Ser quadro informatico em Portugal quando se vêm de França

  • 42 Respostas
  • 8463 Visualizações
*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
Ser quadro informatico em Portugal quando se vêm de França
« em: Fevereiro 24, 2006, 03:57:27 pm »
Boa tarde a todos,

Cheguei a Portugal há 15 dias para realizar um sonho que tenho desde que sou pequeno : trabalhar em Portugal. Com efeito, nasci e trabalhei em França até Fevereiro e agora estou tentar fazer a minha vida aqui, mas infelizmente, não consigo. Sou informático e estou actualmente no Algarve e não há meio de encontrar uma saída profissional.

Parece que o século XXI ainda não chegou a Portugal, infelizmente e para o meu grande descontentamento. Será que é apenas um sonho útopico ?
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
Re: Ser quadro informatico em Portugal quando se vêm de Fran
« Responder #1 em: Fevereiro 24, 2006, 07:26:02 pm »
Citação de: "Doctor Z"
Cheguei a Portugal há 15 dias... e não há meio de encontrar uma saída profissional.


Tavas a espera de chegar ao rectangulo e encontrar tacho logo a saida do aviao? LOOL
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 25, 2006, 04:28:12 pm »
Sabe Deus como isto está para os que cá andam aos anos...
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: Ser quadro informatico em Portugal quando se vêm de Fran
« Responder #3 em: Fevereiro 25, 2006, 06:11:35 pm »
Citação de: "Doctor Z"
Boa tarde a todos,

Cheguei a Portugal há 15 dias para realizar um sonho que tenho desde que sou pequeno : trabalhar em Portugal. Com efeito, nasci e trabalhei em França até Fevereiro e agora estou tentar fazer a minha vida aqui, mas infelizmente, não consigo. Sou informático e estou actualmente no Algarve e não há meio de encontrar uma saída profissional.

Parece que o século XXI ainda não chegou a Portugal, infelizmente e para o meu grande descontentamento. Será que é apenas um sonho útopico ?

Caro Doctor Z, provavelmente anda a procurar é emprego no local errado. Pelo menos, dá-me a entender, pelo seu post, que possui conhecimentos bem avançados em informática, provavelmente de tecnologias que ainda não chegaram a Portugal. Também acho que o Algarve não tem grandes empresas de informática, mesmo em Lisboa não há grande excepção, a não ser a YDreams. Basicamente todas as empresas mais avançadas em tecnologia de informática em Portugal estão sediadas em Braga ou em Coimbra.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 25, 2006, 06:30:01 pm »
Na zona de Braga ha empresas "top" nas mais diversas aereas destacando-se a area informatica no dominio das redes.
 

*

NBSVieiraPT

  • Perito
  • **
  • 348
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 26, 2006, 01:55:33 pm »
Concordo com o Typhonman :(
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4598/-871
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 26, 2006, 02:42:02 pm »
Há em Portugal um problema complicado com a informática.

A realidade é que existe mercado para utilizadores de meios informáticos, mas um mercado muito reduzido no que respeita a informatica a outros níveis.

Por exemplo: Muito poucas empresas têm necessidade de programadores, porque pela sua dimensão o seu contacto com a informática é através de software standard, fechado e sem necessidade ou possiblidade de alteração.

Além disso, há o problema do modelo economico que já vem do tempo do Cavaco Silva.

O actual presidente eleito teve uma acção positiva na economia, mas a sua visão de Portugal, era a visão de um país que não poderia entrar em "briga grande" com países com sistemas educativos mais modernos e eficientes e capazes de produzir cerebros.

Cavaco pensou um Portugal dentro de uma União Europeia que faria face a um bloco de leste. Nós seriamos a fonte de mão de obra barata e essa seria sempre a nossa vantagem competitiva.

Com o fim bo bloco de leste mesmo essa vantagem competitiva desapareceu e as nossas empresas não se prepararam para isso.

O resultado:
Empresas com baixa taxa de incorporação tecnológica, mas acima de tudo empresários com um fraquissimo entendimento da realidade do mundo que os rodeia.

Esse é o grande problema. Já falei com vários pequenos empresários sobre a necessidade de terem presença na internet e normalmente a resposta é : Não entendo nada disso, e fica caro. (embora fique mais barato que a manutenção mensal do Ferrari que tem à porta).

Eles só vão entender quando doer, mas este "empresariado" não está habituado à concorrência. Desde Salazar que se habiutuaram a politicas de condicionamento industrial que de uma forma encapotada acabaram protegendo as suas empresas e têm dificuldade em agir de outra forma.

O mercado espanhol está à porta, mas não têm capacidade para o "atacar" por causa do individualismo tão típico dos portugueses.

A União Europeia, acabou "descobrindo" as carecas destas pessoas, e o pais paga amargamente as vistas curtas dos politicos, mas também as vistas curtas das pessoas.

Só para dar um exemplo: Nos estados Unidos é comum haver crianças que residem a 20 ou 30Km da escola. Em Portugal há manifestações porque os meninos vão ficar numa escola a 10Km de casa, e não podem viver debaixo das saias da mamã.

Um país que habitua as suas crianças a viver debaixo da saia da mamã, terá dificuldade em criar empresários que sejam capazes de viver fora da saia do Estado.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

NBSVieiraPT

  • Perito
  • **
  • 348
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 26, 2006, 03:35:12 pm »
;)
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 26, 2006, 04:06:43 pm »
Citação de: "papatango"
Só para dar um exemplo: Nos estados Unidos é comum haver crianças que residem a 20 ou 30Km da escola. Em Portugal há manifestações porque os meninos vão ficar numa escola a 10Km de casa, e não podem viver debaixo das saias da mamã.


Nao so isso, como tambem ha' muito boa gente que faz, diariamente, 100 ou 150 km para ir (e vir) trabalhar. Acrescente-se ainda a enorme capacidade de mobilidade: todos os dias ha' gente que se muda de estado, com a familia inteira atras, porque arranjou um emprego melhor — e nao so' pessoas individualmente mas, por vezes, companhias iteiras. Sera' que alguem esta' a imaginar o belo do tuga a mudar-se de Lx para a Guarda, por exemplo, por que arranjou em emprego melhor? Claro que nao, eu proprio nao o faria. Mas esta capacidade de mobilidade e' um dos grandes triunfos da economia americana.
Talent de ne rien faire
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 27, 2006, 12:09:06 am »
Pois NVF, mas duvido que muitas empresas portuguesas ofereçam os mesmos incentivos a essa mesma mobilidade que os americanos...
"History is always written by who wins the war..."
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 27, 2006, 12:33:57 am »
Que incentivos? Ha' de facto companhias que subsidiam a recolocacao de alguns quadros. Mas, na generalidade, as pessoas nao recebem quaisquer apoios, mudam por que vao ganhar mais (ou ter melhores condicoes) e porque nao tem medo de mudar — ao contrario de nos.

Mais, as ferias sao, em geral, de 2 semanas por ano e, de um total de 12 feriados federais anuais, a generalidade das empresas so' permiter que os seus empregados gozem metade — ou seja 6. Acrescente-se que os subsidios de ferias e de Natal sao inexistentes e que para se ter acesso a cuidados de saude e' preciso seguro — pago pelas empresas, se tiveres sorte, mas ainda tens que desembolsar do bolso de forma a que o seguro cubra a tua familia.
Talent de ne rien faire
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #11 em: Março 02, 2006, 02:05:17 pm »
Antes de mais nada, não tendo net em casa não posso seguir todos os dias este tópico.

Para já, obrigado a todos pelas as vossas respostas. Claro que não estava a espera que ao chegar a Portugal que tivesse logo trabalho, mas aparentemente (pelo o menos no Algarve), não há mesmo saída nenhuma para os informáticos, apesar de pesquisar por os aldeamentos turísticos, nas (poucas) empresas de informática local ...

Não sei o que pensar. Depois, muitas pessoas me perguntam o que vim fazer para Portugal, sabendo que tinha (e tenho, caso esta tentativa seja um fracasso - o que espero que não) um emprego bom em França.

Nem sei o que fazer ...
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Shar[K]

  • Membro
  • *
  • 43
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Março 02, 2006, 02:49:54 pm »
Pegas no teu curriculum e envias para empresas. Exprimenta a siemens, altran, altor, critital software, Portugal Telecom, FCCN, TMN, OPTIMUS, SONAE, epá tudo o que te lembres.
Estou a terminar (se tudo corre bem) o curso de informatica e saida profissional é o que não falta, alias em estagios facultados pela universidade em colaboração com empresas não é estagiarios que ficam sem trabalho, é não há estagiarios para tanta empresa!

Ou seja falta de trabalho não falta, eventualmente terás é de vencer o preconceito que existe em PT do "curso tirado lá fora sem ser Harvard ou MIT, ou Cambridge", mas tendo ja tu experiencia profissional na area, falando/escrevendo pelo menos 2 linguas bem (portugues e frances) e eventualmente tendo conhecimentos basicos de ingles (deves ter) penso que em qualquer entrevista te sairás bem. Envia é resmas de curriculum completos para o maximo de empresas que consigas.

Agora estando tu no algarve não tens realmente muitas oportunidades pois como deves reparar 90% das empresas estão sediadas em Lisboa, Porto e arredores.
Tambem não sei quanto estavas habituado a ganhar, no entanto por cá tratam-nos como a geração 1000€, pois para 1º emprego é á volta de 850€ a 1100€  a remuneração, okey que ja tens experiencia no entanto não apostaria em ordenados muito superiores a 1100€ no 1º ano.
Outra coisa, os contractos de trabalho em Inf. para 1º emprego custumam ser de 6meses 9meses a 1ano renovaveis embora regra geral renovem sempre.

Espero que tudo corra bem ctg, no entanto espero que não me venhas tirar emprego heheheh  :wink:
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #13 em: Março 03, 2006, 12:50:26 pm »
Foi já o que fiz, mas ainda não tive resposta nenhuma ... Vou aguardar mais uns tempos, mas estou a ficar desencorajado. Vi que o Algarve foi a escolha errada para me instalar em Portugal, mas sempre pensei que com a actividade turística, sempre havia informática, mas enganei-me : como já foi referido, está tudo sediado em Lisboa e Porto ... Por isso, vou ainda tentar na capital para ver o que dá.

Tenho 8 anos de experiência profissional, começando por ser analista programador, depois também fui backup DBA Oracle (com a minha primeira função) e acabei por ser gestor de projecto informático. Em França, tinha um salário limpo de 2000 euros ; claro que não posso imaginar ganhar isso em Portugal, mas acima dos 1100 sim, sou gestor de projecto e não um principiante em informática (embora esteja mesmo muito longe de conhecer tudo neste sector).

Em França trabalhei com as tecnologías WinDEV, Sybase PowerBuilder e Oracle (sem falar dos produtos anexos).

Espero conseguir e poder realizar o meu sonho (apesar de toda a gente perguntar-me o que vim fazer para Portugal ...).
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #14 em: Março 03, 2006, 04:53:04 pm »
Doctor Z:

Querias juntar o útil ao agradável e arranjar um trabalho no Algarve no ramo de informática! :D

Também eu o gostaria meu amigo. Ir trabalhar de manhã, e à tarde ir para a praia. Infelizmente não funciona assim.

O melhor é tentares encontrar algo em Lisboa, ou no Porto. Outra sugestão que eu tenho para ti, é entregar o teu CV a uma companhia de recrutamento professional.

Outra coisa que puderias explorar é montar a tua própria empresa. Os teus conhecimentos técnicos são interessantes, então porque não avalias a oportunidade de oferecer serviços de "outsourcing" de programação às empresas que vendem esse software e precisam de alguém que entenda como o customizar. Existe uma grande demanda para este tipo de serviço.

Não desistas do teu sonho, e boa sorte!
"Esta é a ditosa pátria minha amada."