Marrocos com poder nuclear!!!

  • 24 Respostas
  • 8092 Visualizações
*

pablinho

  • 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Março 24, 2007, 08:01:54 pm »
Na minha opinion, as enerxias renovables estan moi ben, todos debemos apostar por elas, pero a realidade e que as enerxias renobables non poden representar mais du 20% da enerxia total, se pasa ese límite deixa de ser rentable.
Eu faria unha aposta clara pola enerxia nuclear; recordovos queé moito máis limpa que a térmica.
¿E que opinad3s da utilizacion desa enerxia no campo militar, xa sabedes: Cvs, submarinos, bombas...?
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #16 em: Março 24, 2007, 08:41:55 pm »
O problema é que começando a investir agora em energias renováveis como foto-voltaica e eólica, só daqui a 20 anos é que dessas pesquisas poderão surgir aproveitamentos realmente significativos. Portugal quer apostar logo no futuro, e não há duvida que esta ou a fusão a frio serão o futuro, no entanto estamos a dentar subir as escadas sem pisar os degraus, De que energias vamos viver nos próximos 20-30 anos enquanto as renováveis não se desenvolvem ao ponto de se tornarem realmente eficientes? Porque é isto que acontece enquanto não criarmos formas de aproveitar (recolher, armazenar e converter as energias solares e eólicas, ficamos num limbo, do não temos mas estamos a esperar quee isto desenvolva e ai já vamos ter, mas ate la continuamos a queimar minério e comprar energia das centrais espanholas... É um bocado como a historia do judeu que passa a vida a queixar-se que não ganha a lotaria, mas também nunca joga... já para não falar que é extremamente necessário haver um backbone as energias renováveis, uma alternativa as alternativas que são sempre dependentes das condições meteorológicas as quais são imprevisíveis!
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

pablinho

  • 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Março 24, 2007, 10:49:20 pm »
Eu tamén penso que o futuro é a fusion en frio, pero non sabemos cando chegará...
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #18 em: Março 25, 2007, 02:59:20 am »
Citar
Infelizmente era preciso "plantar" moinho desses em tudo o que era sitio para produzir sequer a mesma quantidade de energia que uma central nuclear a funcionar a 50%...

Existem energias renováveis com uma uma rentabilidade ( % de energia " absorvida")  muito superior à energia eólica. Pessoalmente considero a energia eólica como um dead-end, não me parece ser possível extrair  muito mais energia através dela do que a actualmente se consegue ( falo obviamente %-wise). Já painéis solares ( rendimentos de 80 % são previstos), ou centrais tomando tomando partido da força das marés, é outra história... :wink:



Citar
a fusão a frio serão o futuro,


"No future" there, a não ser que re-escrevamos toda a física atómica dos últimos 100 anos, que nos deu coisas tão palpáveis como a energia ( e bombas) nuclear. Be my guest ... A fusão a frio não tem NADA a ver com o ITER, o reactor internacional experimental de fusão que está a ser construído em França.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #19 em: Março 25, 2007, 04:11:52 am »
Citação de: "Spectral"
Citar
Infelizmente era preciso "plantar" moinho desses em tudo o que era sitio para produzir sequer a mesma quantidade de energia que uma central nuclear a funcionar a 50%...

Existem energias renováveis com uma uma rentabilidade ( % de energia " absorvida")  muito superior à energia eólica. Pessoalmente considero a energia eólica como um dead-end, não me parece ser possível extrair  muiot mais energia através dela do que a actualmente se consegue ( falo obviamente %-wise). Já painéis solares ( rendimentos de 80 % são previstos), ou centrais tomando tomando partido da força das marés, é outra história... :wink:



Citar
a fusão a frio serão o futuro,

"No future" there, a não ser que re-escrevamos toda a física atómica dos últimos 100 anos, que nos deu coisas tão palpáveis como a energia ( e bombas) nuclear. Be my guest ... A fusão a frio não tem NADA a ver com o ITER, o reactor internacional experimental de fusão que está a ser construído em França.


Estou a ser um pouco mais visionário... LOL mas dava jeito... fusão a frio...

O problema e que os governos conseguem ser mais visionários que eu e acham mesmo que sai bais barato meter painéis foto voltaicos que mesmo assim não são assim tão eficientes alem e serem carissimos!....
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Março 25, 2007, 02:08:27 pm »
Citação de: "Spectral"
Existem energias renováveis com uma uma rentabilidade ( % de energia " absorvida")  muito superior à energia eólica. Pessoalmente considero a energia eólica como um dead-end, não me parece ser possível extrair  muiot mais energia através dela do que a actualmente se consegue ( falo obviamente %-wise).


No caso de energias como a solar ou eólica, a comparação de eficiência dos geradores é de pouco interesse.
O que interessa é o resultado final: energia produzida e disponibilidade desta vs custos, económicos e ambientais.
Claro que ter unidades mais eficientes ajuda, mas as diferentes tecnologias têm aspectos tão dispares que é quase irrelevante comparar eficiências.

Neste momento, a energia eólica é talvez a que está mais adiantada neste aspecto. E ainda tem por onde evoluir: mesmo as melhores turbinas eólicas só se aproximam da eficiência teórica (59%) para certas velocidades de vento.

A energia solar, através de células fotovoltaicas ainda tem custos elevados: as células são caras, ocupam muito espaço e produzi-las é uma actividade poluente q.b.
Mas há aplicações interessantes de energia solar através de processos térmicos: fornos solares, centrais a vapor solares e motores stirling.
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Março 25, 2007, 05:44:13 pm »
As energias renováveis sao um tema interessante, embora possivelmente haja algum desvio do assunto aqui tratado !
Permito-me de qualquer modo sugerir a leitura do 'dossier' no semanario 'The Economist' de 18/11/2006 com titulo na capa de "GREEN DREAMS - The risky boom in the clean-energy business" que me parece  bastante interessante.

"No caso de energias como a solar ou eólica"
... na realidade a energia  eólica nao deixa de ser energia solar :)
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Março 25, 2007, 06:42:04 pm »
Citação de: "hellraiser"
Todos os países desenvolvidos utilizam centrais nucleares e planeiam continuar a utiliza-la.


Isso não é exactamente verdade. Este argumentosque nos paises desenvolvidos se faz assim ou assado é uma falácia cada vez mais irritante.
A verdade é que entre os tais paises desenvolvidos, há uma disparidade de atitudes relativas à energia nuclear. A única coisa em comum é que é um assunto no qual a opinião pública e a politica pesam muito.
Há paises que estão a construir centrais novas (Finlândia), paises que no passado decidiram deixar de construir centrais novas mas neste momento estão a planear novas (França, Reino Unido) e paises que seguem com os seus planos de encerrar as centrais que têm (Suécia, Espanha, Alemanha).
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #23 em: Março 25, 2007, 09:12:07 pm »
Citar
... na realidade a energia eólica nao deixa de ser energia solar


Bem, podemos dizer isso de todas  c34x

Mas realmente acho melhor alguém abrir um novo tópico para discutir estas questões, bem mais interessantes e reais do que a especulação que iniciou este tópico.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Março 30, 2007, 08:54:44 pm »
Eu sinceramente acho que se esta a dar demasiada importancia às energias renovaveis não é que não sejam de facto beneficas mas não estão nem futuramente estarão ao nivel do nuclear porque o grande desenvolvimento tecnologico em relação ao nuclear ainda está para vir. Não acho que a hipotese de uma central nuclear deveria ser posta de parte, e como a minha professora de fisica dizia quem concorda com o nuclear mostra que pelo menos percebe um bocadinho de fisica.

O que é defacto preocupante nos residuos deixados pelas centrais nucleares não é a forma de os guardar ( parque ja se sabe como os guardar devidamente ) mas sim a sua duração, porque são substâncias que duram muitos e muitos anos. Enquanto que nas centrais termo electricas de facto já se sabe o quão prejudiciais são para o ambiente as centrais nucleares não têm nenhuma consequência directa e tão devastadora no ambiente como as centrais termo electricas.

As energias renovaveis, são muito bonitas e tal, mas ao contrario do que muita gente pensa o futuro será o nuclear e é com o nuclear que a humanidade podera contar para suprimir eficientemente as necessidades energeticas, o futuro sea centrais de fissão nuclear utilizando torio e centrais de fusão. Talvez daqui a 20 anos seja construida a primeira central de fusão nuclear.