Cabo Verde: Estado assume posição de controlo da Electra

  • 0 Respostas
  • 3420 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Cabo Verde: Estado assume posição de controlo da Electra
« em: Julho 26, 2006, 01:43:33 pm »
Citar
Cabo Verde: Estado assume posição de controlo da Electra

O Estado de Cabo Verde passou a ser o accionista maioritário da Electra, após o governo ter chegado a acordo com Portugal sobre a empresa produtora e distribuidora de energia, anunciou segunda-feira o ministro português da Economia.


O acordo foi assinado segunda-feira à noite na Cidade da Praia entre os ministros português e cabo-verdiano da Economia e ainda os administradores da EDP e da Águas de Portugal, que até agora detinham 51% das acções da Electra.

«Chegou-se a um acordo que vai ser desenvolvido nos próximos sessenta dias e que vai permitir a reestruturação financeira da Electra, o que implica uma modificação da sua estrutura accionista», afirmou o ministro português da Economia, Manuel Pinho, que esteve segunda-feira no país em reuniões com o seu homólogo cabo-verdiano.

A passagem do controlo accionista da empresa para o Estado cabo-verdiano permitirá reforçar o capital da Electra e sanear as suas dívidas, salientou Manuel Pinho, assegurando que os portugueses vão continuar a ser parceiros daquela produtora e distribuidora de energia, ainda que passem a ser minoritários.

«A Electra vai tornar-se uma empresa extremamente sólida com o capital aumentado», afirmou, considerando que «é necessário restabelecer o mais rapidamente possível o abastecimento de energia» na capital do país.

Por seu lado, o ministro da Economia e Competitividade de Cabo Verde, João Pereira Silva, afirmou que esta recomposição do capital social da empresa vai significar um esforço financeiro por parte da EDP e da Águas de Portugal (AdP).

«Isso implica despesas de dezenas de milhões de euros por parte da EDP/AdP, quer em termos de reconversão de dívidas da Electra a essas empresas, quer em termos de compra de dívidas da Electra junto da banca. Isso vai permitir à empresa recomeçar em novos moldes», afirmou João Pereira Silva.

Caso não houvesse um acordo nas negociações com o Governo português, o Executivo cabo-verdiano tinha admitido já este mês a possibilidade de acabar com a parceria entre a Electra e a EDP e AdP.

Até agora, a produtora e distribuidora de energia Electra era detida em 51% por aquelas duas empresas portuguesas, enquanto o Governo cabo-verdiano detinha os restantes 49%.

Diário Digital / Lusa

25-07-2006 7:15:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69826