bruno_dias,
que para já vamos continuar com os C-130H até, pelo menos, 2020 é certo e nem sequer se discute.
Que eles vão ser modernizados.. estamos confiantes, apesar do arrastar de pés.
Mas eventualmente vão ter de ser substituidos.
Quanto às alternativas.
Ainda não sabemos quanto nos iria custar um A-400M. 100M EUR por aernovave seria fantástico. Mesmo 120M EUR seria bom, mas não acredito que venha a sair tão barato.
Quanto a novos C-130, a India pagou ~1000M USD por 6 C-130J. Não são terrivelmente baratos.
Comparado com o C-130J, o A-400M não só leva cargas maiores e mais pesadas, como a leva mais longe e mais depressa. Teoricamente, o A-400M não só substitui o C-130 como serve de C-17 dos pobres.
Quanto a material que cabe num A-400M e não vai a lado nenhum num C-130J: um Pandur II, por exemplo. Aliás, o aumento de peso dos veiculos foi uma das razões que levou à concepção do A-400M. Os alemães querem que os Boxer ou os Puma possam ser transportados num A-400M.
Os EUA é que se iludiram-se ao pensar que podiam pôr toda a blindagem que querem num veiculo suficientemente leve para ser transportado num C-130J. Mas eventualmente lá viram a luz: antes de o Obama ter cancelado o programa FCS (Future Combat System), o US Army já tinha decidido que os veiculos do programa FCS não teriam de caber num C-130J e a Lockheed tinha apresentado um conceito de um C-130XL, com dimensões semelhantes às de um A-400M.
Mas claro, também há inconvenientes em ter menos aeronaves.