Os Avioes que marcaram a FAP

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asalves

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #30 em: Dezembro 04, 2019, 09:41:09 am »
F16 sim é, até porque os devemos despachar, assim como penso era o plano para os Alpha, mas os G91 ficaram cá e eram tantos, não compreendo, havia o know how, tudo.

Mas se nem temos guito para manter os F-16 a voar quanto mais para manter peças de museu.

Não vamos comparar os custos de voar F16 com os de 1 (um) G91, é mesmo uma questão de orgulho, como disse o DC, o Tiger Meet era um excelente candidato, duvido que um G91 fosse caro de manter apenas para eventos etc, indexado ao Museu do Ar.

Mas a realidade é que mesmo sem voar, o estado a que alguns aparelhos chegam no Museu do Ar é o que é.

É que o custo de manter um avião apenas para exposição estática é completamente diferente de manter um avião que voe, e quanto mais antigo o bixo mais caro fica.

E acredito que o tacho já esteja demasiado rapado na FAP para se arranjar verba para coisas "exóticas" dessas.

PS: Eu concordo consigo, se houvesse dinheiro devíamos ter pelo menos um exemplar do principais meios que passaram na FAP a funcionar ou expostos como deve ser, mas não há guito (haver há mas é mal gerido)
 
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Lightning

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #31 em: Dezembro 04, 2019, 01:33:16 pm »
O Museu do Ar já teve aviões a voar, mas desde que um T-6 e um Tigermoth caíram, com perda de vidas. Ficou tudo no chão.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #32 em: Dezembro 05, 2019, 02:46:40 pm »
O Museu do Ar já teve aviões a voar, mas desde que um T-6 e um Tigermoth caíram, com perda de vidas. Ficou tudo no chão.

É verdade, foi um rude golpe. Era sempre espectacular ir ao festival do aniversário da FAP e ver o "flying circus" como muitos lhe chamavam com a Do, o T-6, a Tiger, etc. Por outro lado mais sombrio, esses acidentes vieram infelizmente dar provimento àqueles que achavam que era um desperdício de verbas, e assim sendo hoje em dia nem relíquias, nem Asas, nem Rotores, nem nada.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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dc

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #33 em: Dezembro 06, 2019, 12:30:44 am »
Mesmo que não se queira manter aeronaves a voar devido aos acidentes mencionados, acho que não fazia mal a ninguém pelo menos mantê-los em condições em exposição.

Aqui mais um dos esquemas de pintura que gostava que ficasse guardado em exposição estática e não só em fotos:
 
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raphael

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #34 em: Dezembro 06, 2019, 06:24:31 pm »
Mesmo que não se queira manter aeronaves a voar devido aos acidentes mencionados, acho que não fazia mal a ninguém pelo menos mantê-los em condições em exposição.

Aqui mais um dos esquemas de pintura que gostava que ficasse guardado em exposição estática e não só em fotos:


Não dá porque a aeronave em questão é um meio operacional e não dava para mantê-lo fora de serviço por causa de uma pintura...que penso que já nem existe.

O pessoal que está a criticar o estado da exposição estática tem lá ido recentemente? Tirando os que estão no exterior do museu os restantes estão bem cuidados...
Os que estão no exterior em Alverca e em Sintra...não há milagres mas a restante frota considero que está impecável.

Sem falar em meios fora de serviço em condições de vôo o que é que está então a faltar?
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #35 em: Dezembro 06, 2019, 07:03:57 pm »
A pintura Sabre é um exemplo de um esquema que podia/deveria ser recriada quando os Fs fossem substituídos. Mas como o mais certo é serem todos vendidos nessa altura...

A questão é que muitas das aeronaves icónicas da FAP são as que estão em exposição no exterior e essas sim deviam ser preservadas ao máximo.
 

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Lightning

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #36 em: Dezembro 08, 2019, 01:13:31 am »
Nos F-16, apenas as pinturas de cauda estão a ser mantidas em aeronaves operacionais, seja de Jaguares seja dos Falcões.

Mas mesmo essas algumas das mais antigas já não existem, pois os aviões de tempos a tempos vão à pintar, e voltam ao cinza padrão.
 

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typhonman

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #37 em: Dezembro 08, 2019, 03:51:47 pm »
Para mim a aeronave que trouxe o choque tecnológico e ajudou a modernizar, foi o A-7P Corsair II.


Cumprimentos,
 
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luis simoes

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #38 em: Dezembro 08, 2019, 08:34:22 pm »
Para mim a aeronave que trouxe o choque tecnológico e ajudou a modernizar, foi o A-7P Corsair II.


Cumprimentos,
Boa noite concordo contigo....
cumprimentos
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.