KC-390 na FAP

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3450 em: Março 26, 2024, 11:12:18 pm »
Não tenho informação. 
No entanto têm andado por cá vários voos da Força Aérea Alemã nas últimas semanas. Não sei motivos ao certo, mas segundo se diz serão treinos.
Esse em particular veio de Colónia, fez esta passagem e seguiu novamente para a origem.
Confira a reprodução do voo GAF921 de Cologne para Ponta Delgada no Flightradar24. https://fr24.com/data/flights/gaf921#34836871
Por acaso enganaram-me... no dia antes constava um voo da Luftwaffe, mas não com este equipamento...
João Pereira
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3451 em: Março 27, 2024, 11:10:41 am »






Citar
Aeródromo Militar de Tancos

O Regimento de Paraquedistas, através do Batalhão Operacional Aeroterrestre, encontra-se a apoiar o processo de certificação das capacidades táticas da aeronave KC-390 da Força Aérea Portuguesa, pertencente à Esquadra de Transporte Aéreo Tático 506 – “Rinocerontes”.

Atualmente, os trabalhos centram-se na familiarização da tripulação com o aeródromo, na coordenação de procedimentos aeroterrestres para saltadores e, em especial, para largadores na realização de tarefas críticas de lançamento de paraquedistas e recuperação de homem preso à aeronave pela porta e rampa. Em breve terão início as missões aeroterrestres dedicadas ao lançamento de pessoal e de cargas aéreas, marcando um passo significativo na preparação e operacionalização das capacidades táticas do KC-390 da Força Aérea Portuguesa.

Desde sempre a honrar Portugal!

https://www.facebook.com/ExercitoPortuguesPRT/posts/pfbid02cWA5kiVfGfHvJx9RpCoZ3XzdaBXgXHkJV2GZCBSvijeQUsxhhy6i5uJpqSZm42XRl
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3452 em: Março 28, 2024, 08:22:22 am »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3453 em: Março 28, 2024, 09:57:41 am »
Mais uma voltinha.

Vejam o histórico de viagens.

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc&lat=39.472&lon=-10.906&zoom=6.6&showTrace=2024-03-28

Anda a fazer a rodagem  :-P

Alguma informação sobre a data de chegada da segunda célula?

Obrigado,

GM
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3454 em: Março 28, 2024, 12:47:28 pm »
Alguma informação sobre a data de chegada da segunda célula?

Está praticamente pronta, deverá iniciar em breve o período de testes.

Circulam alguns rumores que dão conta que a FAP poderia vir a receber o terceiro Millennium já no final deste ano, todavia carecem naturalmente de confirmação concreta.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3455 em: Março 29, 2024, 12:52:13 am »
Não tenho informação. 
No entanto têm andado por cá vários voos da Força Aérea Alemã nas últimas semanas. Não sei motivos ao certo, mas segundo se diz serão treinos.
Esse em particular veio de Colónia, fez esta passagem e seguiu novamente para a origem.
Confira a reprodução do voo GAF921 de Cologne para Ponta Delgada no Flightradar24. https://fr24.com/data/flights/gaf921#34836871
Por acaso enganaram-me... no dia antes constava um voo da Luftwaffe, mas não com este equipamento...
Há imagens...

João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3456 em: Março 29, 2024, 06:30:13 pm »
O presente e o futuro numa só imagem, captada ontem em Tancos.



O KC-390 esteve ontem pela primeira vez em Tancos, numa espécie de apresentação oficial aos Páras, enquanto o C-130H 16805 fazia mais uma das suas visitas quase diárias. Os primeiros saltos a partir do KáCê deverão ter início em Abril.

Hello,

tenho uma questão... Perguntei ao Gemini da Google para diferenciar o KC-390 do C-130H:

* Embraer KC-390 Millennium - Medium-sized multirole transport, and aerial refuelling aircraft.
Here are some of its specifications:
    * Length: 88 ft 6 in (27.05 m)
    * Wingspan: 90 ft 3 in (27.5 m)
    * Height: 32 ft 4 in (9.86 m)
    * Cargo capacity: 50,000 lb (22,680 kg)
    * Range: 2,800 mi (4,506 km) with max payload
    * Maximum speed: 540 mph (870 km/h)
It can be used to transport troops, cargo, supplies, and even patients for medical evacuation. It can also be used for airdrops, aerial refuelling, and other missions such as search and rescue, and wildfire fighting.
* Lockheed C-130H / H-30 Hercules - Large-sized, quad-turboprop military transport aircraft.
Here are some of its specifications:
    * Length: 97.8 ft (29.8 m)
    * Wingspan: 133 ft (40.4 m)
    * Height: 38.1 ft (11.6 m)
    * Cargo capacity: 42,000 lb (19,090 kg)
    * Range: 2,360 mi (3,800 km)
    * Maximum speed: 320 kn (592 km/h)
The C-130H is known for its ability to operate from rough, dirt airstrips and for its versatility. It can be used to transport troops, cargo, supplies, and even patients for medical evacuation. It can also be used for airdrops, aerial refuelling, and other missions such as wildfire fighting.

Para o Gemini, o KC-390 não é large-sized aircraft mas o C-130H é?  :-\

Obrigado,

GM
 

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CruzSilva

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3457 em: Março 29, 2024, 06:37:25 pm »
O presente e o futuro numa só imagem, captada ontem em Tancos.



O KC-390 esteve ontem pela primeira vez em Tancos, numa espécie de apresentação oficial aos Páras, enquanto o C-130H 16805 fazia mais uma das suas visitas quase diárias. Os primeiros saltos a partir do KáCê deverão ter início em Abril.

Hello,

tenho uma questão... Perguntei ao Gemini da Google para diferenciar o KC-390 do C-130H:

* Embraer KC-390 Millennium - Medium-sized multirole transport, and aerial refuelling aircraft.
Here are some of its specifications:
    * Length: 88 ft 6 in (27.05 m)
    * Wingspan: 90 ft 3 in (27.5 m)
    * Height: 32 ft 4 in (9.86 m)
    * Cargo capacity: 50,000 lb (22,680 kg)
    * Range: 2,800 mi (4,506 km) with max payload
    * Maximum speed: 540 mph (870 km/h)
It can be used to transport troops, cargo, supplies, and even patients for medical evacuation. It can also be used for airdrops, aerial refuelling, and other missions such as search and rescue, and wildfire fighting.
* Lockheed C-130H / H-30 Hercules - Large-sized, quad-turboprop military transport aircraft.
Here are some of its specifications:
    * Length: 97.8 ft (29.8 m)
    * Wingspan: 133 ft (40.4 m)
    * Height: 38.1 ft (11.6 m)
    * Cargo capacity: 42,000 lb (19,090 kg)
    * Range: 2,360 mi (3,800 km)
    * Maximum speed: 320 kn (592 km/h)
The C-130H is known for its ability to operate from rough, dirt airstrips and for its versatility. It can be used to transport troops, cargo, supplies, and even patients for medical evacuation. It can also be used for airdrops, aerial refuelling, and other missions such as wildfire fighting.

Para o Gemini, o KC-390 não é large-sized aircraft mas o C-130H é?  :-\

Obrigado,

GM
Muito fraquinho esse Gemini.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3458 em: Março 29, 2024, 07:19:09 pm »
É que não atende o principal critério para ser classificado como Large: ser fabricado nos EUA.

Sds
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goncalobmartins

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3459 em: Março 29, 2024, 08:40:42 pm »
O presente e o futuro numa só imagem, captada ontem em Tancos.



O KC-390 esteve ontem pela primeira vez em Tancos, numa espécie de apresentação oficial aos Páras, enquanto o C-130H 16805 fazia mais uma das suas visitas quase diárias. Os primeiros saltos a partir do KáCê deverão ter início em Abril.

Hello,

tenho uma questão... Perguntei ao Gemini da Google para diferenciar o KC-390 do C-130H:

* Embraer KC-390 Millennium - Medium-sized multirole transport, and aerial refuelling aircraft.
Here are some of its specifications:
    * Length: 88 ft 6 in (27.05 m)
    * Wingspan: 90 ft 3 in (27.5 m)
    * Height: 32 ft 4 in (9.86 m)
    * Cargo capacity: 50,000 lb (22,680 kg)
    * Range: 2,800 mi (4,506 km) with max payload
    * Maximum speed: 540 mph (870 km/h)
It can be used to transport troops, cargo, supplies, and even patients for medical evacuation. It can also be used for airdrops, aerial refuelling, and other missions such as search and rescue, and wildfire fighting.
* Lockheed C-130H / H-30 Hercules - Large-sized, quad-turboprop military transport aircraft.
Here are some of its specifications:
    * Length: 97.8 ft (29.8 m)
    * Wingspan: 133 ft (40.4 m)
    * Height: 38.1 ft (11.6 m)
    * Cargo capacity: 42,000 lb (19,090 kg)
    * Range: 2,360 mi (3,800 km)
    * Maximum speed: 320 kn (592 km/h)
The C-130H is known for its ability to operate from rough, dirt airstrips and for its versatility. It can be used to transport troops, cargo, supplies, and even patients for medical evacuation. It can also be used for airdrops, aerial refuelling, and other missions such as wildfire fighting.

Para o Gemini, o KC-390 não é large-sized aircraft mas o C-130H é?  :-\

Obrigado,

GM
Muito fraquinho esse Gemini.

Para o ChatGPT, são ambos large-sized aircrafts  :P
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3460 em: Março 29, 2024, 10:33:13 pm »
Poderá estar a valorizar demasiado as dimensões das aeronaves. É que olhando logo para os números, o C-130 é 2 metros mais comprido, 2 metros mais alto, e 13 metros mais largo.
 

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NVF

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3461 em: Março 29, 2024, 11:23:04 pm »
É melhor deixar os factos fora da discussão, é pouco propício à vitimização.
Talent de ne rien faire
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3462 em: Março 29, 2024, 11:32:16 pm »
Poderá estar a valorizar demasiado as dimensões das aeronaves. É que olhando logo para os números, o C-130 é 2 metros mais comprido, 2 metros mais alto, e 13 metros mais largo.
Mais largo sim mas de asas.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3463 em: Março 29, 2024, 11:51:54 pm »
Poderá estar a valorizar demasiado as dimensões das aeronaves. É que olhando logo para os números, o C-130 é 2 metros mais comprido, 2 metros mais alto, e 13 metros mais largo.

Como é que mediste essa largura? na envergadura das asas?


é que em aeronaves de carga o importante é a capacidade de carga...o raio de ação, onde o Hercules ainda perde ali umas centenas de km de alcance...

O KC-390 pode ser ligeirinho mas leva o materual ao destino em menos tempo...é perguntar ao pessoal da FAP que foi para Siauli este ano e compare com o ano passado...mais que números, esses é que podem traduzir a diferença entre os dois na prática....
« Última modificação: Março 29, 2024, 11:54:58 pm por raphael »
Um abraço
Raphael
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goncalobmartins

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3464 em: Março 30, 2024, 12:08:20 am »
Poderá estar a valorizar demasiado as dimensões das aeronaves. É que olhando logo para os números, o C-130 é 2 metros mais comprido, 2 metros mais alto, e 13 metros mais largo.

Como é que mediste essa largura? na envergadura das asas?


é que em aeronaves de carga o importante é a capacidade de carga...o raio de ação, onde o Hercules ainda perde ali umas centenas de km de alcance...

O KC-390 pode ser ligeirinho mas leva o materual ao destino em menos tempo...é perguntar ao pessoal da FAP que foi para Siauli este ano e compare com o ano passado...mais que números, esses é que podem traduzir a diferença entre os dois na prática....

Segundo o site da FAP,
Lockheed C-130H / H-30 Hercules:
        * Comprimento: 29,79 / 34,36m
        * Envergadura: 40,41m
        * Altura: 11,65m

Embraer KC-390 Millennium:
        * Comprimento: 35,20m
        * Envergadura: 35,05m
        * Altura: 11,84m

O Gemini, claramente, cometeu erros quer na designação do tamanho, quer na medida da envergadura...
 
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