Fuzileiros da Armada Portuguesa

  • 2085 Respostas
  • 593633 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2025 em: Fevereiro 11, 2024, 11:36:04 am »
Bem vindo Papafigos71, boa informação, obrigado, por acaso não é uma revista que sigo regularmente.

Na ultima Revista da Armada também tem um pequeno artigo sobre os UAV/SANT dos Fuzileiros com a organização deles que completamenta a informação anterior.

Dentro do Destacamento de Apoio de Combate (DAC), foi criado o Grupo ISR organizado em Pelotão de Reconhecimento, secção network warfare (comunicações, guerra electrónica) e grupo SANT.
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2026 em: Fevereiro 13, 2024, 07:35:38 am »
Depois de ontem , ter tido uma grande conversa com camaradas, alguns com quem não falava muitos anos, só posso agaradecer-me ter saido quando saí. Sei que a malta tem tendencia ao pessimismo e ao "tudo está mal", mas se as coisas estão, nem que seja metado do quão mal me disseram que estão estão, então o problema é de uma magnitude que não dá para ser percebida por quem está fora, ou nunca lá esteve.

E, em caso de conflito sério, que envolva mais do que bater em pés rapados de Lee Enfield e AK-47 e um ou outro RPG, isto vai cair como um castelo de cartas que é.

Pior, não é um problema exclusivo nosso, antes fosse, é transversal à generalidade das forças armadas dos países NATO.
Quando se transforma aquilo que deve ser um serviço e um dever, numa mera profissão/trabalho onde a malta que lá está, na maioria está por estar........ Mas desde que haja ordenado, o resto que se lixe, eis o Espirito de Corpo e de Missão, até ao dia que seja a sério. Nesse dia.....

PS: Parece que é verdade isso das motas sidecar. Ou, como são apelidadas, as motas à "Indiana Jones". Palhaçada "Light and Fast"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Lightning, Pescador

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2027 em: Fevereiro 13, 2024, 08:23:48 am »
Eu acho que o espírito de missão vem do patriotismo e do orgulho no país, mas falar nisso é motivo de gozo e risos, nos últimos 30 anos (?) nenhum governo deu valor a isso, os governantes são os primeiros a dar mau exemplo com as trafulhices umas atrás das outras. Mas são estes os governos que o povo escolhe. Quem é que se vai sacrificar por isso?

Eu achava que era uma coisa mais nossa, mas os outros paises disfarçam melhor com o equipamento moderno, à um tempo colocaram ai no forum (não sei onde), um mapa da Europa com as percentagens de população que iria para a guerra defender o país, e os piores números eram da Alemanha, Holanda e Itália se não me engano, piores que nós.

Se calhar o pessoal que até entra com algum ideal de missão, mais patriótico, até são os que acabam por se sentir mais frustados e fazem como o Foxtroop, vão embora ou se ficam acabam por ser moldados pelo sistema, todas as pessoas tem contas para pagar.

Se houvesse uma grande guerra a nível europeu, ou era logo bandeiras brancas por todo o lado, ou num melhor cenário, os vários países "entrincheiravam-se" e aguentavam, mas a pedir aos americanos para virem e depressa, pois não estou a imaginar os vários exercitos europeus a avancar para defender a Europa, nem a nossa Brigada Mecanizada, nem as Divisões Alemãs, no máximo os polacos, os finlandeses...

Por isso é que todos na Europa dizem que a Ucrânia não pode perder, é que ninguém quer combater uma guerra daquelas.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2024, 08:34:33 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2028 em: Fevereiro 13, 2024, 08:47:36 am »
Desculpem lá o desabafo e offtopic, isto é mais para os tópicos da Europa ou da guerra na Ucrânia.

Metam ai uma foto da moto do indiana Jones dos fuzos que ainda não vi  :mrgreen:.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1686
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2029 em: Fevereiro 13, 2024, 11:07:10 am »
Desculpem lá o desabafo e offtopic, isto é mais para os tópicos da Europa ou da guerra na Ucrânia.

Metam ai uma foto da moto do indiana Jones dos fuzos que ainda não vi  :mrgreen:.

No vídeo que vi (filmado na Escola de Fuzileiros) estavam lá três exemplares...seriam Ural? a particularidade era que o sidecar era aberto e tinha alocado a frente o jerrican de combustível de apoio...faz sentido...assim arruma-se logo o binómio...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2030 em: Fevereiro 13, 2024, 11:35:50 am »
"Fast and ligh" o c... Isto é uma miséria franciscana, que nem na RCA podiam operar com estes meios da treta.  ::)





Saudações

P.S. Depois ainda anunciam com pompa esta "enorme aquisição". Resmas de material e de um top tecnológico ao lado do US Marines.  ::)

https://www.dn.pt/portugal/marinha-acelera-reequipamento-individuale-de-combatedos-fuzileiros-9296818.html/ 

Citar
"Vamos dar uma grande ênfase" a esse processo, em matéria de "novas armas, maior capacidade de proteção individual, de visão noturna, equipamento de controlo remoto [drones], comunicações, novas capacidades de encriptação", precisou o almirante Mendes Calado, sublinhando que essa opção - no quadro da revisão da Lei de Programação Militar, a realizar este ano - traduz a necessidade de "dar a estas forças outra mobilidade, letalidade e flexibilidade de utilização".



P.S. 2 - Isto é fast.



P.S. 3 Isto é light. Nós é pobreza.

« Última modificação: Fevereiro 13, 2024, 11:38:03 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2031 em: Fevereiro 13, 2024, 12:20:07 pm »
Estão a ser negativos aqui no Fórum e isso vai melindrar a mentes apoiantes das coisa fabulásticas que se inventam na Marinha.

Portanto sempre é o tal de mota com berço ao lado. Lindo
Até estou comovido
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2032 em: Fevereiro 13, 2024, 01:13:13 pm »
Desculpem lá o desabafo e offtopic, isto é mais para os tópicos da Europa ou da guerra na Ucrânia.

Metam ai uma foto da moto do indiana Jones dos fuzos que ainda não vi  :mrgreen:.

No vídeo que vi (filmado na Escola de Fuzileiros) estavam lá três exemplares...seriam Ural? a particularidade era que o sidecar era aberto e tinha alocado a frente o jerrican de combustível de apoio...faz sentido...assim arruma-se logo o binómio...

Mas tem arma, como os alemães...?



Qual é a ideia do veículo? Levar armas pesadas? Reboque? Transporte logístico?

Parece uma ideia bizarra, mas talvez tenha a sua lógica.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2024, 01:15:24 pm por Lightning »
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2033 em: Fevereiro 13, 2024, 01:39:45 pm »
No pequeno video que me mandaram, não têm arma nem sequer é visível qualquer ponto de engate para nenhuma arma.

Quanto ao uso que possa vir a ter, não faço a minima de ideia e, mais preocupante, quem as deve utilizar parece que também não.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2034 em: Fevereiro 13, 2024, 01:45:34 pm »
https://www.facebook.com/share/r/Sg2bjSNpe7HvGU6T/

Melhor que isto só  mota com berço lateral holística
 

*

Papafigos71

  • Membro
  • *
  • 5
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +5/-0
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2035 em: Fevereiro 13, 2024, 01:56:56 pm »
Realmente a situação é precária

A relação com os oficiais do Corpo também não tem sido a melhor. Já foram várias as exenorações, sendo a última do comandante da EF, comandante Gil, um excelente oficial. Isto devido ao desaparecimento de umas peças de umas lanchas capturadas a narcotraficantes que estavam guardadas na EF, a pedido da PJ.

O que se passa no CF é o que se passa com o resto das FA's, não se sabe o que fazer e não há coragem para tomar decisões.

Na minha humilde opinião, mesmo o poder político não saber o que fazer em termos defesa, a Marinha tem que definir de uma vez o que quer dos Fuzileiros para as próximas décadas, se quer que sejam forças especiais então organize-os e equipe-os adequadamente, se quer uma força expedicionária então que faça um esforço para tal e mais uma vez organize-os e equipe-os também adequadamente. Agora estas constantes reorganizações para no final a doutrina ser a mesma, pois o conceito light and fast sempre existiu, não são muito saudáveis mas pelo o que temos lido e ouvido em relação ao futuro da esquadra bastará apenas mesmo o DAE e Boarding.

Cumprimentos.

Cumprimentos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning, CruzSilva, Pescador

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1360
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2036 em: Fevereiro 13, 2024, 02:07:25 pm »
Realmente a situação é precária

A relação com os oficiais do Corpo também não tem sido a melhor. Já foram várias as exenorações, sendo a última do comandante da EF, comandante Gil, um excelente oficial. Isto devido ao desaparecimento de umas peças de umas lanchas capturadas a narcotraficantes que estavam guardadas na EF, a pedido da PJ.

(...)
Então mas esta questão das peças sempre aconteceu sobre a vigilância da MP e não da GNR? Ou estou a fazer confusão entre dois incidentes distintos?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2037 em: Fevereiro 13, 2024, 02:07:40 pm »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2038 em: Fevereiro 13, 2024, 03:39:08 pm »
Realmente a situação é precária

A relação com os oficiais do Corpo também não tem sido a melhor. Já foram várias as exenorações, sendo a última do comandante da EF, comandante Gil, um excelente oficial. Isto devido ao desaparecimento de umas peças de umas lanchas capturadas a narcotraficantes que estavam guardadas na EF, a pedido da PJ.

(...)
Então mas esta questão das peças sempre aconteceu sobre a vigilância da MP e não da GNR? Ou estou a fazer confusão entre dois incidentes distintos?

Sei deste caso no Algarve.
https://www.dn.pt/sociedade/policia-maritima-lancha-rapida-roubada-comandante-demitido-16797521.html/

Da GNR sei deste caso mas foi uma lancha deles.
https://sicnoticias.pt/pais/2022-11-10-Lancha-rapida-da-GNR-usada-no-combate-ao-trafico-de-droga-foi-roubada-no-Algarve-7a45dc48
 

*

Papafigos71

  • Membro
  • *
  • 5
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +5/-0
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2039 em: Fevereiro 13, 2024, 04:50:02 pm »
Boas,

Neste caso, pelo o que soube, foram umas peças que desapareceram da lancha e quando os inspetores voltaram a EF notaram a falta das mesmas.

Após isto deve ter sido aberto um inquérito ou algo do género lor parte da PJ e o Sr. Almirante não deve ter gostado e procedeu à exonoração, mas esta parte de como se procedeu já é suposição, mas que o Comandante da EF foi exonorado por esta situação é certo.

Entretanto o novo comandante já tomou posse.

Cumprimentos



Cumprimentos.