Amigo, suas informações são quase todas erradas, tanto do ponto de vista da informação em si, como quando opina sobre algo.
Vou falar de maneira geral...
Vou começar dando um exemplo, para que entendas porque os EUA querem o A-29, mesmo tendo o A-10 e os Drones: Lembra do jogador Jardel, centro avante que jogou por aí??
Pois é, Jardel era um artilheiro pela Europa, se destacava onde jogava e tudo, e a imprensa europeia não entendia, ficava louca, como o Jardel nem se quer era convocado para seleção, sabe o motivo? é que naquele tempo o Brasil tinha um cara chamado Romário, outro Bebeto, e um tal de Ronaldo Nazário, só isso mesmo, não sei se entendeu minha figura de linguagem.
Então, o Brasil tinha os ultra especialistas nessa função, e mesmo o Jardel sendo um dos grandes pela Europa, ele não chegava nesses. O que quero dizer?? os Estados Unidos tem muitos dinheiro, e seus meios são os mais especializados possíveis, a vida de seus soldados está acima de tudo, usam a tecnologia e a especialização ao extremo.
O UAV cumpre uma missão, o A-10 cumpre outro tipo de missão, e o A-29 outra, cada um na sua especialidade, para um país de poucos recursos, eles podem ser sobrepostos, mas para um país chamado Estados Unidos, eles cumprem cada uma missão especializada.
Simplesmente o Super Tucano faz coisas que o A-10 não faz, como operar em pistas curtas e precárias, praticamente sem infra estrutura, em 10 minutos de abastece e arma para uma nova missão, o A-10 não faz isso, então tem que ficar longe das tropas, e quando é chamado, demora, essa demora custa a vida de soldados. Procure no google pela "Regra dos 7 minutos", o A-10 não a cumpre.
Chega a ser infantil, para não dizer grotesco - partindo-se do princípio de que ele não está agindo de má fé - alguém imaginar que um UAV cumpre a missão de um A-29, qualquer um que leia sobre assuntos de defesa, com 17 anos de idade sabe que estes meios não cumprem a mesma missão, então quando alguém vem falar que por terem UAV não compram A-29. O quer que pensemos, mais além que deve ter uns 15 anos de idade?
A-29 "made in Sierra Nevada", este é outro caso, onde partindo do princípio que és bem intencionado, demonstra seu completo desconhecimento, tudo no Super Tucano que pode e sempre foi fabricado no Brasil, continua e será fabricado no Brasil, mesmo sendo exportado por Sierra Nevada. O que eles fazem? montam o avião, o A-29 vai em caixas de madeira para os EUA, todo ele é feito em Gavião Peixoto, os operários de Sierra Nevada fazem a montagem final, por exemplo, até os trem de pouso e as pás das hélices do motor, são feitas no Brasil, por empresas brasileiras.
Jacques Wagner visitou Gavião Peixoto certa vez, e disse que viu trabalhadores na linha de produção do Super Tucano, segundo ele mesmo, estes aviões seriam mandados para montagem final em Sierra Nevada, então é realmente sofrível, ler certas coisas que você escreve.
Não é pagamento de royalties apenas, é construção, e se não for via Sierra Nevada, a montagem final é no Brasil.
O Brasil está entre os dez países do mundo em exportação de material de defesa, e é o quarto em armas leves, só perdendo para EUA, Alemanha e Itália.
O Jornal El País, um exemplo do que é a extrema esquerda do jornalismo europeu que não faz outra coisa a não ser meter o malho no Brasil, outro dia publicou uma matéria condenando isso, alegava que o Brasil era um país "pacífico", mas que estava entre os dez exportadores do mundo, suas armas e munição estão por toda parte. Esta semana na Folha, uma "análise", essa Folha tem sempre alguém escrevendo uma "análise", nada mais é que um esquerdopata qualquer escrevendo sobre algo de maneira a querer impor suas opiniões, foi na mesma linha, condenou o Brasil, citou inclusive o Astros2020 e seu foguete com sub munições, além de dizer também sobre o quarto lugar em armas leves, então se informe melhor, na hipótese mais benigna, estás mal informado.
Não sabes o que é um argentino, só querem usufruir de quem possa lhes dar algo.
Que suposta "indústria aeronáutica" é essa dos argentinos? não tem nada, o que tiveram no passado era tudo obra de engenheiros e técnicos estrangeiros, no auge, engenheiros de países do leste europeu e alguns que serviram ao nazismo.
Chegaram a construir um avião semelhante aos MIG15, mas só foram dois eu acho, o projeto era de um cientista de um desses países do leste europeu, tiveram um acidente fatal durante uma apresentação a Peron e o programa foi abandonado, depois este cientista foi trabalhar com energia nuclear, era amigo de Peron, recebeu a honraria máxima que pode ser concedida na Argentina e depois foi embora do país, depois disso, uma penca de outros pequenos aviões, que em sua maioria nunca voaram ou nunca foram fabricados em série.
Os Argentinos nunca pensaram em criar uma fábrica para aviões civis, sempre foi 100% militar, seu feito mais impressionante foi fabricar um avião "asa voadora", fabricado por dois irmãos nazistas, Walter Horten e Reimar Horten, exatamente os mesmos que fizeram o avião que deu origem ao B-2 dos Estados Unidos, era um bombardeiro, para disfarçar, o chamaram de "Naranjero", Laranjeiro, dando a entender que seria para transporta laranjas.
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/6e/2d/41/6e2d41d10eaa44a14cd2cbf2001fc2cc.jpghttp://sharkhunters.com/foto155z.jpgEsse Pampa não é projeto argentino, é um avião alemão, apenas montado por eles, compraram as máquinas e o montam apenas, nunca passou disso e não tem projeto algum, o Pucará é um avião artesanal, feito a partir de moldes de madeira, não existem dois Pucarás iguais no mundo, desconhecia isso, cada um deles é único, pois sua fabricação é artesanal.
Em suma, eles mesmos nunca tiveram uma "indústria aeronáutica", vivem de um passado glorioso, que nem foi construído por eles, é como se todos os engenheiros que projetaram o Pampa tivessem morrido e não tivessem repassado seu conhecimento para ninguém, simplesmente nunca tiveram esse conhecimento, por isso não existiu sequência.
Sua participação no KC-390 foi ideológica, não tinham nem qualidade ISO para exportar ou participar de algo desse porte, quem foi lá e lhes deu a ISO foi o pessoal da Embraer, só apertam botões, as primeiras peças do KC-390 vindas da Argentina foram reprovadas, eram porosas, não eram perfeitamente lisas, o pessoal da Embraer teve que ir lá para corrigir esse problema.
Por que não participam de nenhum outro programa da Embraer, hoje empresa privada? como o KC-390 é do governo brasileiro, tiveram que engolir Lula e Celso Amorim, dois porras-loucas bolivarianos.
Essa FADEA é um sumidouro de dinheiro público sem utilidade, empregando milhares e milhares de parasitas estatais, eles mesmo a chamam de "A fábrica que não fabrica", o novo presidente demitiu milhares, mesmo assim eles ainda tem uns dois mil empregados, que hoje não fazem praticamente nada, seu turno de trabalho terminas as 15 horas.
Seu ministro da defesa faz declarações desastradas o tempo todo, diz que quer "renegociar" os termos do acordo do KC-390 e também, participar como "provedor de partes" para os novos modelos E2, ninguém liga para ele no Brasil, veio aqui e foi recebido friamente por Raul Jungmann, foi na Embraer tratar do KC-390, mas foi em São José dos Campos, o KC-390 é fabricado em Gavião Peixoto, Jackson Schneider é o responsável por este setor e nem estava no Brasil, estava na Europa acompanhando o tour do avião.
O diretor dessa FADEA era um ex empregado de uma fábrica de leite, chamado Ercole Felippa, fui pesquisar e achei um vídeo dele no youtube em campanha política, onde ele canta e rebola acintosamente animado ao som da música
Voyage Voyage, só que com letra em espanhol e com ritmo de cúmbia ou algo assim, é dantesco.
Estes são os argentinos e sua "indústria aeronáutica".
Sobre o Gripen, nunca terão eu acho, tanto pelo preço, como pelo veto dos ingleses, ninguém no Brasil está preocupado com isso, a imprensa deles vive fazendo lobby, dizendo que Brasil e Argentina, Embraer e FADEA vão fabricar o Gripen para eles, uma tal de "Aliança Estratégica", pomposo termo criado por Celso Amorim, hoje fora de circulação.
Os britânicos não tinham avião algum concorrendo com o Gripen, apenas fizeram lobby a favor do Gripen por conta dos componentes britânicos do avião, a Boeing não podia entregar o que o Brasil queria comprar, ou seja, transferência de tecnologia, no final do processo, ainda ofereceram um pacote de tecnologia maior, mas sem nada sensível, o Congresso não autorizou, como sabiam que iram perder, queriam o mal menor, ou seja, perder para o Gripen, que usa motor GE. Não se importaram muito.
A transferência de tecnologia não tem nada a ver com os argentinos, eles não estão metidos nisso, essa transferência é entre os suecos e brasileiros.
Sobre o tem de pouso, o Brasil é um dos poucos países que fabricam trem de pouso no mundo, isso é importante pois este componente chega a valer até 20% do preço do avião, todos os aviões da Embraer usam trem de pouso fabricados pela ELEB, que ainda exporta para modelos de helicópteros fabricados pela sikorsky.
Uma curiosidade, quando a equipe do PARASAR resgatou os destroços do avião da GOL que caiu no acidente com o Legacy, uma das primeiras coisas que fizeram foi destruir com explosivos os trem de pouso do Boeing, segundo eles, existe um mercado negro de compra e venda de trem de pouso no mundo, por seu alto preço, e para evitar que alguém fosse lá depois buscar este trem de pouso, eles destruíram com explosivos.
Uma edição: O uso desses drones armados está sendo cada vez mais contestado no mundo, por diversos motivos, é algo que carrega consigo um componente moral, mas não quero me alongar, quero tratar do caso de um militar americano que operava esses UAVs quando em serviço na USAF, contou o caso que certa vez seguiu um grupo de umas cinco pessoa e um camelo pelo deserto, umas doze horas acompanhando estas pessoas e seu camelo, quando este grupo parou para descansar e dormir durante a noite, ele recebeu ordem para atacar, então a partir de uma sala com ar condicionado no Arizona, lançou uma bomba sobre essas pessoas e este camelo matando a todos, depois ele ficou perturbado com isso, disse que não sabia quem eram essas pessoas, o que fizeram antes, ou poderiam fazer, mas ele recebeu a ordem e as matou, ao final de seu tempo de serviço nas forças armadas, ele recebeu um envelope lacrado, onde informava todas as missões que tinha cumprido durante esse tempo operando esses UAVs, e que ele tinha sido responsável pela morte de umas duas mil pessoas, encontrava-se nessa época, em tratamento médico tentando superar esses traumas mentais.