Formação de 4 Carros de Combate?

  • 14 Respostas
  • 7811 Visualizações
*

BARCO À VISTA

  • Membro
  • *
  • 44
  • Recebeu: 40 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +2/-18
    • http://barcoavista.blogspot.pt/
Formação de 4 Carros de Combate?
« em: Fevereiro 03, 2016, 03:43:37 pm »
Boa tarde,
Não tendo grande interesse ou debruçando-me por assuntos ligado à Cavalaria do Exército, solicito o favor de os colegas foristas "expert" na matéria, elucidarem-me no seguinte:
-Porque motivo a formação tradicional básica de um grupo de Carros de Combate ou viaturas blindadas, é de 04 unidades?
Será por razões de ataque e defesa mútua, ou para melhor implementar TTP's?
Obrigado
Quem muito "post'a" como o NVF é porque pouco "investiga"...  :mrgreen:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2016, 03:57:21 pm »
Eu gostava de poder ajudá-lo, mas esta não é a "minha praia". ;)
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2348
  • Recebeu: 145 vez(es)
  • Enviou: 440 vez(es)
  • +606/-322
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2016, 05:25:53 am »
Os pel.  de CC a 4 unidades sao o mais comum, mas também já tivemos pel. CC a 5  carros de combate e também há Pel. de CC com 3 carros de combate nalguns exércitos (RP China, Israel, ex-URSS, não sei se a Russia mantém assim?..) Cada tipo de Pel. tem as suas vantagens. O pel. de CC a 4 carros de combate é considerado mais eficiente em ambiente urbano.
« Última modificação: Fevereiro 04, 2016, 03:20:14 pm por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2016, 04:56:42 pm »
Os caças também tem a formação de 4 aeronaves.
Podem-se dividir em 2 parelhas (de 2 aeronaves).

http://www.aereo.jor.br/2010/08/10/formacoes-de-combate-aereo/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2016, 05:33:44 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12768
  • Recebeu: 3104 vez(es)
  • Enviou: 7608 vez(es)
  • +792/-1317
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #5 em: Fevereiro 04, 2016, 07:06:06 pm »
Se bem me lembro pois já estou afastado desta tropa à algum tempo, o Pel a 5 carros tinha duas secções de 2 carros e de 1 comando como já foi dito.
As duas secções alternam entre exploração/combate e apoio de fogos dependendo da progressão e da formação utilizada.

Muito basicamente uma secção dá cobertura enquanto a outra avança e o comandante está a controlar.

Num pelotão a 4 carros o comandante está inserido numa das secções. 
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #6 em: Fevereiro 05, 2016, 11:58:13 am »
Antes dos LeosII, Abrams, Leclercs, os CC nao podiam andar e disparar ao mesmo tempo.

Por isso os pelotoes tinham pelo menos 4 CC dividos en 2 seccoes enquanto 2 avançam ou recuam os outros 2 estao em observaçao prontos a disparar protecçao.

Igualmente os Esquadroes tinham 4 pelotoes de 4 CC, para permitir 2 pelotoes em manobra e 2 em protecçao.

Os Russos/pacto de varsovia utilizavam os pelotoes de 3 CC, porque na pratica nao se preocupam com as percas, quando um pelotao esta destruido, outro atraz substitui etc...

Agora comos a nova geraçao de carros de combate LeosII podam andar e disparar ao mesmo tempo, muitos exercitos da NATO utilizam os pelotoes de 3 CCs em vez de 4.

Cmptos
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #7 em: Fevereiro 05, 2016, 10:52:02 pm »
Boa tarde,
Não tendo grande interesse ou debruçando-me por assuntos ligado à Cavalaria do Exército, solicito o favor de os colegas foristas "expert" na matéria, elucidarem-me no seguinte:
-Porque motivo a formação tradicional básica de um grupo de Carros de Combate ou viaturas blindadas, é de 04 unidades?
Será por razões de ataque e defesa mútua, ou para melhor implementar TTP's?
Obrigado

Começo com uma pequena correcção: as unidades de Carros de Combate (CC) não são Cavalaria do Exército porque esta não existe. Simplificando bastante: nas unidades de CC, no caso português, é a arma de cavalaria que fornece a esmagadora maioria dos seus quadros (comandantes, estado-maior, etc.), bem como as especialidades existentes para que estas unidades operem, para além de ter a responsabilidade técnica da doutrina associada ao emprego dessas mesmas unidades de CC. Noutros exército esta realidade é diferente ou tem áreas de semelhança.

Um Grupo de Carros de Combate (GCC) é uma unidade de escalão Batalhão. Tenho dúvidas que 4 unidades (i.e. 4 esquadrões de CC com equivalência a escalão companhia) seja uma tradição. Na forma como a organização militar se organiza (desculpem a quase-redundância) não há tradições mas antes organizações pensadas para situações mais prováveis de empenho, muitas vezes conceptualizadas com base em experiências do passado. No caso português, o Grupo de CC (GCC) da Brigada Mecanizada tem 3 esquadrões.

Na nossa doutrina, o GCC pode actuar como um todo, pode ceder esquadrões a Batalhões de Infantaria, pode receber companhias de infantaria de Batalhões de infantaria, etc, etc, as variáveis são muitas e são conforme a situação táctica do momento. As unidades mistas de CC e infantaria de escalão batalhão denominam-se de Agrupamentos.

Vai aqui http://www.globalsecurity.org/military/library/policy/army/fm/ e faz uma procura por "tank".
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #8 em: Fevereiro 11, 2016, 08:26:27 pm »

Um Grupo de Carros de Combate (GCC) é uma unidade de escalão Batalhão. Tenho dúvidas que 4 unidades (i.e. 4 esquadrões de CC com equivalência a escalão companhia) seja uma tradição.

 ;) Acho que toda a gente menos o saojorgexercito percebeu que o que o BARCO À VISTA está a falar é de Pelotões (e não de Grupos) de Carros de Combate com 4 carros cada um  ;)
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #9 em: Fevereiro 13, 2016, 11:20:20 am »

Um Grupo de Carros de Combate (GCC) é uma unidade de escalão Batalhão. Tenho dúvidas que 4 unidades (i.e. 4 esquadrões de CC com equivalência a escalão companhia) seja uma tradição.

 ;) Acho que toda a gente menos o saojorgexercito percebeu que o que o BARCO À VISTA está a falar é de Pelotões (e não de Grupos) de Carros de Combate com 4 carros cada um  ;)

Simplesmente li o que li e na pergunta do BARCO A VISTA não li a palavra "pelotões".
Também me pareceu que a pergunta estava orientada para "pelotões", o titulo do assunto era um bom indicio, embora outras leituras, "mais literais" fossem possíveis.
Após todas as explicações dos outros foristas, achei que a minha podia complementar o leque de respostas possíveis a uma pergunta que eventualmente está elaborada de forma menos correcta.
Penso que devíamos deixar o BARCO A VISTA decidir sobre o que efectivamente estava a perguntar. Como ele não respondeu, não vou fazer exercícios de leitura da mente de alguém que coloca uma pergunta no fórum e depois nem se digna a dar feedback.

Registo com agrado que o Pereira Marques leu um post meu e deu feedback, coisa que nunca tinha feito, pelo que assumo que este é um assunto que você valoriza
« Última modificação: Fevereiro 14, 2016, 10:40:49 am por saojorgexercito »
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #10 em: Fevereiro 14, 2016, 12:28:01 pm »
Caro saojorgexercito,
Aprecio as suas intervenções como sendo das mais esclarecidas aqui do fórum. Não estava a ser irónico ou depreciativo e espero que não tenha ficado amofinado  :G-Ok:
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #11 em: Fevereiro 15, 2016, 04:57:10 pm »
Caro saojorgexercito,
Aprecio as suas intervenções como sendo das mais esclarecidas aqui do fórum. Não estava a ser irónico ou depreciativo e espero que não tenha ficado amofinado  :G-Ok:
Por acaso até fiquei amofinado, pelo menos inicialmente. Deve ser da andropausa. :o
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12768
  • Recebeu: 3104 vez(es)
  • Enviou: 7608 vez(es)
  • +792/-1317
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #12 em: Fevereiro 17, 2016, 07:31:02 am »
Aproveito e deixo outra questão associada: a mesma orgânica aplica-se a viaturas blindadas tipo Chaimite / Pandur II?

Os ERec/PelRec Chaimite/M11 variam no numero de secções de exploração e secção de atiradores.
Nesse tempo era 1 V200 com a secção de atiradores, 2 secções de exploração com duas M11 cada e 3 V-150 no apoio de fogos.
Com a Pandur já não sei.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #13 em: Fevereiro 19, 2016, 10:15:17 pm »
Boa noite,

Obrigado a todos pelas vossas respostas, estava de facto a referir-me a pequenas Unidades, tipo Pelotão a 4 viaturas.
Aproveito e deixo outra questão associada: a mesma orgânica aplica-se a viaturas blindadas tipo Chaimite / Pandur II?
 
Caro forista "S. Jorge", não me foi de todo possível responder com mais celeridade, por vários motivos, nada tem haver com ou que espelhe a minha dignidade....

Como estamos a falar de pelotões posso detalhar um pouco mais a coisa, embora CC não seja o meu quintal.

Do que sempre me foi dado a ver, nunca houve uma tradição de pelotões de CC a 4 carros. De facto a tradição sempre foi de 5 carros. Um pelotão tinha (tem?) duas secções: uma pesada a 3 carros (onde se geralmente localizava o carro do cmdt de pelotão) e  secção ligeira a 2 CC.

Quanto às Chaimite/Pandur/M113 ou outra qq coisa, não vale a pena pensar(em) naquilo que eu ( e outros) chamo táctica-a-metro.

Pense(em) que, independentemente do escalão (secção/pelotão/companhia/etc)  ou tipo de unidade (infantaria ligeira/mecanizada/comandos/páras, fzs/etc), as viaturas orgânicas de uma unidade têm que ser em quantidade e qualidade suficiente para transportar e permitir operar o pessoal, armamento e equipamento necessário para cumprir as missões que lhe estão previamente definidas de forma tácticamente aceitável.

Um pelotão de infantaria tem tantas PAndur quantas as necessárias para transportar e permitir operar dentro de párametros tácticamente aceitáveis, o pessoal, armamento e equipamento dessa unidade.
Se o pelotão tiver 3 secções e o efectivo de cada secção "couber" numa Pandur, temos 3 Pandur, certo? Não, errado. Falta a viatura para transportar o comando do pelotão, portanto temos 4 Pandur.

Simplifiquei um pouco, mas para inicio de conversa, acho que serve.
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.