Tensão em Timor Leste

  • 486 Respostas
  • 150248 Visualizações
*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #330 em: Abril 05, 2007, 02:36:11 am »
Citação de: "Rui Elias"
Sabe-se se com esse reforço da GNR com mais 2 pelotões, o contingente em Dili também será reforçado com mais viaturas?


Pelo que ouvi diuzer o contigente  já por diversas vezes foi reforçado com viaturas e agora foi outra vez.

Que armas são aquelas que a GNR usa nas fotos  :?:
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #331 em: Abril 06, 2007, 06:34:22 pm »
Atenção ao sublinhado

Citar
Horta wants Aust, NZ troops to stay
Apr 6, 2007

East Timor presidential candidate Jose Ramos Horta says he will ask Australia's troops and the United Nations to remain in the tiny nation for years if he wins Monday's election.
 
Win or lose, the Nobel Peace Prize laureate also plans to lobby for East Timor's entry into the Commonwealth.
 
Dr Horta, East Timor's current Prime Minister, is seeking to switch jobs and is a frontrunner among eight candidates vying to replace independence fighter Xanana Gusmao as president in the Easter Monday election.
 
His main competition for the largely ceremonial role comes from ruling party Fretilin's candidate Francisco Guterres "Lu Olo" and Democratic Party candidate Fernando "La Sama" de Araujo.
 
"If I'm the president of this country I will ask the UN, Australia, New Zealand to stay on here for as many years as possible," Horta said.
 
"My first obligation is to ensure that women, children, the elderly, the farmers, the students are able to walk free in the
streets without fear.
 
"Until such a time we cannot guarantee that with our own police force, I'm sorry but I will swallow my pride and I will ask Australia, New Zealand, please stay on.
 
"Every time I say this I get a big applause."
 
Horta was expected to deliver a Good Friday message of peace to the staunch Catholic nation with current President Xanana Gusmao, who is planning to run against Fretilin in the national parliamentary elections in June.
 
He called on Fretilin to join others in condemning the sporadic violence between rival groups of supporters that had marred the colourful two-week election campaign.
 
"They don't do enough to speak out," Horta said.
 
"On my side, I warned my supporters ...any violence on my behalf, I quit," he said.
 
"I'm not going to have it on my back, any violence." In a wide-ranging media conference, Horta - who says he will quit politics if he loses the poll - also said he wanted East Timor to become a Commonwealth country, despite its long history as a Portuguese colony rather than British settlement.
 
"If I am elected president or even if I'm not, I will propose that this year we will make a formal submission through the
secretary of the Commonwealth to become a member," he said.
 
"My strategy is to get Australia, New Zealand, Malaysia, Singapore and India to endorse it."

 
He saw great benefit for the people of East Timor, which is also in the process of joining the regional Association of South East Asian Nations (ASEAN), with the Commonwealth offering a number of programmes, such as scholarships for vocational studies and to learn English.
 
Official campaigning has finished ahead of Monday's presidential poll - the first since East Timor was officially granted independence from Indonesia in 2002.



Fonte
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #332 em: Abril 07, 2007, 07:38:15 am »
ajudem mais esses timorenses e mandem para la mais dinheiro que não Portugueses a dormir debaixo das arcadas do terreiro do paço...
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #333 em: Abril 09, 2007, 12:58:40 am »
Estive a falar com o Comandante e o 2o Comandante do subagruamento da GNR em Timor e els disseram me que o material que trouxeram para Timor ofi escolhido pela GNR e pago pela UN, no fim da missão a GNR tem o direito se assim o entender de ficar com o material.

Pelo que aqueles que passam a vida a falr sobre o dinheiro que se gasta com estas missões podem se calar pois quem paga os materiais é a UN.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
(sem assunto)
« Responder #334 em: Abril 09, 2007, 04:21:58 am »
Citação de: "Lancero"
Atenção ao sublinhado

Citar
(...)
 
"I'm not going to have it on my back, any violence." In a wide-ranging media conference, Horta - who says he will quit politics if he loses the poll - also said he wanted East Timor to become a Commonwealth country, despite its long history as a Portuguese colony rather than British settlement.
 
"If I am elected president or even if I'm not, I will propose that this year we will make a formal submission through the
secretary of the Commonwealth to become a member," he said.
 
"My strategy is to get Australia, New Zealand, Malaysia, Singapore and India to endorse it."

 
(...)

Fonte
Pelos vistos o José Ramos-Horta não é o único a apoiar a adesão à Commonwealth:
Citação de: "Carlos Menezes, Correio da Manhã,"
MANUEL TILMAN

Nasceu em Maubisse, tem 60 anos e é advogado e professor. Defende a adesão de Timor-Leste à Commonwealth. O seu programa inclui a construção de uma “cidade industrial”.
Fonte: Timor escolhe sucessor de Xanana Gusmão

E outra coisa interessante, nessa mesma notícia, sobre o programa do Ramos-Horta:
Citação de: "Carlos Menezes, Correio da Manhã,"
Tem 58 anos, é formado em Direito Internacional e é o actual primeiro-ministro. Do seu programa consta a atribuição de um subsídio anual de dez milhões de dólares a instituições religiosas.

Sobre a GNR e os seus veículos:
Citação de: "Carlos Menezes, Correio da Manhã,"
Mais de 50 viaturas da GNR estão envolvidas nesta operação, destacando-se carros de limpeza de barricadas, de pneus a arder, de bidões nas estradas, um camião cisterna e de combate a incêndios e viaturas blindadas prontas para intervir. Para além de tudo isto, e de acordo com fontes do nosso jornal, o pessoal de operações especiais da GNR está de reserva para situações de ataques armados e uma equipa de investigação criminal estará dispersa por Díli para averiguar ajuntamentos.

Citação de: "Nuno Bento"
Estive a falar com o Comandante e o 2o Comandante do subagrupamento da GNR em Timor e eles disseram me que o material que trouxeram para Timor foi escolhido pela GNR e pago pela UN, no fim da missão a GNR tem o direito se assim o entender de ficar com o material.

Qual foi o material mais concretamente? É que pelo menos as G-36 - que levanta-me mais a curiosidade - já foram adquiridas anteriormente antes, ou aquando, da ida da GNR para o Iraque.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #335 em: Abril 09, 2007, 03:40:32 pm »




Citar
DILI - DILI - EAST TIMOR
epa00979640 Portuguese National Republican Guard (GNR) soldiers stand guard in a street during presidential elections in Dili, East Timor, Monday 09 April 2007. Mondays presidential vote is the first East Timor election since its independence in 2002 after 24 years under Indonesian rule. EPA/MADE NAGI
EPA / STF / MADE NAGI
















Citar
DILI - DILI - EAST TIMOR
epa00978928 Portuguese National Republican Guard (GNR) soldiers stand guard at an airport during the distribution of ballot papers and boxes in Dili, East Timor on Sunday 08 April 2007, a day before the Mondays Presidential elections. The presidential vote on 09 April 2007 will be the first East Timorese election since its independence in 2002 after 24 years under Indonesian rule. EPA/MADE NAGI
EPA / STF / MADE NAGI
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #336 em: Abril 11, 2007, 12:49:25 pm »






Citar
DILI - DILI - EAST TIMOR
epa00979731 Portuguese National Republican Guard (GNR) soldiers stand guard during ballots counting at a polling station in Dili, East Timor, Monday 09 April 2007. Mondays presidential vote is the first East Timor election since its independence in 2002 after 24 years under Indonesian rule. EPA/ANTONIO DASIPARU
EPA / STF / ANTONIO DASIPARU
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Migas

  • Membro
  • *
  • 173
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #337 em: Abril 11, 2007, 03:01:47 pm »
A cara do puto a olhar para os "brinquedos" da GNR.  :lol:
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #338 em: Abril 12, 2007, 02:50:01 pm »
Citação de: "Nuno Bento"
Estive a falar com o Comandante e o 2o Comandante do subagruamento da GNR em Timor e els disseram me que o material que trouxeram para Timor ofi escolhido pela GNR e pago pela UN, no fim da missão a GNR tem o direito se assim o entender de ficar com o material.

Pelo que aqueles que passam a vida a falr sobre o dinheiro que se gasta com estas missões podem se calar pois quem paga os materiais é a UN.


Se isso era para mim, então deixo bem claro, que a mim ninguém manda calar seja quem for... :roll:

Segundo, com certeza que o equipamento foi pago pela ONU, mas... quem é que paga o vencimento normal aos militares que lá estão? Não poderiam antes estar em patrulha na Cova da Moura? Ou a tentar apanhar o gang que ainda outro dia executou uma mulher num assalto a uma bomba de gasolina? E os milhões de euros gastos anualmente em ajuda humanitária para estes países que agora ate querem ser vistos como uma antiga colónia britânica? É que não sei se o senhor passou nos últimos tempos em Lisboa mas ainda vejo sem abrigo, demasiados para ficar satisfeito...
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #339 em: Abril 12, 2007, 03:33:02 pm »
Citação de: "hellraiser"
Segundo, com certeza que o equipamento foi pago pela ONU, mas... quem é que paga o vencimento normal aos militares que lá estão? Não poderiam antes estar em patrulha na Cova da Moura? Ou a tentar apanhar o gang que ainda outro dia executou uma mulher num assalto a uma bomba de gasolina? E os milhões de euros gastos anualmente em ajuda humanitária para estes países que agora ate querem ser vistos como uma antiga colónia britânica? É que não sei se o senhor passou nos últimos tempos em Lisboa mas ainda vejo sem abrigo, demasiados para ficar satisfeito...



A missão é integralmente paga pela ONU - os pagamentos estavam com grande atraso e isso colocou em dúvida o recente reforço do subagrupamento com mais dois pelotões. A ONU entretanto deve ter desembolsado porque os homens lá foram.

Investigação que leve à captura de homicidas é mesmo algo que o RI da GNR costuma fazer em Portugal...  c34x
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #340 em: Abril 12, 2007, 04:44:01 pm »
E eu estou plenamente de acordo contigo, Lancero..
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #341 em: Maio 02, 2007, 07:20:16 pm »
Citar
Timor-Leste: Operações Especiais da GNR em missão de treino no mar

Díli, 02 Mai  (Lusa) - Um grupo de seis soldados das Operações Especiais da GNR estacionados  em Timor-Leste realizaram esta manhã, no porto de Díli, um treino especial  de embarque e desembarque no mar, com um aparato que chamou a atenção dos  populares.  

   Ao longo de uma hora, o porto da capital timorense foi "invadido" por  homens trajados de preto, fortemente armados e que evitam as objectivas  das máquinas fotográficas de quem passa, acha estranha a movimentação e  tenta tirar um ou dois bonecos à acção policial.  

   Colocado o bote semi-rígido de 5,2 metros na água e escolhido o local  de embarque, os cinco operacionais combinam a operação de embarque com o  piloto que por duas vezes se fez ao cais para o treino de hoje.  

   Lançada a granada de fumo verde - que mais tarde seria recolhida do  local pela própria GNR - chega a hora do embarque sem erros e como de uma  missão a sério se tratasse.  

   Acostado ao cais, o pequeno bote recebe os cinco operacionais que entram  um a um e se colocam nos vários pontos da embarcação em posição defensiva.  

   Menos de 15 segundos depois da "atracagem", o bote desliza de novo a  grande velocidade movido pelo motor de 60 cavalos e leva os soldados para  um outro ponto a cerca de 500 metros do embarque, onde outra granada de  fumo sinaliza o local onde devem desembarcar em apoio à missão.  

   Cerca de uma hora depois, o treino no mar está terminado e os soldados  conversam entre si numa primeira avaliação sobre todos os procedimentos  do exercício.  

   Além de ataques a posições inimigas por mar, a equipa de operações especiais  da GNR que hoje efectuou o treino no porto de Díli está também preparada  para efectuar resgates no mar ou buscas e salvamento de pessoas.  

   Mesmo integrados na missão das Nações Unidas, os militares da GNR efectuam  regularmente o treino de várias situações operacionais, à imagem do trabalho  que diariamente desenvolvem em Portugal integrados nas Unidades de Reserva  da Guarda Nacional Republicana, explicou o capitão Jorge Barradas que comanda  o segundo contingente do subagrupamento Bravo da GNR.  

   Depois do treino, seguiu-se a verificação de material e limpeza de todos  os equipamentos, incluindo o bote, num trabalho já efectuado no quartel  da GNR, em Caicoli, de onde partem todos os dias paras as missões que desenvolvem  em Timor-Leste.  
     


Citar
Um grupo de soldados das operações especiais da GNR estacionados em Timor-Leste realizaram hoje no porto de Dili um treino no mar, 2 de maio de 2007. LUSA/JOSÉ COSTA SANTOS



-------- ------------ ------------------- ---------




Citar
Dora Oliveira (medica), Luis Isqueiro (d), enfermeiro e Paulo Silva, tecnico de ambulancias de emergencia, sao os elementos da equipa do INEM, que se encontram em Timor-Leste e que assistiram os professores portugueses que sofreram um acidente de viacao na regiao de Maubisse, terca-feira , 01 de Maio em Dili. LUSA/ JOSE COSTA SANTOS
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #342 em: Maio 11, 2007, 12:29:49 pm »
Citar
Unmanned plane crashes into Timor house

May 10, 2007 - 6:04AM
An Australian unmanned spy plane has crashed into a house in East Timor.

The accident in a densely populated part of Dili narrowly avoiding causing injuries, The Australian reports.

An investigation is expected to determine whether the spy plane crash was due to technical failure or operator error, with charges likely should it prove to be the latter.

Repairs will be made to the house, which was unoccupied when hit last Thursday.

Military helicopters were scrambled immediately after the crash, to find the wreckage


Fonte
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

(sem assunto)
« Responder #343 em: Maio 14, 2007, 01:40:28 am »
Tenho um amigo que embarcou para lá na última terça-feira...Estou com o coração na garganta. Fico olhando as fotos, na esperança de ver a carinha dele. PLEASE, Sr. Nuno! Continue nos enviando notícias, ok? Espero que elas me tranquilizem mais que me angustiem...rsrsrs ... (Quem mandou que eu me envolvesse com alguém das Forças Especiais? Me odeio!!  :roll:
Abraços
BEIJINS[/b]


 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #344 em: Maio 14, 2007, 07:35:02 am »
Citação de: "Barbara Leite"
Tenho um amigo que embarcou para lá na última terça-feira...Estou com o coração na garganta. Fico olhando as fotos, na esperança de ver a carinha dele. PLEASE, Sr. Nuno! Continue nos enviando notícias, ok? Espero que elas me tranquilizem mais que me angustiem...rsrsrs ... (Quem mandou que eu me envolvesse com alguém das Forças Especiais? Me odeio!!  :roll:
Abraços


Não se preocupe Barbara as coisas aqui por Timor estão muito mais calmas.  Nunca esperei que as eleições corressem tão bem.

De  vez em quando ainda há alguns apedrejamentos mas só isso, e se o seu "Amigo é das Forças especiais tenho a certeza que sabera como deve actuar sem se meter em sarilhos''

Os Timorenses tem alguma antipatia pelos Militares Australianos quantos as restantes Forças Internacionais não costumam ter problemas. Em Ultimo caso chamam a GNR que os Timorenses tem muito mas mesmo muito respeito pela GNR.

Abraços

Nuno