Citroen de Mangualde

  • 6 Respostas
  • 3111 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5500 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7131/-9516
Citroen de Mangualde
« em: Janeiro 18, 2008, 03:20:03 pm »
:roll: vamos lá a ver no que esta "embrulhada" toda vai dar...eu tb me lembro de quando a Opel jurava a pés junto que não saíria da Azambuja....


Citar
Citroen-Mangualde garante não sairá de Portugal, diz MEI


O grupo francês PSA, que detém a fábrica da Citroën em Magualde, garantiu hoje ao Ministério da Economia e da Inovação (MEI) que não prevê «de forma alguma» sair de Portugal, afirmou hoje à agência Lusa Manuel Pinho.

«Estive em contacto com a administração da PSA em Mangualde que confirmou que não prevê de forma alguma sair de Portugal», disse à agência Lusa o ministro da Economia.
Manuel Pinho disse que a PSA não só se manterá em Portugal como «é em Portugal que tem os melhores padrões de qualidade em todo o mundo» e acrescentou que a indústria automóvel é muito competitiva, pelo que «é necessário as fábricas disporem dos melhores argumentos» para ter os «melhores modelos».

«Estou totalmente empenhado na criação das melhores condições para que a PSA aumente em Portugal«, disse.

A confirmação da PSA de que não pretende sair do país surge após Manuel Pinho ter apelado quinta-feira para que fossem disponibilizados »rapidamente« os terrenos necessários para permitir a expansão da fábrica da Citroën em Mangualde, evitando assim a sua deslocalização para Marrocos.

«Faço um apelo a quem tem capacidade para resolver a questão dos terrenos em Mangualde para o fazer rapidamente, uma vez que a unidade é extremamente importante em termos de emprego, em termos nacionais e regionais», declarou quinta-feira Manuel Pinho, no final do Conselho de Ministros.

Já em finais de 2006, tinha sido noticiada a possibilidade de encerramento da fábrica de Mangualde.

Em Novembro desse ano, a direcção da Peugeot Citroën Automóveis de Portugal SA tinha alertado a autarquia, por carta, que, caso não desse resposta às suas necessidades de terrenos para aumento de instalações o centro de produção poderia ficar fora do plano de desenvolvimento estratégico do grupo francês.

Na altura, quer Manuel Pinho, quer a PSA, negaram a intenção de fechar a fábrica de Mangualde e garantiram que estavam em curso negociações para a aquisição dos terrenos.

Diário Digital / Lusa

18-01-2008 14:45:00

fonte
.....................


Citar
2008-01-18 14:31

Mangualde

Trabalhadores da Citroën receiam fecho

Questionam se o Ministério da Economia não será o primeiro responsável na procura de soluções.

[ Última actualização às 14:31 do dia 18/01/2008 ]

Os trabalhadores da Citroën de Mangualde estão preocupados com o possível encerramento da fábrica. Os trabalhadores ficaram preocupados com as declarações do ministro da Economia, Manuel Pinho.

Recentemente, Manuel Pinho lembrou a autarquia que, se a fábrica não tiver terrenos para se expandir, pode mesmo sair de Portugal. Agora, os trabalhadores acusam o ministro de tentar «lavar as mãos, como Pilatos».

Um ano depois da primeira ameaça de deslocalização da Citroën de Mangualde, o ministro recordou, esta quinta-feira, à saída do Conselho de Ministros, que a ameaça de encerramento da fábrica continua, já que ainda estão por fazer as expropriações necessárias para a expansão da empresa.

O apelo a quem pode resolver o problema caiu mal entre os trabalhadores da fábrica de Mangualde, que questionam se o Ministério não será o primeiro responsável na procura de soluções para a Citroën.

O espectro do despedimento mantém-se sobre os 1400 trabalhadores, que referem que, há um ano, na primeira crise que a empresa atravessou, falou-se na hipótese de avançar com um pacote de incentivos, caso a expansão da empresa não avançasse ao ritmo pretendido.

Representantes da comissão sindical da Citroën de Mangualde estão, desde meio da manhã desta sexta-feira, no Ministério da Economia, à espera de esclarecimentos sobre o futuro da empresa.




TVI
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

manuel liste

  • Especialista
  • ****
  • 1032
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 18, 2008, 03:59:45 pm »
Casualmente, el presidente del grupo PSA estuvo ayer en Vigo presentando 2 nuevos modelos que sustituirán a los Berlingo y Partner.

Dijo que quiere bajar la plantilla viguesa produciendo el mismo número de vehículos. No citó a la fábrica de Mangualde

Se puede leer la entrevista que concedió a La Voz de Galicia en su edición de hoy:

http://www.lavozdegalicia.es/dinero/2008/01/18/0003_6489706.htm
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5500 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7131/-9516
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 18, 2008, 04:14:48 pm »
No noticiario da SIC ao Almoço falaram desse senhor da Citroen de Vigo, que teria começado por dizer á reportagem que seriam despedidos 1000 trabalhadores da nossa Citroen (pelo que percebi) , mas depois recebeu ordens do HQ de França, e fechou-se em copas :roll:

Palpita-me que vão mais uns milhares para o desemprego... :evil:  que não querem vender os seus terrenos...

Não se poderia invocar o interesse nacional e expropriar esses terrenos :?:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

manuel liste

  • Especialista
  • ****
  • 1032
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 18, 2008, 04:23:44 pm »
En Vigo se van a expropiar terrenos para aumentar la fábrica de PSA, pero es un proceso que lleva tiempo.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5966
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 18, 2008, 04:24:38 pm »
Citação de: "P44"
No noticiario da SIC ao Almoço falaram desse senhor da Citroen de Vigo, que teria começado por dizer á reportagem que seriam despedidos 1000 trabalhadores da nossa Citroen (pelo que percebi) , mas depois recebeu ordens do HQ de França, e fechou-se em copas :roll:

Palpita-me que vão mais uns milhares para o desemprego... :evil:  que não querem vender os seus terrenos...

Não se poderia invocar o interesse nacional e expropriar esses terrenos :?:


Câmara nega turbulência na fábrica da Citroën

Câmara de Mangualde considera "abusiva" a extrapolação sobre o impacto negativo que a demissão do director-geral da fábrica espanhola, em Vigo, da PSA Peugeot Citroën, pode ter sobre a unidade de Mangualde. Nomeadamente se parte da produção da unidade galega for deslocalizada para França.
"Uma coisa não tem nada a ver com a outra. É abusivo fazer-se essa associação", reage Agnelo Figueiredo, vereador camarário.
O autarca falava no final de uma reunião do executivo, realizada ontem à tarde, onde a Oposição socialista questionou a maioria PSD sobre o processo de negociação com os proprietários dos terrenos necessários à expansão da fábrica de Mangualde. Tudo porque os eleitos do PS entendem que é preciso impor celeridade nos contactos que têm vindo a ser desenvolvidos com a mediação da autarquia.
"Está tudo a correr muito lentamente. A Câmara só ainda falou com dois particulares donos de parcelas junto à Citroën. Por este andar não se chega a lado nenhum. Em nossa opinião, a autarquia devia avançar imediatamente para a expropriação, invocando o princípio da utilidade pública", exige João Azevedo, vereador socialista e ex-candidato à presidência da Câmara.
"A Oposição não sabe do que fala. Se soubesse, veria que não temos capacidade jurídica e legal para arcar com o processo expropriativo. Essa é uma competência do Governo. O que temos feito é mediar as negociações com os quatro proprietários de terrenos necessários à expansão da fábrica. Já falamos com dois deles e temos reuniões marcadas com os restantes, esta semana e na próxima. O ritmo decorre dentro da normalidade", explica Agnelo Figueiredo.
A fábrica da Citroën de Mangualde é uma unidade satélite de Vigo, que dá emprego a cerca de 1300 pessoas e produz por ano mais de 50 mil automóveis, entre Citroën Berlingo e Peugeot Partner.
Nos últimos anos a administração tem desenvolvido esforços para ampliar a área produtivo em mais 80 mil metros quadrados. Um processo que tem esbarrado com o facto de os terrenos estarem na posse de particulares, que pedem muito dinheiro para os vender à empresa fabril de Mangualde.

In: Jornal de Noticias

28/12/2006
Potius mori quam foedari
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 18, 2008, 07:19:24 pm »
Citroën de Mangualde será o único local europeu a produzir "Berlingo first" e "Partner origin"

Citar
O grupo francês PSA garantiu hoje que a Citroën em Mangualde "será o único local europeu a produzir os modelos 'Berlingo first' e 'Partner origin'", estando fora de questão uma deslocalização da fábrica.

"Não vão haver mudanças em relação ao que já era feito em Mangualde. Vamos continuar a produzir lá o 'Berlingo first' e 'Partner origin' durante muitos anos", assegurou Jean-Hugues Duban, porta-voz da PSA Peugeot Citroën,.

Além disso, "está fora de questão deslocalizar-se o que quer que seja", até porque a Citroën de Mangualde "tem todo o seu lugar no dispositivo industrial europeu do Grupo PSA Peugeot Citroën".

Jean-Hugues Duban referiu ainda que é desejo do grupo francês PSA que "os terrenos adjacentes à fábrica de Mangualde possam ser classificados como zona industrial, de forma a permitir um eventual alargamento do espaço".

"É um desejo, mas não dissemos nunca que seria fechada a fábrica" caso não fosse concretizado, frisou.

O grupo francês PSA já tinha assegurado hoje ao Ministério da Economia e da Inovação que não prevê "de forma alguma" sair de Portugal.

O ministro da Economia disse à Lusa que esteve "em contacto com a administração da PSA em Mangualde que confirmou que não prevê de forma alguma sair de Portugal".

Manuel Pinho referiu que a PSA não só se manterá em Portugal como "é em Portugal que tem os melhores padrões de qualidade em todo o mundo" e acrescentou que a indústria automóvel é muito competitiva, pelo que "é necessário as fábricas disporem dos melhores argumentos" para terem os "melhores modelos".

"Estou totalmente empenhado na criação das melhores condições para que a PSA aumente em Portugal", referiu.

A confirmação da PSA de que não pretende sair do país surge após Manuel Pinho ter apelado quinta-feira para que fossem disponibilizados "rapidamente" os terrenos necessários para permitir a expansão da fábrica da Citroën em Mangualde, evitando assim a sua deslocalização para Marrocos.

Em finais de 2006, tinha sido noticiada a possibilidade de encerramento da fábrica de Mangualde.

Em Novembro do mesmo ano, a direcção da Peugeot Citroën Automóveis de Portugal SA tinha alertado a autarquia, por carta, que, caso não desse resposta às suas necessidades de terrenos para aumento de instalações, o centro de produção poderia ficar fora do plano de desenvolvimento estratégico do grupo francês.

Na altura, quer Manuel Pinho (ministro da Economia), quer a PSA, negaram a intenção de fechar a fábrica de Mangualde e garantiram que estavam em curso negociações para a aquisição dos terrenos.

Lusa

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5500 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7131/-9516
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 19, 2008, 10:33:12 am »
mais uma vez aquela "ave rara" que dá pelo nome de manuel pinho dá barraca.

Anteontem pôs toda a gente em pânico com as declarações de que a PSA iria abandonar mangualde se não tivesse terrenos para se expandir...ONTEM veio negar o que tinha dito

Mas esta gente não se enxerga? não sabem que existem declarações gravadas, exibidas vezes sem conta????

Mas realmente estes "gajos" acham que somos todos parvos...não há pachorra realmente, para tanta falta de vergonha, reviravoltas de 180 º á "JaMÉ", para continuarem com o tacho...

Este pinho não tarda muito deve ir para o BCP :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas