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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 03:15:14 pm »
Isto se os tucanos não vierem vai ser uma chatice. Vão malhar em quem?  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Sempre amei o F104S.  :mrgreen:



O problema desses F era nos voos baixos perder a sustentação. Mas era um belo interceptador. Um míssil com umas asas pequenitas
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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 03:12:02 pm »
Só falta ter uma dessas no Algarve.

vamos aguardar que os traficantes larguem outra
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France and Germany Collaborate to Create MGCS New Combat Platformn Munich, on April 29, 2024, KNDS Deutschland, KNDS France, Rheinmetall AG, Rheinmetall Landsysteme, and Thales expressed their enthusiastic support for the recently concluded agreement between the French and German governments on the Main Ground Combat System (MGCS), which was reported on by Army Recognition on April 29, 2024.


This support expressed by the various project stakeholders follows an agreement signed between the French Minister of Armed Forces, Sébastien Lecornu, and his German counterpart, Boris Pistorius. This agreement took place on April 26, 2024, in Paris.

The MGCS aims to replace current main battle tanks, such as the French Leclerc and the German Leopard 2, by integrating advanced and innovative technologies. This new ground combat system, which will include features such as networked operations management and autonomous and automated capabilities, is designed to excel in high-intensity combat scenarios through its technological innovations.

The Franco-German partnership, which began with formal discussions in 2012 and was officially sealed in 2017, represents a significant step in consolidating European defense efforts. It leverages the strengths of several stakeholders, including KNDS, a joint venture between the German manufacturer Krauss-Maffei Wegmann and the French manufacturer Nexter Systems. This collaboration aims not only to enhance military capabilities but also to promote integration within the broader European defense industry.

The envisaged project company, to be established by KNDS Deutschland, KNDS France, Rheinmetall Landsysteme, and THALES SIX, will operate in accordance with the spirit of the Franco-German bilateral agreement. Using an innovative "pillar-level" approach, the consortium plans to ensure a fair distribution of responsibilities, with a balanced workload ratio of 50:50 between French and German companies. This distribution will be based on complementary technical expertise and resources of the participating companies.

The program is divided into eight pillars, ranging from chassis development with automated navigation to defense against drones, as well as the creation of a simulation environment and the establishment of an advanced communication and command system. Each pillar will be led by France, Germany, or jointly, depending on their specific areas of expertise.

To effectively implement contracts starting from 2025, the industry is about to commence negotiations for the establishment of the project company. The goal is to facilitate a streamlined and targeted implementation process, leveraging the collective strengths and capabilities of the consortium members.



https://www.armyrecognition.com/images/stories/news/2024/april/France_and_Germany_Collaborate_to_Create_MGCS_New_Combat_Platform_925_002.jpg
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Galicia em Hoje às 02:46:59 pm »
Pilotos ucranianos usam iPads para lançar mísseis ocidentais (vídeo)







Este post é totalmente "fake".  Exijo que seja apagado e que o propagandista ucraniano-nazi "viajante" seja devidamente reeducado.

A ucrania já não tem força aérea - toda a gente sabe isso.  Foi destruida pela gloriosa força aérea russa na primeira semana da operação militar especial.

 ;D ;D
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Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 02:13:39 pm »


Pelas 2pm a sobrevoar Lisboa? Seria um dos Bisontes?
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Portugal / Re: Sector Ferroviário
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 01:47:18 pm »
IP lança concurso de 77 milhões para projeto ferroviário do PRR

A empreitada, que prevê a intervenção numa extensão de 55 quilómetros, tem como objetivo compatibilizar as ligações da linha do Norte com a futura linha de alta velocidade.



A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta segunda-feira o concurso público para empreitada "Linha de Cintura e Linha Norte - estações de concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja – Sinalização", no âmbito da digitalização do transporte ferroviário.

Com um preço base de 77 milhões de euros, esta empreitada em regime de conceção-construção, prevê a substituição do atual sistema de sinalização nas estações de concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja, "tendo como objetivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da linha do Norte, da rede ferroviária nacional, com a futura linha de alta velocidade, permitindo uma utilização combinada, relevante para o objetivo de coesão territorial" da alta velocidade, refere a empresa em comunicado.

A extensão total a intervencionar será de cerca de 55 quilómetros de vias dupla e quádrupla.

De acordo com a IP, o concurso inclui o investimento destinada ao sistema de sinalização, financiado, num total de 49 milhões de euros no âmbito da "digitalização do transporte ferroviário", na componente mobilidade sustentável" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e inclui também a manutenção subsequente à receção provisória da componente de investimento.

"A concretização deste projeto irá contribuir para a criação de corredores ferroviários interoperáveis, bem como incrementar a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária, em segurança, e ainda promover a interoperabilidade e a interligação internacional de e para Portugal", explica ainda.

Neste momento, a IP tem um total de 378 milhões de euros de investimento no PRR já concluídos, em fase de execução ou em fase de contratação, na componente rodoviária, ao que se somam, agora, 49 milhões na componente ferroviária.

Dos 27 projetos rodoviários no âmbito do PRR, a IP tem já 23 obras lançadas. Dessas, duas empreitadas estão concluídas, 11 estão em fase de contratação e 10 em execução.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/ip-lanca-concurso-de-77-milhoes-para-projeto-ferroviario-do-prr?ref=DET_Recomendadas
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 01:42:03 pm »
É dos poucos socialistas lúcidos (a par do Sousa Pinto) que diz o que lhe vai na alma e não o que manda dizer o partido!
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Portugal / Re: TAP: Notícias
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 01:40:12 pm »
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 01:31:58 pm »
Pilotos ucranianos usam iPads para lançar mísseis ocidentais (vídeo)

A Força Aérea Ucraniana está a utilizar iPads nos cockpits dos seus jatos da era soviética para permitir uma rápida integração das modernas armas ar-terra ocidentais. Estas informações são confirmadas nas imagens que mostram o tablet instalado em cockpits durante missões de combate.



iPads "de guerra"

Apesar do iPad não ser um equipamento talhado para utilização em guerra, é utilizado nos aviões comerciais para auxiliar os pilotos em várias tarefas relacionadas com informações relativas ao voo. Contudo, o cenário aqui é completamente diferente. O iPad está instalado no cockpit dos aviões de guerra para gerir armamento.

Este facto foi confirmado pelo Subsecretário da Defesa para a Aquisição e Manutenção, William LaPlante. Embora subsistam muitas dúvidas sobre o tablet e o seu funcionamento exato, existem agora imagens que o mostram instalado e em utilização de fogo real.

LaPlante falava no Fórum de Segurança Global anual do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), no passado dia 24 de abril de 2024, quando lhe foi pedido que desse exemplos de programas bem sucedidos que rapidamente desenvolveram capacidades e as colocaram nas mãos dos militares. Um exemplo que escolheu foi o dos tablets nos cockpits dos caças ucranianos:

    Há também uma série de... chamamos-lhe 'ar-terra', é o que lhe chamamos eufemisticamente... pensemos nos aviões que os ucranianos têm, não nos F-16, mas nos muitos aviões russos e da era soviética. Trabalhando com os ucranianos, conseguimos usar muitas armas ocidentais e pô-las a funcionar nos seus aviões, que são basicamente controlados pelo piloto através de um iPad. E eles começam a voar no conflito uma semana depois de lhas entregarmos.

O Subsecretário da Defesa não forneceu mais pormenores, mas é de salientar que um vídeo recentemente divulgado pela Força Aérea Ucraniana mostra um Su-27 Flanker equipado exatamente com este tipo de sistema - possivelmente um iPad, apesar de poderem usar outro tipo de tablet disponível no mercado.

    Ukrainian Air Force Su-27 Flanker Wild Weasel operations, seen here conducting multiple low level standoff strikes against Russian radars with US-supplied AGM-88 HARMs. O vídeo: https://twitter.com/Osinttechnical/status/1782067257813688539

    — OSINTtechnical (@Osinttechnical) April 21, 2024

Toque de modernidade nos aviões da era soviética

O vídeo em questão mostra o Su-27 a utilizar mísseis AGM-88 de alta velocidade antirradiação (HARMs) fornecidos pelos EUA, que proporcionaram a estes caças, bem como aos MiG-29 Fulcrums ucranianos, uma capacidade de supressão e destruição da defesa aérea inimiga (SEAD/DEAD).

Numa parte do vídeo, como podem ver na imagem de início, o tablet mostra um mapa de navegação, bem como outros dados não discerníveis. O facto de o tamanho do tablet, fixado horizontalmente, bloquear os principais instrumentos da cabina de pilotagem sugere que este apresenta uma variedade de dados críticos para o voo, para além de ser utilizado para navegação.



Com base nas observações de LaPlante, parece que o mesmo tablet é também vital para o emprego de várias armas ar-terra fornecidas pelo Ocidente.

Após a integração do HARM, os caças ucranianos da era soviética começaram também a utilizar bombas guiadas de precisão Joint Direct Attack Munition-Extended Range (JDAM-ER). Desde então, acrescentaram às suas listas de inventário as bombas Hammer assistidas por foguetões, fornecidas por França.

O Reino Unido também se comprometeu a enviar bombas guiadas de precisão Paveway IV de modo duplo, embora não se saiba atualmente quais os aviões que as transportarão.



No caso da HARM, da JDAM-ER e da Hammer, partiu-se do princípio de que são provavelmente utilizadas contra alvos com coordenadas conhecidas, sendo estas pré-programadas na linha de voo antes da descolagem do jato.

O piloto tem então de navegar para a área, talvez também auxiliado por um tablet com navegação GPS, e depois libertar a arma, que é guiada para o alvo utilizando o seu sistema de navegação inercial auxiliado por GPS.

https://pplware.sapo.pt/apple/pilotos-ucranianos-usam-ipads-para-lancar-misseis-ocidentais-video/
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