Esse estudo é que seria bom que fosse feito e bem avaliado, pois só no caso do Atlas existem até hoje 100 acfts operacionais no caso dos J´s são bem mais unidades, e, ambos os modelos são operados por parceiros europeus da NATO o que facilitaria os aspectos de MNT e instrução já no caso dos 390........... a certeza que temos até hoje é que apenas serão operados pelo Brasil e por Portugal, num total de 25 unidades !!
Esqueceu da encomenda da Hungria que, a princípio, também faz parte da NATO/OTAN.
E quem lhe garantiu que não haverá mais encomendas do KC (inclusive pela FAB)?
E quem lhe garantiu que a EMB tem mais encomendas e que os J's e os Atlas não tem mais compradores ??
Quer comparar os numeros de aeronaves dos três modelos em serviço ??
olhe que perde e por muitos !!
A Hungria já assinou o contrato e já iniciou os pagamentos dos dois 390 ??
Os dois 390 da Hungria, representam um aumento de 8% e vão ser esses 8% que vão colocar os 390 no mercado em força ??
Se as houver então a FAB ainda é pior gerida que a FAP !!
Então se agora cancela oito unidades vai daqui a uns anos voltar atrás ??
Sejamos imparciais e não andemos por este forum a defender o que é indefensável.
para Portugal o 390 é mau negócio porque a verba dispendida representa uma grande parte do orçamento da Defesa, e, mais grave quando existem vários equipamentos que necessitam de MNT urgentes e melhorias nos seus diversos sistemas de combate e demais sensores, é lógico ir se gastar a verba que se está a gastar numa compra de cinco cargueiros ??
Esta aquisição deveria ocorrer daqui a uns cinco, depois do SA ter sido testado e usado operacionalmente nunca antes disso, a não ser que Portugal fosse um país muito rico e pudesse dispender de 1000 milhões de um dia para o outro !!
Quando o 390 largasse os cueiros seria a hora certa para o adquirir, agora pagar adiantado uma aeronave que ainda os tem