SDA - Sistema de Defesa Aérea

  • 128 Respostas
  • 44166 Visualizações
*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #75 em: Dezembro 06, 2017, 08:31:00 pm »
O melhor era arranjarmos uns silos com ICBMs nucleares para pôr à volta de Lisboa e assim dissuadir qualquer possibilidade de ataque.....
Ou em submarinos...
Em submarinos é que era.....



Troll mode off

Acho que não era preciso chegar a tanto só pra assustar os marroquinos e os espanhois....
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #76 em: Dezembro 06, 2017, 08:32:00 pm »
Pelos menos as bases mais importantes da FAP deveriam estar equipadas com NASAMS 2: Monte Real, Beja, Lajes e Montijo (futuramente Sintra). Esta última, daria uma cobertura razoável à capital.

Eu vou esperar sentado por essa para não me cansar muito.

Tu sentado e eu deitado que sempre é mais confortável.

Não esquecer a FAP tem alguns Bitubo de 20mm (Rh202) armazenados à anos...portanto se nem esses estão a ser utilizados...Mesmo uns MANPADS (Stinger?, Mistral?) a médio prazo parecem "ficção científica"....
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #77 em: Dezembro 06, 2017, 09:50:07 pm »
Pelos menos as bases mais importantes da FAP deveriam estar equipadas com NASAMS 2: Monte Real, Beja, Lajes e Montijo (futuramente Sintra). Esta última, daria uma cobertura razoável à capital.

Eu vou esperar sentado por essa para não me cansar muito.

Tu sentado e eu deitado que sempre é mais confortável.

Não esquecer a FAP tem alguns Bitubo de 20mm (Rh202) armazenados à anos...portanto se nem esses estão a ser utilizados...Mesmo uns MANPADS (Stinger?, Mistral?) a médio prazo parecem "ficção científica"....

Devem estar encostados nalgum lado..
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #78 em: Dezembro 07, 2017, 12:19:22 am »
E qual é o valor militar dos bitubo enquanto vector AA? Ser empregue contra helis e drones (dos que voam baixinho)? No fundo, este é mais um assunto abordado oficialmente da mesma forma que o combate a FF — quando há granel que venha a caridadezinha estrangeira.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Clausewitz

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #79 em: Dezembro 08, 2017, 09:56:58 pm »
Sempre tive a curiosidade em saber qual é o plano de defesa nacional, ou seja,  sempre que um país é atacado, as primeiras coisas a serem destruídas são as estações de radar e as vias da abastecimento, como é o caso de refinarias e portos.

Os F16 têm  um tempo de reação de 15 minutos,  ou seja, neste periodo só conseguimos pôr no ar 2 aviões. No caso das fragatas, ao que parece temos sempre uma no mar, mas infelizmente as fragatas que temos ,não têm  a capacidade de proteger todo o nosso território, uma vez que o Harpoon só tem um alcance de 124 km. Eu tenho muitas dúvidas que se consiga ter sempre um submarino no mar.  Pelo que sei é necessário esperar 24h a ter outra fragata no mar.

A nossa artilharia antiaérea está toda localizada em santa margarida e  alguma em Queluz,  ou seja o resto do país tem alguns stingers que é melhor não dizer onde estão.

Esta distribuição de meios, indicam me que em caso de ataque, os radares militares e os portos e refinarias serão destruidos  sem qualquer oposição, mesmo que esse ataque venha do mar.  Sendo assim  não fazia sentido ter uma bateria anti aereo perto de cada radar, em estado de prontidão.

Os russos já demonstraram que conseguem pôr uma força de bombardeiros em qualquer ponto da Europa em poucas horas, Africa nunca se sabe o que de lá vem e mesmo Espanha já demonstrou de democracia pouco tem, tendo mesmo demonstrado com a crise da Catalunha, que ainda não nos esqueceu.

Peço desculpa se o que vou dizer é uma asneira, mas se no tempo da guerra fria era difícil esconder a intenção de um ataque surpresa nos dias de hoje ainda mais.

Penso que com os serviços de inteligência se consegue saber quais as potenciais ameaças em ascensão e se for caso disso prevenir ou preparar para ataques surpresas, acho que hoje em dia é difícil um Pais esconder as suas intenções de ir para a guerra ainda mais contra a nato.

Imaginemos que um pais qualquer da Europa ou norte África lembra-se a marrar contra nós, antes de qualquer ataque tem que se preparar, essa preparação vai logo levantar suspeitas e por em alerta os vizinhos ou os potenciais alvos. É claro que podem de uma hora para a outra podem lembrar-se de lançar um míssil mas ai qual seria o objetivo visto que não estavam preparados para o contra-ataque?

Dai existir os níveis de alerta e prontidão, certamente se no futuro houver perigo aqui para o burgo se vai pensar (já deve existir) na estratégia e montar a defesa do retângulo, defesa essa que pode nem passar pela defesa 100% do território mas sim de pontos chave.

Pergunto-me de que serve ter defesas a volta das colinas de Lisboa nos dias de hj? dissuasão? querem melhor dissuasão que a nato? e penso que se for realmente preciso não deve faltar dinheiro nem material para isso, vejam o caso dos Sul Coreanos, conforme o nível de ameaça aumenta vão aumentando o nível de dissuasão.

Tanto a NATO  como a UE são organizações de interesse, em que o interesse de uns sobrepõe-se ao dos outros. Ainda à pouco tempo quando a Turquia  teve um problema com a Russia devido ao abate de um avião, A NATO pôs se de fora.

Porque é que nos haveriamos de ser diferentes.

A NATO funciona muito bem quando os interesses Americanos estão em jogo, assim como a UE funciona muito bem quando os Alemães  precisam.

fica aqui uma sugestão, lá porque a porta principal do prédio onde vivo tem fechadura não quer dizer que a porta de minha casa não precise.

Concordo plenamente, tanto a NATO como a UE são geridas da melhor forma, contudo mesmo no caso da Turquia a coisa não escalou mais. porque? talvez no futuro se saiba mais sobre o que se passou.

Mas a minha questão principal nem era essa, penso que não se passa de uma situação sem perigo iminente para um potencial conflito de um dia para outro. Há diversas fases e todo um clima que vai sendo criado até ao conflito bélico. E durante esse tempo mal ou bem dá para aprontar toda a defesa.

Essa é a questão!

Quanto tempo é que acha que demora a aquisição de uma esquadra, de caça?
Quanto tempo é que acha que demora a instalação de um sistema de defesa eficaz?

do que tenho visto, entre assinar o contrato e a compra no minimo 5 anos!

Se de hoje para amanhã estalar uma crise, não me parece que a outra parte vá esperar os 5 anos!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #80 em: Novembro 01, 2019, 09:58:15 pm »


A Estação de Radar N.º 3, em Montejunto.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #81 em: Maio 02, 2020, 09:38:03 pm »
Algúem sabe o que é feito da AAA 20 mm da FAP?


Ainda funciona ?  ::)
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #82 em: Maio 03, 2020, 01:46:46 pm »
Acho que foram cedidos ao Exército.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #83 em: Maio 03, 2020, 02:59:19 pm »
Acho que foram cedidos ao Exército.

LOL ?
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #84 em: Maio 03, 2020, 03:40:13 pm »
Acho que foram cedidos ao Exército.

Então mas isso afinal é permitido? E o Exército e a Marinha podem fazer guarda a instalações da FAP? Tinha ficado com a ideia que esse tipo de promiscuidades não eram possíveis de acontecer no seio das FFAA portuguesas.
Talent de ne rien faire
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #85 em: Maio 03, 2020, 05:06:08 pm »
Quando há interesse, ou melhor, quando o material não tem interesse nenhum  :mrgreen:, há cedências.

Para a FAP aquilo era apenas "tralha" que estava a ocupar espaço em Alcochete.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #86 em: Maio 03, 2020, 09:13:33 pm »
O Exército devia querê-los para peças só pode, porque até terem novos canhões AA, vão esperar muitos anos.

Então e as únicas armas AA da FAP para defender as bases aéreas, estão num campo de tiro, e não nas próprias bases? Das duas uma, ou não tem noção para que servem os sistemas AA, ou reconhecem que seriam tão inúteis num ataque aéreo, que nem valem o espaço que ocuparia numa  base.  :mrgreen:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #87 em: Maio 03, 2020, 11:44:47 pm »
E o Exército e a Marinha podem fazer guarda a instalações da FAP?

E isso está a acontecer onde?
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #88 em: Agosto 19, 2020, 07:23:15 pm »
Acho que foram cedidos ao Exército.

Confirmo. 23 sistemas semi-novos!  :mrgreen:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #89 em: Agosto 19, 2020, 07:34:32 pm »

Mas a FAP tem unidades da PA treinadas para isso ?

Doutrina ? Equipamento ?

Está-se a construir a tempestade perfeita, unidades de combate ( as únicas) em 3 bases, e sem sistemas SAM, ou seja, bastam 10 mísseis de cruzeiro, e acabou-se.

Patético !



« Última modificação: Agosto 19, 2020, 10:34:18 pm por typhonman »