500 Anos da Conquista de Goa

  • 0 Respostas
  • 3281 Visualizações
*

João Vaz

  • Membro
  • *
  • 192
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
500 Anos da Conquista de Goa
« em: Setembro 01, 2010, 02:26:07 pm »

Mapa do território de Goa com localização das principais fortificações e retrato de Afonso de Albuquerque, Governador da Índia e conquistador de Goa

A propósito dos 500 anos (a serem celebrados em 25 de Novembro, pois foi a definitiva, após um recuo no seguimento do primeiro assalto em Fevereiro) da conquista de Goa, capital do império português no Oriente e principal base naval entre 1510 e 1961, e visto que muito provavelmente não haverá grandes comemorações oficiais, deixo aqui a mais recente actualização sobre este acontecimento marcante na história luso-asiática.

RODRIGUES, Vítor Luís Gaspar e COSTA, João Paulo Oliveira e, Conquista de Goa (1510-12). Campanhas de Afonso de Albuquerque, vol. I, Lisboa: Tribuna da História, 2008.


Arco dos Vice-Reis, Velha-Goa



Forte da Aguada, Velha-Goa, actual resort de luxo

Vale a pena também deixar algumas publicações do mesmo autor acerca do tema pouco estudado da história militar portuguesa a nível da organização e práticas de guerra no século XVI:

RODRIGUES, Vítor Luís Gaspar, “Armas e equipamentos de guerra portugueses no Oriente nas primeiras décadas de Quinhentos”, entregue e aceite para publicação na Revista de Cultura, Macau, Edição do Instituto Cultural de Macau (aceite para publicação, no prelo).

RODRIGUES, Vítor Luís Gaspar, "O papel das tropas locais e dos "casados" no seio da organização militar portuguesa no Oriente (sec.XVI)"in RODRIGUES, Miguel Jasmins (Org.) Futuro e História da Lusofonia Global, IICT. Nov. 2008, pp.64-73.

RODRIGUES, Vítor Luís Gaspar, “As companhias de ordenanças em Marrocos nos reinados de D. Manuel e D. João III”, in D. João III e o Império. Actas do Congresso Internacional comemorativo do seu nascimento, Lisboa: Centro de História do Além-Mar, CEPCEP, 2004, pp. 185-196.

RODRIGUES, Vítor Luís Gaspar. "Organização militar e práticas de guerra dos portugueses em Marrocos no século XV aos princípios do século XVI: sua importância como modelo referencial para a expansão portuguesa", in Anais de História de além-mar. Lisboa, n.º 2, 2001.

RODRIGUES, Vitor Luís Gaspar. “As Companhias de Ordenanças no Estado Português da Índia, 1510-1580”. in Oceanos, Lisboa: CNCDP, n.º 19/20 (1994).

Boas leituras.
"E se os antigos portugueses, e ainda os modernos, não foram tão pouco afeiçoados à escritura como são, não se perderiam tantas antiguidades entre nós (...), nem houvera tão profundo esquecimento de muitas coisas".
Pero de Magalhães de Gândavo, História da Província Santa Cruz, 1576