Armas ligeiras: Modus Operandi

  • 176 Respostas
  • 44574 Visualizações
*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #135 em: Janeiro 04, 2009, 06:14:18 pm »
a correr, a trocar os carregadores e ao mesmo tempo distribuir fogo preciso e letal  :shock:
como trocando o carregador, consegue efectuar tiro? e como é que a correr consegue ter precisão? sobretudo fazendo isto enquanto tem projecteis a voarem na sua direcção.
isso ja parece um filme do rambo.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #136 em: Janeiro 04, 2009, 06:22:21 pm »
Citação de: "tyr"
a correr, a trocar os carregadores e ao mesmo tempo distribuir fogo preciso e letal  :shock:
como trocando o carregador, consegue efectuar tiro? e como é que a correr consegue ter precisão?


Eu não disse nada disso.
Acho que já tinhamos inclusivé falado e concordado que não é saudavel correr e disparar ao mesmo tempo.
Já tinhamos falado que disparavamos do sitio onde estavamos deitados.
Não vale a pena inventar coisas que eu não disse.
São coisas bem distintas. Estar numa posição a fazer fogo, acabam as munições ou queremos simplesmente mudar de posição e então corremos para outra.
São coisas bem distintas. Não ponham coisas na minha boca, ainda por cima coisas sem lógica.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #137 em: Janeiro 04, 2009, 06:27:25 pm »
pelo acrescento que fez a um texo que se referia a isso, deduzi (visto que conclui coisas, que a nivel militar não têm logica (exepto em casos extremamente pontuais e aplicaveis somente em cenarios de forças de pequenas unidades, num ambiente CQB e em que conseguimos manter o inimigo suprimido), ja nada me surpriendia).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #138 em: Janeiro 04, 2009, 09:42:46 pm »
Citação de: "tyr"
...num ambiente CQB ...


Nesse caso nem defendo isso!
Em CQB estamos muito em cima do inimigo para tentar mudar de carregador sem protecção. A não ser que não haja outra hipotese.
No CQB acho que devemos sempre que possível mudar de carregadores em protecção e depois entrar no sitio a limpar. Este é um dos casos onde um sítio para guardar carregadores semi-usados me parece muito importante.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #139 em: Janeiro 04, 2009, 09:46:29 pm »
Citação de: "tyr"
...somente em cenarios de forças de pequenas unidades, ...


Não percebo porque é que os procedimentos com armas têm de diferença em unidades pequenas e em unidades grandes.
Se me disser que a disciplina de fogo varia isso concordo.
E não serão as unidades pequenas como as Forças Especiais as que mais contacto têm com armas e que mais desenvolvem e treinam tecnicas de combate?!!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #140 em: Janeiro 04, 2009, 10:57:21 pm »
agora fiquei parvo, o homem que dizia que se mudavam sempre os carregadores em movimento (e sublinho o sempre), ja esta a mudar a historia.

eu referi um cenario geral (pequena unidade + cqb + inimigo suprimido + uma coisa que não mencionei, que é o impto), se tiras um fora, deixa de fazer sentido. e mesmo neste cenario tal coisa só tem vantagem esm situações pontuais.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #141 em: Janeiro 04, 2009, 11:54:07 pm »
Citação de: "tyr"
agora fiquei parvo, o homem que dizia que se mudavam sempre os carregadores em movimento (e sublinho o sempre), ja esta a mudar a historia.

Nunca me ouviu a dizer sempre. Não invente.
Desde o principio que disse que por vezes troca de carregador ali no sítio porque não vai mudar de posição. Por vezes troca atrás de protecção. Mas quando se está a deslocar deve aproveitar para mudar o carregador.
Foi isso que eu disse.Escusa de inventar que não vai ganhar por isso.

Se calhar não leu bem o que eu escrevi desde o inicio e por isso não me estava a compreender.
E se eu mudasse de opinião qual era o problema. Com certeza que as pessoas mudam de opinião. Nem todos são tão casmurros como o Sr. que diz que quase nunca se faz isso.

Citação de: "tyr"

eu referi um cenario geral (pequena unidade + cqb + inimigo suprimido + uma coisa que não mencionei, que é o impto), se tiras um fora, deixa de fazer sentido. e mesmo neste cenario tal coisa só tem vantagem esm situações pontuais.


Não percebi. Tiras o quê fora??
Desculpe lá, não percebi o que está tentar explicar.
Uma pequena unidade a fazer uma operação CQB??
Não, não acho que deva fazer isso pelo já expliquei que dentro de edificios o inimigo está demasiado perto e é simplesmente mais rapido transitar para a pistola e depois em abrigo mudar o carregador.

Então se fizer o favor conte-me lá quais são as situações pontuais onde se deve trocar de carregador enquanto muda de posição para eu tentar perceber a sua maneira de pensar.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1836
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +331/-6249
(sem assunto)
« Responder #142 em: Janeiro 05, 2009, 12:30:06 am »
Citar
Debaixo de balas a passar por cima da cabeça por acaso já tive muitas vezes.
Com pessoas a disparar contra mim se calhar já é outra conversa.
Ah!Ah!

Então todo o Fuzileiro é mais que expert em técnicas de combate. Pelo menos enquanto eu estive lá exercícios de assalto com fogos reais eram uma vez por mês no mínimo. Aquilo era porreiro, morteiros de 120, 81 e 60mm a cuspir iluminantes, as MG3 a despejar por cima das nossas cabeças contra a barreira, as Browning 12.7 e os Carl-Gustav a bater os alvos, sim era muito bonito, principalmente o facto de não haver resposta .....

 
Sim somos vizinhos apesar de Zona Oeste ser grandita
Claro que terei todo o gosto em trocar ideias com essas pessoas que estiveram ou estão nos sítios que o senhor afirma, assim como "desenferrujar" os ferros, que tenho lá para casa, na vossa carreira de tiro :D  

Não sei onde os senhores fazem tiro mas à algum tempo soube de um grupo que andava a "praticar" tiro na Serra do Montejunto supostamente organizado por um senhor que executa bodyguard  em vários países. Será o senhor um desses elementos?.....
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #143 em: Janeiro 05, 2009, 12:42:52 am »
quer dizer que as pequenas unidades não fazem CQB (normalmente essas pequenas unidades são uma de varias no objectivo), que não existem avanços em ambientes confinados, onde o impto pode ser de importancia vital???
pois para mim, a unica altura em que devemos mudar os carregadores em movimento, é quando o impto não pode ser perdido e o fogo inimigo esta relativamente suprimido (ou a doutrina carne para canhão volte a entrar na moda).
isto acontece em poucas situações.
e pegando no que iniciou este debate, não esta entre os objectivos dos Paraquedistas envolverem se em missões com tais caraqueteristicas.

se voce for ter com um professor de história e disser que quem ganhou a crise de 1385 foi o D. Afonso Henriques, eu aposto que ele tambem vai ser casmurro e insistir que foi o D. João I.

e um aparte, exeptuando paises ricos e forças especiais, normalmente um militar só transporta uma arma de fogo (duas se for granadeiro ou apontador ML).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #144 em: Janeiro 05, 2009, 12:52:08 am »
Citação de: "FoxTroop"
Não sei onde os senhores fazem tiro mas à algum tempo soube de um grupo que andava a "praticar" tiro na Serra do Montejunto supostamente organizado por um senhor que executa bodyguard  em vários países. Será o senhor um desses elementos?.....


Não, não. Nada disso. Se bem que é uma boa zona, aliás há uma carreira para aí para esses lados. 100m mas estreitinha.
Já recebi seu mail.
Depois quando tudo estiver mais oficial contacto-o não se preocupe.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #145 em: Janeiro 05, 2009, 12:53:50 am »
Citação de: "tyr"
e um aparte, exeptuando paises ricos e forças especiais, normalmente um militar só transporta uma arma de fogo (duas se for granadeiro ou apontador ML).


Pode sempre levar a sua para a missão.
Agora já se pode comprar armas de jeito e tudo.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #146 em: Janeiro 05, 2009, 11:55:49 am »
Eu não me preocupo comigo, preocupo-me sim com os meus subordinados, que não podem comprar armas e isso de trocar para pistola é só para desenrascar momentaneamente, ou seja, para engajamentos muito limitados (se eu, por alguma razão, estiver a progredir num tunel, não me serve de nada, pois quando se acabarem as munições tem que se remuniciar a própria pistola).
Cada caso é um caso (e o militar tem que ter conhecimentos para se conseguir adaptar ao espectro de missões que possa vir a desempenhar), e é isso que eu tenho estado a defender desde o inicio.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #147 em: Janeiro 05, 2009, 12:04:02 pm »
Citação de: "tyr"
se eu, por alguma razão, estiver a progredir num tunel, não me serve de nada, pois quando se acabarem as munições tem que se remuniciar a própria pistola).

Provavelmente não vai acabar as munições da pistola porque assim que tiver lidado com ameaça volta a remuniciar a Espingarda.

Citação de: "tyr"
Cada caso é um caso (e o militar tem que ter conhecimentos para se conseguir adaptar ao espectro de missões que possa vir a desempenhar), e é isso que eu tenho estado a defender desde o inicio.


Mas isso é obvio. Ninguém diz o contrario.
Tem de ser uma pessoa polivalente e com bastante coordenação por isso é que eu defendo treinar muito e todas as situações. No fundo tem de ser um atleta de alta competição com o espirito guerreiro.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #148 em: Janeiro 05, 2009, 01:35:32 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "FoxTroop"
Não sei onde os senhores fazem tiro mas à algum tempo soube de um grupo que andava a "praticar" tiro na Serra do Montejunto supostamente organizado por um senhor que executa bodyguard  em vários países. Será o senhor um desses elementos?.....

Não, não. Nada disso. Se bem que é uma boa zona, aliás há uma carreira para aí para esses lados. 100m mas estreitinha.
Já recebi seu mail.
Depois quando tudo estiver mais oficial contacto-o não se preocupe.


Então e essas carreiras estão licenciadas, pela PSP, para a prática de tiro?
Se sim, para que género de tiro?
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1836
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +331/-6249
(sem assunto)
« Responder #149 em: Janeiro 05, 2009, 02:31:01 pm »
Citar
Então e essas carreiras estão licenciadas, pela PSP, para a prática de tiro?
Se sim, para que género de tiro?


Eu costumo atirar numa excelente carreira de tiro que existe em Ota. Dispõe de várias linhas desde fosso olímpico e pistas de tiro, até linha para arcos e bestas passando por carabina. É lá que vou afinar as armas de amigos e conhecidos meus (principalmente armas de caça grossa)

Quanto a uma carreira de tiro no Montejunto devo dizer que desconheço assim como desconheço a existência da ACADO. Duvido que os tais senhores que "treinavam" tiro na serra o fizessem dentro da lei, assim como desconfio que muitos nem sequer possuíam qualquer tipo de licença de porte de arma.