ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Cabecinhas em Setembro 10, 2007, 11:47:16 pm

Título: Brigade of Gurkhas
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 10, 2007, 11:47:16 pm
Andei à procura e não encontrei nenhum tópico relacionado com esta brigada.

A única vez que ouví falar dela foi um comentário do meu avó quando eles foram para Timor-Leste: "A Legião Estrangeira faz estragos, mas estes comem os ossos aos franceses!" :P Um comentário interessante e cómico.

O pouco ou nada que sei é que só pessoas daqueles lados, India, Nepal, etc é que podem fazer parte e juram lealdade à coroa britanica. Não sei se isto é verdade mas foi o que o velhote me disse

Deixo o link oficial:
http://www.army.mod.uk/brigade_of_gurkhas/
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 11, 2007, 11:14:50 am
É uma unidade com enormes tradições no exército Britânico, neste momento restrige-se a uma brigada. Tb têm um Batalhão na Brigada Para-quedista Britânica.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Setembro 11, 2007, 12:03:36 pm
boas

Os gurkas são uma unidade especial do exercito britânico, normalmente são a ponta da espada do exercito britânico, eles são recrutados nas zonas pobres do nepal, do que vi num documentário, os nepaleses preferem ir defender a inglaterra do que o seu proprio país, pois ganham mais num mês em Inglaterra do que num ano no exercito nepalês. Eles são conhecidos pela sua resistencia, pois vivem na terra das montanhas.
As principais operações onde eles foram empregues se não me falha a memória:
- Kosovo
- Iraque
- Afeganistão

Cump.
Título:
Enviado por: jconc em Setembro 11, 2007, 01:55:41 pm
Trabalham no Estabelecimento Prisional de Macau, como guardas, os antigos soldados gurkas, outrora soldados do exercito britanico destacados na ex-colonia de Hong Kong.
Estes ex-soldados sao conhecidos pela sua bravura e lealdade, que ate o magnata chines, o multi-milionario Stanley Ho tem como guarda-costas estes antigos soldados gurkas.
Título: O Amor a Portugal....
Enviado por: jango em Setembro 11, 2007, 10:31:51 pm
Desculpem lá este comentário um pouco fora do contexto mas gostaria de congratular o Cabela de martelo pelo link que coloca no final das suas intervenções...que linda música..que bonita letra...
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 11, 2007, 10:46:36 pm
Existem vários paises que usam naturais do Nepal nas suas forças armadas ou se segurança, além do Reino Unido sei da India e de Singapura.

A força de Gurkhas mais famosa de todas é sem duvida os que servem na Brigada de Gurkhas do Exército Britânico, esta brigada não é uma brigada operacional mas sim um Comando para as forças de Gurkhas, esta brigada possui várias unidades de engenharia, logistica e outras, a nivel operacional possui 2 Batalhões de Gurkhas organizados como infantaria ligeira, um dos Batalhões está situado no Reino Unido e o outro no Brunei, um pequeno pais faz fronteira com a Malasia e é onde se encontra o centro de guerra na selva do exército britânico, os gurkas tem fama de ser excelentes guerreiros da selva, ou de qualquer outro sitio onde tenham que combater.

A eles se deve que durante a 2ª Guerra Mundial os Japoneses não tenham conseguido conquistar a India, e durante os anos da descolonização Britânica tiveram papel preponderante nos combates na Malasia, Brunei e outros, onde ganharam fama de grandes combatentes de selva.
Participaram na guerra das Falkland, guerra do Golfo, diversas intervenções em África, e mais recentemente operações no Afeganistão e Iraque.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 11, 2007, 10:50:00 pm
Também Timor.
http://www.clarin.com/diario/1999/09/18/i-03401d.htm (http://www.clarin.com/diario/1999/09/18/i-03401d.htm)
http://www.elmundo.es/1999/09/18/intern ... N0050.html (http://www.elmundo.es/1999/09/18/internacional/18N0050.html)
Título: Re: O Amor a Portugal....
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 11, 2007, 10:53:41 pm
Citação de: "jango"
Desculpem lá este comentário um pouco fora do contexto mas gostaria de congratular o Cabela de martelo pelo link que coloca no final das suas intervenções...que linda música..que bonita letra...


 :wink:
Título: Video
Enviado por: zocuni em Setembro 15, 2007, 02:03:10 pm
Tudo bem,

Aqui vai um video sobre essa fantástica brigada de infantaria.

http://br.youtube.com/watch?v=O4hzsqUppEs


Abraços,
Título: Video
Enviado por: zocuni em Setembro 16, 2007, 01:14:04 pm
Tudo bem,

Mais um video dos Gurkhas e suas ancestrais tácticas de selva.Muito interessante.

http://br.youtube.com/watch?v=Iq7LQIZdSKE&mode=related&search=


Abraços,
Título: Video
Enviado por: zocuni em Setembro 16, 2007, 01:19:50 pm
Tudo bem,

Gurkhas em acção.Gurkhas em frente de batalha hostil.



http://br.youtube.com/watch?v=MrhtwrAu7H0&mode=related&search=

Abraços,
Título: Video
Enviado por: zocuni em Setembro 16, 2007, 01:30:45 pm
Tudo bem,

Video dedicado ao Cabeça de Martelo.
Teste da lâmina mítica dos Gurkhas,as Khukuris ou Kukris.

http://br.youtube.com/watch?v=ybrNfmQefEk&mode=related&search=

Um teste mais exigente de tal poderosa lâmina,não deixem de comprovar.
http://br.youtube.com/watch?v=M2y1t5E-CQU&mode=related&search=


Abraços,
Título: Video
Enviado por: zocuni em Setembro 16, 2007, 02:09:19 pm
Tudo bem,

Contribuição Gurkha no Afeganistão.


http://br.youtube.com/watch?v=xGwQSmS3v74


Abraços,
Título: Video
Enviado por: zocuni em Setembro 16, 2007, 02:34:22 pm
Tudo bem,

Este video é dedicado à culinária Gurkha(Local,regional,bairro).Assim como um dedicado ao seu folclore e música,a "dança da khukuri".Sempre é bom conhecer sua cultura é interessante,para viajantes.
Culinária
http://br.youtube.com/watch?v=tFitf8P9X_s&mode=related&search=

Dança
http://br.youtube.com/watch?v=w8XqgbkTgpg&mode=related&search=


Abraços,
Título:
Enviado por: 3520 em Setembro 19, 2007, 09:44:08 pm
A tradição dos Gurkhas no Exercito Britânico já é bem antiga  :wink:  
Na historia, o 1º combate dos gurkhas ao serviço da coro britanica remonta a 1817.

Neste vídeo podem ver imagens bem antigas de gurkhas na inicio.  

http://br.youtube.com/watch?v=o8DLqdNjZ ... ed&search= (http://br.youtube.com/watch?v=o8DLqdNjZqY&mode=related&search=)

"Os primeiros Gurkhas ofereceram-se como mercenários, os britânicos ficaram impressionados com a sua valentia e incentivaram-nos a se oferecerem para as forças armadas britânicas.

Sob a lei internacional, os Gurkhas britânicos não são mercenários, mas sim soldados que integram o exército britânico, estando sujeitos a todas as regras e leis como outro qualquer soldado do Reino Unido."
in Wikipedia
Título:
Enviado por: André em Setembro 20, 2007, 02:04:46 am
Citar
O Kukri

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Farmy.lt%2Fhistory%2Fswords%2Fkukri.jpg&hash=996493157b8c832619394bd1b1eabf48)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.himalayan-imports.com%2Fgorkha3-kukri%2520charge%255Bafghan2001%255D.jpg&hash=380187bdb3d27810ee266e87761c9674)

Os Gurkhas como uma unidade de infantaria de elite, usam o mesmo equipamento moderno das outras unidades do Exército britânico, com uma exceção notável: o kukri, arma nacional nepalesa. Os Gurkhas não dispensam esta arma por nada e aplicam-se no treino do seu  manuseio, o qual lhes é ministrado por instrutores habitualmente de idade avançada, cuja técnica foi obtida de ancestrais. Embora essa faca seja produzida em vários tamanhos (cerca de 25 a 40 cm de lâmina), todas elas têm em comum a lâmina curva.

Uma sólida empunhadura de madeira nativa da Índia e mais o facto de que o fio é também curvo, são os principais fatores que intensificam a energia aplicada a golpes com essas facas. A partir de uma espiga redonda, a lâmina se achata e se alarga, tomando a forma de uma folha, com a ponta aguçada. A parte externa da lâmina é rombuda e grossa, mas o lado interno é como um fio de navalha. Feito de aço de primeira qualidade, o kukri é muito eficiente quando usado como cutelo. Projetado com vistas à versatilidade, pode ser utilizado para abrir caminho na mata fechada, construir abrigos, rachar lenha ou como uma perigosa arma de combate. Os simétricos dentes constantes ao início do fio de uma kukri não servem - como se propaga - para arrebentar, logo ao início, a jugular do inimigo, mas sim para evitar que o sangue penetre na empunhadura, aumentando a possibilidade de comprometer o espigão da faca.

A kukri não se trata, de modo algum, de uma faca para ser lançada; ela é reservada para combate corpo a corpo. A curta distância, o kukri pode ser manejado com mais facilidade que a baioneta das metrelhadoras, além de provocar ferimentos mais graves. Desde que foram incorporados ao Exército britânico, os Gurkhas levam o kukri numa bainha presa ao cinto, junto aos outros itens do equipamento comum. Nessa posição, a faca pode ser puxada com rapidez.

Os Gurkhas em muitas guerras passadas as utilizavam para, aproximando-se silenciosamente de seus inimigos, deceparem-lhe a veia jugular, causando morte quase imediata; em combate aproximado, a kukri normalmente era empunhada com a ponta para cima, possibilitando, assim, assestar terríveis (e na maioria das vezes, mortais) golpes na frente dos inimigos. Hoje na guerra moderna mais que tudo, a arma provoca um efeito psicológico devastador, e muitos soldados inimigos preferem fugir a ter de enfrentar os assustadores kukris dos combatentes Gurkhas. Segundo uma lenda, quando desembainham a kukri (inclusive só para limpá-la) sempre têm que haver derramamento de sangue, pois isso quando não está em combate um Gurkha deve ter um corte num dedo ou numa das mãos antes de guardá-la, mas isso é apenas uma lenda.

Tropas de Elite
Título: Re: Brigade of Gurkhas
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 08, 2022, 07:28:51 pm