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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: FFAP em Março 05, 2004, 06:55:22 pm
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Segundo me disseram, já temos misseis AMRAAM, mais concretamente 10 desde o dia 20 de Janeiro, alguém sabe alguma coisa?
(Peço desculpa a alguns membros que podem já ter lido esta noticia em outros fóruns da especialidade).
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Aí tantos!
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Eu li nalgum sitio não sei se no CM ou Público ou DN que já dispunhamos de alguns exemplares deste missil, não sei é quantos.
Este missil será uma importante arma para os F-16 MLU, mas duvido que se comprem em grande numero pois penso que cada missil custa cerca de 386.000 euros, são algo caros.
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É verdade, tanto aparecereu no CM como no Publico, e também é verdade que não são muitos, até são poucos... mas sempre é melhor que nada.
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Na minha opinião, no mínimo a FAP deveria comprar 2 mísseis para cada aeronave. Como são 40 F-16, a FAP deveria comprar 80 AMRAAM.
É esse o número correto de F-16 da FAP, 40 ?
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Para termos uma nº aproximado de AMRAAMs que constam ou constarão no inventário de alguns dos seus utilizadores.
Grécia: 240
Noruega: 500
Suécia: 110 com opção de + 700
Suiça: 100
Espanha: 100
Turquia: 138
Excluindo outros países como a Bélgica, Holanda, Finlandia e EUA do qual não tenho elementos.
No meu entender o nº que foi aqui avançado de 80 parace-me ser uma reserva bastante bem adequada e de acordo com as nossas necessidades.
Já agora o Governo que está a adquirir AMRAAMs poderia aproveitar o balanço e adquirir também aí 6 baterias do sistema norueguês de defesa anti-aérea NASAMS baseado neste missil. Que é uma lacuna imperdoável e inexplicável num país da NATO não ter um sistema anti-aéreo de médio-alcance para defender pontos vitais do nosso país no qual temos estado entregues à sorte nestes últimos tempos.
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Boas
Quando as duas esquadras de F-16 AM/BM estiverem completas teremos 40 F-16, neste momento temos apenas 20 (19 versão A/B e 1 F-16MLU).
Quanto a virmos ter 80 AMRAAM era bom, mas ainda estamos muito longe desse número.
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Passados alguns anos da ultima noticia, alguem sabe qual o nosso inventario de numero de missieis AMRAAM? continuamos nas 10 unidades ou ja temos mais qualquer coisinha?? Alias o numero de F-16MLU subiu de 1 para 12 nestes ultimos anos.
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Si me permiten una coreccion, en esa cifra no contempla los 50 AIM120 B de la Armada.
Faltan igualmente una segunda partida de 100 AIM-120 C-5 comprada y ya en las unidades con ocasion de los retrasos en el Meteor.
Saludos.
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Si me permiten una coreccion, en esa cifra no contempla los 50 AIM120 B de la Armada.
Faltan igualmente una segunda partida de 100 AIM-120 C-5 comprada y ya en las unidades con ocasion de los retrasos en el Meteor.
Saludos.
el modelo AIM-120 C-5 es el mas moderno misil air-air AMRAAM o aun existe algun modelo mas sufisticado que el C-5
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Si el C-7.CON ALETAS PLEGABLES PARA ENTRAR EN LA BODEGA DEL f-22 Y DEL F-35.
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Si el C-7.CON ALETAS PLEGABLES PARA ENTRAR EN LA BODEGA DEL f-22 Y DEL F-35.
gracias por tu informacion :?:
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Si el C-7.CON ALETAS PLEGABLES PARA ENTRAR EN LA BODEGA DEL f-22 Y DEL F-35.
gracias por tu informacion :?:
AIM-120C7 Advanced Medium Range Air-to-Air Missile entered the U.S. Navy's Weapon System User Program.
During a landmark mission, two U.S. Navy F/A-18E Super Hornet strike-fighter aircraft fired two Raytheon-built air-to-air missiles -- an AIM-120C7 and an AIM-9X.
This was the first time the AIM-120C7 and AIM-9X have been launched by a fleet-assigned operational Super Hornet and the first time the U.S. Navy employed both missiles during the same mission.
"Firing the AIM-9X during the same tactical mission as the AIM-120C7 proves that our warfighters will be able to maintain their critical advantage in both the beyond-visual-range and within-visual-range fight," said Capt. Jeffrey Penfield, the U.S. Navy's Air-to-Air Missile program manager.
The WSUP firings were a joint effort with the Air Force's Weapon System Evaluation Program and proved the AIM-120C7 can operate in a joint environment. The WSUP firing also demonstrated the maturity of the AIM-120C7.
Both Super Hornet pilots were "very impressed with the new capabilities the AIM-120C7 and AIM-9X," said Lt. Col Terry Scott, mission commander and commander of the U.S. Air Force's 83rd Fighter Weapons Squadron.
The missiles were fired by aircraft assigned to the U.S. Navy's VFA-143 squadron and were launched against a BQM-167A target drone during a joint mission with U.S. Air Force F-15Cs from Eglin Air Force Base's 60th Fighter Squadron. All missiles guided within lethal range of the target and were assessed as 100 percent successful.
http://www.strategypage.com/militaryfor ... -1991.aspx (http://www.strategypage.com/militaryforums/387-1991.aspx)
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Passados alguns anos da ultima noticia, alguem sabe qual o nosso inventario de numero de missieis AMRAAM? continuamos nas 10 unidades ou ja temos mais qualquer coisinha?? Alias o numero de F-16MLU subiu de 1 para 12 nestes ultimos anos.
Já ouvi falar na vintena. Aliás os primeiros eram B e sei que agora temos na FAP também o C, talvez o C-5, portanto mais do que esse numero inicial de 10 temos de certeza.
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Se pueden lanzar desde cualquier avion, pero estan optimizados para esos dos cazas.
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A versão desenvolvida especificamente para os F-22/F-35 foi a C-3. As versões subsequentes introduziram outras melhorias sem relação directa com os requisitos destas duas aeronaves.
AIM-120C
A three-phase Pre-planned Product Improvement Program (P3I) has brought the AIM-120C missile version into inventory use. The AIM-120C-2 is programmable in the field and has ECCM improvements. In Phase 1, the AIM-120C-3, introduced in 1996, has clipped wings and fins to fit in the internal weapons bays of the F-22 Raptor. Moreover, the guidance unit is upgraded to WGU-44/B standard. Phase 2 includes the AIM-120C-4 (first delivered in 1999, with improved WDU-41/B warhead), AIM-120C-5 (introduced July 2000, with a slightly larger motor in the new WPU-16/B propulsion section and a new shorter WCU-28/B control section with compressed electronics and ECCM upgrades) and AIM-120C-6 (Target Detection Device). Phase 3 covers the AIM-120C-7, with improved ECCM with jamming detection, an upgraded seeker, and longer range. Training and development rounds are designated CATM-120C and JAIM-120C.
Formerly known as AIM-120C-8, the AIM-120D has a two-way data link, more accurate navigation using a GPS-enhanced IMU, an expanded no-escape envelope, improved HOBS (High-Angle Off-Boresight) capability, and a 50% increase in range, bring it to the 180 km class. The AIM-120D is a joint US Air Force/US Navy project.
http://www.scramble.nl/wiki/index.php?t ... 120_AMRAAM (http://www.scramble.nl/wiki/index.php?title=Hughes_AIM-120_AMRAAM)
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Agora, se eu tenho muito claro :D
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De raytheon. LEA BIEN.
The AMRAAM P3I (Pre-Planned Product Improvement) program led to the AIM-120C , first delivered in 1996. El AMRAAM P3I (Pre-Planificación de la mejora de los productos), programa conducido a la AIM-120C, primera entrega en 1996. The major new feature of the basic AIM-120C (P3I Phase 1) are the clipped wings and fins. La principal característica nueva de la base de AIM-120C (P3I Fase 1) son las alas y cortado las aletas. Although this feature was introduced to allow carriage in the internal weapons bays of the F/A-22 Raptor , the -120C can also be used from other AMRAAM -capable aircraft. The guidance unit of the AIM-120C is upgraded to WGU-44/B standard. Aunque esta característica fue introducida para permitir el transporte de armas en el interior de las bahías F/A-22 Raptor, el 120C se puede utilizar también de otros con capacidad AMRAAM aeronaves. La unidad de orientación de la AIM-120C se actualiza a WGU-44 / B estándar. The first P3I Phase 2 missile is the AIM-120C-4 (first delivered in 1999), which has an improved WDU-41/B warhead. La primera P3I la Fase 2 es el misil AIM-120C-4 (primera entrega en 1999), que ha mejorado WDU-41 / B de ojivas. The AIM-120C-5 is a C-4 with a slightly larger motor in the new WPU-16/B propulsion section and a new shorter WCU-28/B control section with compressed electronics and ECCM upgrades. El AIM-120C-5 es un C-4 con un motor ligeramente más grande en la nueva WPU-16 / B de propulsión y una nueva sección de cortos WCU-28 / B, sección de control electrónica y comprimido con ECCM actualizaciones. Deliveries of the AIM-120C-5 began in July 2000. Entregas de los AIM-120C-5 se inició en julio de 2000. It was followed on the production line by the AIM-120C-6, which features an updated TDD (Target Detection Device). The AIM-120C-7 (P3I Phase 3), development of which has begun in 1998, incorporates improved ECCM with jamming detection, an upgraded seeker, and longer range. Le siguió en la línea de producción por la AIM-120C-6, que presenta una actualización TDD (dispositivo de detección de Meta). El AIM-120C-7 (P3I Fase 3), el desarrollo de que ha comenzado en 1998, incorpora la mejora de ECCM con detección de atascos, un buscador mejorado, y mayor alcance. The latter feature was specifically requested by the US Navy to get a (somewhat) suitable replacement for the AIM-54 Phoenix very-long range missile, which was then planned to be retired together with the F-14D Tomcat around 2007 (actual official retirement was already in September 2004). Esta última característica fue expresamente solicitado por la Marina de los EE.UU. para obtener una (un poco) para el adecuado reemplazo de AIM-54 Phoenix de muy largo alcance de misiles, que fue planeada para ser retirado junto con el F-14D Tomcat en torno a 2007 (oficial real de jubilación ya en septiembre de 2004). The AIM-120C-7 was successfully tested against combat-realistic targets in August and September 2003, and IOC was then planned for 2004. El AIM-120C-7 fue probado con éxito el combate contra objetivos realistas en agosto y septiembre de 2003, y de la COI fue prevista para 2004. This has slipped somewhat, but as of early 2006, the AIM-120C-7 is beginning to be fielded. Esto ha escapado algo, pero a principios de 2006, la AIM-120C-7 está empezando a ser sobre el terreno. Equivalent to the -120A/B, there are also CATM-120C and JAIM-120C non-tactical variants of the AIM-120C. Equivalente a la-120A / B, también hay CATM Jaim-120C-120C y no las variantes tácticas de los AIM-120C.
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Passados alguns anos da ultima noticia, alguem sabe qual o nosso inventario de numero de missieis AMRAAM? continuamos nas 10 unidades ou ja temos mais qualquer coisinha?? Alias o numero de F-16MLU subiu de 1 para 12 nestes ultimos anos.
Já ouvi falar na vintena. Aliás os primeiros eram B e sei que agora temos na FAP também o C, talvez o C-5, portanto mais do que esse numero inicial de 10 temos de certeza.
Ao certo não se sabe qual a quantidade, pode rondar entre as 20/25 unidades; o que se sabe, e isso sem qualquer sombra de dúvida, é que são da versão AIM-120C-5. Não houve aquisição de modelos da versão Bravo, apenas da variante Charlie, quer reais, quer de treino.
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Já que se está a falar em F-16s e AMRAAMs,aqui fica esta imagem.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F_P1BnNxT-ZaQ%2FSaWz0Caj6YI%2FAAAAAAAAAZc%2FTdsDUIermlk%2Fs1600%2F21.JPG&hash=1ceef3778c0ef12edab0c73ed806d7aa)
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Uma correcção, no site da areamilitar a versao adquirida foi o AMRRAM AIM 120 B, contudo se alguns camaradas informados afirmam o 120C melhor ainda, de facto tem grandes capacidades muito superior ao modelo B, contudo tambem reparei que foram adquiridos ambos os misseis versao B e C.
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Já que se está a falar em F-16s e AMRAAMs,aqui fica esta imagem.
realmente são amraams, mas pela cauda deles parecem-me mais os de treino do que os reais. Enquanto os misseis sidewinder à primeira vista parecem-me preparados para em caso de necessidade serem disparados.
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Na minha opiniao penso que vao ser adquiridos cerca de 40 misseis deste tipo para equipar os F-16MLU que vao ficar na organica da esq. 201.
2 missieis para cada F-16MLU ( a esq. 201 deverá ficar a operar entre 16 a 20 F-16 MLU, quando o programa MLU estiver findado....
Nota cada missisl AMRRAM ronda um custo por unidade de 1,5 milhoes de euros.
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Na minha opiniao penso que vao ser adquiridos cerca de 40 misseis deste tipo para equipar os F-16MLU que vao ficar na organica da esq. 201.
2 missieis para cada F-16MLU ( a esq. 201 deverá ficar a operar entre 16 a 20 F-16 MLU, quando o programa MLU estiver findado....
Nota cada missisl AMRRAM ronda um custo por unidade de 1,5 milhoes de euros.
errado serão 33 f16MLU até pelo menos 2025 e em caso de guerra temos ter pelo menos um missil para cada caça espanhol ou então cerca de 40 para os marroquinos isso se os misseis acertarem todos hà primeira.
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INSTRUCTOR : SON 386.000 DOLARES SEGUN ESTA GENTE.
Le veo mucha afición a inventar.
http://www.machtres.com/armas%20aim120.htm (http://www.machtres.com/armas%20aim120.htm)
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Na minha opiniao penso que vao ser adquiridos cerca de 40 misseis deste tipo para equipar os F-16MLU que vao ficar na organica da esq. 201.
2 missieis para cada F-16MLU ( a esq. 201 deverá ficar a operar entre 16 a 20 F-16 MLU, quando o programa MLU estiver findado....
Nota cada missisl AMRRAM ronda um custo por unidade de 1,5 milhoes de euros.
errado serão 33 f16MLU até pelo menos 2025 e em caso de guerra temos ter pelo menos um missil para cada caça espanhol ou então cerca de 40 para os marroquinos isso se os misseis acertarem todos hà primeira. :roll:
A intenção governamental é de vender doze F-16, certo? Ora neste momento, e em números brutos, possuímos 38 células (37 se o recentemente acidentado "15133" não for recuperável). Basta fazer as contas.
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Acho que isso da venda dos F16 esta esquecido. Ate por que não sei a quem os vão vender.
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Acho que isso da venda dos F16 esta esquecido. Ate por que não sei a quem os vão vender.
Não está, não, infelizmente. Por isso é que eu aqui o referi.
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Acho que isso da venda dos F16 esta esquecido. Ate por que não sei a quem os vão vender.
Não está, não, infelizmente. Por isso é que eu aqui o referi.
Oh diabo...
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Charlie Jaguar
Não está, não, infelizmente. Por isso é que eu aqui o referi.
:roll:
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Acho que isso da venda dos F16 esta esquecido. Ate por que não sei a quem os vão vender.
Não está, não, infelizmente. Por isso é que eu aqui o referi.
Esperemos que:
- Ninguém os queira comprar.
- Se alguém quiser comprar os Americas não autorizem.
- O preço seja demasiado alto .
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Eu nao acredito que Portugal va conseguir vender os seus F-16 pelos seguintes motivos:
- Introdução do caça F35 nos Estados Unidos, logo vao estar disponiveis centenas de caças F-16 americanos e ainda por cima com algum extra adicionado para quem os comprar (misseis, assistencia técnica, entre outros) coisa que Portugal não vai concerteza disponibilizar;
- Caças F-16 holandeses a serem vendidos ao único utilizador deste tipo de aviao na américa do sul o Chile, tirando claro a Venezuela mas esses nem pensar;
- Africa não tem dinheiro para pensar comprar nem manter os F-16;
- Asia fortemente interligada com a industria aeronautica russa e chinesa;
- Europa ((( ahahahaha))) ja estao num patamar acima do F-16;
Por isso caros camaradas esqueçam essa venda e toca a modernizalos que bem precisamos deles.
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Na minha opiniao penso que vao ser adquiridos cerca de 40 misseis deste tipo para equipar os F-16MLU que vao ficar na organica da esq. 201.
2 missieis para cada F-16MLU ( a esq. 201 deverá ficar a operar entre 16 a 20 F-16 MLU, quando o programa MLU estiver findado....
Nota cada missisl AMRRAM ronda um custo por unidade de 1,5 milhoes de euros.
errado serão 33 f16MLU até pelo menos 2025 e em caso de guerra temos ter pelo menos um missil para cada caça espanhol ou então cerca de 40 para os marroquinos isso se os misseis acertarem todos hà primeira. :roll:
A intenção governamental é de vender doze F-16, certo? Ora neste momento, e em números brutos, possuímos 38 células (37 se o recentemente acidentado "15133" não for recuperável). Basta fazer as contas.
Já foi tornado publico no ano passado pelo Sr Ministro da Defesa que o nº de F-16 que poderiam ser disponibilizados para venda nunca ultrapassaria as 10 unidades, provavelmente na primeira proposta tinham-se esquecido que os F-16 também caiem!!! Assim sendo a FAP nunca poderá contar com mais do que 28 unidades.
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...
- Introdução do caça F35 nos Estados Unidos, ...
Não é para amanhã que eles estarão disponíveis !
Estão ainda fase de testes.
De mais, lê-se por aqui, por lá que a USAF vai investir na compra de F16 BLock 60.
...
- Continue development of the F-35 Lightning II Joint Strike Fighter, but do not start full-scale production until flight tests have been completed.
- Buy F-16 Block 60 fighters ...
http://www.americanprogress.org/issues/ ... udget.html (http://www.americanprogress.org/issues/2009/02/defense_budget.html)
E não so eles:
...
The Block 60 has been described as a lower-budget alternative to the forthcoming F-35A Joint Strike Fighter – and is being treated as such in countries like India and the Netherlands, as they contemplate their future fighter needs. ... http://www.defenseindustrydaily.com/the ... eet-04538/ (http://www.defenseindustrydaily.com/the-uaes-f-16-block-60-desert-falcon-fleet-04538/)
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Acho que isso da venda dos F16 esta esquecido. Ate por que não sei a quem os vão vender.
Não está, não, infelizmente. Por isso é que eu aqui o referi.
Em Outubro caro Charlie, nas próximas eleições legislativas, essa ideia absurda de vender pode ser definitivamente enterrada. É só lembrar a sequência da proposta/aceitação da venda: PCP PS. Só depende de nós evitar isso.
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Só aceitava esta ideia de venda se em simultâneo abrisssem um concurso para aquisição do sucessor do Viper, até lá...
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Quantos Amrrams 120B e 120C5 dispoe a nossa Fap??? Alguem sabe??
Podem-me também dizer se a nossa Fap possui a versão do míssil sidewinder AIM-9X??
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Quantos Amrrams 120B e 120C5 dispoe a nossa Fap??? Alguem sabe??
Podem-me também dizer se a nossa Fap possui a versão do míssil sidewinder AIM-9X??
Neste momento possuímos o AIM-120C-5 e a sua versão de treino cativo CATM-120C, algo que já foi corroborado pela própria FAP. Os mísseis terão chegada a Portugal em 2004, mas a verdade é que até hoje ninguém viu um real (live), nem tão pouco se sabe a quantidade adquirida, algo que é um segredo muito bem guardado.
Quanto ao Sidewinder, a FAP possui o AIM-9Li, uma versão um pouco melhorada do 9 Lima. Em relação ao futuro, tudo indica que seja escolhido o IRIS-T.
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http://en.wikipedia.org/wiki/IRIS-T (http://en.wikipedia.org/wiki/IRIS-T)
Este???
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http://en.wikipedia.org/wiki/IRIS-T (http://en.wikipedia.org/wiki/IRIS-T)
Este???
Sim, esse mesmo.
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Será de facto o IRIS-T o sucessor do Aim-9L? Custa me um pouco acreditar por causa do preço, é que segundo a wikipedia o IRIS-T custa 400000€ a unidade e isso parece-me muito exessivo, é o mesmo preço de um AIM-120!
Tendo em conta que o AIM-9L custa menos de 85000 € a unidade não me parece que a força aerea vá dar 400000€ por cada missil...
Cumprimentos
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Será de facto o IRIS-T o sucessor do Aim-9L? Custa me um pouco acreditar por causa do preço, é que segundo a wikipedia o IRIS-T custa 400000€ a unidade e isso parece-me muito exessivo, é o mesmo preço de um AIM-120!
Tendo em conta que o AIM-9L custa menos de 85000 € a unidade não me parece que a força aerea vá dar 400000€ por cada missil...
Bom, antes de mais cada um é livre para acreditar naquilo que quiser. :arrow: 270.000 USD, mais ou menos 202.000 €
AIM-9X
264.000 USD, mais ou menos 197.600 €
Como vê são valores muito aproximados.
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Será de facto o IRIS-T o sucessor do Aim-9L? Custa me um pouco acreditar por causa do preço, é que segundo a wikipedia o IRIS-T custa 400000€ a unidade e isso parece-me muito exessivo, é o mesmo preço de um AIM-120!
Tendo em conta que o AIM-9L custa menos de 85000 € a unidade não me parece que a força aerea vá dar 400000€ por cada missil...
Bom, antes de mais cada um é livre para acreditar naquilo que quiser. :arrow: 270.000 USD, mais ou menos 202.000 €
AIM-9X
264.000 USD, mais ou menos 197.600 €
Como vê são valores muito aproximados.
Qual é o alcançe aproximado um e do outro..... é que pela informação do wikipédia é de Iris - T ----- 25km e o AIM - 9X ------- 40km...... mas como ele site nao é fidedigno.... qual é o alcance de um e do outro???
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Neste momento possuímos o AIM-120C-5 e a sua versão de treino cativo CATM-120C, algo que já foi corroborado pela própria FAP. Os mísseis terão chegada a Portugal em 2004, mas a verdade é que até hoje ninguém viu um real (live), nem tão pouco se sabe a quantidade adquirida, algo que é um segredo muito bem guardado.
O segredo é mesmo grande, já que o Relatório de Exportações e Importações de Bens e Tecnologias Militares desse ano ainda não é público
PS - Que "material aeronáutico" comprado a Israel em 2003 pode ter custado 2.315.428,33 € por 85 unidades (27 mil € a unidade)?
http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/5523 ... o_2003.pdf (http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/5523B242-A918-4842-BE85-66A7C882B400/0/20070927_Relatorio_2003.pdf)
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Qual é o alcançe aproximado um e do outro..... é que pela informação do wikipédia é de Iris - T ----- 25km e o AIM - 9X ------- 40km...... mas como ele site nao é fidedigno.... qual é o alcance de um e do outro???
Bom, como são mísseis novos (caros e ainda por mostrar realmente o que valem), muita da informação é obviamente classificada. Os números apontados para o alcance máximo do AIM-9X variam entre os 15 e os 26km se bem que os pilotos de F-15 Eagle que já o operam afirmem que o alcance se ficará pelas 12 milhas (19km). Não esquecer também que o 9X tem um motor mais potente, é mais aerodinâmico e consequentemente causa muito menos atrito. Se lançado a partir de um caça a velocidade supersónica pode de facto alcançar as 20 milhas (32km), mas isso são valores no papel e, como tal, sujeitos a um sem número de factores.
Quanto ao IRIS-T, o alcance máximo deverá rondar as 16 milhas (25km). Os testes efectuados até agora provam que este míssil, disparado de vários ângulos, é letal no espaço de 8 milhas (12km). Não nos esqueçamos que estamos a falar de mísseis ar-ar de curto alcance (WVR).
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PS - Que "material aeronáutico" comprado a Israel em 2003 pode ter custado 2.315.428,33 € por 85 unidades (27 mil € a unidade)?
http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/5523 ... o_2003.pdf (http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/5523B242-A918-4842-BE85-66A7C882B400/0/20070927_Relatorio_2003.pdf)
Drop tanks para F16???
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Principalmente equipamentos para o F16, nomeadamente um sistema ACMI, sistemas de debriefing, tanks de combustivel, etc.