RC Enganado... vamos ver se muda alguma coisa tb...

  • 34 Respostas
  • 10266 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11112
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3283 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #15 em: Dezembro 29, 2006, 01:28:17 am »
Por acaso não é o caso do nosso camarada Comando que iniciou este tópico mas por exemplo na FAP há excelentes militares praças, muito bons profissionalmente e já com vários anos de experiencia na mesma função que não entram para o curso de sargentos, enquanto que outros militares, mediocres e ainda relativamente maçaricos conseguem entrar, e sem estar a falar no "factor C", refiro-me a desleixo na condição fisica e a "preguiça" de acabar o 12ºano.
Os teste fisicos para o CFS na FAP não são nada de especial, são 23 flexões, 35 abdominais e 2400m em 11min e qualquer coisa ou 12min, não me lembro bem do tempo.
em relação aos cursos de sargentos na FAP existem duas modalidades, uma para quem não possui o 12ºano, para esses o curso demora 3 anos, sendo os 2 primeiros disciplinas estilo escola secundária para dar equivalencia ao 12ºano e o ultimo ano, o 3º, é a especialidade proprimente dita, quem possui o 12ºano o curso tem a duração de um unico ano e esses praças são anexados às turmas de 3 anos que passam do 2º para o 3ºano, isto é, só fazem o ano da especialidade e é em conjunto com a turma da mesma especialidade que transita para o ultimo ano.
Mas isso vai acabar, só vai existir mais um curso de sargentos com 3 anos, será o 2007/2009, quem concorrer em 2008 tem que possuir o 12ºano obrigatoriamente, por isso para esses "preguiçosos" do estudo só lhes vai ser dada mais uma oportunidade, depois vai ter que ser estudar à noite... se quiserem claro.
 

*

[Mumia_]

  • 66
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Dezembro 29, 2006, 05:47:46 pm »
Logico que felizmente ha a percentagem que entra por mérito proprio... mas infelizmente cada vez mais essa gente tem as pernas cortadas devido ao grande e em vias de expançao"Factor C". é com toda a certeza ao que se referem acima..  :wink:
"Quem faz do perigo o seu pão, do sofrimento seu irmão e da morte sua companheira"
 

*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Dezembro 30, 2006, 11:32:04 am »
Pois é mesmo assim camaradas RC´s tenham a maxima prudência sempre que enverdem pela carreira nas Forças Armadas.

Desculpem estes meus tópicos serem de grandes dimensões..mas começo a recordar tempos passados e não sei como hei-de acabar.

Não sou exemplo para ninguem... não senhor... sei que não, mas a experiençia que ganhei, os cursos que fiz, as missões que passei, fizeram de mim um RC com uma bagagem muitissimo rica. Ser COMANDO foi sem duvida a minha melhor experiencia... não sou lá muito bom mas tambem não deixo de ser o "UNICO" 1Sar RC a ter feito este curso... Não precisava de provar nada a ninguem a não ser a mim mesmo que era capaz de faze-lo, afinal de contas já só me faltavam dois anitos pra ser corrido da tropa. O QP já era uma miragem pela razão que vos contei, restava-me apenas cumprir o sonho de ser da boina que sempre quiz, mas que infelizmente acabaram antes mesmo de eu entrar pra instituição.... Assim e logo que reabriram lá fui eu prestar provas e entrei.. mas as coisas não me correram bem pois tive uma lesão no tendão aquiliano e na "semana de agua" desisti deste curso... senti-me um inutil, as forças já faltavam, as dores aumentavam... Fui "recambiado" pra minha UN, curar a rotura, fazer fisioterapia... enfim por-me ao meu nivel e... quando abrio o 2º curso, lá estava eu outra vez.. prontinho a "repetir o curso de COMANDOS".. és maluquinho diziam os meus camaradas do curso anterior, agora já todos de boina vermelha... isso de ve-los de boina vermelha deu-me ainda mais força... só mesmo um doido é que aqui volta-diziam eles... era o que sempre queria e enquanto podesse... fiz o curso... só me apetecia chorar na hora que me perguntaram "queres ser COMANDO?"mas era obvio que sim, já o devia ter feito no ultimo curso-pensava eu.. tava feito.. era COMANDO se disse-se "sim quero" foi o melhor momento da minha vida militar... a idade nao perdoava, as lesoes musculares apareciam, as dores acompanhavam, as a cabeça continuava sã...bem ou mal fui COMANDO.
Bem.. paro por aqui senão ainda choro baba e ranho a lembrar-me disto :lol:  :cry:  :lol:

Sobre o que se diz por aqui, eu tenho a certeza que há excelentes militares, mesmo sendo eles filhos de generais ou politicos... aliaz conhecia alguns. Sei que há muitos que entram pra AM sem cunha nenhuma o que faz deles bons militares pois sobem a pulso e merecem toda a minha consideração. Acontece em todos os ramos das FA claro... como em todo o lado. Mas não tenho duvida nenhuma em afirmar que os piores militares que conheci, são todos eles filhinhos de General... não sou ninguem pra lhes apontar o dedo, pois no final da historia eles é que levam as medalhas e eu é que tenho uma "porrada" por isso em comparação "eles" são bons  e eu soi indisciplinado... e no fim de tudo só isto conta e o resto é tudo treta...

Mas deixei-me contar-vos outra que foi ilariante, tambem com um filho de general: um certo dia, este senhor cmdt, resolveo fazer um inquerito às massas sobre o que pensavam da unidade seu funcionamento e condições. "Ele proprio" criou um questionario que mandou distribuir e só tinha-mos que pôr a cruzinha no SIM ou NÃO (opeções que ele deu) e sendo a ultima parte reservado a "Criticas ou sugestões" com umas linha pra quem quisesse responder algo. Lá respondi o que me ia na alma, critiquei e sugeri como ele me pedira e sabem o que ele me fez??? sabem... querem mesmo saber???  pois bem o senhor "participou de mim á secção de justiça" pois considerou as minhas respostas um abuso... Como?? se ele fez as perguntas e eu limitava a colocar a cruz onde EU ACHAVA SER CORRECTO..era só sim ou não!!! fiquei com a impressão que o senhor pensava que eu lhe iria lamber as botas, mas como não sou desses ficou furioso... bem ...mas mesmo muito mau... mais uma participação no pelo...mas um processo disciplinar... MAIS UM ABUSO... e vai de responder em processo... chamou todos os militares que o tinham criticado, falou..berrou...falou..berrou.. com cada um de nós em particular. Achou que devia ter mão de ferro e vai de participar no "elo mais fraco" -eu.. o unico RC a criticar- poi todos os outros eram do QP..disse que estava desapontado com a nossa opinião...
Levei partcipação e em processo respondi apenas "é a minha opinião e foi o senhor que me a pedio" e nada mais tenho a acrescentar... o oficial averiguante ficou a olhar pra mim!! não diz mais nada?? .. não.. nada tenho a acrescentar...  
Conclusão??- não deu em NADA retiraram-me a participação pois era absurda tal situação.. mas fiquei novamente  mal visto com todo abuso.  Pedem opinião, mas se lhes for desfavoravel não gostam...  queixei-me ao ás chefias militares mas quem sou eu??? um misero militar em RC que está quase a levar o pontapé no cu e ser corrido do exercito... a tentar afrontar um "doutor quase no auge da hierarquia militar" !!! nunca consegui nada com esta queixa.. foi só entraves.. processos perdidos... papeis que desapareceram..etc..
mas olhem fica aqui o historia pra voces saberem como ainda há ditadores dos que usam chicote debaixo do braço(como este senhor...vejam lá a imagem..) como o Hitler ou o Pinochet... estão a ver?? estes acabaram mal na vida...

Mas ainda subejam muitos e bom militares no nosso exercito e os bons superam sempre os maus... ainda bem.. pois de assim não fosse estava a tropa lixada.
Abraço

"MAMA SUMAE"
 

*

[Mumia_]

  • 66
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Dezembro 30, 2006, 03:21:48 pm »
bem... quanto a 1ª parte do texto... nao tenho mt a dizer... apenas..."Es Comando" por o seres assim por nao desistires do que queres...é que se é um bom militar :x
Essa historia e mesmo tipica do exercito Portugues... 1º questiona-se e depois... quem ta contra "fod**-s**" tipico em muitas unidades militares... tipicamente feita por esses "sr's" de ombros "pesados"  de costinhas quentes...Infelizmente sao esses mesmos "sr's" de costas quentes que recebem os louvores as medalhas... etc etc... muitas das vezes plo que seus antecessores familiares foram e nao plo que eles proprios sao... mas pronto sobre isso nao ha muito a dizer... apenas.. as nossas ricas e belas Forças Armadas!
Tens razão quando dizes "Mas ainda subejam muitos e bom militares no nosso exercito e os bons superam sempre os maus... ainda bem.. pois de assim não fosse estava a tropa lixada." mas infelizmente apenas sempre se falará mais dos maus exemplos do que dos bons... pois é o que nos revolta sempre mais...

força nisso...;)
Abraço
"Quem faz do perigo o seu pão, do sofrimento seu irmão e da morte sua companheira"
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Dezembro 31, 2006, 12:45:45 pm »
Em relação à admissão à Academia Militar (AM), desafio os postadores deste forum a que, em consciencia e bem informados sobre TODAS as condições de admissão à AM, se lembrem de casos concretos em que houve admissão através de cunhas.

Se foram ou sabem de alguem que eventualmente tenha sido prejudicado, devem concerteza saber que há processos legais que podem levar à impugnação do concurso de admissão à AM, uma vez que este é publico.

O desafio não se estende na admissão a outros cursos das Forças Armadas uma vez que sobre esses concursos nada sei.

Só para informação: nos ultimos concursos à AM, os militares com 3 anos em RC, para além de concorrerem para as vagas do concurso geral, tal como todos os concorrentes civis, também têm o privilégio de concorrer entre si a um contingentação especial de 30% das vagas abertas para cada curso a concurso. Reitero que estas 30% de vagas estão vedadas aos concorrentes civis. Também sei que os militares em RC que concorrem a estas vagas são praticamente todos admitidos porque não sofrem a concorrencia dos candidatos civis. Aconselho a leitura atenta do Dec-Lei 118 de 2004, especialmente dos artigos 33º e 34º.

Só para terminar este já longo post: Filhos frustrados forçados pelos papás a seguir carreiras que não gostam, existem em todas as profissões, especialmente nas ditas liberais. Quem já não foi mal atendido por um médico frustrado?

Sou oficial de Infantaria do QP, o meu pai é ajudante-despachante reformado, concorri conscientemente e fui admitido na AM na década de 80 apesar de ter tambem entrado no ISEF (actual FMH).
 

*

[Mumia_]

  • 66
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Dezembro 31, 2006, 02:37:34 pm »
zecouves... aqui ninguem esta a dizer que toda a gente que concorre e entra na AM é por cunhas... mas ambos sabemos... e nao venhas dizer que nao... porque seria mandar areia pros olhos... que os ha.. esses "sr's"  e quanto a isso... nao ha qualquer hipotese de negar.. "ha provas?" o que consideras provas?? é smp muito relativo...e depois...provas no exercito so ha as que se quer que haja...  :wink:
E desculpa.. basta ler o que o nosso camarada tem dito... e secalhar ha umas certas injustiças nao? ou será apenas tudo "algumas desculpas" para o que aconteceu?? vamos ser realistas... gente como aquela infelizmente ta o nosso exercito cheio... Como se diz... no exercito so ha 2 pessoas que se safam bem.. os "sabujos"... ou os que tem as costas quentes..." os outros infelizmente sao muitos poucos.. que sao os que lutam plo que sao e tem merito.. mas normalmente tambem nao vao muito longe porque lhes sao cortadas as pernas...a nao ser claro que se ja pertença a familia QP... está aqui 1 exemplo acima... c34x
"Quem faz do perigo o seu pão, do sofrimento seu irmão e da morte sua companheira"
 

*

[Mumia_]

  • 66
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Dezembro 31, 2006, 02:39:39 pm »
esqueci-m de mencionar... nao afirmo nem tenho provas... mas se esses 30% forem como na GNR... looool tao bem tao...  :wink:  acho que percebeste... pois no caso da GNR serve apenas em caso de empate de notas.. para dizer.. "entra este que é militar"
"Quem faz do perigo o seu pão, do sofrimento seu irmão e da morte sua companheira"
 

*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Janeiro 01, 2007, 06:14:54 pm »
O Sr por certo será já MajorCouves... permita resignar educadamente ao seu poste e dar a minha opinião sem referir nomes... Tal  como o Sr pode ler nunca afirmei que "todos os oficiais" entram com cunhas... afirmo apenas que os piorzitos que conheço são filhos de militares. Mas tanto na carreira de oficiais como a de sargentos!! Sei que há "grandes nodoas" na instituição em todos os postos  e em todas as classes. Na altura que o sr entrou para a AM ainda não se tinha "privilegio" ser militar em RC, então bastará olhar para o seu curso(não venha dizer que não...) para poder identificar as NODOAS, aquelas que há em todos os cursos e que em conversas de caserna se pergunta como é possivel "fulano" vir a ser militar?? ha-os em todos o lado e por certo no seu curso e cursos da sua altura haverá alguns, o senhor é que nunca constactou que eles eram filhos de militares... Tambem afirmo aqui, que há GRANDES MILITARES mesmo sendo já tradição de familia se-lo, sem qualquer proveito da posição de seus familiares...tenho perfeita noção disso. Mas os maus são mais lembrados!! Nunca Vexa foi preterido em algum curso em deterimento dum "fulano" destes?? Então vou contar-lhe um facto real:não lhe afirmo que este camarada seja mau militar, não senhor!! eu conheci-o, foi-me apresentado e até fiquei com boa impresão dele:- numa  determinada UN, foi colocado um certo nr de oficiais QP acabado o tirocinio...  Um destes camaradas, em tres anos de QP tem a impressionante folha de serviço, com curso de OE, PQ e CMDS, dois excelentes louvores, uma "boa" medalha, o curso de patrulhas de longo raio de acção(que inumeros militares dos CMDS sonham tirar) e uma missão. Se me perguntar quantos militares conheço com estes cursos todos eu até conheço, mas "penaram" muitos anos para os conseguirem fazer. Quantos militares conheçe o sr major que lhes foi recusado fazer algum dos cursos acima referido?? E quantos anos têm eles de serviço?? Devem ser inumeros não?!?.. ainda bem que o sr. é de Infantaria pois é aí o mais recorrente..
 Resta-me dizer-lhe que este camarada é filho de um oficial General. Como alguem costumava dizer, este camarada não tinha necessidade de fazer carreira á sombra do pai, pois via-se nele valor, mas com uma folha desta categoria, está visto que passa á frente de quem quiser pra fazer o que lhe apetecer... Agora pergunte-me se é "bem visto" e "reconhecido" pelos camaradas da sua UN, de todas as classes, eu digo-lhe que é apenas por "alguma chefia" da UN, pois os restantes, principalmente aqueles soburdinados a quem deveria servir, não estão nada satisfeitos com ele... diga-me lá o sr. Major-ficava satisfeito se um subalterno lhe passase á frente para fazer um qualquer curso do seu interesse e que já vinha requerendo hà alguns anos??
Não aponto o dedo e afirmo pois como diz não posso provar..mas não sei como ele entrou na AM.. não sei mas imagino.. por todo isto que agora aqui explanei... facilmente se pensa que foi uma "cunha" das grandes...  Tambem aceito que me diga que ele pode ter tido todo o merito proprio pra entrar na AM, pois é um bom rapaz e bastante intiligente. Aceito sim senhor...
Mas "cum raio".. que digo eu?? Afinal de contas quem sou eu pra dizer o que quer que seja sobre este assunto?? Ninguem... ninguem importante!! um ex-militar que foi indisciplinado por 5 minutos e isso é que conta nos meus quase 10 anos de serviço.  Mas que me revolta, lá isso revolta pois andei 7 anos a requerer fazer o curso de OE e foi sempre indeferido porque o sr Cmdt me considerava "imprescindivel ao serviço da UN" ou "deferido, mas por troca directa com outro militar".. esses despachos que VExa conhece por certo! Os QP que comigo requeriam tal curso lá iam faze-lo... eu como RC "NUNCA" consegui sequer ir fazer provas.
Concordo consigo pois frustrados há-os em todo o lado, seja em que profissão fôr..
Tambem eu "num certo nivel sou frustrado" reconheço... ou desiludido comigo ou revoltado com a instituição.. por todo o que fiz e o que deixei por fazer...mas principalmente pelo que me fizeram. Tive comandantes que me louvaram, que me reconheceram, tive outro que em meio ano me punio e o que veio a seguir louvou-me novamente e deu-me mais uma medalha... mas não me servio de nada...apenas contam 5 minutos de indisciplina... num caso em que "provei" nas instançias devidas, que a minha nomeação para o passeio era ilegal, que mesmo assim troquei o serviço de chefe de viatura com outro camarada para assim garantir que não prejudicava o dia de lazer de quem ia ao passeio e que havia 12 militares mais antigos que eu para serem nomeados chefes de viatura... e nada disto foi tido em conta... sinto-me frustrado sim, mas de ter servido militares tão reles como estes...
Olhe pra finalizar lhe digo isto, este senhor que participou de mim tinha sob seu comando uma companhia e foi o 1º militar da comp. a dizer em reunião de graduados que "queria desistir da missão" logo ao fim de 30 dias... rico exemplo de oficila de Infantaria certo??..pois não...
Abraço

"MAMA SUMAE"
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4880
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 82 vez(es)
  • +267/-6002
(sem assunto)
« Responder #23 em: Janeiro 01, 2007, 06:27:26 pm »
Citação de: "markseia"
Um destes camaradas, em tres anos de QP tem a impressionante folha de serviço, com curso de OE, PQ e CMDS, dois excelentes louvores, uma "boa" medalha, o curso de patrulhas de longo raio de acção(que inumeros militares dos CMDS sonham tirar) e uma missão


Os três anos de QP desse sr. devem ser fêmeas :?:

Alguem que post a duração de cada curso que o referido sr. tirou, ou é impressão minha ou andou a tirar cursos em simultâneo, e pelo pouco que eu sei louvores não com ganham durante os cursos, medalhas sim.
Potius mori quam foedari
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11112
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3283 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #24 em: Janeiro 01, 2007, 06:39:05 pm »
Todos os cursos tem duração inferior a um ano por isso é possivel tirar os 3 cursos em 3 anos, mas é do género acabar um e começar quase imediatamente outro.
Eu pessoalmente sou contra esse tipo de situações.
Acho que se um militar de qualquer posto ou especialidade ao tirar um curso deveria obrigatoriamente servir um certo tempo numa unidade operacional do curso que tirou.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4880
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 82 vez(es)
  • +267/-6002
(sem assunto)
« Responder #25 em: Janeiro 01, 2007, 06:42:26 pm »
Citação de: "Lightning"
Eu pessoalmente sou contra esse tipo de situações.
Acho que se um militar de qualquer posto ou especialidade ao tirar um curso deveria obrigatoriamente servir um certo tempo numa unidade operacional do curso que tirou.


Pois eu tinha essa ideia, dai o meu espanto de tantos cursos em tão pouco tempo :shock:
Potius mori quam foedari
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20339
  • Recebeu: 3022 vez(es)
  • Enviou: 2269 vez(es)
  • +1372/-3470
(sem assunto)
« Responder #26 em: Janeiro 01, 2007, 09:50:44 pm »
Bem o curso de OE para o QP é de 21 semanas, o de Comandos não há diferenças entre RC e QP e é de 13 semanas, o de Pára-quedismo é 2 semanas de adaptação, 3 em terra e 2 no ar o que perfaz umas "meras" 7 semanas na ETP. No meu curso eu tive para além do ppl do BI da ETAT/ETP, cabos e galinhas do arremacho e uns quantos Tenentes QP do Exército.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4880
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 82 vez(es)
  • +267/-6002
(sem assunto)
« Responder #27 em: Janeiro 01, 2007, 10:17:55 pm »
41 semanas de cursos, falta aqui o de patrulhas de longo raio de acção, mais a missão no estrangeiro, que requer uns meses de aprontamento.
Nisto tudo o que me faz mais confusão foi onde é que o homem arranjou tempo para os Louvores?
Talvez seja um belo exemplo de um grande "cunhas", isto não lhe retirando o mérito de ter passado os cursos por mérito, pois do pouco que eu sei, esses cursos não se passam com cunhas :wink:
Potius mori quam foedari
 

*

[Mumia_]

  • 66
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Janeiro 01, 2007, 11:22:55 pm »
palavras para que??? é isso mesmo... incrivel como ha alguns "sr's" que conseguem essas proezas mesmo... mas claro... sao coisas "possiveis" pra eles claro.... enfim as "maravilhas" do nosso exercito... onde se olha pros ombros... e pros "paisinhos" e nao para o que o militar é... mas siga que aquilo funciona é assim.... :evil:
"Quem faz do perigo o seu pão, do sofrimento seu irmão e da morte sua companheira"
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4880
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 82 vez(es)
  • +267/-6002
(sem assunto)
« Responder #29 em: Janeiro 02, 2007, 12:05:51 am »
Falando de cunhas.
O Sr. zecouves disse que só conhecia o que se passava na AM, e pelos vistos não conhece como se mete cunhas.
Este exemplo não é da AM mas ESE  :wink:
Curso, 29º da ESE, chamada normal para os concorrentes, todos vão excepto os que apresentam atestado médico.
Atestados passados por médicos do exército a concorrentes voluntários ou contratados, os "atestados" têm o previlégio de fazer as provas depois, por estranho que pareça o "atestado" passa nas provas escritas, mas os ditos concorrentes conseguiram mais um para as provas fisicas, e mais uma vez fazem as provas sozinhos.
Estou a falar no plural, mas só conheço o caso de um militar que usou este estratagema, que por sinal era uma militar que era ordenança de um Coronel de uma unidade nos arredores de Lisboa.
Não sei se acabou o curso, sei que entrou para o curso.

Mais um caso de cunha, Eu.
Quando meti os papeis para o RV tinha de ter um atestado médico, que atestasse a minha condição fisica psiquica, e nomeadamente analises positivas á urina.
Como estava um pouco acagaçado, em conversa com um "camarada" que estava em serviço no Hospital Principal, expliquei a minha situação.
No dia seguinte o bom rapaz telefonou a pedir o NIM o nome a altura o peso, e á noite, no local habitual que era o bar, trouxe o atestado assinado por um tenente médico que segundo palavras dele era um "bacano".

Esta não sei se é cunha se é graxa.
Fui fazer um curso de Word 98 no CIE, passei uma semana de boa vida, fiquei lixado pois no fim o formador, um aspirante, veio ter comigo e com um Sar. dos Paras para dizer que não podiamos ter mais de 17 porque parecia mal dar uma nota superior a nós do que ao Major, a cabaça velha teve 18.

Querem mais cunhas?
PAF's feitas por telefone, se o Sr. zecouves, não sabe o que é isto então anda mesmo a dormir na sopa.
Potius mori quam foedari