Carreira militar através da Academia - anos de serviço

  • 87 Respostas
  • 66652 Visualizações
*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #45 em: Outubro 07, 2007, 04:43:44 pm »
Citação de: "Probéli"
Por favor.

Será que há alguém que tenha passado na inspecção médica e me possa dizer se os pés chatos são ou não são problema?

Este assunto preocupa-me imenso... :? E se realmente for um problema, vou ter que começar a procurar cunhas...


Não, pes chatos não são problema.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #46 em: Outubro 07, 2007, 04:44:59 pm »
Citação de: "dtread"
Citação de: "Typhonman"
Eu fiz o pórtico na AM (Rua Gomes Freire), aquilo realmente mete um pouco de receio. Quanto ha protecção, confirmo que não há nenhuma, quem cair, cai. :P

Eu nunca fiz mas com 30cm de largura acho que e dificil de cair a não ser claro que se tenha vertigens, no final do mês logo vejo.

Não tinha ideia é de como seria o portico, obrigado pelas fotos.

Cumprimentos

Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?


A vala salta-se bem aquilo assusta mas kk pessoa faz isso, so se tiveres medo e ai xegas lá e paras antes do buraco... lol,
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #47 em: Outubro 07, 2007, 04:46:18 pm »
Citação de: "GinTonic"
Citação de: "PereiraMarques"
É capaz de ter razão, mas o pórtico do antigo Regimento de Comandos na Amadora é duplo, se a memória não me atraiçoa...

Eu também posso estar enganado, mas a informação presente no site do exército é que apenas os Para-quedistas têm pórtico duplo (o que faz sentido, visto que os Para-quedistas, por razões óbvias, têm de se sentir muito mais à vontade nas alturas que qualquer outra tropa especial).

Citação de: "dtread"
Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?

Não se preocupe com isso, 3 metros com corrida de balanço é muito fácil saltar.


todas as tropas especiais têm pórtico duplo
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Probéli

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Outubro 07, 2007, 06:08:23 pm »
Mas que indecisão... :roll:

Já agora... Como já tinha referido, os meus pés chatos não me dão qualquer problema, e sou uma pessoa que faz bastantes actividades fisicas... Toda a gente pode dizer o que quiser... "um militar com pés chatos não consegue  aguentar grandes caminhadas, têm menos resistência, deficiências em marchar, etc..." É verdade em casos mais graves isso acontece...
Não sei se fui abençoado por Deus ou qualquer coisa do género, mas eu felizmente não tenho nenhum desses problemas. Pelo contrário.

Eu faço parte de um grupo de escuteiros e algumas vezes por ano fazemos "raids", acampamentos, provas de resistência e sobrevivência etc, e muitas outras actividades que de alguma forma se relacionam com treinos militares (mas claro, sem a G3 às costas).

E o facto é que sempre me aguentei muito bem e sempre estive entre os primeiros da fila, enquanto muitos desistiam por cansaço, dores etc...

Já agora digo que a nossa ultima actividade foi um "raid de reconhecimento" que durou 2 dias, e em cada dia percorremos uma média de 35km dentro do mato... e mais uma vez, felizmente os meus pés não só não me incomodaram como me puseram num dos 1ºs a chegar ao destino.

Por isso não terei problema nenhum em dizer aos meus netos que devo a minha profissão a uma cunha, se o exército recusar um individuo com muitas qualidades e vontade de servir a Pátria durante toda a sua vida.

 c34x  

Se mais alguém tiver informações sobre este assunto, por favor, publiquem.
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Outubro 07, 2007, 06:12:47 pm »
hellraiser não sei se já fez alguma inpecção médica militar ou outra qualquer mas senão, relembro que há uma altura em que põe o pé em cima de um vidro que tem por baixo um espelho e uma luz, que normalmente o médico diz “não tenha medo que isso não parte, apoie-se lá num pé, muito bem, agora ponha lá o outro pé…..”

aqui estão um guia de inspecção medica a candidatos

http://www.psp.pt/psp/legislacao/legislacao/Portaria.pdf
(pag 16 ponto 158)(a portaria é da psp mas faz referencia a outra portaria
Portaria n.º 790/99 de 7 de Setembro (inspecções médicas das forcas armadas)
Há inúmeros concursos que fazem referencia a esta portaria, mas isto não implica que não passe na inspecção médica, e actualmente já se pode ter deixado de fazer a inspecção aos pés

Citar
todas as tropas especiais têm pórtico duplo


penso que não, lembro-me de ver nos livros de recrutamento apesar das imagens estarem um pouco baralhadas o CTOE e nos Comandos não o tinham, só a ETP é que tem
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #50 em: Outubro 07, 2007, 07:01:54 pm »
Citação de: "acpool"
hellraiser não sei se já fez alguma inpecção médica militar ou outra qualquer mas senão, relembro que há uma altura em que põe o pé em cima de um vidro que tem por baixo um espelho e uma luz, que normalmente o médico diz “não tenha medo que isso não parte, apoie-se lá num pé, muito bem, agora ponha lá o outro pé…..”

aqui estão um guia de inspecção medica a candidatos

http://www.psp.pt/psp/legislacao/legislacao/Portaria.pdf
(pag 16 ponto 158)(a portaria é da psp mas faz referencia a outra portaria
Portaria n.º 790/99 de 7 de Setembro (inspecções médicas das forcas armadas)
Há inúmeros concursos que fazem referencia a esta portaria, mas isto não implica que não passe na inspecção médica, e actualmente já se pode ter deixado de fazer a inspecção aos pés

Citar
todas as tropas especiais têm pórtico duplo

penso que não, lembro-me de ver nos livros de recrutamento apesar das imagens estarem um pouco baralhadas o CTOE e nos Comandos não o tinham, só a ETP é que tem


já fiz como candidato e ja fiz como examinador. ter pes chatos pode tornar-se um problema em casos mais graves, mas a maioria das pessoas com este problema não tem deformação ossea, apenas ums disposição incorrecta. Mesmo assim e preciso que essa deformação se revele prejudicial a actividade fisica nomeadamente nas provas fisicas.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Outubro 07, 2007, 07:06:12 pm »
Citar
Por isso não terei problema nenhum em dizer aos meus netos que devo a minha profissão a uma cunha, se o exército recusar um individuo com muitas qualidades e vontade de servir a Pátria durante toda a sua vida.

Gosto, a sua humildade diz que é melhor que muita gente, e tem muitas qualidades para um futuro militar, só é pena que não possa afirmar isso porque não sabe o que é ser militar, mas é bom que já sabe que tem muitas qualidades como militar, os meus parabéns, já agora se entrar não se esqueça de pedir á sua cunha para acabar o curso em primeiro, ou pedir privilégio na transferência de unidades, e a passagem da antiguidade para a missões, e já agora uns cursos.

O problema com os pés chatos ou um outro não é um problema momentâneo, um exemplo, quem fez uma operação aos joelhos, pode correr e saltar e fazer muitas mais coisas bem, mas na vida militar se fizer um esforço maior numa queda de um obstáculo a probabilidade de se aleijar é maior

Fazer 35 km de sapatilhas ou de botas próprias para marcha é diferente de 35 Km de botas “fodeques”, bota militar, com os pés húmidos, apesar de todos quererem servir as nossas forcas armadas nem todos o podem fazer por muito bravos que sejam mesmo que já em embriões já pensarem servir a Pátria

Cumprimentos :Ups:
 

*

dtread

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #52 em: Outubro 08, 2007, 03:59:45 pm »
Citação de: "GinTonic"
Citação de: "dtread"
Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?

Não se preocupe com isso, 3 metros com corrida de balanço é muito fácil saltar.


Ok.

Caso não se passe num dos testes por qualquer motivo, somos logo dados como não aptos para a recruta?
 

*

Farinha

  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #53 em: Outubro 09, 2007, 04:52:29 pm »
Eu já fiz os testes de admissão à Academia (em 2005), e, daquilo que me lembro, a vala ainda foi o que menos custou.Lembro-me até de a tentar saltar com o mínimo de "embalo", para prevenir...O pórtico, isso sim, lembro-me de ter chumbado alguns candidatos, e alguns dos quais eram "máquinas" em corrida,barra,etc...No meu caso, o pior foi mesmo o muro. Apesar de não ser impossível de ultrapassar, assim que tomei consciência de que aquilo era mesmo cimento "a sério", tentei algumas 15/20x e não o consegui saltar...(valeu-me 1fim de semana de treino intensivo de saltos....)
"E das profundezas da alma da Pátria surgiu então o anseio por uma bandeira que todos pudéssemos seguir"
A.O.S.

    Filipe Farinha
 

*

Gana

  • 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Outubro 09, 2007, 06:23:20 pm »
Citação de: "Farinha"
Eu já fiz os testes de admissão à Academia (em 2005), e, daquilo que me lembro, a vala ainda foi o que menos custou.Lembro-me até de a tentar saltar com o mínimo de "embalo", para prevenir...O pórtico, isso sim, lembro-me de ter chumbado alguns candidatos, e alguns dos quais eram "máquinas" em corrida,barra,etc...No meu caso, o pior foi mesmo o muro. Apesar de não ser impossível de ultrapassar, assim que tomei consciência de que aquilo era mesmo cimento "a sério", tentei algumas 15/20x e não o consegui saltar...(valeu-me 1fim de semana de treino intensivo de saltos....)


Caro farinha, algumas questoes:

- Os candidatos eram todos autênticos portentos físicos, que fizeram todos os exercicios com facilidade?

- Fazem realmente um exame aos pés em termos de ver se os candidatos têm pé chato ou cavo?

- Os exames psicotecnicos são mesmo dificeis?

Em suma, a candidatura à Academia Militar é extremamente dificil para quem se prepara fisica e mentalmente? É que sem nenhum ponto de referencia, não sei se mesmo dando o meu máximo conseguirei competir com os restantes candidatos... (tenho 1,92m, sou bastante activo fisicamente e ainda estou a treinar mais para a academia, tenho média de 16 valores, sou empenhado, responsavel, etc etc etc... Terei de competir com verdadeiros triatletas com médias de 20?  :? )
 

*

Farinha

  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Outubro 09, 2007, 10:48:30 pm »
Não, claro que não!Logo no 1º teste físico sairam logo uns 3 ou 4, não é por aí...No entanto, a meu ver, os testes da vala, do pórtico e do muro são mais testes psicológicos que físicos, por isso é preciso atenção, não basta ser uma máquina...
Em relação ao exame aos pés, lembro-me de o fazerem. No entanto, não sei  até que ponto será eliminatório, tal como tem vindo a ser discutido nos posts anteriores.
Os testes psicotécnicos não são difíceis,são e longos...lembro do belo do teste das 300 perguntas...juntado-lhe 200 dum teste anterior, dá uma óptima tarde a responder a 500 perguntas (lembro-me de alguns candidatos cujo teste não foi conclusivo, pelo que tiveram de o repetir....1000 perguntas....)
Em relação à média não há problema. Eu entrei na Academia com média de 15,7 e era o 15º da companhia, por isso...
Não pense que vai concorrer para a academia contra o obikwelu em pessoa, é tudo gente normal, que tem gosto pela tropa e que para poder fazer parte dela, está ali disposta a dar tudo por tudo, só isso.
Boa sorte para o concurso.
"E das profundezas da alma da Pátria surgiu então o anseio por uma bandeira que todos pudéssemos seguir"
A.O.S.

    Filipe Farinha
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #56 em: Outubro 10, 2007, 12:11:20 am »
O da vala é o mais fácil do mundo, sei que quando uma pessoa ouve 3 metros fica logo assustada, mas se fores ver uma passada larga com um pequeno salto e já fizeste essa distância. O muto tb é sem grandes stresses...se for a ver a única prova que me levantou mais problemas foi o teste da agressividade e isso só se faz nos Páras. :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Probéli

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Outubro 13, 2007, 09:41:38 pm »
"Gosto, a sua humildade diz que é melhor que muita gente, e tem muitas qualidades para um futuro militar, só é pena que não possa afirmar isso porque não sabe o que é ser militar, mas é bom que já sabe que tem muitas qualidades como militar, os meus parabéns, já agora se entrar não se esqueça de pedir á sua cunha para acabar o curso em primeiro, ou pedir privilégio na transferência de unidades, e a passagem da antiguidade para a missões, e já agora uns cursos."

O meu objectivo em dizer todas essas coisas não foi o de me gabar, e muito menos dizer que sou melhor que muitos... Mas sim dar a entender que lá por ter os pés chatos, não quer dizer que seja "paralitico".

Já agora, até sei algumas coisas sobre a vida militar...

O meu pai foi Paraquedista, tenho um familiar nos Comandos, conheço um Tenente-Coronel do exército, e dois Majores da Força Aérea.

Já fui à base da OTA várias vezes, onde "treinei" (foi mais brincar...) no campo de exercicios, no portico, na vala, na pista de obstaculos etc... e pratiquei tiro com algumas carabinas e inclusive a G3 com balas reais (o que não é mentira, pensem o que quiserem), e já assisti à instrucção de recrutas (ao longe, claro) e sei, nem que seja apenas um pouco, aquilo que sofrem...

Nunca foi minha intenção gabar-me ou dizer que sou melhor que outros, e é claro que por muitas vezes que tenha "entrado" na vida militar, nunca foi assério, foi mais na base do turismo.

Não sensuro ninguém por achar errado o acto das cunhas... mas este é o meu sonho e farei tudo o que puder para conseguir realizado.

Um abraço a todos os companheiros que partilham o gosto pelas Forças Armadas. c34x
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #58 em: Outubro 14, 2007, 10:04:27 am »
Citação de: "Gana"
Citação de: "Farinha"
Eu já fiz os testes de admissão à Academia (em 2005), e, daquilo que me lembro, a vala ainda foi o que menos custou.Lembro-me até de a tentar saltar com o mínimo de "embalo", para prevenir...O pórtico, isso sim, lembro-me de ter chumbado alguns candidatos, e alguns dos quais eram "máquinas" em corrida,barra,etc...No meu caso, o pior foi mesmo o muro. Apesar de não ser impossível de ultrapassar, assim que tomei consciência de que aquilo era mesmo cimento "a sério", tentei algumas 15/20x e não o consegui saltar...(valeu-me 1fim de semana de treino intensivo de saltos....)

Caro farinha, algumas questoes:

- Os candidatos eram todos autênticos portentos físicos, que fizeram todos os exercicios com facilidade?

- Fazem realmente um exame aos pés em termos de ver se os candidatos têm pé chato ou cavo?

- Os exames psicotecnicos são mesmo dificeis?

Em suma, a candidatura à Academia Militar é extremamente dificil para quem se prepara fisica e mentalmente? É que sem nenhum ponto de referencia, não sei se mesmo dando o meu máximo conseguirei competir com os restantes candidatos... (tenho 1,92m, sou bastante activo fisicamente e ainda estou a treinar mais para a academia, tenho média de 16 valores, sou empenhado, responsavel, etc etc etc... Terei de competir com verdadeiros triatletas com médias de 20?  :? )



ATENÇÃO!

O limite de altura para concorrer à AM é de 1,90 m!! Aliás é o limite para as Força Armadas actualmente.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11014
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #59 em: Outubro 14, 2007, 11:15:41 am »
Citação de: "zecouves"
ATENÇÃO!

O limite de altura para concorrer à AM é de 1,90 m!! Aliás é o limite para as Força Armadas actualmente.


Na Força Aérea penso que não, acho que só a especialidade de piloto e o pessoal que anda em viaturas (bombeiros, motoristas, etc) é que tem limite de altura máxima de 1.90m.