Já verifiquei diversos britânicos em fóruns a classificar a T31 "Babcock" como uma fragata de 2ª linha, com a sua mais valia mas que é uma fragata para outras missões/ segmento quando comparada à T26, essa sim a verdadeira fragata "CAI"... há assim tanta diferença?
Outra coisa que aguardo é ver o valor, para exportação, da fragata "tudo incluído"...
A T31 na versão da RN é uma fragata de patrulha, com um canhão de 57mm, 2 de 40 mm, apenas 12 ou 24 Sea Ceptor (incerto ainda) e sem torpedos ou SSM, mas com três ou quatro (ainda há alguma indefinição) baías para embarcações até 11 m e lugar para até 6 contentores modulares, além de convés de voo reforçado para levar até um Chinook. Não vai ter sonar rebocado e o radar é o NS110. A razão é simples, com as T26 a custarem mais de 1000 milhões cada e os novos SSBN da classe Dreadnought a terem que ser construídos e F-35 comprados para os porta-aviões, não há dinheiro para mais... mas como o desenho é modular, este é um caso de FFBNW, com a possibilidade de levar 8 SAM e até 36 Sea Ceptor, se vier a haver dinheiro no futuro (a RN já disse que pretende equipá-las com SSM assim que conseguir)
A versão “topo de gama” da T31 é uma verdadeira fragata de primeira linha, já que, tal como as Iver Huitfeldt, pode ser equipado com radar AESA APAR, radar de longo alcance SMART L ou S1850M, 32 células VLS MK-41, 8 SSM, canhão de 127 mm e dois CIWS RAM, além de sonar rebocado.
Quanto a preços, o navio em si custa £250 milhões (~€280 milhões) e o resto depende do nível de equipamento que o cliente quiser (o chamado GFE, ou Government Furnished Equipment). O programa T31 vai custar ao governo britânico €2000 milhões por 5 unidades, ou £400 milhões (€450 milhões) por unidade. A versão “topo de gama” não deve ficar por menos de €600 milhões, que ainda é menos que a maioria dos concorrentes diretos (o Egipto acabou de pagar €1200 milhões por duas FREMM GP italianas, que são muito inferiores à versão mais equipa da da T31, por exemplo).
Ab