Provado: português descobriu a Austrália

  • 31 Respostas
  • 10094 Visualizações
*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4878
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +267/-5986
(sem assunto)
« Responder #30 em: Março 23, 2007, 06:18:34 pm »
Opiniões, cada qual com a sua :roll:
Potius mori quam foedari
 

*

Templário

  • Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Março 26, 2007, 06:54:54 pm »
Caríssimos:

Desculpem a intromissão - até porque sou um participante "externo" com participações muito esporádicas.

Li as vossas mensagens e gostaría só de acrescentar o seguinte:

Iria dizer que os Portugueses Magalhães, Barbosa, os restantes Portugueses, assim como o escravo Malaio Henrique na expedição de Carlos V, circum-navegaram completamente Terra, uma vez que quase todos estiveram em Malaca; - Fernão Magalhães e o Malaio que o acompanhava estiveram ali seguramente em 1511. Malaca dista pouca distância de longitude das Filipinas. Isto está provado. Se esteve em 1512 com António de Abreu e o seu amigo Francisco Serrão na viagem às Molucas, então não só deu uma volta completa à Terra, como ultrapassou mesmo a longitude.
Fizeram-no em várias viagens.

Mas creio que Comanche já o referiu em pormenor. Portanto El Cano (que esteve ligado pelo que dizem à conspiração contra Magalhães na Argentina) e seus companheiros, que são heróis claro, foram segundos a dar a volta ao mundo.

Factos são factos. Fernão magalhães atingiu uma região onde já havia estado. Foi o Primeiro que se conhece a dar a volta completa à Terra.

Os Mapas de Dieppe são estudados desde o Século XIX, grandes investigadores Australianos como Mc Intire no século XIX e muitos outros os discutem sustentando a prioridade Portuguesa relativamente a povos europeus.

Mc Intire  foi condecorado pelo nosso Rei D. Carlos.

A novidade desta investigação será pois, a junção original dos dois mapas que pode revelar o sentido das costas Australianas.

Depois, antes de James Cook, os Holandeses desde 1606 que tocam e cartografam toda a costa Australiana e a Nova Zelândia, - em 1620 já têm quase toda a costa norte e oriental cartografada - desde Abel Tasman a muitos outros - com vários pontos tocados e até naufrágios, incluinto a circum-navegação da Austrália de Tasman - creio que em 1616 com vários toques da Costa, incluido a exploração da parte mais sul e longinqua (Tasmânia - Ilha de Tasman) cerca de 150 anos antes de Cook.

Pouco antes dos holandeses, as expedições Espanholas de 1590 a 1610 (Coroa Dual Ibérica) com os Portugueses Pedro Fernandes de Queirós e Luis Vaz de Torres(tido erradamente como Espanhol) e com o Espanhol Alvaro Mendaña , descobrem as Novas Hébridas - Austrália do Espírito Santo (Pedro Fernandes Queirós)  -muito próximo da Austrália (discute-se se o Português terá realmente tocado a Barreira de Coral ou a Costa do Continente), as Ilhas de Salomão ( Álvaro Mendaña, se não estou em erro), e atravessam o Estreito entre a Austrália e a Nova Guiné(junto à Austrália) em 1606 - Estreito de Torres (Luis Vaz de Torres).

O facto é que a James Cook dá-se o mérito de explorar sistemáticamente e bem a costa oriental e sul oriental, uma vez que os exploradores holandeses e espanhóis teriam sido barrados pela grande Barreira de Coral - tendo os holandeses elaborado o mapa norte e ocidental com relativo pormenor e a Tasmãnia no sul, 150 anos antes de Cook.

E quase 100 anos antes destes luso-espanhóis e holandeses, os Portugueses terão cartografado a costa leste quase toda (onde os Holandeses e luso-espanhóis não terão devidamente tocado por causa da Grande Barreira de Coral, como parece que se virá a provar - e como já se investiga desde o século XIX - Mapas de Dieppe ou de Rotz.
Abraço a todos.
Ensinam estas Quinas que aqui vês,
Que o mar com fim será grego e romano:
O mar sem fim é português
E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.