Quem defende a substituição dos Lynx,
Para ja, nos proximos dois anos. quer pelos NH90 ou blackhawk está-se a esquecer de pelo menos três pormenores:
1) Os lynx vão estar no inventário da marinha até pelo menos, 2030/2035, nunca serão substituídos antes disso;
2) Se os ditos helis estão agora a sofrer o seu magnífico MLU, não faz qualquer sentido despachá-los daqui a um par de anos;
3) As BD estão preparadas para receber os NH90 e/ou os 60H caso chegassem ?? A operação dos NH90 nas M holandesas obrigou a reforços do heli deck e a alteração deste para poder acomodar decentemente o heli nas operações de aterragem/descolagem, as nossas teriam as nossas que ser modificadas também caso operassem os Blackhawk !!
Se tal tivesse de ser feito, seria mais quase um ano de imobilização, se não mais, por navio, para tais modificações, quando agora está a decorrer o famoso MLUs, mais uma situação que não faria qualquer sentido, pois se fosse para termos novos helis na Marinha agora seria o timing ideal para efectuar tais modificações nas fragatas.
Abraços
Isto só prova a falta de visão e planeamento que se vê nas FA portuguesas. Vamos então ser obrigados a ter 4 helicópteros até 2030/35, e após essa data, quando se substituir o Lynx de vez, continuarão a ser necessários 4 modelos diferentes. Quando se propõe substituir os Lynx, é sempre numa perspectiva de uniformizar a força de helicópteros, algo que a modernização tardia dos Lynx, só vem complicar a coisa. À semelhança das fragatas, cujos MLU são apenas para as manter a navegar e pouco mais, nos Lynx é para os manter a voar, já que capacidades acrescidas pouco ou nada se verá.
E aqui vem a pergunta, quando se trocar as fragatas, sejam as BD ou as VdG, teremos os novos navios para operar o Lynx, ou alguém terá a visão de ter navios capazes de operar outro helicóptero?
Eu até gosto do Lynx, especialmente na versão Wildcat com todo o equipamento que os nossos não têm, mas quando se quer "uniformizar", este é talvez o caso mais fácil de concretizar a tal "uniformização". Com a aquisição do 139 ou 149, não seria de todo uma má aquisição, melhor do que o comprar o AW119M ou o 109M, mas depois vem o problema, tal como agora, continuaremos a operar 4 tipos de helicópteros diferentes, e todos eles em quantidades ridículas (5 Koala, 5 Lynx, 5 hélis médios... depois lá temos 12 Merlin vá lá).
E isto levanta um problema. Por muito que fantasiemos com o 139M, há-de haver alguém que "manda" e que ache que a opção certa é uniformizar a frota, ou seja, virão 119M, e nem héli médio nem nada que se pareça.