"Novas Oportunidades"

  • 3 Respostas
  • 2737 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5500 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7131/-9516
"Novas Oportunidades"
« em: Dezembro 05, 2008, 11:01:28 am »
Novas Oportunidades leva mulher com 6.º ano à Universidade

Uma mulher de Tábua que deixou de estudar na adolescência saltou seis anos de escolaridade em pouco mais de um ano, frequentando agora uma licenciatura em Coimbra. É um exemplo polémico do Novas Oportunidades

Luísa Gaio diz que a sua vida «deu uma volta de 180 graus» desde que há dois anos, ao visitar a feira anual de Arganil, soube que poderia obter a equivalência do 9º ano através do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Luísa Monteiro Gaio, de 33 anos, casada e mãe de dois filhos, dirigiu-se de imediato à Escola Secundária de Arganil para se inscrever no RVCC, uma das valências do actual Centro Novas Oportunidades.

Quando concluiu o curso, sem emprego, a formanda produzia algum artesanato, cuidava da habitação e dos filhos do casal, de nove e 12 anos, a que se juntam regularmente mais dois filhos do marido. Nem sequer pensava avançar para a certificação do 12º ano.

«Mas a técnica profissional que acompanhava a Luísa incentivou-a a prosseguir», recorda à agência Lusa Assumpta Coimbra, que era na altura a coordenadora do RVCC. A formanda distinguiu-se num grupo de 40 candidatos à certificação de competências.

«A Luísa acreditou que é possível valorizar os saberes da vida», sublinha Assumpta Coimbra.

Entusiasmada com os êxitos obtidos, candidatou-se ao curso de Turismo, Lazer e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), fazendo os exames '+ 23'.

Entrou com média de 14 valores. Só que havia apenas duas vagas na licenciatura reservadas a ingressos através da antiga prova 'ad-hoc'.

O acesso à Universidade foi inicialmente recusado pela instituição. «Vou fazer o 12º ano!», decidiu.

No entanto, em Outubro de 2007, no dia em que iria inscrever-se de novo no RVCC, recebeu uma carta da FLUC a devolver-lhe a alegria: estava, afinal, assegurado o ingresso na faculdade.

Em pouco mais de um ano, Luísa Gaio saltou do 6º ano (antigo 2º ano do Ciclo Preparatório) para o ensino superior.

Fez, com 14 valores de média final, as 12 cadeiras do primeiro ano de Turismo, Lazer e Património, chegando a obter classificações de 19 valores.

Já no 2º ano, a universitária percorre diariamente 130 quilómetros de automóvel, entre Avelar, concelho de Tábua, e Coimbra. Levanta-se às 6h, para cuidar dos filhos que vão para a escola, e chega à Alta coimbrã antes das 8h, para garantir estacionamento próximo da Universidade.

Luísa Gaio não quer falhar uma aula. «Sem apoio do meu marido, não conseguia», refere.

Quase acabaram os passeios que fazia com a família aos fins-de-semana: «Tenho que estudar, fazer investigação e tratar da casa».

No final da licenciatura, pretende concretizar um projecto turístico em conjunto com uma irmã. Também a seduz a investigação académica nesta área.

Lusa / SOL
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 05, 2008, 12:23:19 pm »
Nuno Gomes, João Moutinho e Miguel Veloso voltam à escola

Nuno Gomes, João Moutinho e Miguel Veloso vão voltar à escola para acabar o 12º. ano. Inscritos no programa estatal Novas Oportunidades, os craques da bola vão até ter direito a computador portátil.

Os jogadores de futebol Nuno Gomes, do Benfica, e João Moutinho e Miguel Veloso, do Sporting, vão voltar a estudar para acabar o 12º. ano, noticia hoje o 24horas.

As estrelas da bola voltam ao secundário ao abrigo do programa Novas Oportunidades, do Governo, o que lhes dá até acesso a um computador portátil por 150 euros, como qualquer jovem estudante.

Nuno Gomes é o mais "atrasado", uma vez que tem de começar no 10º. ano de escolaridade. E já não é o primeiro do clube encarnado a inscrever-se, segundo escreve o 24horas. Moreira, Miguel Vítor, Jorge Ribeiro e Ruben Amorim também já passaram pelo Novas Oportunidades para melhorar o currículo.

Já a João Moutinho e Miguel Veloso, do Sporting, falta apenas o 12º. ano para completarem o secundário.

Do FC Porto não há, para já, nenhum jogador inscrito nas Novas Oportunidades, porque o Sindicato de Jogadores ainda não foi ao Dragão sensibilizar para o programa.

A associação dirigida por Joaquim Evangelista tem corrido os clubes de futebol a promover os estudos entre os jogadores e, segundo o 24horas, candidatos não faltam. Silas e Cândido Costa, do Belenenses, já se inscreveram e no Estrela da Amadora, praticamente toda a equipa quis entrar para o programa.

SOL

 

*

RODIAS

  • 33
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 13, 2009, 10:41:48 pm »
so acho piada eu ter estudado 12 anos para entrar na faculdade, e algumas pessoas em 7 anos chegarem la... muito bem... é super justo...
agora pergunto me se posso fazer licenciatura, mestrado e doutoramento em 3 anos... :evil:
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6302
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 15, 2009, 06:14:27 pm »
Citar
Fez, com 14 valores de média final, as 12 cadeiras do primeiro ano de Turismo, Lazer e Património, chegando a obter classificações de 19 valores.


Acho mais que justo. A maioria dos "putos" com os estudos todos deveria era encher-se de vergonha e olhar para este exemplo.