"Novas" fragatas

  • 122 Respostas
  • 51034 Visualizações
*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #60 em: Maio 20, 2007, 10:17:29 am »
Para não falar só nas futuras fragatas, aqui vai umas notícias das actuais:

http://expresso.clix.pt/Postais/Interior.aspx?content_id=393779&name=O%20Expresso%20a%20bordo%20da%20Vasco%20da%20Gama

Já agora, não sei se sabem, mas está previsto haver alteração no ciclo de manutenção das nossas vasquinho. A alteração é passar dos actuais 3anos de ciclo operacional para 5anos.
Não sei se é por causa das tipo "M" estarem a chegar e assim ficarmos com 5fragatas. O que é certo é que enquanto tivemos 3 o ciclo era de 3anos. :headb:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #61 em: Maio 20, 2007, 06:44:55 pm »
Citar
Armada portuguesa
Fragatas adquiridas à Holanda chegam em 2008 e 2009
As duas novas fragatas adquiridas por Portugal à Holanda vão integrar a Marinha Portuguesa no próximo ano e em 2009, anunciou hoje o Chefe do Estado-Maior da Armada
 
«Num quadro de reconhecidas dificuldades orçamentais, o país e o Governo, com inquestionável visão político-estratégica, reconheceram que, apesar do esforço financeiro que tal processo encerra, é imprescindível defender adequadamente os interesses de Portugal no mar», afirmou o almirante Fernando de Melo Gomes.

Perante isso, Portugal decidiu proceder à «aquisição de duas modernas fragatas à Marinha Holandesa, que integrarão a Esquadra já em 2008 e 2009», afirmou.

O Chefe do Estado-Maior da Armada falava na cerimónia militar do Dia da Marinha que, este ano, se assinalou nos Açores e que contou com a presença do ministro da Defesa Nacional.

Segundo disse, este programa, a par da construção dos submarinos e da aquisição de mais helicópteros, constitui um «apoio indispensável» à capacidade expedicionária portuguesa, que será, ainda, aumentada com um navio polivalente logístico.

Além destes meios, Fernando de Melo Gomes destacou a construção em curso de oito navios patrulha oceânicos, dois dos quais para combate à poluição, e oito lanchas de fiscalização costeira.

Durante a cerimónia que contou com entidades civis regionais, o Chefe do Estado-Maior da Armada salientou, ainda, que o futuro deste ramo das Forças Armadas «não será possível sem o envolvimento das pessoas», que considerou «fundamental para garantir a coesão, a motivação, a liderança e a disciplina».

Apesar de conscientes das dificuldades financeiras do país, «reconhecemos que o posicionamento relativo dos militares na escala social dos servidores do Estado deve ser acautelado no sentido de assegurar que a Marinha represente, como deve, e é norma democrática, um corte representativo da sociedade», apelou.

Fernando de Melo Gomes realçou, também, a «dedicação de tantos marinheiros que, numa dádiva pessoal, mantêm em funcionamento ininterrupto» uma série de estruturas de serviço público, como as acções de salvamento.

«Os mesmos que, quantas vezes, são julgados pela opinião pública por quem, tendo a competência, não se subtrai aos interesses e, por outros que, embora agindo de boa fé, dela não dispõem», afirmou o almirante.

Além da cerimónia, as comemorações do Dia da Marinha incluíram, ainda, uma demonstração naval na baía de Ponta Delgada e a visita a vários navios atracados no porto da cidade da ilha de São Miguel.

Lusa/SOL
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #62 em: Maio 20, 2007, 07:10:10 pm »
Infelizmente já não foi anunciado o nome do segundo navio de combate à poluição, demonstrativo do atrazo do programa.
Como vem sendo hábito de há três anos para cá, no dia da marinha era anunciado o nome de um dos navios em construção, que era o da cidade em que se realizava o Dia da Marinha.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #63 em: Maio 20, 2007, 07:44:52 pm »
Citar
Para mim a decisão de comprar as KD em vez das OHP é mais que pacífica,
é a chamada recusa da realidade já que o tema está longe de ser concensual

é
Citar
extremamente acertada e até admira termos tido a capacidade de aproveitar a oportunidade
acertadíssima, principalmente sabendo que a marinha já tem dificuldade em utilizar a 100% as VdG por falta de tripulações.
Convém ainda lembrar que em termos de manutenção será um pesadelo!


Citar
- é fácil verificar que a as capacidades de AAW das OHP são (e já estou a ser optimista) marginalmente superiores às KD na melhor das hipóteses, sendo estas ultimas incomparavelmente melhores em termos de sistemas iguais as nossas VdG, mais novas (e mais modernas), etc. As OHP não são, nem de perto nem de longe, fragatas AAW.

Marginal de facto, tanto quanto a diferença entre os raios de acção de um Sea Sparrow e de um SM-1: 19km para 46km

de notar ainda que é possivel a modernização para SM-2


Citar
E as KD permitem muito mais facilmente o upgrade para ESSM e aí acaba a discussão. E nós nunca iriamos fazer um upgrade às OHP com os orçamentos / estruturas actuais, sendo o mesmo difícil.

Tão facil como o upgrade para SM-2 nas OHP diga-se de passagem.
Terá de explicar porque acha natural o upgrade nas KD mas impossível nas OHP



Citar
A grande decisão era SSK ou fragatas AAW

e não se optou por nenhuma dessas hipóteses, bravo!!
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #64 em: Maio 20, 2007, 08:37:18 pm »
Citar
Citação:
A grande decisão era SSK ou fragatas AAW


e não se optou por nenhuma dessas hipóteses, bravo!!


Eu sei que a "realidade balburdiana" se encontra normalmente afastada do mundo real, mas fiquei curioso em ouvir o raciocínio por detrás desta pérola... :roll:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #65 em: Maio 20, 2007, 08:57:15 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Infelizmente já não foi anunciado o nome do segundo navio de combate à poluição, demonstrativo do atrazo do programa.
Como vem sendo hábito de há três anos para cá, no dia da marinha era anunciado o nome de um dos navios em construção, que era o da cidade em que se realizava o Dia da Marinha.


Foi anunciado o "Ponta Delgada"
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #66 em: Maio 20, 2007, 09:26:49 pm »
Citação de: "Spectral"
Citar
Citação:
A grande decisão era SSK ou fragatas AAW


e não se optou por nenhuma dessas hipóteses, bravo!!

Eu sei que a "realidade balburdiana" se encontra normalmente afastada do mundo real, mas fiquei curioso em ouvir o raciocínio por detrás desta pérola... :roll:


a decisão era um 3º sub ou fragatas AAW, e foi-se comprar uma KD.
se a sua realidade é feita destes absurdos não quero realmente ter nada a ver com ela
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #67 em: Maio 20, 2007, 09:46:21 pm »
Obrigado Lancero.
Afinal sempre acertei, só que ainda não tinha lido acerca disso.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #68 em: Maio 20, 2007, 10:17:47 pm »
Citação de: "Spectral"

Eu sei que a "realidade balburdiana" se encontra normalmente afastada do mundo real, mas fiquei curioso em ouvir o raciocínio por detrás desta pérola... :nice:  :nice:  :nice:
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #69 em: Maio 20, 2007, 11:49:45 pm »
Citar
Citação:
A grande decisão era SSK ou fragatas AAW


e não se optou por nenhuma dessas hipóteses, bravo!!


O LM certamente referia-se à opção da Armada nos anos 90 entre submarinos ou fragatas novas. O contrato ao fim de muitas peripécias dos U-209PN está aí para confirmar que efectivamente optou-se por uma das hipóteses. Acho que é do conhecimento geral que a Armada teve de tomar esta decisão nos anos 90 ( tempo do Guterres, penso eu).

 É a primeira vez que vejo alguém referir-se a uma decisão entre um 3º submarino ou fragatas AAW ( ou seja já no séc XXI), e tal não me parece muito fazer muito sentido. Mas, silly me, porque fui perguntar quando já sabia o calibre da resposta :mrgreen:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #70 em: Maio 20, 2007, 11:55:03 pm »
TEM TODA A RAZÃO SPECTRAL, JÁ SE FALA DE SUBMARINOS NOVOS DESDE PARA AÍ 1988... :wink:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #71 em: Maio 21, 2007, 12:09:36 am »
SSK escreveu:
Citar
TEM TODA A RAZÃO SPECTRAL, JÁ SE FALA DE SUBMARINOS NOVOS DESDE PARA AÍ 1988...

Atenção ao Caps Lock.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #72 em: Maio 21, 2007, 12:14:44 am »
Já fui avisado, sinceramente não sabia. Sorry...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5403 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9427
(sem assunto)
« Responder #73 em: Maio 21, 2007, 09:36:37 am »
balburdio,

acho que o principal problema em relação ás OHP é que as 2 destinadas para nós, a FFG-12 e a FFG-14 eram (e ainda são) plantaformas quase com 30 anos de idade

Sinceramente acha que se justificava a modernização para SM-2 em navios tão velhos?

Ainda se nos tivessem oferecido as últimas OHPs construidas...e mmm assim estas seriam mais velhas até que as VdG :?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5316
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #74 em: Maio 21, 2007, 10:17:10 am »
Cumprimentos

concordo com o nosso forista que as OHP ja eram navios muito antigos, apesar de as KD não serem o melhor navio de defesa aérea que existe ao menos tem muito mais poder de fogo do que as actuais fragatas da classe HC, e sempre é um navio polivalente em termos de poder de dissuasão.
Gostava de saber a opinião do pessoal do forum, quanto a ser portugal a desenvolver um projecto de uma nova fragata, tendo com base ou não os NPO, ja pensaram no conhecimento e desenvolvimento que a nossa industria adquiria. Se os espanhois ja o fazem com ajuda dos americanos, porque é que nós não iremos fazer o mesmo. basta olhar para as fragatas espanholas F100
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva