HK SL-8

  • 2 Respostas
  • 3840 Visualizações
*

Wildcard_pt

  • 126
  • +0/-0
HK SL-8
« em: Setembro 03, 2004, 02:24:56 am »
Olá  a todos.

Queria que me ajudassem numa coisa, já que eu sou relativamente novo nestes assuntos.
A HK SL-8 onde é que encaixa na legislação portuguesa, armas de precisão e caça??
O calibre é o .223 remington que penso ser o 5.56mm Nato.
É que é aqui nos calibres que fico um pouco confuso. Porque os chamados calibres de guerra estão fora do alcance do publico em geral, mas o .223 também não é um calibre de guerra, neste caso um padrão da nato? Isso significa que esta arma nunca poderia estar á venda em Portugal ou não?? O calibre maximo que o publico poder ter é o .22, já tive esta discussão com um amigo meu e ele diz sempre que a .22 e a .223 são a mesma coisa (acho que são completamente diferentes).
É que eu gostava de um dia vir a possuir um exemplar desta arma.



É claro que com uma cor diferente. Este é o modelo americano, e como se sabe eles não gostam que armas "pretas" estejam nas mãos de civis.
Ora vejam por exemplo estes dois modelos da UMP
Civil Militar/Policial
Perguntai ao inimigo quem somos
 

*

me163

  • Membro
  • *
  • 118
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 03, 2004, 11:33:20 am »
A questão tem a ver com legislação.

No caso dos calibres de caça, o .223 pode ser adquirido pelo publico desde que tenha as licenças para esse efeito.

Também é possivel adquirir .308 que salvo erro é a versão civil do 7,92 militar.

Concluindo, pode adquirir-se esse tipo de arma com licenças de arma para Caça Grossa.

E sim, a nossa legislação é uma coisa muito estranha, daí o projecto lei qu eé suposto avançar já em Outubro para finalmente termos a situação do armamento civil em Portugal melhor regulamentado.

Mas  há neste forum pessoas mais habilitadas que eu para responderem de forma mais completa.

Acho que o Luso é a pessoa certa...  :wink:
Si vis pacem parabellum
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7260
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 05, 2004, 04:22:59 pm »
Me 163,

O .223 Remington é intercambiável com o 5.56x45 NATO. O ridículo é que não podes registar a arma com a última designação. O mesmo se passa com o 308 Winchester que é a versão civil do 7.62 NATO, embora alguns puristas digam que não é assim (creio a cápsula da versão militar é mais robusta para resistir melhor ao ciclo automático).
E ambos os cartuchos (.223 e .308) são vistos legalmente como cartuchos de “caça grossa” o que factualmente é um disparate para o caso do .223. A este propósito, lembro-me de um vendedor daquele armeiro da Praça da Figueira me dizer que o .22 Hornet era de caça grossa (!!!!).
Armas de precisão são as .22 de fogo anular (.22 LR, L, Short e Magnum) e cujos projecteis, de acordo com o teu amigo são, de facto, e na sua maioria, de diâmetro .223 (as munições olímpicas podem ter outros valores já que tem mais variedade para adequar melhor ao diâmetro específico das armas).
Portanto, tens que ter uma licença de caça grossa e isso dá uma trabalheira do caraças. E tens que ter carta de caçador.
Depois há aquela questão do inspector que irá decidir se podes ou não comprar a arma, apesar de a Lei te puder dar esse direito. Há muita discricionariedade neste campo. Hoje pode comprar uma SMLE. Amanhã, se apanhares uma sumidade como daquelas que escreveram o livro que falei num outro post já dizem que é uma arma de guerra (foi!). Também o facto da SMLE ter um aspecto militar com muita madeira (!!!) já é suficiente para levantar problemas. Mariquices de quem não tem nada para fazer a não ser tramar quem quer cumprir a legislação.
Depois também há a questão da coronha. Que é meio apistolada (thumbhole). Eu tenho uma Savage 110 .308 win com uma coronha Ultimate Sniper (thumbhole) e tive que pedir uma autorização para importá-la, acompanhada de uma grande memória descritiva e justificativa. Mais mariquices.
Outra coisa:
Não te vão permitir comprar cartuchos em quantidades suficientes para dispares uma HK SL8 eficazmente Talvez seja melhor compares uma de repetição manual, de um calibre maior (.308 win). Tem mais alcance e potência. Disparas menos e acertas mais. E é mais barata, no caso das CZ. Mas se quiseres gastar mais…
Outra coisa importante: tens que ter sítio para a dispares e isso não é facto a despezar.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...