Ontem estive a almoçar com um Sargento MMA que me disse que os koalas não estão certificados para SAR costeiro... E, consequentemente, se houver algum "azar" a Leonardo não se "chega à frente" em termos de acionamento de garantia.
Ou seja, o fabricante não certificou o aparelho para essa missão porque considera estar acima das suas [do AW119Kx] especificações, e se acontecer um infortúnio (que obviamente ninguém quer) a FAP é quem fica a arder. Entretanto a 552 vai continuando a qualificar tripulações para a missão SAR, por isso no pasa nada...
CJ, sabes o que eu te digo, cada vez gosto mais de mim !!!!
Fod..e então foram comprar um helizito que além de monomotor, não está certificado para o sar Costeirinho
Ainda está bem pior que eu pensava !!!
Mas então vamos adquirir cinco helis que vão substituir o velhinho ALIII, já com cinquenta anos de serviço, heli este que sempre efectuou o sar Costeiro
Mas que missões é que o Kualita afinal pode então fazer do lote de cinco que a 552 com o Zingarelho desempenhava
Um belíssimo heli cheio de inovações e tecnologia state of art e afinal, que bela trampa de aquisição foi feita, mas olha que não foi por falta de comentários deste fórum da Má Língua pois, pelo menos há um elemento deste fórum, que está farto de alertar para esta gravíssima lacuna que é termos helis monomotores a fazerem missões que no mínimo tem de ser executadas por bimotores !!!
Agora esta da falta de certificação é mesmo a cereja no topo de bolo, não os vendam ao MAI e vão mas é comprar uns quantos
A109M, á falta de melhor que não faz falta.
Cambada de incompetentes !!
Abraços