Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

  • 1879 Respostas
  • 387360 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8560
  • Recebeu: 3913 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1665 em: Setembro 13, 2023, 02:10:33 pm »
Em todas as imagens lançadas cá para fora mostra sempre os NPO 3ª série com um radar principal bastante maior do que os das restantes séries.

Sim mas os desenhos ainda eram iniciais, e podiam não ser representativos do resultado final. Também não era percetível que o radar era tão grande, tendo o da foto acima uns 8 ou 9 metros. Radar tão grande que se girar muito rápido, o navio levanta voo.  :mrgreen:

Agora, alterar o projecto, para incluir um mastro todo vistoso, e meter em cima um radar daqueles, até mete impressão. Espero que seja apenas um "placeholder" para não ter que fazer um desenho com um radar claramente de um fabricantes específico.

Agora quando há opções no mercado como o NS50 e o Sea Giraffe (nomeadamente o 1X), deixa de fazer sentido ir pelo caminho "low cost" de radares civis e/ou menos capazes.



Com a ameaça de drones então, é preferível pagar um pouco mais e ter um radar com melhor capacidade de os detectar.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1666 em: Setembro 13, 2023, 02:30:13 pm »
Então e Blackhawk na imagem  :mrgreen:

Estou desapontado

Não é um Lynx?



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1667 em: Setembro 13, 2023, 02:43:27 pm »
Então e Blackhawk na imagem  :mrgreen:

Estou desapontado

Não é um Lynx?



Saudações
É mesmo

O que queria dizer é que estava á espera de ser antes um Blackhawk e não o Lynx  :mrgreen:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5562 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1668 em: Setembro 13, 2023, 03:01:34 pm »
Então e Blackhawk na imagem  :mrgreen:

Estou desapontado

Não é um Lynx?



Saudações
É mesmo

O que queria dizer é que estava á espera de ser antes um Blackhawk e não o Lynx  :mrgreen:

E um Lynx muito estranho, diga-se de passagem. É uma versão que não conheço, com duas rodas no trem de aterragem principal. :P

É fantasia como o trimarã, é isso? :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1345/-3466
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1669 em: Setembro 13, 2023, 03:17:00 pm »


O Trimaram é uma patetice, mas o debaixo é exatamente o projeto do NPO 3ª série.

Eu não percebo nada de radares, mas o que está estipulado é um radar combinado de controlo de aeronaves em 3D, e talvez um radar de navegação banda I (SART) com ARPA. Essas opções parecem-me muito longe dos Thales NS50 (X), NS100/200 (S).



Eu ficava bastante satisfeito que o que fosse escolhido fosse este:

https://www.hensoldt.net/fileadmin/user_upload/SSB-1011_Naval_Radar_systems_Issue7.pdf

Em todas as imagens lançadas cá para fora mostra sempre os NPO 3ª série com um radar principal bastante maior do que os das restantes séries.

Sim mas os desenhos ainda eram iniciais, e podiam não ser representativos do resultado final. Também não era percetível que o radar era tão grande, tendo o da foto acima uns 8 ou 9 metros. Radar tão grande que se girar muito rápido, o navio levanta voo.  :mrgreen:

Agora, alterar o projecto, para incluir um mastro todo vistoso, e meter em cima um radar daqueles, até mete impressão. Espero que seja apenas um "placeholder" para não ter que fazer um desenho com um radar claramente de um fabricantes específico.

Agora quando há opções no mercado como o NS50 e o Sea Giraffe (nomeadamente o 1X), deixa de fazer sentido ir pelo caminho "low cost" de radares civis e/ou menos capazes.



Com a ameaça de drones então, é preferível pagar um pouco mais e ter um radar com melhor capacidade de os detectar.

Estás a falar de radares "táticos", já eu acredito que vá ser um radar civil ou radares de dupla função que há no mercado.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8560
  • Recebeu: 3913 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1670 em: Setembro 13, 2023, 03:24:28 pm »
Eu estou a falar "no que devia ser", não no que vai ser. Que vai ser um radar o mais barato possível, não deve haver grande dúvida, a questão é mesmo que, se é para isso, nem valia a pena alterarem o design do mastro.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1345/-3466
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1671 em: Setembro 13, 2023, 03:59:32 pm »
Eu estou a falar "no que devia ser", não no que vai ser. Que vai ser um radar o mais barato possível, não deve haver grande dúvida, a questão é mesmo que, se é para isso, nem valia a pena alterarem o design do mastro.

O mais barato possível foram as duas primeiras séries, espero que nesta já haja algum cuidado.

Continuo a achar que este sistema é o que a Marinha precisa é disto:

 :arrow: https://www.hensoldt.net/products/radar-iff-and-datalink/kelvin-hughes-mk11-surface-search-/-iff/

O preço...não me perguntes isso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8560
  • Recebeu: 3913 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1672 em: Setembro 13, 2023, 04:15:33 pm »
O custo por navio, orçamentado, é praticamente o mesmo. Quando contemplamos a inflação e alterações ao projecto, torna-se difícil perceber onde arranjarão dinheiro para "algo mais" do que o pouco que já estava disponível nos originais. Só se é daquelas coisas, que o resto é contabilizado à parte, e, à semelhança das Marlin, demoram meia década a vir.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1673 em: Setembro 13, 2023, 04:20:14 pm »
Credibilidade marinheca: ZERO.
Aprenderam com o patrão: Tudo propaganda e zero de açúcar.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1674 em: Setembro 13, 2023, 06:23:55 pm »


O Trimaram é uma patetice, mas o debaixo é exatamente o projeto do NPO 3ª série.

Eu não percebo nada de radares, mas o que está estipulado é um radar combinado de controlo de aeronaves em 3D, e talvez um radar de navegação banda I (SART) com ARPA. Essas opções parecem-me muito longe dos Thales NS50 (X), NS100/200 (S).



Eu ficava bastante satisfeito que o que fosse escolhido fosse este:

https://www.hensoldt.net/fileadmin/user_upload/SSB-1011_Naval_Radar_systems_Issue7.pdf

Em todas as imagens lançadas cá para fora mostra sempre os NPO 3ª série com um radar principal bastante maior do que os das restantes séries.

Sim mas os desenhos ainda eram iniciais, e podiam não ser representativos do resultado final. Também não era percetível que o radar era tão grande, tendo o da foto acima uns 8 ou 9 metros. Radar tão grande que se girar muito rápido, o navio levanta voo.  :mrgreen:

Agora, alterar o projecto, para incluir um mastro todo vistoso, e meter em cima um radar daqueles, até mete impressão. Espero que seja apenas um "placeholder" para não ter que fazer um desenho com um radar claramente de um fabricantes específico.

Agora quando há opções no mercado como o NS50 e o Sea Giraffe (nomeadamente o 1X), deixa de fazer sentido ir pelo caminho "low cost" de radares civis e/ou menos capazes.



Com a ameaça de drones então, é preferível pagar um pouco mais e ter um radar com melhor capacidade de os detectar.

Estás a falar de radares "táticos", já eu acredito que vá ser um radar civil ou radares de dupla função que há no mercado.

Será??????

SMART 4000 Futuro buque de Navantia
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1345/-3466
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1675 em: Setembro 13, 2023, 06:30:45 pm »
Não tem nada a haver. Já agora o 4000 foi-se, agora o conceito é o SMART 8000., um navio que pode ter entre 8000 a 10.000 toneladas...coisa pouca.

« Última modificação: Setembro 13, 2023, 06:32:10 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 765
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1660 vez(es)
  • +996/-189
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1676 em: Setembro 13, 2023, 08:46:12 pm »
Não tem nada a haver. Já agora o 4000 foi-se, agora o conceito é o SMART 8000., um navio que pode ter entre 8000 a 10.000 toneladas...coisa pouca.


Gosto do vosso entusiasmo....
é como aquele tipo de pessoa que não tem nem dinheiro para o gasoleo do chaço velho que tem, mas vai ao stand fazer um test-drive do ultimo modelo do Audi que saiu  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Então uma Marinha que anda com o NRP Zaire tem capacidade para um SMART 8000 ou outros tantos do mesmo genero ja aqui faládos?  :rir: :rir:

Se os Classe Viana do Castelo andassem "armados" já eramos todos felizes 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4072
  • Recebeu: 2644 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1677 em: Setembro 13, 2023, 09:07:32 pm »
Não tem nada a haver. Já agora o 4000 foi-se, agora o conceito é o SMART 8000., um navio que pode ter entre 8000 a 10.000 toneladas...coisa pouca.


Gosto do vosso entusiasmo....
é como aquele tipo de pessoa que não tem nem dinheiro para o gasoleo do chaço velho que tem, mas vai ao stand fazer um test-drive do ultimo modelo do Audi que saiu  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Então uma Marinha que anda com o NRP Zaire tem capacidade para um SMART 8000 ou outros tantos do mesmo genero ja aqui faládos?  :rir: :rir:

Se os Classe Viana do Castelo andassem "armados" já eramos todos felizes


O navio cinquentão que foi gastar dinheiro agora a reparar

Não metam um radar que detecte drones nos NPO que depois mais tarde vai ficar caro

Esta filosofia fofa e coninhas na Marinha já cheira um bocado a ...coiso
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8560
  • Recebeu: 3913 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1678 em: Setembro 13, 2023, 11:54:00 pm »
Realmente o Smart 8000 (nem mesmo o 4000), nada têm a ver com OPVs.  :mrgreen:

Design interessante, mas já estou a imaginar os custos que é ter o canhão de 127mm numa plataforma móvel/elevador, para o canhão se esconder dentro do casco quando não é utilizado. Também aparenta ter elevador na zona do convés de voo. Isso são coisas muito caras de construir e sobretudo de manter. Para nós, mesmo em termos de fragatas, é preferível descomplicar primeiro, com conceitos mais "contemporâneos", porque já era uma sorte conseguir substituir as VdG por umas simples Meko A200.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1679 em: Setembro 14, 2023, 11:50:24 am »
Então e Blackhawk na imagem  :mrgreen:

Estou desapontado

Não é um Lynx?



Saudações
É mesmo

O que queria dizer é que estava á espera de ser antes um Blackhawk e não o Lynx  :mrgreen:

E um Lynx muito estranho, diga-se de passagem. É uma versão que não conheço, com duas rodas no trem de aterragem principal. :P

É fantasia como o trimarã, é isso? :mrgreen:

Não ser como este já e uma sorte. Em termos de perfil os carolas da Marinha até nos metem com submarinos Russos.  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Uns destes mais uns destes é pedir muito. Mania de inventar a roda. :mrgreen:



« Última modificação: Setembro 14, 2023, 11:52:14 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador