado para segunda-feira

Uma nova proposta feita pela compra da Varig levou o juiz brasileiro Luiz Roberto Ayoub a adiar para a segunda-feira a decisão quanto ao futuro da empresa transportadora aérea.


A medida ocorre depois de a Multi-Long Assessoria e Consultoria ter entregue uma oferta para adquirir a Varig Operacional por inteiro (incluindo as rotas domésticas e internacionais) por 800 milhões de dólares, tendo como base um financiamento Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).

Caso a proposta avance, a empresa garante ter apoio da Boeing Corporation para sustentar as operações da companhia.

No leilão de quinta-feira apenas uma proposta foi feita: a da NV Participações, representando a associação de Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) e que ofereceu 448,9 milhões de dólares.

A TAP mantém-se fora da corrida pela compra da congénere brasileira, apesar das movimentações intensas nos últimos meses.

10-06-2006 3:15:21


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=68232

Bem me parecia que o interesse da TAP era mais fogo de vista....empresas não estáveis dificilmente tem recursos para tal coisa...e endividar mais a TAP..ui...

Mais um caso de imperialismo estúpido. Se se levantou a hipótese Varig, é porque até há capital..se há capital, devem investir em peixes menores..por exemplo uma das pequenas low-cost de que a Europa tá cheia...mas não há nada...no entanto quando se soube que a Varig ia ser vendida, a TAP avançou logo...porqué?

 A TAP primeiro precisa de ganhar equilíbrio, eventualmente tentar libertar-se do Estado (mas quem é que quer investir dinheiro na TAP para além de estrangeiros?) e aos poucos ganhar massa verde para futuros investimentos...na TAP ou noutras companhias..
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 13, 2006, 10:53:57 pm »
Citar
TAP e Air Canadá preparam proposta para a Varig

A TAP - via Stanley Ho e outros empresários - está a ponderar a criação de uma proposta para a compra da Varig, a qual deve ser apresentada em parceria com a Air Canadá, sua parceira na Star Alliance, e o fundo norte-americano de capital de risco Brooksfield.


A notícia é avançada pelo Globo Online, que cita uma fonte que acompanha o processo da Varig.

O jornal adianta que o CEO da TAP, Fernando Pinto, esteve na segunda-feira de manhã no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e encontrou-se com o director da consultora Alavarez, Marsal, Marcelo Gomes, numa reunião em que a nova proposta foi debatida.

Recorde-se que a TAP, através da AeroLB, levantou o caderno de encargos para o leilão da TAP, mas não chegou a apresentar nenhuma proposta quando do leilão da semana passada.

13-06-2006 9:38:16


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=68315

Afinal ainda mexe..
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 25, 2006, 10:39:44 pm »
Citar
Aprovada venda da unidade de carga da Varig

As autoridades aeronáuticas brasileiras aprovaram sábado a venda da unidade de carga da Varig à companhia Volo, o que poderá permitir salvar a empresa e proteger os interesses das centenas de detentores de bilhetes da linha aérea.


Segundo a agência norte-americana AP, a Volo tinha anunciado no início do ano a sua intenção de comprar a unidade de carga Varilog, mas o negócio tem sido adiado devido a notícias sobre a estrutura de accionistas da Volo, alegadamente em mãos estrangeiras.

A legislação brasileira impede que companhias estrangeiras detenham mais de 20% do capital de linhas aéreas do país.

A decisão tomada sábado pela Agência de Aviação Civil brasileira significa que a estrutura accionista da empresa foi aprovada, dando a entender que poderá agora ser autorizada a venda da Varig à Volo.

A empresa ofereceu 500 milhões de dólares (400 milhões de euros) pela totalidade na Varig na sexta-feira, horas depois do juiz do tribunal de falências do Rio de Janeiro ter anulado a venda da transportadora aérea ao consórcio dos trabalhadores, que ganhara o leilão, por ter falhado o depósito de 75 milhões de dólares referente à primeira parcela do valor total da compra.

Em conferência de imprensa, o juiz Luiz Roberto Ayoub, do oitavo tribunal do Rio de Janeiro, confirmou que os compradores não cumpriram o prazo e que surgiu uma nova proposta que será avaliada dentro dos prazos legais.

O magistrado acrescentou que a apresentação da proposta da Volo significa que vai ter de ser feito novo leilão de venda da Varig, de modo a dar a todos os investidores a oportunidade de se candidatarem de novo à compra da companhia .

A Varig está à beira de cessar a actividade, continuando diariamente a cancelar a maioria dos seus voos, pois dispõe apenas de 19 aviões em operação contra os 46 no início de Junho, quando há um ano tinha 70 aviões a voar.

Outrora número um do transporte aéreo do Brasil, a Varig deixou de pagar aos seus fornecedores e os salários dos seus 10.600 funcionários.

A Agência de Aviação Civil, que estabeleceu um plano de urgência para fazer face à crise, indicou sexta-feira que 28.000 passageiros deviam regressar a o Brasil até 30 de Junho, 5.600 dos quais com partida da Alemanha onde assistem ao Mundial de Futebol.

25-06-2006 12:10:58


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=68760

Continua o turbolento processo de desmembramento e venda da Varig..
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 28, 2006, 12:12:53 pm »
Citar
Proposta da VarigLog pela Varig avaliada 4ª feira

A Justiça do Rio de Janeiro alargou até a próxima quarta-feira o prazo para que os credores da Varig e os administradores judiciais analisem a proposta da unidade de cargas VarigLog para adquirir a companhia aérea.


A ampliação do prazo é para que haja «maior detalhamento possível e transparência» na análise da nova proposta da ex- subsidiária de transporte de cargas da Varig.

A proposta da Variglog, que tem participação do fundo norte- americano Matlin Patterson, prevê o investimento de 485 milhões de dólares em troca de 90% das acções da Varig sem dívidas.

Por essa proposta, os credores ficariam com apenas 5% da nova empresa e os trabalhadores teriam os outros 5%.

Após a anulação na sexta-feira da venda da Varig à NV Participações, consórcio formado pelos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) e investidores, que não fez o depósito de 75 milhões de dólares exigido pela Justiça, a proposta da VarigLog aparece como sendo a única solução para a Varig.

O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas contesta, entretanto, a informação de que a Volo do Brasil, que comprou a Variglog, tenha 80 por cento de capital nacional.

De acordo com a legislação brasileira, as empresas aéreas nacionais não podem ter mais de 20% de seu capital em mãos de estrangeiros.

Já a VarigLog diz ser controlada por um grupo de empresários brasileiros liderado por Marco Antonio Audi e não pelo fundo norte- americano Matlin Patterson.

De acordo com especialistas, em caso de falência da Varig, os passageiros prejudicados pelos atrasos e cancelamentos de voos poderão responsabilizar o Estado brasileiro pelos danos.

Diário Digital / Lusa

27-06-2006 7:16:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=68810
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 15, 2006, 09:57:37 am »
Citar
VarigLog faz novo depósito na Varig

A VarigLog, a única empresa que realizou uma oferta formal para a compra da Varig, fez mais um depósito para a transportadora aérea nesta sexta-feira, de modo a manter as operações da companhia brasileira.


Este montante - destinado a pagar salários em atraso, leasing dos aviões e combustível - integra um investimento de emergência de 20 milhões de dólares, cujo objectivo é manter a empresa activa até ao leilão de 19 de Julho.

15-07-2006 1:55:54


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69523

Secalhar fecha mesmo...a continuar assim..
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 20, 2006, 08:42:18 pm »
Citar
VarigLog compra a Varig por 18,9 milhões de euros

A VarigLog, única empresa a participar esta quinta-feira no leilão de venda da Varig, arrebatou a companhia aérea por 24 milhões de dólares (cerca de 18,9 milhões de euros). A portuguesa TAP não concretizou o projecto equacionado, não confirmando os rumores que davam como certa a sua entrada à última hora no leilão.


A antiga subisidiária de transportes de carga da Varig entrou no leilão realizado no Rio de Janeiro sob a designação Aéreo Transportes Aéreos S.A. e conseguiu comprar a empresa por uma soma claramente inferior ao primeiro leilão - invalidado e realizado em Julho - que deu a passagem da Varig para um grupo de trabalhadores por 700 milhões de dólares.

Face ao montante estimado em 500 milhões de dólares (cerca de 399,5 milhões de euros, incluindo activos e dívida de prazos mais curtos), a maior parte do valor (mais de 480 milhões de dólares) pelo qual a antiga filial de logística adquire a ex-empresa mãe fica por pagar, além de um depósito de 75 milhões que os credores exigem até dois dias depois do fecho oficial do leilão.

Além de assumir diversas dívidas, a proposta da VarigLog inclui o pagamento pelo uso de serviços da empresa aérea como o centro de treino das tripulações, o arrendamento de imóveis e o leasing de aviões.

Estes valores serão pagos à velha Varig, parte da empresa que permanece em recuperação judicial e que tem dívidas estimadas em 7,9 mil milhões de reais (perto de 2,8 mil milhões de euros).

A nova Varig vai agora receber investimentos de 150 milhões de dólares até 30 dias após o leilão, devendo demitir entretanto 8.000 pessoas.

Os novos proprietários da Varig ficam com a marca Varig e Rio Sul, além das rotas domésticas e internacionais. A Varig antiga, que herda as dívidas, fica com um avião e a Varig Nordeste.

A Fundação Ruben Berta (FRB), que até ao início deste processo de falência esteve à frente da Varig, permanecerá afastada do controlo da empresa.

20-07-2006 15:43:59


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69711

"Viste..nem custou muito..."...conversa de dentista :lol: