Timor-Leste: Kuwait poderá vir a financiar obras públicas

  • 0 Respostas
  • 3546 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Timor-Leste: Kuwait poderá vir a financiar obras públicas
« em: Agosto 04, 2006, 04:51:37 pm »
Citar
Timor-Leste: Kuwait poderá vir a financiar obras públicas
O Kuwait poderá vir a financiar grandes obras públicas em Timor-Leste, num total de 500 milhões a 600 milhões de dólares (entre 391 milhões e 470 milhões de euros), disse hoje à Agência Lusa o primeiro-ministro timorense.

Segundo José Ramos-Horta, que parte hoje à noite (hora local) para o Kuwait, para uma visita oficial, entre as obras públicas previstas figuram estradas, pontes, portos e aeroportos.

«Quero iniciar já o processo de negociações com o Fundo de Desenvolvimento do Kuwait para a construção de grandes projectos de estradas, pontes, portos e aeroportos de Timor-Leste», disse Ramos-Horta.

«Para um projecto desta magnitude, a realizar ao longo de vários anos, a verba envolvida é da ordem dos 500 milhões a 600 milhões de dólares ou mais. Aguardamos um estudo preliminar feito por uma empresa da Índia, pago pelo Kuwait», acrescentou.

«Não temos outras alternativas em termos de desenvolvimento deste país, se queremos desenvolver o país, modernizá-lo, criar emprego e cumprir o programa do governo, de levar o desenvolvimento para as zonas rurais», adiantou.

O primeiro-ministro, que regressa segunda-feira a Díli, leva consigo nesta visita os ministros das Obras Públicas e dos Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, Odete Victor e José Teixeira, respectivamente.

A visita, a convite do primeiro-ministro do Kuwait, Nasir Al-Muhammad Al-Ahmed Al-Sabah, inclui encontros com o emir Sabah Al-Ahmad Al-Jabir Al-Sabah, o príncipe herdeiro Nawaf Al-Ahmad Al-Jaber Al- Sabah, o ministro dos Negócios Estrangeiros Muhammad Sabah Al-Salim Al- Sabah, e representantes da Câmara de Comércio e Indústria e do Fundo de Desenvolvimento do Kuwait.

Esta é a segunda visita em dois anos de Ramos-Horta ao Kuwait, país onde se deslocou em 2004 em representação do anterior chefe de governo timorense Mari Alkatiri.

Diário Digital / Lusa


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=238518

Esperemos então que o projecto vá para a frente!! Para alguma coisa os petrodólares servem..