ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Cabecinhas em Junho 29, 2008, 11:20:35 pm

Título: Pequim 2008
Enviado por: Cabecinhas em Junho 29, 2008, 11:20:35 pm
Criei este tópicos para se começar a falar dos nossos atletas que vão aos jogos olímpicos e das suas prestações e ambições.
Título:
Enviado por: legionario em Junho 30, 2008, 08:41:53 am
Ui !!!
Título:
Enviado por: André em Agosto 14, 2008, 05:32:44 pm
Pódios do sexto dia de competição

Pódios de quinta-feira, sexto dia de competições dos Jogos Olímpicos Pequim2008, que decorrem até 24 de Agosto, após a disputa das 15 finais:


- Esgrima:

Sabre por equipas (fem):

Ouro - Ucrânia (Olena Khomrova, Halyna Pundyk, Olga Kharlan e Olha Zhovnir).
Prata - China (Hong Ni, Xue Tan, Haiyang Huang e Yingying Bao).
Bronze - Estados Unidos (Sada Jacobson, Mariel Zagunis e Becca Ward).

- Ginástica:

Concurso geral individual (mas):

Ouro - Wei Yang (Chn).
Prata - Kohei Uchimura (Jap).
Bronze - Benoit Caranobe (Fra).

- Hipismo:

Ensino (dressage por equipas):

Ouro - Alemanha (Heike Kemmer, Nadine Capellmann, Isabell Werth).
Prata - Holanda (Hans Peter Minderhoud, Imke Schellekens-Bartels, Anky van Grunsven).
Bronze - Dinamarca (Anne van Olst, Nathalie Zu Sayn-Wittgenstein, Andreas Helgstrand).

- Judo:

-78 kg (fem):

Ouro - Xiuli Yang (Chn).
Prata - Yalennis Castillo (Cub).
Bronze - Gyeong Mi Jeong (Cor) e Stephanie Possamai (Fra).

-100 kg (mas):

Ouro - Naidan Tuvshinbayar (Mgl).
Prata - Askhat Zhitkeyev (Caz).
Bronze - Movlud Miraliyev (Aze) e Henk Grol (Hol).

- Luta Greco-romana:

84 kg (mas):

Ouro - Andrea Minguzzi (Ita).
Prata - Zoltan Fodor (Hun).
Bronze - Nazmi Avluca (Tur) e Ara Abrahamian (Sue).

96kg (mas):

Ouro - Aslanbek Khushtov (Rus).
Prata - Mirko English (Ale).
Bronze - Adam Wheeler (EUA) e Asset Mambetov (Caz).

120 kg (mas):

Ouro - Mijain Lopez (Cub).
Prata - Khasan Baroev (Rus).
Bronze - Mindaugas Mizgaitis (Lit) e Yuri Patrikeev (Arm).

- Natação:

200 metros mariposa (fem):

Ouro - Zige Liu (Chn).
Prata - Liuyang Jiao (Chn).
Bronze - Jessicah Schipper (Aus).

- 4x200 metros livres (fem):

Ouro - Austrália (Stephanie Rice, Bronte Barratt, Kylie Palmer, Linda Mackenzie, Felicity Galvez, Angie Bainbridge, Melanie Schlanger, Lara Davenport).
Prata - China (Yu Yang, Qianwei Zhu, Miao Tan, Jiaying Pang, Jingzhi Tang).
Bronze - Estados Unidos (Allison Schmitt, Natalie Coughlin, Caroline Burckle, Katie Hoff, Christine Marshall, Kim Vandenberg, Julia Smit).

- 100 metros livres (mas):

Ouro - Alain Bernard (Fra).
Prata - Eamon Sullivan (Aus).
Bronze - Cesar Cielo Filho (Bra) e Jason Lezak (EUA).

- 200 metros bruços (mas):

Ouro - Kosuke Kitajima (Jap).
Prata - Brenton Rickard (Aus).
Bronze - Hugues Duboscq (Fra).

- Tiro:

Carabina a 3 posições, 50 metros (fem):

Ouro - Li Du (Chn).
Prata - Katerina Emmons (Che).
Bronze - Eglis Yaima Cruz (Cub).

Skeet (fem):

Ouro - Chiara Cainero (Ita).
Prata - Kimberly Rhode (EUA).
Bronze - Christine Brinker (Ale).

- Tiro com arco:

Competição individual (fem):

Ouro - Juan Juan Zhang (Chn).
Prata - Sung-Hyun Park (Cor).
Bronze - Ok-Hee Yun (Cor).

Nota: As finais de canoagem de C2 (masculinos) e K1 (femininos), previstas para hoje, foram adiadas para sexta-feira, devido às más condições climatéricas.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Agosto 14, 2008, 05:45:57 pm
China lidera em medalhas e títulos

Após o sexto dia de competição dos Jogos Olímpicos Pequim2008, a China lidera a tabela de medalhas e é também o país com mais títulos olímpicos.

Os chineses somam já 35 medalhas, das quais 22 de ouro, oito de prata e cinco de bronze.

Seguem-se os EUA, com 34 medalhas, incluindo 10 de ouro, nove de prata e 15 de bronze.

A Alemanha surge mais distante na terceira posição, com 12 medalhas, incluindo sete de ouro, duas de prata e três de bronze. A Coreia do Sul soma 16 medalhas (seis de ouro, sete de prata e três de bronze), enquanto a Itália já arrecadou 13 medalhas (seis de ouro, quatro de prata e três de bronze).

A Austrália conquistou 16 medalhas, cinco das quais de ouro, e o Japão soma 11 medalhas (cinco de ouro).

A Rússia tem um pecúlio modesto, com 14 medalhas, mas apenas três de ouro.

No total, são já 52 os países que conquistaram medalhas olímpicas.

Diário Digital
Título:
Enviado por: André em Agosto 14, 2008, 11:27:54 pm
Laurentino Dias acredita que Portugal ainda vai ter "uma presença positiva"

O secretário de Estado do Desporto esperava que a primeira semana dos Jogos Olímpicos fosse já "de grandes resultados" para Portugal, mas acredita os atletas que ainda vão competir farão com que o país tenha "uma presença positiva".

Até agora, o melhor resultado dos portugueses foi o sétimo lugar da judoca Ana Hormigo, mas, num encontro com os jornalistas em Pequim, onde os Jogos Olímpicos decorrem até 24 de Agosto, Laurentino Dias lembrou que as competições "ainda não estão sequer a meio".

"Todos tínhamos algumas esperanças de que esta semana fosse já uma semana de grandes resultados. Não foi, mas os Jogos Olímpicos não estão sequer a meio", disse o governante.

Laurentino Dias sublinhou que "há um conjunto de atletas com experiência vasta e capacidades conhecidas que, daqui até final, vão com certeza transformar a presença de Portugal nestes Jogos Olímpicos numa presença positiva".

Garantindo que continua com "pensamento positivo relativamente à presença de Portugal nos Jogos Olímpicos", o secretário de Estado recordou que essa era sua expectativa antes de a competição se iniciar, bem como a "dos atletas, dos seus treinadores e do Comité Olímpico".

Quando questionado sobre se a meta de quatro medalhas anunciada pelos responsáveis do Comité Olímpico de Portugal (COP) estava agora em risco, Laurentino Dias disse que a sua aposta era numa "representação digna de Portugal" e "ao nível das melhores de sempre".

Segundo o governante, essa ideia deve-se a uma aposta "numa preparação adequada" e "num apoio a esta Missão olímpica como até agora nunca tinha acontecido".

"Esse apoio não se traduzirá necessariamente em resultados fora do comum, mas traduzir-se-á, estou seguro, num balanço final positivo. Portugal está representado, aqui nestes Jogos Olímpicos, pelo melhor conjunto de atletas de sempre", sustentou.

Laurentino Dias justificou os resultados abaixo das expectativas com o facto de os Jogos Olímpicos serem "a competição mais exigente do Mundo" e de o desporto em Portugal ter "evidentes limitações", que o Governo tem procurado "suprir e resolver na parte que lhe compete".

O secretário de Estado classificou como "um desabafo" as queixas de falta de condições de trabalho feitas em Pequim por alguns atletas e responsáveis de federações, por considerar que esse "é um discurso que para esta Missão não tem sentido".

"Esta foi a Missão mais apoiada de sempre e o desporto de alto rendimento em Portugal está a atravessar um período de evolução positiva como nunca", disse, lembrando as recentes medidas "tomadas pelo Governo no que toca à vida de cada um dos atletas".

Enumerou o "pagamento atempado e permanente das bolsas", o facto de estas já estarem isentas de impostos e a inclusão dos atletas no regime de Segurança Social, o que lhes permite "terem condições pessoais como nunca tiveram para se dedicarem ao desporto de alto rendimento".

Recordou ainda que os financiamentos às federações foram "aumentados nestes últimos três anos" e que "o financiamento à Missão olímpica ao longo destes três anos correspondeu a valores de 15 milhões de euros, aproximadamente".

Laurentino Dias voltou ainda a referir os 50 milhões de euros investidos na criação de Centros de Alto Rendimento: "Hoje já é muito difícil falar de falta de condições de treino e de trabalho em Portugal, mas nos próximos anos vai ser ainda muito mais difícil falar disso".

Isto porque, argumentou, porque Portugal vai ter das melhores condições da Europa e do Mundo para treinar alto rendimento em qualquer modalidade".

Quanto ao futuro, depois de Pequim2008 Laurentino Dias pretende fazer "a natural avaliação" e perceber, "de forma contratualizada com o movimento desportivo", quais são "as opções a fazer" em termos de investimento nas modalidades e "áreas de intervenção".

Nesta matéria, defende que "o Estado tem de ter uma partilha de decisões com o movimento associativo", pelo que será da avaliação a fazer com o Comité Olímpico e as federações "que resultarão as orientações para os próximos quatro anos, dirigidos aos Jogos Olímpicos de Londres".

"O modelo de funcionamento desta Missão Olímpica, já dissemos, é um modelo que se vai manter", disse, afirmando que o Estado fica com "a função de contratualizar com o Comité Olímpico, promover o financiamento e apoiar em matéria de infra-estruturas e de acompanhamento técnico".

Ao Comité Olímpico e às federações cabe, por seu turno, "o acompanhamento, a obrigação e a responsabilidade da gestão desportiva do projecto", para depois o Governo "avaliar juntamente com o movimento associativo quais serão as orientações e o caminho e seguir".

Lusa
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 15, 2008, 01:14:06 am
Citar
Cavaleiro português forçado a desistir porque a égua "entrou em histeria"
14.08.2008 15:35 Lusa
Miguel Ralão Duarte, montando a égua Oxallys da Meia Lua, desistiu hoje na sua participação na disciplina de Ensino das provas equestres dos Jogos Olímpicos. Segundo o cavaleiro, a égua assustou-se com o ecrã de vídeo existente no recinto e "entrou em histeria". A desistência ditou a eliminação de Portugal na competição por equipas.

Em declarações à agência Lusa momentos depois de ter desistido da prova, Miguel Ralão Duarte explicou que a égua Oxallys da Meia Lua "entrou em histeria com medo do ecrã de vídeo" pelo que antes de entrar nos exercícios mais difíceis "decidi desistir".

O cavaleiro contou também que já em passeios anteriores na pista principal a égua tinha demonstrado "receio" do ecrã mas "com algum trabalho" foi possível "acalmar um pouco o animal".

"Fizemos um aquecimento muito bom, estávamos os dois muito descontraídos, mas quando entrei no recinto percebi logo que a égua estava com medo". "A Oxallys tem uma grande capacidade atlética, mas com medo fica muito violenta e isso pode jogar contra nós", explicou Miguel Ralão Duarte.

"Já tive experiências muito agradáveis com ela e é por isso que estamos em Hong Kong, mas também tive experiências desagradáveis e tenho a noção do caminho que pode levar com tensão", contou.

Com esta desistência, "não foram cumpridos os objectivos" que tinha para a sua estreia nos Jogos Olímpicos. "Nem próximo (dos objectivos) o que é desagradável para mim, para a equipa e para todas as pessoas que estão a trabalhar neste projecto", afirmou ao salientar, contudo, que Portugal "conseguiu chegar a Hong Kong e os cavaleiros fizeram o que puderam". "O ensino é uma disciplina que não depende só de nós mas também de animais com vontade própria", afirmou.

Depois do desaire em Hong Kong, Miguel Ralão Duarte diz que agora vai trabalhar para o próximo campeonato da Europa e escusa-se a falar nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. "Por agora tenho de pensar é no europeu", concluiu.

Na quarta-feira, os irmãos Daniel e Carlos Pinto fizeram a sua apresentação aos cinco juris do concurso terminado a prova com, respectivamente, 63,083 por cento e 61,708 por cento, notas que lhes valeram uma classificação provisória no final do primeiro dia das eliminatórias de 13.º e 16.º lugares.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 15, 2008, 01:14:39 am
duplicado!
Título:
Enviado por: André em Agosto 15, 2008, 02:14:15 pm
Phelps faz sexto ouro e mais um máximo mundial

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.telegraph.co.uk%2Ftelegraph%2Fmultimedia%2Farchive%2F00790%2Fphelps_790973c.jpg&hash=f6de439df8825429bd65833b8cea3a0b)

Michael Phelps conquistou, esta sexta-feira, o ouro nos 200 metros estilos, com novo recorde mundial. Entretanto, o Comité Olímpico Internacional anunciou vários casos de utilização de doping nas Olimpíadas de Pequim.
O nadador norte-americano Michael Phelps conquistou, esta sexta-feira, o ouro nos 200 metros estilos, com novo recorde mundial, repetindo o feito das outras cinco finais nas quais já participou.

Com seis medalhas douradas e outros tantos máximos mundiais e a apenas duas do sonho de ultrapassar o seu compatriota Mark Spitz, Phelps nadou a distância em 1.54,23 minutos, melhorando em 57 centésimos de segundo o anterior recorde (1.54,80), que já lhe pertencia desde 04 de Julho de 2008, em Omaha, nos Estados Unidos.

O norte-americano venceu ainda a primeira meia-final nos 100 metros mariposa e foi segundo da geral nesta prova, cuja final se realiza sábado, atrás do sérvio Milorad Cavic.
   
Michael Phelps, cada vez mais perto do recorde de Spitz, junta estas seis medalhas conquistadas em Pequim a outros seis ouros que fez em Atenas2004: 200 e 400 metros estilos, 100 e 200 mariposa e 4x200 livres e 4x100 estilos.

Phelps soma agora 12 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, mais três que as lendas Larissa Latynina (URSS, ginástica), Paavo Nurmi (Finlândia, atletismo), Mark Spitz (EUA, natação) e Carl Lewis (EUA, atletismo).
 
O nadador norte-americano defendeu as suas «qualidades, trabalho e talento», afastando por completo a possibilidade de utilizar substâncias proibidas.
 
«Eu sei que estou limpo. Além disso, participo no programa da Agência Americana anti-doping e faço regular e livremente exames à urina e sangue», disse Phelps, após a conquista da sexta medalha.
 
Para além de Phelps, também o treinador de natação da China afastou as acusações de doping das suas atletas.
 
«Asseguro-vos que somos uma equipa totalmente limpa. Porque nos acusam? Por termos feito uma excelente prova?», questionou Pan Jiazhang, citado pela imprensa local, a propósito do ouro e prata conquistados quinta-feira pelas nadadoras Zige Liu e Liuyang Jiao, respectivamente, nos 200 metros mariposa.

Entretanto, o Comité Olímpico Internacional anunciou dois casos de utilização de doping durante os Jogos Olímpicos de Pequim2008 e expulsou os dois atletas em causa, o medalhado norte-coreano Kim Jong Su e a vietnamita Thi Ngan Thuong Do.

Kim Jong Su perdeu já as medalhas de prata e bronze no tiro, a 50 e 10 metros, respectivamente, enquanto a vietnamita tinha participado em provas de ginástica artística, sem qualquer título.

Estes dois casos juntam-se ao controlo positivo feito à ciclista espanhola Maria Isabel Moreno, também já excluída dos Jogos Olímpicos de Pequim.

TSF
Título:
Enviado por: jmg em Agosto 15, 2008, 03:41:58 pm
O que acharam das declarações do nosso atleta lançador do martelo.
Nunca ví um atleta derrotado fazer tais declarações todo sorridente e satisfeito.
Só falou em cama e sono para desculpar o descalabre.
Os nossos atletas de alta competição andam assim?
Que vergonha!
Espero que não seja exemplo para a juventude deste país.
Título:
Enviado por: André em Agosto 15, 2008, 06:29:42 pm
Selecção olímpica portuguesa parodiada em blogue chinês

Uma fotografia da equipa olímpica portuguesa a desfilar na cerimónia inaugural dos Jogos Olímpicos foi digitalmente manipulada e associa o nome de Portugal em chinês e a bandeira nacional a uma marca de dentífrico e a um sorriso perfeito.

A imagem está publicada no blogue do jornalista chinês Wang Xiaofeng, em www.wangxiaofeng.net (http://www.wangxiaofeng.net), que é um dos blogues mais visitados e comentados na China.

«Quando os atletas portugueses entraram no Estádio Olímpico com o cachecol metade verde e metade vermelho, lembrei-me logo da embalagem da marca de pasta de dentes Colgate», contou à Agência Lusa em Pequim, Wang Xiaofeng, o jornalista da revista Sanlian Life Week, autor da imagem.

O significado da palavra Portugal, que em chinês se diz Putaoya, foi o outro ponto de partida para a brincadeira, segundo explicou o jornalista.

'Putao' significa uva em chinês, e 'ya' significa 'dente'.

A fotografia manipulada mostra a equipa portuguesa a sorrir para o público e a exibir cachecóis com o nome de Portugal escrito em caracteres na metade verde e a marca Colgate na metade vermelha.

Wang encontrou a imagem dos atletas olímpicos lusos na página de Internet do jornal China Youth Daily e recorreu ao Photoshop para a transformar.

Em declarações à Lusa, o jornalista chinês afirmou que, de Portugal, apenas conhece o futebol e a existência, «no passado», de «atletas portugueses muito fortes no atletismo».

«Estou curioso perante a reacção dos portugueses à imagem, se vão ficar zangados ou não», observou o jornalista.

A fotografia manipulada está no blogue do autor com o título A objectividade de Portugal, onde a paródia com a equipa portuguesa recebeu 28 comentários em cinco dias.

«Muitos homens bonitos», comentou um dos leitores do blogue chinês.

«Dói-me a barriga de rir», observou outro internauta, ou «a nossa objectividade é a falta de dentes», escreveu outra pessoa, numa comparação da imagem portuguesa com a realidade chinesa famosa pela falta de cuidado com os dentes.

Esta semana, a Organização dos Jogos Olímpicos admitiu que a menina prodígio que cantou Ode to Motherland durante a cerimónia de abertura dos Jogos fez playback porque a criança de sete anos detentora da voz angelical tinha um sorriso desalinhado que estragava a imagem perfeita que a China queria mostrar ao mundo.

«É uma desgraça», afirmou Wang acerca do caso do playback.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Agosto 15, 2008, 08:30:06 pm
"Eu sou uma princesa", responde Letizia a um jornalista

A princesa Letizia de Espanha foi esta semana surpreendida em Pequim, ao não ser reconhecida por um jornalista sul-americano. «Sou uma princesa!», terá dito.

Estava em campo a selecção feminina espanhola de basquetebol, e nas bancadas o príncipe Felipe de Bourbon assistia ao jogo com a sua mulher, Letizia, junto de jornalistas espanhóis.

A princesa, que também já foi jornalista, conversava com os ex-colegas, e não reconhecendo um deles perguntou-lhe de que órgão de comunicação era.

O jornalista, habituado à questão, muito frequente quando se juntam jornalistas de várias proveniências, respondeu imediatamente, mas devolveu a mesma questão a Letizia: «E tu?».

Segundo contaram outros jornalistas presentes, a princesa ficou incrivelmente surpreendida e exclamou: «Eu sou uma princesa!».

Pouco depois, o futuro rei de Espanha abandonou o campo com a princesa.

SOL / El Mundo
Título:
Enviado por: André em Agosto 16, 2008, 12:51:05 pm
Phelps conquista sétima medalha de ouro e iguala Spitz

O norte-americano Michael Phelps conquistou este sábado a sétima medalha de ouro nos 100m Mariposa, igualando, assim, o recorde do compatriota Mark Spitz, fixado em 1972, nos Jogos de Munique.

O jovem e brilhante nadador venceu a final em 50,58 segundos, batendo, ainda, mais um recorde olímpico, que, desta feita, pertencia ao sérvio Milorad Cavic desde as meias-finais de há dois dias, com 50,76 segundos (ficou em segundo na final, a um centésimo de Phelps).

Phelps tem oportunidade de superar Mark Spitz no domingo, já que falta disputar a final dos 4x100m Estilos. A estrela dos Estados Unidos, de 23 anos, que entrou para a história do desporto mundial ao contabilizar 11 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, contabiliza, agora, 13.

Maisfutebol
Título:
Enviado por: André em Agosto 16, 2008, 02:21:23 pm
Obikwelu não chega à final

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi12.photobucket.com%2Falbums%2Fa249%2Flivre%2Ffrancis-obikwelu.jpg&hash=12bb93207119396c9969c2de31311203)

Francis Obikwelu foi sexto na segunda meia-final dos 100 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim, não avançando para a final da distância, em que se apresentava em Pequim2008 como medalhado de prata de Atenas 2004.

Depois de boas indicações na primeira ronda e nos quartos-de-final, nas meias o velocista português nascido na Nigéria não conseguiu melhor que 10,10 segundos, a sete centésimos do quarto lugar do norte-americano Darvis Patton, o último dos apurados para a final.

No total das duas meias-finais, ficou-se pelo 11º lugar, cotando-se ainda assim como o melhor atletas de países europeus, à frente do britânico Tyrone Edgar e do francês Martial Mbandjock, que partilham o 14º lugar, com 10,18 segundos.

Na meia-final em que correu Obikwelu registou-se a surpreendente eliminação do norte-americano Tyson Gay, campeão do Mundo, que foi quinto posicionado, com 10,05.

Eliminado Gay, os grandes favoritos para a final são os jamaicanos vencedores das meias-finais: Asafa Powell, que ganhou a segunda, em 9,91, e sobretudo Usain Bolt, o recordista mundial, que ganhou a primeira, em 9,85 e a desacelerar.

Na primeira meia-final seguem em frente com Bolt Walter Dix, dos EUA, Marc Burns, de Trinidad e Tobago e Michael Frater, da Jamaica. Na segunda apuraram-se com Powell Richard Thompson, de Trinidad e Tobago, Churandy Martina, das Antilhas Holandesas e  Darvis Patton, da Jamaica.

TSF
Título:
Enviado por: André em Agosto 16, 2008, 02:25:11 pm
Francis Obikwelu anuncia fim da carreira

Francis Obikwelu anunciou, este sábado, o fim da sua carreira de desportista, após ter sido eliminado nas meias-finais dos 100 metros dos Jogos Olímpicos Pequim2008. O atleta pediu ainda desculpa aos portugueses pelo seu afastamento.
O velocista português, de origem nigeriana, efectuou o anúncio poucos minutos depois de ter sido sexto na sua meia-final com o tempo de 10,10 segundos, tendo aproveitado para pedir desculpas pela sua eliminação aos portugueses: «Peço desculpas aos portugueses, porque estiveram a pagar para eu vir aos Jogos».

O atleta luso, que foi 11º classifcado nas meias-finais, o primeiro europeu, acaba assim por abdicar das eliminatórias dos 200 metros, que têm início segunda-feira e que contarão ainda com o português Arnaldo Abrantes.

Obikwelu disse ainda que vai agora de férias e depois pretende dedicar-se exclusivamente à sua fundação, sedeada no Algarve.

TSF
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 16, 2008, 02:50:36 pm
Citar
«Peço desculpas aos portugueses, porque estiveram a pagar para eu vir aos Jogos»


Aceites!
Título:
Enviado por: André em Agosto 16, 2008, 04:58:50 pm
Citação de: "Cabecinhas"
Citar
«Peço desculpas aos portugueses, porque estiveram a pagar para eu vir aos Jogos»

Aceites!


X2 ...
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 16, 2008, 05:38:23 pm
O Obi é boa gente.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 16, 2008, 05:54:13 pm
Tenho pena por ele, mas a verdade é que ele e outros desportistas prometeram muito e concretizaram nada ou muito pouco.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 16, 2008, 05:56:45 pm
Mas foram humildes ao pedir desculpas aos portugueses, nunca ví isso por parte de outros que são levados em ombros por menos e deveriam fazer muito mais...  :twisted:
Título:
Enviado por: typhonman em Agosto 16, 2008, 06:11:51 pm
Citação de: "Cabecinhas"
Mas foram humildes ao pedir desculpas aos portugueses, nunca ví isso por parte de outros que são levados em ombros por menos e deveriam fazer muito mais...  :twisted:



Apoiado!
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 16, 2008, 09:50:37 pm
Não me lembro de ver nenhum desportista fazer promessas - a não ser no futebol. Há muita espectativa criada e fomentada por animadores "culturais" que se dizem jornalistas, que parecem mais interessados em valorizar os atletas pela importância a nível de marketing comercial. A eles muita decepção se deve. Preferem os amanhãs que cantam às duras realidades. Não estava à espera de nada mas também não culpo os atletas. Agora o Comité Olímpico Português... como será essa instituição?
Isso é que seria interessante conhecer. E como trabalha.
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 17, 2008, 12:08:28 am
Citação de: "Luso"
O Obi é boa gente.


X2
Cá em casa chamamos-lhe Francisco Coelho.
Título:
Enviado por: André em Agosto 17, 2008, 06:07:14 pm
Phelps fecha participação com histórico recorde de oito títulos ...

O nadador norte-americano Michael Phelps fechou a sua participação em Pequim2008 com o tão almejado recorde de oito medalhas de ouro em apenas uma edição dos Jogos Olímpicos, triunfando na estafeta 4x100 metros livres.
Phelps deslocou-se a Pequim com o firme propósito de levar para casa os oito títulos, tendo, com mais ou menos sorte o conseguido, numa façanha em que pode juntar ainda sete recordes mundiais, dois dos quais integrando as estafetas norte-americanas.

O norte-americano superou assim um feito alcançado há 36 anos pelo seu compatriota e também nadador Mark Spitz, que em Munique 1972 conquistou sete medalhas de ouro.

Com a conquista da sua 16ª medalha em Jogos (14 de ouro e duas de bronze), Phelps ficou a apenas duas da líder do ranking em Jogos Olímpicos (a ginasta da ex-URSS Larissa Latynina soma 18) e igualou o segundo, o também ginasta soviético Nikolay Adrianov.

Phelps tinha já pulverizado o recorde de medalhas de ouro na totalidade de participações em Jogos Olímpicos.

Quem falhou um lugar na história foi o nadador australiano Grant Hackett, que, ao conquistar a medalha de prata nos 1.500 metros falhou a possibilidade de se tornar o primeiro atleta da modalidade a impor-se três vezes consecutivas na mesma prova individual em finais olímpicas, perdendo para o tunisimo Oussama Mellouli.

TSF
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 18, 2008, 10:56:55 am
Citar
Pequim2008: Triatlo - Vanessa de prata, só não pôde com Snowsill
18 de Agosto de 2008, 05:19

** Rui Barbosa Baptista (texto), Agência Lusa ***

Changping, China, 18 Ago (Lusa) - Vanessa Fernandes sagrou-se hoje vice-campeã olímpica de triatlo, conquistando a primeira medalha para Portugal em Pequim2008, numa prova em que perdeu apenas para a rival e imparável australiana Emma Snowsill.

A pentacampeã europeia realizou uma prova de excelente nível, mas a tricampeã mundial (2003, 2005 e 2006) foi intratável e com 10 quilómetros de atletismo de elevado nível destroçou a concorrência, terminando com 1:58.27 horas.

Vanessa Fernandes acabou a 1.06 minutos de Snowsill, a quem felicitou e abraçou de imediato, com a compatriota Emma Moffatt a garantir o bronze, 22 segundos após a portuguesa.

Com este resultado, Portugal conquistou, finalmente, a primeira medalha, mas só por milagre cumprirá os objectivos do Comité Olímpico de Portugal, que "sonhava" com quatro e um total de 60 pontos (a missão lusa soma apenas 10).

Nos 1,5 quilómetros da natação - o segmento em que não era tão forte, mas no qual registou franca evolução -, Vanessa saiu no nono lugar, a escassos quatro segundos da norte-americana Laura Bennett (20.19 minutos), uma das favoritas ao triunfo final.

Cerca de 40 atletas saíram da água a menos de 10 segundos da líder, mas o pelotão cedo começou a perder elementos, também por acção da portuguesa.

Com efeito, no arranque para os 40 km de ciclismo, com seis voltas a um circuito de 6,6 km, Vanessa cedo se "mostrou", encabeçando o grupo no ataque à primeira subida, de elevado grau de dificuldade, que começou a fazer os primeiros estragos.

A triatleta nacional mantinha-se sempre na cabeça do grupo de 22 elementos, junto a todas as favoritas: segundo o pai Venceslau, havia indicações para atacar na última volta, mas tal não aconteceu e entrou no atletismo em 11º, a seis segundos da neozelandesa Andrea Hewitt.

Quem não perdeu tempo e passou à ofensiva foi a tricampeã mundial Emma Snowsill, que rapidamente ganhou distancia: ao fim da primeira de quatro voltas já se cifrava em 15 segundos para Vanessa Fernandes, que tinha à perna a norte-americana Laura Bennet (atacou pouco depois e ganhou alguns metros) e Andrea Hewitt.

Lá na frente Emma Snowsill revelava-se imparável e ganhava cada vez mais terreno (aos cinco quilómetros, a meio do atletismo, ampliou a vantagem para 39 segundos), enquanto Vanessa, que não aparentava estar tão fresca, contra-atacou e distanciou-se cinco segundos de Bennet.

O ouro já era uma mera miragem à entrada da ultima volta - estava a 57 segundos de Snowsill -, pelo que Vanessa tinha era de se preocupar com a prata, que estava presa por 11 segundos para a também australiana Emma Moffatt e 25 para a japonesa Juri Ide.

Até ao fim, nada mudou e as três triatletas ficaram com o pódio.

RBA.

Lusa/Fim.
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 18, 2008, 11:15:00 am
Citar
Pequim2008: Vicente Moura pede "profissionalismo e brio" aos atletas

** Rui Barbosa Batista e Rui Boavida, Agência Lusa **  

 

   Changping, China, 18 Ago (Lusa) - O presidente do Comité Olímpico de  Portugal (COP), Vicente Moura, pediu hoje "profissionalismo e brio" aos  atletas que estão a representar o país nos Jogos Olímpicos, na primeira  manifestação pública de desagrado do dirigente em Pequim2008.  

 

   Perante atitudes e desculpas por desempenhos bem aquém das expectativas  de vários atletas nos Jogos, Vicente Moura afirmou: "Nós preparamos os atletas  desportivamente, mas culturalmente não, a educação não é connosco. É para  o povo português. Todos temos de ter educação, olhar para a bandeira e saber  que temos o povo português todo atrás de nós. Não podemos esquecer isso  e não devemos defrauda-lo".  

 

   "Exijo apenas profissionalismo e brio para prestigiar Portugal", vincou.  

 

   Vicente Moura não tem gostado de algumas situações: "Uma das coisas  que ninguém contava era as pessoas darem desculpas que... não são as correctas".  

 

   "Não é só com os participantes nacionais. Há a tentação de, imediatamente  a seguir à prova, atribuir a causas externas o seu eventual menos bom desempenho",  lamentou.  

 

   E, sem se deter, acrescentou: "Aqui não há desculpas! Fizemos o nosso  trabalho todo. Estamos aqui para dignificar Portugal. Se não conseguirmos,  temos a consciência que o trabalho foi bem feito. Esta foi a melhor preparação  de sempre para uns Jogos Olímpicos. Disso não há duvida nenhuma. Haja os  resultados que houver. E isso ninguém nega".  

 

   "Desafio a comunicação social e opinião pública... perguntem às federações  todas se o trabalho não foi bem feito, se estão descontentes ou não. Estão  contentes! Não exigi nada às federações, atletas ou técnicos", prosseguiu.  

 

   Vicente Moura alertou os atletas para o facto de haver muitos outros  competidores que dispensam ir a provas internacionais para se dedicar dois  ou três anos a preparar os Jogos Olímpicos, "pois é aí que está a glória  e imortalidade".  

 

   "Eu tinha consciência disso, mas parece que os atletas não têm", frisou,  considerando que é esse tipo de atleta, fora dos rankings internacionais,  que tem surpreendido os portugueses.  

 

   E concluiu: "Aprendo todos os dias. Pode ser que até saia do COP, mas  esta experiência importantíssima tem de ser passada para os vindouros, porque  não se pode perder".  
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 18, 2008, 11:51:49 am
Citação de: "jmg"
O que acharam das declarações do nosso atleta lançador do martelo.
Nunca ví um atleta derrotado fazer tais declarações todo sorridente e satisfeito.
Só falou em cama e sono para desculpar o descalabre.
Os nossos atletas de alta competição andam assim?
Que vergonha!
Espero que não seja exemplo para a juventude deste país.


então vai esperando... :roll:

Quando cá a mediocridade é cultivada desde a mais tenra idade, quando se nivela tudo por baixo...
Título:
Enviado por: André em Agosto 18, 2008, 01:51:43 pm
Prata de Vanessa é "doping positivo" para missão lusa, Laurentino Dias

A medalha de prata de Vanessa Fernandes no triatlo foi hoje equiparada pelo Secretario de Estado da Juventude e Desporto a "doping natural e positivo" para o ânimo da Missão de Portugal nos Jogos Olímpicos Pequim2008.

"Este resultado significa para a nossa representação em Pequim2008 um doping natural e positivo", vincou Laurentino Dias, que atribuiu o êxito "à ambição, vontade e querer de uma campeã".

O governante foi pródigo em elogios à jovem de 22 anos: "quando temos uma atleta que acaba de ganhar uma medalha de prata e me diz 'ainda não foi desta', temos um exemplo para muita gente que faz desporto em Portugal e no Mundo inteiro".

"O sonho de centenas de milhar de atletas no Mundo inteiro pode ser uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos, mas o daquela menina é mais do que isso. É fantástico", vincou.

Quanto à atitude e desempenho global dos atletas lusos em Pequim 2008, Laurentino Dias preferiu deixar a análise para o final da competição.

Lusa
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 18, 2008, 03:16:42 pm
Ena, o Laurentino Dias saiu do Sarcofágo, para se vir "colar" á Medalha da Vanessa :lol:
Título:
Enviado por: André em Agosto 18, 2008, 04:44:21 pm
Vanessa Fernandes acusa atletas portugueses de desconhecerem significado de alta competição

A vice-campeã olímpica de triatlo Vanessa Fernandes considerou hoje que há atletas portugueses que desconhecem o significado de viver em desporto de alta competição, como em Pequim 2008.

"A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais", criticou.

Quando vários elementos da Missão de Portugal nos Jogos Olímpicos têm dado as mais diversas e originais desculpas para o falhanço desportivo, a medalha de prata faz questão de se distanciar de alguns comportamentos.

"Nunca na vida vinha para aqui para viajar e ver os Jogos. Para isso não vinha. O meu pensamento nunca foi assim", vincou, defendendo, em tom de brincadeira, que no fim dos Jogos Olímpicos se deveria fazer a avaliação a cada atleta.

As declarações de Vanessa Fernandes surgem no mesmo dia em que o presidente do COP, Vicente Moura, pediu "profissionalismo e brio" aos atletas.

A atleta do Benfica citou exemplos de falta de ambição: "É que há pessoas a quem lhes é igual ficar em 50º ou 20º ou o que quer que seja. Nunca pensaria assim. Até ficava desiludida se pensasse dessa maneira. Os resultados é que me dão ambição para fazer melhor para a próxima. E nunca estou satisfeita".

Vanessa Fernandes diz que muitos não entendem o que é a alta competição: "É como um trabalho. Tem de ser feito. Devemos trabalhar para o que fazemos, no meu caso o triatlo. Há dificuldades em Portugal em entender isso".

"Na alta competição deve haver objectivos concretos, pessoas em quem confiar a 100 por cento e nunca fazer as coisas só por si próprias. Ter sempre uma boa equipa, saber o que se quer, onde se está e o que significa alta competição", reforçou.

A vice-campeã olímpica considera que às vezes não há pressão suficiente sobre os atletas no sentido de os fazerem perceber a realidade, "o que é pena, pois temos muitos talentos".

"No atletismo, natação... o Tiago Venâncio, para mim, podia ser um grande atleta. Mas não há uma estrutura fixa nestes sectores, é tudo à balda, o que é pena", exemplificou.

Do lado oposto, destacou o "trabalho e procura dos limites" no quotidiano de atletas da estirpe de Naide Gomes e Nelson Évora.

Vanessa Fernandes considera mesmo que os actuais atletas são "privilegiados" e falou do seu caso, onde conseguiu tudo o que queria em termos de descanso, alimentação, treinadores, equipa de treino e apoio da família e amigos: "Que mais posso querer?".

"Nos tempos do meu pai (Venceslau Fernandes, vencedor da Volta a Portugal em bicicleta em 1984) poucos eram capazes de competir assim. Era trabalhar para ganhar dinheiro e treinar por gosto. Admiro-o por tudo o que conseguiu como desportista, pois na altura não havia condições", disse.

Esse é um dos motivos pelos quais também dedica a medalha ao pai: "É uma homenagem ao trabalho que fez, ao que competiu e às dificuldades que passou. Tudo o que conseguiu e me deu. Agora retribuo com esta medalha".

Lusa
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 18, 2008, 05:31:56 pm
Ah grande Vanessa!  :D
Confirmou aquilo que suspeitava.

Novinha mas tem as ideias bem no sítio. Abençoada!
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 18, 2008, 05:52:11 pm
Uma questão subsiste para mim: como é que o COP aceita enviar atletas que apenas cumprem os mínimos?
Para justificar a dimensão da organização?
Estão à espera que aos restantes competidores dê algum tipo de "soltura"?

O COP tem culpas. Ponto. E não pode simplesmente dizer que a questão da educação do atleta é a principal razão do descalabro.
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 18, 2008, 07:51:03 pm
Em lugar de postais inócuos que em nada esclarecem a prestação decepcionante (para quem tinha ilusões), deixo-vos aqui outro comentário surpreendente que merece certamente outros comentários pessoais aqui dos foristas...

A RTP diz-nos que "os fatos de banho que levaram Michael Phelps a ganhar oito medalhas de ouro são feitos em Portugal".

O Portugal que inova está de parabéns pelos resultados de Phelps.

Do Portugal que "nada" temos chegam-nos alguns relatos:

Diana Gomes revelou que foram uns familiares que residem fora de Portugal" que lhe arranjaram o fato LZR da speedo. Tiago Venâncio revela que o seu treinador escreveu uma carta à Speedo, na qual convenceu a marca britânica a oferecer-lhe um fato. Simão Morgado, capitão da equipa portuguesa de natação em Pequim disse que iria competir com um fato LZR "emprestado por um colega estrangeiro"

Se Portugal não alcançar nenhuma medalha de ouro poderemos sempre dizer que demos uma série delas ao Phelps.


http://31daarmada.blogs.sapo.pt/ (http://31daarmada.blogs.sapo.pt/)
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 19, 2008, 08:27:28 am
A Naide Gomes já pediu desculpas aos contribuintes :roll:  :evil:
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 19, 2008, 10:15:09 am
Citar
Portugal: Atletismo - Nenhum atleta foi brincar aos Jogos, diz Naide Gomes
19 de Agosto de 2008, 08:01

** Emídio Simões (texto) e Manuel Almeida (fotos), Agência Lusa **

Pequim, 19 Ago (Lusa) - Naide Gomes afirmou hoje que nenhum atleta foi "brincar" aos Jogos Olímpicos, um dia depois de o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, ter pedido "profissionalismo e brio" aos desportistas que representam Portugal em Pequim2008.

Após ser eliminada nas qualificações do salto em comprimento, com dois saltos nulos e um de apenas 6,29 metros, a campeã do Mundo em pista coberta e detentora da melhor marca mundial do ano, com 7,12, frisou que todos os atletas trabalharam "imenso" para irem aos Jogos.

"Não sei... é fácil falar. Todos os atletas a quem correu mal, incluindo eu, a quem hoje correu pessimamente, trabalhámos imenso para chegar aqui, para estar em grande forma. Houve vários sacrifícios, não só nossos, como de outras pessoas", disse a atleta do Sporting, de 28 anos.

Ainda "sem palavras" para explicar a sua surpreendente eliminação, Naide Gomes acrescentou: "e chegar aqui e não correr como nós gostaríamos é triste. Ninguém quer que as provas corram mal, ninguém vem cá brincar, eu muito menos, mas infelizmente é a vida".

Na véspera, após Vanessa Fernandes ter conseguido a prata no triatlo, conquistando a até agora única medalha de Portugal em Pequim2008, Vicente Moura criticou os atletas que deram desculpas que "não são as correctas" para os seus maus resultados.

"Todos temos de ter educação, olhar para a bandeira e saber que temos o povo português todo atrás de nós. Não podemos esquecer isso e não devemos defraudá-lo", disse o presidente do COP, adiantando: "Exijo apenas profissionalismo e brio para prestigiar Portugal".

Naide Gomes admitiu que o seu resultado de hoje "poder ter" consequências para si no que diz respeito à bolsa que aufere por ser atleta de alta competição com resultados internacionais, mas não está preocupada com isso.

"Pode ter, sim, mas sinceramente não é isso que me preocupa. O que me preocupa é não ter chegado à final. Nem quero saber da bolsa", sublinhou.

A recordista nacional, com os 7,12 metros conseguidos a 29 de Julho, no Mónaco, considerou bom o ambiente vivido na delegação portuguesa, garantindo que os atletas mais novos, eventualmente deslumbrados com a sua estreia olímpica, não prejudicam a concentração das primeiras figuras.

"Nem pensar. Dormem cedo, estão concentrados e a portar-se lindamente", disse Naide Gomes, para quem é "indiferente" as competições de atletismo serem logo pela manhã, a partir das 09:00, contrariando assim o lançador do peso Marco Fortes, que afirmou não render às primeiras horas do dia.

"A questão não está em ser cedo ou não. Temos que competir e quem dera a muitos atletas cá chegarem. Mesmo a competir às sete da manhã, gostariam de estar aqui. E eu também e tive essa oportunidade. Não soube aproveitá-la, as coisas correram mal, mas a vida continua", concluiu.

ESI.

Lusa/Fim.


Citar
Pequim2008: Vela (Laser) - Frustrado e em lágrimas, Gustavo Lima abandona a vela
19 de Agosto de 2008, 08:36

** Rui Boavida, Agência Lusa **

Qingdao, China, 19 Ago (Lusa) - Depois de ter falhado por um triz a medalha olímpica de bronze na classe Lazer, Gustavo Lima saiu hoje do mar lavado em lágrimas e prestes a abandonar a vela, com as expectativas frustradas e queixando-se das pressões.

"O que eu sofri para chegar aqui foi muito. As pessoas podem rir, podem gozar por eu estar a chorar. Mas eu sofri muito e já estou farto e vou abandonar a vela", disse Gustavo Lima, após perder a medalha de bronze por um escasso ponto.

Apesar de ter entrado na prova com boas possibilidades de conquistar um lugar no pódio, Gustavo Lima sai da última regata Laser dos Jogos Olímpicos de Pequim2008 com o quarto lugar, ao acontecer a única coisa que não podia acontecer - ter terminado com uma embarcação entre o português e o italiano Diego Romero.

Frustrado com a regata, cuja primeira metade até correu bem, Gustavo Lima lembrou o sexto lugar nos Jogos Olímpicos de Sidnei2000 e do quinto lugar em Atenas2004 e desabafou: "ficar três vezes em sexto, quinto e quarto, depois do que passei... duvido que facilmente volte a passar pelo mesmo".

"Garanto-vos que não foi por falta de vontade. Se dependesse só da condição física, se dependesse só dos meus braços, eu talvez levaria o nome de Portugal muito mais alto e muito mais longe, mas não foi possível. A vela é um desporto ingrato", lamentou o atleta.

Gustavo Lima até conseguiu sair no grupo dos cinco primeiros e ia em quinto ao chegar à primeira bóia, o mesmo lugar em que cortou a linha de chegada mas que então ainda lhe dava a medalha de bronze por ir colado ao velejador italiano.

À segunda bóia o ritmo da regata abrandou com uma quebra de vento, que permitiu ao argentino Julio Alsogaray colocar-se no quinto lugar, entre o português e o italiano Diego Romero.

O francês Jean Baptiste Bernaz caiu para o sexto lugar, o que permitiu a Alsogaray subir para quarto, e a Lima recuperar o quinto lugar, mas a constante presença do argentino (sétimo no quadro geral) antes de Romero não permitiu a Gustavo Lima mais do que o amargo de boca do quarto lugar na geral, ao final de 10 regatas.

"Não há nada a fazer a partir do momento em que o vento acaba e depois entra de um lado em que nós não estamos. O azar anda no ar e tem de cair em cima de alguém. Hoje caiu em cima de mim, paciência", disse Gustavo Lima.

O velejador lamentou: "por mais que queiramos dar a volta, por vezes não é possível chegar lá à frente. Isto é sinónimo de injustiça e veio deixar na minha cabeça muitos pensamentos", acrescentou, antes de voltar a insistir na ideia de largar a vela de vez, depois de lhe ter visto fugir por 16 segundos - o tempo que o separou do argentino - um resultado histórico para Portugal

RBV.

Lusa/Fim.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 19, 2008, 11:10:34 am
Citar
Vicente Moura demite-se do Comité Olímpico
19 de Agosto de 2008, 11:05

Vicente Moura vai demitir-se da presidência do Comité Olímpico Nacional.

O motivo são os maus resultados nos Jogos de Pequim.

A expectativa era de Potugal conseguir 4 medalhas e cerca de 60 pontos. Até ao momento, os atletas portugueses conseguiram uma única medalha de prata.

Vicente Moura ocupava a presidência do Comité Olímpico Português desde 1997.
Título:
Enviado por: Xô Valente em Agosto 19, 2008, 11:13:26 am
Eu ainda não trabalho, mas sei que os contribuintes como os meus pais, ou como vocês, trabalhadores, andam a pagar impostos para depois recebermos em troca expressões como " a esta hora é bom 'tar na caminha" ou "eu não me dou bem com este tipo de competições". Se não se dá bem, o que vai lá fazer? Viajar, passear, comer e "curtir" a custa do contribuinte para depois dar aos Portugueses estas expressões em vez de medalhas. :evil:
Se alguém se sentir ofendido com o que eu disse, desde já peço desculpa, mas, não me levando a mal, esta foi a minha indignação e o meu desabafo.
PS: Dou os meus parabéns à Vanessa Fernandes e que o Nelson Évora nos dê alguma alegria.
Cumprimentos a todos.
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 19, 2008, 11:37:03 am
Isto já faz lembrar Barcelona 92, quando andaram todos na "borga" :roll:

Citar
Vicente Moura demite-se do Comité Olímpico
19 de Agosto de 2008, 11:32

Vicente Moura vai demitir-se da presidência do Comité Olímpico Nacional.

O motivo são os maus resultados nos Jogos de Pequim e segue-se a uma notícia, ontem, da Lusa,  de que o presidente do Comité Olímpico acusou os atletas nacionais de «falta de profissionalismo e brio».

Era ainda afirmado que  Vicente Moura não tem gostado de algumas situações: "Uma das coisas que ninguém contava era as pessoas darem desculpas que... não são as correctas". "Não é só com os participantes nacionais. Há a tentação de, imediatamente a seguir à prova, atribuir a causas externas o seu eventual menos bom desempenho", lamentou.

No auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, onde decorreram as II Jornadas do Conhecimento Desportivo, Vicente Moura já havia afirmado: "Se não formos capazes, peço desculpa. Vou para casa, onde tenho umas pantufas confortáveis à minha espera".

A expectativa era de Portugal conseguir 4 medalhas e cerca de 60 pontos. Até ao momento, os atletas portugueses conseguiram uma única medalha de prata e esta madrugada Naide Gomes foi eliminada do salto em compimento, reduzindo assim as possibilidades de se alcançar mais medalhas.

Vicente Moura ocupava a presidência do Comité Olímpico Português desde 1997 e vai deixar o cargo depois dos Jogos de Pequim.
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 19, 2008, 11:51:06 am
Citação de: "André"
Vanessa Fernandes acusa atletas portugueses de desconhecerem significado de alta competição

A vice-campeã olímpica de triatlo Vanessa Fernandes considerou hoje que há atletas portugueses que desconhecem o significado de viver em desporto de alta competição, como em Pequim 2008.

"A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais", criticou.

Quando vários elementos da Missão de Portugal nos Jogos Olímpicos têm dado as mais diversas e originais desculpas para o falhanço desportivo, a medalha de prata faz questão de se distanciar de alguns comportamentos.

"Nunca na vida vinha para aqui para viajar e ver os Jogos. Para isso não vinha. O meu pensamento nunca foi assim", vincou, defendendo, em tom de brincadeira, que no fim dos Jogos Olímpicos se deveria fazer a avaliação a cada atleta.

As declarações de Vanessa Fernandes surgem no mesmo dia em que o presidente do COP, Vicente Moura, pediu "profissionalismo e brio" aos atletas.

A atleta do Benfica :Bajular:  :Soldado2:
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 19, 2008, 12:32:47 pm
Eu gostava de saber o que fez esse senhor presidente do COP e como foi nomeado. Outro tacho, ao que parece.
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 19, 2008, 12:37:22 pm
Já agora, tive uma colega que foi atleta olímpica e esse facto ajudou-a bastante na faculdade. Resultados?
Pois.

Passado algum tempo e conhecendo a coisa por dentro, não é possível ter ilusões sobre estas coisas, sobre as instituições e seu funcionamento. É o valor individual que vale. Ponto.
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 19, 2008, 12:40:32 pm
Citação de: "Luso"
Eu gostava de saber o que fez esse senhor presidente do COP e como foi nomeado. Outro tacho, ao que parece.


Maldizente :roll:
Título:
Enviado por: dremanu em Agosto 19, 2008, 05:38:27 pm
Para ser um atleta de alta competição (na minha opinião) é preciso ter:

1) Espírito de competição

2) Ser trabalhador

3) Ter talento  

Quanto muito a maioria dos atletas nacionaís que estam nos olímpicos têm talento para o desporto que praticam, mas não têm o que é mais importante, serem trabalhores com vontade de ganhar.

Por isso vemos as patéticas desculpas que utilizam para justificar os seus falhanços, que são nada mais que o resultado da falta de ética desportiva que têm.

Não se pode esperar que todos eles sejam campeões, mas pelo menos seria bom ver esta gente a participar nestes eventos com atitudes mais positivas.
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 20, 2008, 09:45:06 am
Pequim2008: Desculpas começam a faltar para prestação abaixo das expectativas

20 de Agosto de 2008, 08:40

Lisboa, 20 Ago (Lusa) - Uma das maiores comitivas de sempre de Portugal a uns Jogos Olímpicos e a que maior expectativa criou junto dos portugueses ameaça tornar-se numa das piores prestações e com algumas das desculpas a roçar... o indesculpável.

"De manhã só é bom é na caminha", foi a frase, infeliz, escolhida pelo lançador do peso Marco Fortes para justificar a eliminação e, sobretudo, a má prestação na sua prova, já que ficou bastante longe do seu próprio recorde nacional (20,13) da disciplina, ao lançar a 18,05 metros.

A frase de Fortes foi apenas mais uma e talvez a que mais tenha destoado no rol de desculpas que alguns dos atletas eliminados precocemente utilizaram para justificar as suas prestações menos positivas.

Após ter conseguido um feito que milhares de atletas perseguem ao longo de penosos quatro anos, Vânia Silva desculpou o seu 46º lugar no martelo com o facto de... não se dar com grandes competições.

"Estava bem, fiz o aquecimento bem. A única explicação é que, infelizmente, não sou muito dada a este tipo de competições. Em campeonatos da Europa, campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, o melhor que fiz foi 63 metros nos últimos Jogos", lamentou no final a atleta.

"Tareiazinha" e "banhozinho" foram algumas das expressões escolhidas por Arnaldo Abrantes para dizer que aprendeu com estes Jogos e que já partirá para as próximas competições com a lição aprendida, depois de ter "bloqueado" com a imagem do Estádio Nacional de Pequim cheio.

Também curiosa foi a desculpa do cavaleiro Miguel Ralão Duarte, que, montando Oxallys da Meia Lua, disse que desistiu da prova de "dressage" no hipismo devido ao medo que a égua mostrou do ecrã instalado no recinto.

"Fizemos um aquecimento muito bom, estávamos os dois muito descontraídos, mas, quando entrei no recinto, percebi logo que a égua estava com medo", disse Ralão Duarte, justificando ainda que a "dressage" é uma disciplina que não depende só dos cavaleiros, mas também de animais com vontade própria.

Uma das modalidades que chegou a Pequim com expectativas elevadas e acabou por desiludir foi o judo, mas, apesar dos resultados terem ficado aquém das ambições, o que ressaltou foram algumas críticas às arbitragens.

"Não tivemos uma competição justa. Lutei um pouco contra os árbitros. Saí com vontade de rir. Pensei que estava a lutar contra quatro pessoas. Mas nem quero dar isso como desculpa. Quando estamos num dia para ganhar, entramos e projectamos a outra pessoa por ippon se for preciso, mesmo que os árbitros não estejam a ajudar", disse Telma Monteiro, a maior esperança de medalha no judo, mas que acabou por ter de se contentar com o nono posto.

Outros atletas preferiram justificar os maus resultados com a falta de apoios ou de condições de treino.

Esse foi o caso de Gustavo Lima, que se queixou da falta de condições de treino e de que se encontraria em Pequim sem treinador, embora a comitiva da vela tenha integrado Gonçalo Carvalho, treinador da classe Laser.

Depois de ter elogiado o comportamento dos seus companheiros no triatlo, Vanessa Fernandes, que conquistou a medalha de prata, e única para Portugal, nos presentes Jogos, classificou de "patética" a desculpabilização de alguns atletas portugueses.

"Acho que falta (atitude). Falta mesmo. Terem um pouco a consciência do que é um evento como estes. Isto tem de vir mesmo do coração e não sinto muita gente a vir (para os Jogos) com isso cá dentro. Vêm cá e... pronto. Olha está feito. Aqui tens de competir a fundo, mas isso é que é difícil", atirou.

A vice-campeã olímpica criticou a atitude dos atletas que tentam justificar as suas prestações com factores exteriores.

"Como não assumem a responsabilidade deles, começam a julgar coisas exteriores. A desculpar-se ou a criticar alguém ou alguma coisa. É patético. É a pior coisa que um atleta pode fazer", sublinhou.


Quem não se refugiou em desculpas foi o velocista Francis Obikwelu, medalha de prata em Atenas2004 nos 100 metros e que apostava forte na mesma distância em Pequim.

"Agradeço a todos, porque estiveram a ver-me na televisão, e peço desculpa. Eu estou a ganhar dinheiro porque o povo português está a pagar para eu estar aqui e não consegui chegar à final. Este é o meu trabalho e queria pelo menos dar uma final aos portugueses", afirmou Obikwelu, pouco depois de ter falhado o apuramento para a final da prova.

A prestação menos conseguida dos atletas portugueses já provocou alguns danos, tendo o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, já anunciado que não pretende se recandidatar devido a ter falhado o objectivo que delineou para os jogos: três a quatro medalhas e 60 pontos.

VR.

Lusa/fim
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 20, 2008, 02:02:42 pm
Pequim2008: Vicente Moura defende revisão de todo o sistema desportivo português

20 de Agosto de 2008, 11:44

** Rui Barbosa Batista, Agência Lusa **

Shunyi, China, 20 Ago (Lusa) -- Vicente Moura considerou hoje que para Portugal ganhar as medalhas desejadas nos Jogos Olímpicos é necessário rever todo o sistema desportivo do país, pois entende que a acção única do Comité Olímpico de Portugal é manifestamente insuficiente.

"Se é preciso vir aqui ganhar algumas medalhas é o sistema desportivo português que tem de responder. O COP, naturalmente, com certeza o Governo também, as escolas, o desporto escolar, autárquico e universitário. É todo o sistema integrado de desenvolvimento desportivo. Tem de ser tudo avaliado", disse o presidente do COP.

O dirigente defende que "o Projecto Olímpico tem de integrar-se e ser harmonizado com esse projecto muito mais vasto", deixando, no entanto, reflexões mais profundas para o regresso a Lisboa.

Ainda assim, Vicente Moura não tem dúvidas: "Parece que se comprova que a tentativa ou intenção do COP de, sozinho, assumir a responsabilidade desta preparação e participação olímpica já não chega, face às condições actuais das organizações. Talvez chegasse para os anos 90. Estamos atrasados quase uma década. Precisamos partir para outra".

"Temos de fazer uma reflexão em Portugal. Se queremos vir aos Jogos Olímpicos apenas para mostrar a bandeira, para estar presente - como muitos países africanos, sem qualquer tipo de ambição, que gastam pouco dinheiro, porque também não o têm, e vêm cá com cinco ou seis atletas, e satisfazem-se por isso - ou queremos vir aqui ganhar algumas medalhas", alertou.

Como exemplo da dificuldade de Portugal em competir com alguns países, Vicente Moura citou o exemplo da China "que tem 400.000 crianças de três a quatro anos a viver em permanência longe das famílias, em centros de alto rendimento de ginástica rítmica, circunstâncias que se aplicam a várias outras modalidades".

RBA.

Lusa
Título:
Enviado por: MERLIN em Agosto 20, 2008, 03:02:43 pm
O virus da desculpa futebolistica ja chegou aos outros atletas: é o arbitro, é o ecrã, são os calções... Haja paciência!!!
Cumptos
Título:
Enviado por: André em Agosto 20, 2008, 03:47:56 pm
Naide evitou atletas que ainda vão competir porque era má companhia

Naide Gomes evitou estar em contacto com os atletas que ainda vão competir nos Jogos Olímpicos Pequim2008, porque não era "uma companhia agradável" devido ao seu estado de espírito, depois de terça-feira ter sido eliminada no salto em comprimento.
Após dizer que recebeu o apoio de amigos, colegas da equipa e responsáveis, como o "amigo" secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, a campeã mundial em pista coberta revelou que evitou o contacto com Nelson Évora, que quinta-feira tem a final do triplo salto.

"Tentei não estar ao pé das pessoas que ainda vão competir. O meu estado de espírito era péssimo e não podia passar, de maneira nenhuma, esse estado de espírito para quem ia competir", disse a atleta, quando questionada sobre se falara com o campeão mundial do triplo salto.

Naide Gomes, 28 anos, afirmou que Nelson Évora "está bem" e frisou que, por agora, não quer estar perto dele. "Depois da competição encontramo-nos".

"Desejo muito boa sorte a todos os que vão competir, não só ao Nelson, mas neste momento não sou uma companhia agradável para quem vai competir. Procurei resguardar-me um pouco no meu quarto e sair um bocado...", acrescentou.

Autora da melhor marca mundial do ano, 7,12 metros conseguidos em 29 de Julho no Mónaco, Naide Gomes falhou a presença na final do comprimento com dois saltos nulos e apenas 6,29 no terceiro, prejudicado por uma corrida em que chegou a travar para tentar acertar o passo nos metros finais.

"Ainda não li os jornais e não vou ler durante alguns dias porque agora não preciso de ler. Preciso é do apoio das pessoas que sempre acreditaram em mim. Recebi tantas, tantas mensagens, tantos telefonemas. Nos Mundiais não recebi tantos telefonemas de apoio como ontem (terça-feira)", disse.

Revelando que "o apoio tem vindo de todos os lados", a atleta portuguesa, quarta nos Mundiais de 2007 ao ar livre, em Osaca, Japão, sublinhou que "é preciso seguir em frente", sustentando: "Não vale a pena estarmo-nos a massacrar mais com isto. Correu mal, ponto final".

"Infelizmente correu mal, não há explicação plausível para o que aconteceu. Dei o meu melhor, mas infelizmente não tive a sorte que merecia. Mas a vida é mesmo assim, estou pronta para seguir em frente", referiu.

Admitindo que no terceiro salto "obviamente" teve medo, "porque estava a ver a fugir uma oportunidade de passar à final e queria tanto", reafirmou que ficou "muito triste" consigo própria, mas frisou: "É mesmo assim, acontece aos melhores e infelizmente aconteceu comigo".

"Estava tranquila, só fiquei nervosa no último salto. Estava muito à-vontade, estava muito soltinha, estava com a convicção de que iria passar e dar o meu melhor", revelou.

Segundo Naide Gomes, "é obvio" que a inesperada eliminação "custou e ainda está a custar" a digerir, mas assegurou que é "forte" e está "pronta para outro".

"Que venham os próximos. Os grandes atletas fazem-se destes momentos, não só dos bons. Nos momentos maus é que temos de saber gerir e conseguir ultrapassar para seguir em frente", disse Naide Gomes.

Por isso vai regressar rapidamente à competição e, como estava previsto, disputar o "meeting" de Lausana, Suíça, em 02 de Setembro, e a final do Grande Prémio, em Estugarda, Alemanha, nos dias 13 e 14.

Garantindo que está "em forma" e "pronta para continuar a treinar", a campeã mundial de pista coberta em Valência 2008 sublinhou: "A época ainda não acabou para mim. Ainda tenho muito que demonstrar".

Nestas duas provas espera conseguir bater o recorde nacional de 7,12, mas não promete nada, "como sempre" tem feito ao longo da sua carreira. "Era um brinde que me oferecia e ao meu treinador, para colmatar esta dor".

Para si, o título olímpico é "o sonho de uma vida", mas acredita que ainda pode alcançá-lo, porque não vai desistir e "não é um momento destes que vai deitar abaixo uma carreira tão longa" como a sua.

"O trabalho todo que fizemos durante a época foi por água abaixo naquele momento e estamos muito tristes por isso. Mais do que ninguém, sentimos a frustração de vermos um sonho ir por água abaixo. Mas o desporto é assim mesmo. A vida continua, não estou doente, não morri, não morreu ninguém", enfatizou.

A Naide Gomes, que teve o apoio do namorado e da irmã em Pequim, os quais foram "muito importantes", não interessa saber quanto dinheiro perdeu por ter falhado a discussão do título olímpico.

"Isso a mim não me interessa nada. Quem me dera a mim estar naquela final. Era o sonho de uma vida. Por mim podia ganhar uma medalha e não ganhar dinheiro nenhum. Acho que uma medalha olímpica vale todo o dinheiro do Mundo", rematou.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Agosto 20, 2008, 03:48:33 pm
Estado investiu 14 milhões em projecto falhado ...

A cinco dias do encerramento de Pequim 2008, o Comité Olímpico Português (COP) assumiu já a sua derrota num projecto em que o Estado investiu 14 milhões de euros, indicam números publicados esta quarta-feira no Diário de Notícias (DN).

Com 12 dias de provas, a delegação portuguesa, a maior de sempre, composta por 77 atletas obteve uma medalha de prata e 16 pontos (em Atenas 2004, Portugal conquistou uma de bronze, duas de prata e um total de 43 pontos).

Vicente Moura «não resistiu ao salto falhado de Naide Gomes, ao quarto lugar de Gustavo Lima, às criticas de Vanessa Fernandes, à falta de brio de alguns atletas, ao ambiente de completa revolta instalado na comitiva e, sobretudo, à fuga das medalhas que o próprio prometeu ao País e ao Governo», diz o artigo do DN.

É que, pela "promessa" (quatro medalhas e 60 pontos) o presidente do COP recebeu 14 milhões de euros, num contrato ("Projecto Pequim") assinado em 2005. «O projecto Pequim tem como objectivo principal assegurar especiais condições de preparação aos participantes ou selecções nacionais que reúnem condições desportivas para obterem classificações relevantes nos Jogos Olímpicos de Pequim», lê-se no contrato programa assinado por Vicente Moura e pelo então presidente do Instituto de Desporto de Portugal, José Manuel Constatino.

Por este contrato, o Estado comparticipou com 14 milhões de euros, verba que o COP canalizou para Federações, clubes, atletas, treinadores e despesas do próprio Comité.

Por sua vez, o COP, uma entidade autónoma, comprometeu-se a obter «cinco classificações no pódio» (a fasquia desceu entretanto para quatro) e «12 classificações até ao 8.º lugar», conforme refere a cláusula 2 do contrato, publicado em Diário da República em Abril de 2005.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Agosto 20, 2008, 06:20:43 pm
Medalheiro de Pequim 2008: Rússia recupera, mas China lidera no ouro

Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Pequim (ordenadas pelas medalhas de ouro conquistadas):

China, 45 ouro/14 prata/20 bronze, 79 no total
Estados Unidos, 26 ouro/28 prata/28 bronze, 82
Grã-Bretanha, 16 ouro/10 prata/11 bronze, 37
Rússia, 13 ouro/14 prata/18 bronze, 45
Austrália, 11 ouro/12 prata/13 bronze, 36
Alemanha, 11 ouro/8 prata/9 bronze, 28
Coreia do Sul, 8 ouro/10 prata/6 bronze, 24
Japão, 8 ouro/6 prata/9 bronze, 23
Itália, 6 ouro/7 prata/7 bronze, 20
Ucrânia, 5 ouro/5 prata/8 bronze, 18
França, 4 ouro/12 prata/14 bronze, 30
Holanda, 4 ouro/5 prata/4 bronze, 13
Jamaica, 4 ouro/3 prata/0 bronze, 7
Roménia, 4 ouro/1 prata/3 bronze, 8
Espanha, 3 ouro/5 prata/2 bronze, 10
Polónia, 3 ouro/4 prata/1 bronze, 8
Nova Zelândia, 3 ouro/1 prata/5 bronze, 9
Eslováquia, 3 ouro/1 prata/0 bronze, 4
Canadá, 2 ouro/6 prata/5 bronze, 13
Quénia, 2 ouro/4 prata/2 bronze, 8
Bielorrússia, 2 ouro/3 prata/8 bronze, 13
Rep. Checa, 2 ouro/3 prata/0 bronze, 5
Dinamarca, 2 ouro/1 prata/3 bronze, 6
Coreia do Norte, 2 ouro/1 prata/3 bronze, 6
Etiópia, 2 ouro/1 prata/0 bronze, 3
Suíça, 2 ouro/0 prata/3 bronze, 5
Geórgia, 2 ouro/0 prata/2 bronze, 4
Cuba, 1 ouro/6 prata/6 bronze, 13
Cazaquistão, 1 ouro/3 prata/4 bronze, 8
Zimbabué, 1 ouro/3 prata/0 bronze, 4
Azerbaijão, 1 ouro/2 prata/2 bronze, 5
Noruega, 1 ouro/2 prata/2 bronze, 5
Eslovénia, 1 ouro/2 prata/2 bronze, 5
Turquia, 1 ouro/2 prata/1 bronze, 4
Bulgária, 1 ouro/1 prata/3 bronze, 5
Indonésia, 1 ouro/1 prata/3 bronze, 5
Finlândia, 1 ouro/1 prata/1 bronze, 3
Estónia, 1 ouro/1 prata/0 bronze, 2
Mongólia, 1 ouro/1 prata/0 bronze, 2
Tailândia, 1 ouro/1 prata/0 bronze, 2
Brasil, 1 ouro/0 prata/5 bronze, 6
Argentina, 1 ouro/0 prata/1 bronze, 2
Índia, 1 ouro/0 prata/1 bronze, 2
México, 1 ouro/0 prata/1 bronze, 2
Bahrein, 1 ouro/0 prata/0 bronze, 1
Camarões, 1 ouro/0 prata/0 bronze, 1
Panamá, 1 ouro/0 prata/0 bronze, 1
Tunísia, 1 ouro/0 prata/0 bronze, 1
Hungria, 0 ouro/4 prata/1 bronze, 5
Suécia, 0 ouro/3 prata/0 bronze, 3
Uzbequistão, 0 ouro/2 prata/3 bronze, 5
Áustria, 0 ouro/1 prata/2 bronze, 3
Grécia, 0 ouro/1 prata/2 bronze, 3
Lituânia, 0 ouro/1 prata/2 bronze, 3
Argélia, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Colômbia, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Croácia, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Quirgistão, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Sérvia, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Chile, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Rep. Dominicana, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Equador, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Malásia, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
PORTUGAL, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
África do Sul, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Singapura, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Trindade e Tobago, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Vietname, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Arménia, 0 ouro/0 prata/5 bronze, 5
China Formosa, 0 ouro/0 prata/3 bronze, 3
Afeganistão, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Egipto, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Irão, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Israel, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Letónia, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Marrocos, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Tajiquistão, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Togo, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Venezuela, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1

Maisfutebol
Título:
Enviado por: quintanova em Agosto 20, 2008, 07:53:19 pm
Não sei se já se falou aqui disto, mas a imprensa parece esquecer-se.
Para um país sem qualquer espécie de desporto escolar, apoio ao desporto intermédio, tanto de formação como sénior, um país que destroi pistas de atletismo por ordem da toda poderosa UEFA; para um país cujo desporto rei quase nunca consegue ir aos Olímpicos e quando vai mama 4-1 do Iraque.
Para um país como este, 1 medalha de prata é demais, na verdade; embora apenas vá na senda dos extraordinários - curiosamente quase todos formados em estrada (Lopes, Mota, Ribeiro, Fernandes), sem praticamente necessidade de verdadeiros equipamentos (que não os há, senão em Espanha).
Um país que não tem desporto, não pode aspirar a medalhas. Isso é para os que levam o desporto a sério...

Todo e qualquer atleta português em Pequim é um heroi por lá ter chegado. Cumpriram mínimos, ganharam torneios de apuramento. Nem a COP nem o Governo deu almoços grátis a ninguém.

No meio do deserto, é sempre provável que surja um oásis.

Desporto escolar a sério, já!
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 20, 2008, 10:03:59 pm
A mim bastava um terreno limpo para o tiro ao arco... :(
Título:
Enviado por: André em Agosto 21, 2008, 12:00:48 am
Gustavo Lima só volta atrás na decisão de terminar carreira com "mudança muito radical" ...

O velejador português Gustavo Lima, quarto classificado na classe Laser nos Jogos Olímpicos Pequim2008, advertiu hoje que apenas "uma mudança muito radical" o fará voltar atrás na decisão de terminar prematuramente a carreira, alegando falta de condições.

À chegada ao aeroporto de Lisboa, Gustavo Lima denunciou que "a vela olímpica não está no bom caminho" e avisou que 1000 euros mensais (comparticipação pública para os atletas de nível 2) não constituem "motivação suficiente" para comntinuar.

"A decisão que tomei ontem (terça-feira) tem razões de ser muito fortes e nada tem a ver com o resultado, porque é um resultado honroso. Para voltar atrás seria precisa uma mudança muito radical", disse o velejador, que ficou a um ponto de conquistar a medalha de bronze.

Para Gustavo Lima, João Rodrigues, 11º classificado na classe RS:X em Pequim2008, é um bom exemplo de que a "vela olímpica não está no bom caminho": "Os critérios de selecção não são os melhores. O João Rodrigues é vice-campeão mundial e está fora do Projecto Olímpico. É inconcebível".

O velejador assinalou que não representa Portugal "na brincadeira", mas lembrou que "as bolsas olímpicas não são actualizadas há 12 anos", reconhecendo a dificuldade de "encontrar motivação suficiente com 1000 euros mensais".

"Faço vela há 13 anos, fui campeão europeu e mundial e fiquei a um ponto de uma medalha olímpica. A minha medalha são todas as pessoas que me vieram esperar e me apoiaram. São elas que vão alimentar a minha auto-estima", explicou Gustavo Lima.

O velejador desvalorizou as críticas à atitude pouco profissional de alguns atletas da missão olímpica portuguesa lançadas por Vanessa Fernandes, que conquistou a única medalha até agora em Pequim2008, ao arrebatar a prata no triatlo.

"Existe muita polémica com os atletas olímpicos e isso não faz sentido. Somos alvo de críticas e só temos tempo de antena de quatro em quatro anos, excepto algumas grandes figuras", lamentou o velejador luso.

Gustavo Lima prometeu para a próxima semana uma conferência de imprensa conjunta com o irmão Jorge Lima (falhou a qualificação para a regata das medalhas em 49er em Pequim2008) e Álvaro Marinho (oitavo classificado em 470, com Miguel Nunes), mas não adiantou qual o motivo.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Agosto 21, 2008, 12:04:24 am
Carlos Lopes diz que erros do presente podem ser úteis aos atletas no futuro

Carlos Lopes, campeão olímpico da maratona em Los Angeles 1984, considera que os erros que vários atletas portugueses estão a cometer em Pequim 2008 poderão reverter em ensinamentos que podem potenciar campeões no futuro.

"Muitos deles são um bocado imaturos. Ainda muito jovens. Têm pelo menos duas olimpíadas pela frente e muito que aprender. É com estes erros e excessos de hoje que podem tirar ilações benéficas para o futuro", justificou.

O medalha de prata nos 10.000 em Montreal 1976 pede paciência, de forma a "não pôr em causa todo o trabalho e potencialidade dos jovens", e alerta também os treinadores para o tipo de projectos que desenvolvem com os seus pupilos.

"Que (todos) aprendam com os erros que cometeram ao longo dos últimos dois anos. Os treinadores deviam pensar mais no futuro dos atletas, porque por vezes há excesso de competição, ao longo último ano, principalmente", acrescentou.

Carlos Lopes lembrou que só à terceira olimpíada conquistou a medalha de ouro, "com quase 38 anos": "Vamos sentir que são capazes. Incentivá-los a criar melhor espírito e mais certezas nas suas potencialidades e não só 'bater' porque hoje não fizeram grandes coisas. Quando foi campeão olímpico já levava uma grande experiência".

Lusa
Título:
Enviado por: André em Agosto 21, 2008, 01:19:31 pm
COP pede 16,8 M€ para os próximos Jogos Olímpicos

Depois de ter recebido 14 milhões de euros para a missão nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Comité Olímpico Português (COP) apresentou já ao Governo uma proposta de orçamento para a próxima campanha olímpica, em Londres: 16,8 milhões de euros.

Segundo a Rádio Renascença, só a participação dos atletas em Londres poderá custar 12 milhões de euros.

Relativamente aos 16,8 milhões, incluem já a participação nos Jogos da Juventude, agendados para Singapura, em 2010.

De acordo com a RR, 144 jovens, escolhidos por 19 federações desportivas, estão já a trabalhar, desde 2005, ao abrigo do projecto esperanças olímpicas, para essa competição, tendo já recebido do Estado português, nos últimos quatro anos, mais de dois milhões e meio de euros para se dedicarem ao desporto.

Na divisão do montante por federações, a maior parte cabe à do atletismo, com 16 atletas inscritos no projecto, logo seguida da do judo e da vela, com 15 elementos cada. Atrás, seguem as federações de canoagem, natação, ginástica, triatlo, além de outras mais, assim como de três equipas em desportos colectivos – andebol, pólo aquático e ciclismo.

Embora nem todos os possam participar nos próximos Jogos Olímpicos, fonte do COP afirmou que o Governo está a dar condições a todos os 144 atletas para que possam, pelo menos, tentar a qualificação.

Lusa
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Agosto 21, 2008, 01:42:00 pm
16,8M € isso nem foi metade do que o governo financiou para os estádios... que só serve um desporto e meia dúzia de atlétas, que ganham o suficiente para não pedirem esmola
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 21, 2008, 03:15:36 pm
Ganda Nelson! :D  :banana:
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 21, 2008, 03:19:19 pm
Citar
Nelson de Ouro
21 de Agosto de 2008, 15:15


Nélson Évora é medalha de ouro. Venceu o triplo salto com a maelhor marca, obtida no quarto ensaio, onde fez 17.67m

Phillips Idowu ficou em segundo lugar. O britânico fez   17.62m.    


No segundo ensaio fez 17.56 metros a melhor marca do ano. Por milésimos, Évora não "queimou" o salto. No terceiro ensaio, não teve a mesma sorte e não foi considerado válido.

No primeiro salto, Nelson Évora fez 17.31 metros.

Antes do quarto ensaio Nélson Évora chegou a liderar a prova mas no terceiro salto o britânico Phillips Idowu passou para o primeiro lugar ao fazer 1.62, o seu melhor resultado esta época. O quarto ensaio do britãnico não foi considerado valido. Neste momento está em segundo lugar



PARABÉNS NELSON :!:
Título:
Enviado por: Laruschuie em Agosto 21, 2008, 03:20:28 pm
Citação de: "quintanova"
Não sei se já se falou aqui disto, mas a imprensa parece esquecer-se.
Para um país sem qualquer espécie de desporto escolar, apoio ao desporto intermédio, tanto de formação como sénior, um país que destroi pistas de atletismo por ordem da toda poderosa UEFA; para um país cujo desporto rei quase nunca consegue ir aos Olímpicos e quando vai mama 4-1 do Iraque.
Para um país como este, 1 medalha de prata é demais, na verdade; embora apenas vá na senda dos extraordinários - curiosamente quase todos formados em estrada (Lopes, Mota, Ribeiro, Fernandes), sem praticamente necessidade de verdadeiros equipamentos (que não os há, senão em Espanha).
Um país que não tem desporto, não pode aspirar a medalhas. Isso é para os que levam o desporto a sério...

Todo e qualquer atleta português em Pequim é um heroi por lá ter chegado. Cumpriram mínimos, ganharam torneios de apuramento. Nem a COP nem o Governo deu almoços grátis a ninguém.

No meio do deserto, é sempre provável que surja um oásis.

Desporto escolar a sério, já!



Ora aí está uma grande verdade. Nas nossas escolas, Educação Física é uma coisa.. ou melhor, simplesmente, não é. Não é nada. E não é uma ou outra pessoa com qualidade que vai alterar isso.

Eu tive aulas de Educação Física durante dois anos com o Prof. João Ganço (sim, o treinador do Nélson Évora... hoje em dia já não dá aulas) e, sinceramente, não gostei. E agora perguntam-se "Não gostaste porquê? Era demasiado exigente? Só dava atletismo, que é a sua 'especialidade'"? Nada disso, não gostei porque as suas aulas eram iguais à dos outros professores todos: "Então, que querem jogar?" E como a minha turma tinha o dobro de raparigas que rapazes, acabava-se invariavelmente a jogar voleibol (que eu detesto) em vez de futebol, ou basket.

Por acaso acho que a culpa é do Prof. Ganço, ou que ele é mau professor/profissional? Não, e não podia. Treinar um atleta para os Jogos Olímpicos não é fácil. Ele realmente tentou puxar uma bocadinho por nós,mas era um esforço inútil. Não é no 10º e 11º anos que se vai incutir alguma cultura desportiva nos jovens. É verdade, ele tentou fazer uns corta-matos, umas corridas de velocidade, salto em comprimento, e lá havia um ou outro rapaz que até se dedicava minimamente (erámos só 7, portanto também não havia grandes surpresas nesses... eram os que praticavam andebol, ou basket, ou outra coisa qualquer, em clubes). Mas acabou por se render ao esquema "Então, que querem jogar hoje?"

As faltas de medalhas nos Olímpicos são uma desilusão? Não! Se os Portugueses querem medalhas, que levantem o rabinho do sofá e vão treinar! Se já são demasiado velhos para isso, puxem pelos filhos. Se não querem fazer nada, não se queixem, e aplaudam quem chega aos Olímpicos, que chegaram lá por mérito próprio, mas não lhes exijam nada. Não estão em posição para tal.

Porque o desporto, no nosso país, é uma miragem... nem no nosso desporto-rei, o futebol, somos bons o suficiente: até precisamos de ter brasileiros na seleção, para mesmo assim não ganhar nada. Não temos cultura desportiva, excepto talvez no hóquei - que poucos ligam.

É vergonhoso! Sei de imigrantes de Leste que aos 40 anos, fazem a espargata sem hesitar, sem ser necessário aquecimento. Quantos portugueses de 20 a fazem? Eu nunca consegui. Não é de admirar que os Europeus de Leste lutem pelas medalhas em ginástica, e nós nem lá apareçamos! Eles aprendem na escola, a fazer o pino, a roda, a espargata, etc, e fazem-no ao longo da juventude, e nós o que aprendemos? Nada. Eu nunca soube fazer o pino (é uma vergonha,mas é verdade), fazia uma roda que mais era um pneu furado, e aprendi a dar cambalhotas porque tive de aprender no karaté, se não queria bater de tromba no chão! E já é bom: a maioria do pessoal que conheço não faz ideia de como enrolar uma cambalhota à frente, em caso de necessidade, a espargata é um derivado dos espargos, e roda é a do carro (porque bicicleta, só no ginásio, das que não têm rodas).

É a nossa triste realidade, portanto, eu tenho o maior respeito pelos nossos atletas que realmente conseguem honrar internacionalmente um país que nada faz por eles.

P.S.: Peço desculpa pelo tom e comprimento do post, mas estas coisas enervam-me um bocado.
Título:
Enviado por: quintanova em Agosto 21, 2008, 03:21:25 pm
Agora quero ver as filas de automóveis à espera dele no aeroporto de Lisboa, e os autotanques a largar água colorida na pista...

4.ª medalha de ouro de sempre, a primeira numa modalidade técnica.
Mais 100 anos e ganhamos uma fora do Atletismo.

Àparte chatices e recriminações, viva o Nelson Évora e os seus 17,67 m.
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 21, 2008, 03:45:13 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Fimgs%2FIMAGENS_110981.jpg&hash=6e96cb215aaa8cacafa8417c5bf16f5d)
Título:
Enviado por: Xô Valente em Agosto 21, 2008, 04:35:30 pm
Á grande Nelson finalmente vamos ouvir a Portuguesa!!
 :D
Título:
Enviado por: André em Agosto 21, 2008, 05:41:04 pm
Medalheiro de Pequim 2008: China lidera, Portugal no 40º lugar

Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Pequim (ordenadas pelas medalhas de ouro conquistadas):

China, 46 ouro/15 prata/22 bronze, 83 no total
Estados Unidos, 29 ouro/34 prata/32 bronze, 95
Grã-Bretanha, 17 ouro/12 prata/11 bronze, 40
Rússia, 16 ouro/16 prata/19 bronze, 51
Austrália, 11 ouro/13 prata/14 bronze, 38
Alemanha, 11 ouro/8 prata/12 bronze, 31
Coreia do Sul, 10 ouro/10 prata/6 bronze, 26
Japão, 9 ouro/6 prata/9 bronze, 24
Itália, 6 ouro/7 prata /8 bronze, 21
Holanda, 6 ouro/5 prata/4 bronze, 15
Ucrânia, 5 ouro/5 prata/9 bronze, 19
Jamaica, 5 ouro/3 prata/1 bronze, 9
França, 4 ouro/12 prata/14 bronze, 30
Espanha, 4 ouro/5 prata/2 bronze, 11
Roménia, 4 ouro/1 prata/3 bronze, 8
Polónia, 3 ouro/4 prata/1 bronze, 8
Rep. Checa, 3 ouro/3 prata/0 bronze, 6
Nova Zelândia, 3 ouro/1 prata/5 bronze, 9
Eslováquia, 3 ouro/1 prata/1 bronze, 5
Geórgia, 3 ouro/0 prata/3 bronze, 6
Canadá, 2 ouro/7 prata/5 bronze, 14
Cuba, 2 ouro/6 prata/6 bronze, 14
Quénia, 2 ouro/4 prata/2 bronze, 8
Bielorrússia, 2 ouro/3 prata/8 bronze, 13
Dinamarca, 2 ouro/1 prata/3 bronze, 6
Coreia do Norte, 2 ouro/1 prata/3 bronze, 6
Etiópia, 2 ouro/1 prata/0 bronze, 3
Suíça, 2 ouro/0 prata/3 bronze, 5
Cazaquistão, 1 ouro/4 prata/5 bronze, 10
Noruega, 1 ouro/3 prata/2 bronze, 6
Turquia, 1 ouro/3 prata/2 bronze, 6
Zimbabué, 1 ouro/3 prata/0 bronze, 4
Brasil, 1 ouro/2 prata/5 bronze, 8
Azerbaijão, 1 ouro/2 prata/3 bronze, 6
Uzbequistão, 1 ouro/2 prata/3 bronze, 6
Eslovénia, 1 ouro/2 prata/2 bronze, 5
Bulgária, 1 ouro/1 prata/3 bronze, 5
Indonésia, 1 ouro/1 prata/3 bronze, 5
Finlândia, 1 ouro/1 prata/1 bronze, 3
Estónia, 1 ouro/1 prata/0 bronze, 2
Mongólia, 1 ouro/1 prata/0 bronze, 2
PORTUGAL, 1 ouro/1 prata/0 bronze, 2
Tailândia, 1 ouro/1 prata/0 bronze, 2
Argentina, 1 ouro/0 prata/2 bronze, 3
Índia, 1 ouro/0 prata/1 bronze, 2
México, 1 ouro/0 prata/1 bronze, 2
Bahrein, 1 ouro/0 prata/0 bronze, 1
Camarões, 1 ouro/0 prata/0 bronze, 1
Panamá, 1 ouro/0 prata/0 bronze, 1
Tunísia, 1 ouro/0 prata/0 bronze, 1
Hungria, 0 ouro/4 prata/1 bronze, 5
Suécia, 0 ouro/3 prata/1 bronze, 4
Lituânia, 0 ouro/2 prata/3 bronze, 5
Áustria, 0 ouro/1 prata/2 bronze, 3
Croácia, 0 ouro/1 prata/2 bronze, 3
Grécia, 0 ouro/1 prata/2 bronze, 3
Argélia, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Colômbia, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Quirgistão, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Sérvia, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Tajiquistão, 0 ouro/1 prata/1 bronze, 2
Chile, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Rep. Dominicana, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Equador, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Malásia, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
África do Sul, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Singapura, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Trindade e Tobago, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Vietname, 0 ouro/1 prata/0 bronze, 1
Arménia, 0 ouro/0 prata/5 bronze, 5
China Formosa, 0 ouro/0 prata/4 bronze, 4
Afeganistão, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Bahamas, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Egipto, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Irão, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Israel, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Letónia, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Marrocos, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Togo, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1
Venezuela, 0 ouro/0 prata/1 bronze, 1

Maisfutebol
Título:
Enviado por: André em Agosto 21, 2008, 06:07:40 pm
Vicente Moura: Nelson Évora e a Missão portuguesa mereciam o ouro

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, considerou hoje que Nelson Évora e a Missão lusa nos Jogos Olímpicos «mereciam» o ouro conquistado pelo atleta no triplo salto em Pequim 2008.

«A missão merecia esta medalha e o Nélson Évora também. É um grande atleta, como se viu aqui. Provou que está em grande forma. Dominou quase sempre este concurso de saltos», vincou.

Este ouro, adicionado à prata de Vanessa Fernandes no triatlo, constituem já «o melhor desempenho de sempre de Portugal em termos de conjunto de medalhas». Esta é também a quarta medalha de ouro na história de 100 anos olímpicos em Portugal.

«Isto não obsta que tenho de assumir que nem tudo correu bem em termos gerais. Esperávamos resultados melhores. Ficámos muito longe dos 60 pontos que era o que comprovava que havia melhoria global do desporto português. Já não vai ser possível. O Chefe de Missão há-de apresentar o seu relatório e eu o meu à comissão executiva. É preciso reflectir», frisou.

Pelo facto dos resultados terem ficado aquém do que esperava, o presidente do COP mantém que «tem de haver alterações, não importa quem as fizer».

«É importante que o trabalho que está feito não ser perca e que com a experiência colhida seja possível partir para metas ainda mais ambiciosas», reforçou.

No fim, deixou uma palavra especial a uma campeã para quem Pequim2008 se tornou um pesadelo: «Gostava de envolver neste abraço ao Nelson Évora a Naide Gomes. As coisas não correram como todos desejariam. É uma grande atleta como demonstrará no futuro, inclusivamente nos Jogos de 2012».

«O desporto português está de parabéns», concluiu.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Agosto 21, 2008, 06:14:17 pm
«É inesquecível», diz Nélson Évora

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi120.photobucket.com%2Falbums%2Fo171%2Fdesportugal_album%2Fnelson_evora_desportugal.jpg&hash=dd9c0935110d1c4f3d5ca9b41d811962)

Nelson Évora tornou-se esta quinta-feira no quarto português a conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas. No final da prova, o atleta estava “nas nuvens” pela conquista da medalha mas não esqueceu nem o trabalho que teve para chegar a este momento, nem os colegas da comitiva olímpica portuguesa.

Em Pequim, Nélson Évora foi o mais elástico no triplo salto, pulando 17,67 metros, melhor marca do ano até ao momento.

Aos microfones da rádio Antena 1, após a concretização do Ouro olímpico, o atleta disse estar nas nuvens tal como já tinha acontecido nos Mundiais de Osaka, em 2007.

«Não consigo acreditar neste feito. Custou, ainda vai demorar alguns dias para digerir isto (…).Nos próximos quatro anos serei campeão olímpico e isso ninguém me poderá tirar», disse o atleta.

Ainda assim, explicou Évora, a conquista desta medalha tem um sabor especial até porque lhe exigiu muito trabalho de preparação.

O atleta fez ainda questão de elogiar o esforço dos companheiros, numas Olimpíadas que têm sido marcadas por alguma polémica.

TSF
Título:
Enviado por: abatista em Agosto 21, 2008, 06:55:32 pm
Ganda Nelson! E de repente o Sr. Cmdt já n se quer demitir..  c34x
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 21, 2008, 09:22:48 pm
Citação de: "abatista"
Ganda Nelson! E de repente o Sr. Cmdt já n se quer demitir..  c34x


Mais palavras para quê?
Assim se confirma o calibre do personagem.
Título:
Enviado por: TOMSK em Agosto 21, 2008, 11:51:20 pm
Citação de: "Luso"
Citação de: "abatista"
Ganda Nelson! E de repente o Sr. Cmdt já n se quer demitir..  :D Parabéns :!:  :lol:
Título:
Enviado por: Ermit em Agosto 22, 2008, 12:40:08 am
Desculpem o off-toppic

Mas aqui no forum defesa também pudia-mos bater o recorde de visitas, que está actualmente em 217 no dia 30/06/2007.
Que tal marcar um dia para aparecer os foristas todos em peso? já somos mais de 2000...  :lol:


Cumprimentos
Título:
Enviado por: TOMSK em Agosto 22, 2008, 12:42:11 am
Citação de: "Ermit"
Desculpem o off-toppic

Mas aqui no forum defesa também pudia-mos bater o recorde de visitas, que está actualmente em 217 no dia 30/06/2007.
Que tal marcar um dia para aparecer os foristas todos em peso? já somos quase 2000...  :D
Alinho  :wink:
Título:
Enviado por: André em Agosto 22, 2008, 12:42:57 am
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "Ermit"
Desculpem o off-toppic

Mas aqui no forum defesa também pudia-mos bater o recorde de visitas, que está actualmente em 217 no dia 30/06/2007.
Que tal marcar um dia para aparecer os foristas todos em peso? já somos quase 2000...  :D
Alinho  :wink:
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 22, 2008, 11:12:03 am
Entrega da Medalha hoje ás 13h00 c34x

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi38.tinypic.com%2F3500z6c.gif&hash=b0f44cc2bb17b9bd0c2569431d5b208f)
Título:
Enviado por: Ermit em Agosto 22, 2008, 02:10:06 pm
Então era só o Administrador Executivo fazer uma convocatória a todos os membros do forum... :rir: ele com a vontade que esta a "remar" também pudia ter concorrido na K1 de canoagem.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Garcia em Agosto 24, 2008, 12:12:14 pm
Ups, não ganhei mas toma lá  :G-boxing: já fico contente com isto! Hahaha.

Agora também já nao vai ganhar mais nada no taekwondo.

http://www.youtube.com/watch?v=24BLj5DmbBw (http://www.youtube.com/watch?v=24BLj5DmbBw)

É de lembrar que nestes jogos Olímpicos, nesta modalidade, foram cometidos graves erros de arbitragem no entanto este tipo de comportamento é intoleravél.
Título:
Enviado por: André em Agosto 24, 2008, 04:46:07 pm
Os Jogos de Phelps, Bolt e... da China

O nadador norte-americano Michael Phelps, o atleta jamaicano Usain Bolts e a China foram os grandes triunfadores dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, tendo todos alcançado os objectivos propostos.

Phelps foi o primeiro a sair de Pequim com largos motivos de satisfação, ao superar o recorde de medalhas de ouro em apenas uma edição dos Jogos Olímpicos, que estava na posse do seu compatriota e também nadador Mark Spitz desde Munique 1972.

O feito de Phelps, que, além das oito medalhas de ouro, obteve ainda sete recordes mundiais, entre provas individuais e estafetas, coloca-o como o homem dos Jogos e no leque dos maiores de sempre.

Também Bolt entrou em Pequim com um objectivo definido e acabou por sair completamente satisfeito, sagrando-se campeão nos 100, 200 e 4x100 metros, todas as provas com recorde mundial.

A Jamaica, embora tenha falhado na prova dos 4x100 metros femininos, também esteve em evidência e sai de Pequim com um título resumido por Asafa Powell: "A Jamaica é a capital mundial da velocidade".

A China sai dos "seus" Jogos também triunfante, tendo conseguido o propósito de ganhar mais medalhas de ouro (51), bem longe dos Estados Unidos (36), país que teve de se contentar com o facto de ter ganho mais medalhas no total (110 contra 100).

Bom sinal deu igualmente a equipa olímpica da Grã-Bretanha, ao sair de Pequim num surpreendente quarto lugar, só atrás da China, EUA e Rússia, abrindo boas perspectivas para Londres 2012.

No entanto, para os Jogos de Londres, a Grã-Bretanha parte com objectivos bem mais modestos que os apresentados pelos chineses, embora espere bem melhor que as 19 medalhas de ouro conquistadas em Pequim, fazendo valer o investimento de 330 milhões de euros nos últimos quatro anos.

O orçamento para os jogos de Londres é bem menos elevado que o de Pequim, o mais elevado da história e estimado entre os 25 e os 30 mil milhões de euros. Fixado inicialmente em 4,3 mil milhões de euros, o orçamento londrino praticamente já triplicou para os 11,8 mil milhões.

Novamente na vertente desportiva, além de Phelps, os norte-americanos tiveram razões para sorrir nas modalidades, com o "dream team" do basquetebol a recuperar o título olímpico com um grande passeio, enquanto o voleibol voltou ao lugar mais alto do pódio depois de Seul 1988.

O futebol voltou a consagrar a Argentina, que assegurou o terceiro título consecutivo ao bater na final a Nigéria por 1-0 - golo do benfiquista Angel Di Maria -, precisamente a equipa que derrotou a selecção sul-americana em Atlanta 1996.

O combate ao doping voltou a ser uma grande aposta, tanto por parte da organização como por parte do Comité Olímpico Internacional (COI), tendo o reduzido número de casos sido apontado como um sucesso.

No entanto, são muitas as desconfianças, baseadas em performances de alguns países, como a China, vencedora destacada do quadro de medalhas, da Jamaica, que pulverizou as provas de velocidade do atletismo, e em atletas invencíveis, onde se destacam os nomes de Phelps e Bolt.

Lusa
Título:
Enviado por: legionario em Agosto 24, 2008, 08:01:56 pm
Um encontro de 2000 foristas ? até podemos fazer umas olimpiadas entre nos : sueca, malha, matraquilhos...:):)
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 24, 2008, 09:11:34 pm
Pequim, 24 Ago (Lusa) - Resultados dos 77 atletas portugueses que competiram

nos Jogos Olímpicos Pequim2008, hoje concluídos:  

 

     

Atletas:  

- Atletismo (27):  

Jessica Augusto        3.000 obst.              20ª  

                       5.000 metros             26ª  

Clarisse Cruz          3.000 metros obst.       34ª  

Sara Moreira           3.000 metros obst.       22ª  

Carmo Tavares          800 metros               21ª  

Ana Dias               Maratona                 46º  

Marisa Barros          Maratona                 32º  

Inês Monteiro          Maratona                 desistiu  

Sandra Helena Tavares  Vara                     19ª  

Naide Gomes            Comprimento              32ª  

Vânia Silva            Martelo                  46ª  

Sílvia Cruz            Dardo                    24ª  

Susana Feitor          20 km marcha             desistiu  

Vera Santos            20 km marcha             10ª  

Ana Cabecinha          20 km marcha              8ª  

Francis Obikwelu       100 metros               11º  

Arnaldo Abrantes       200 metros               52º  

Alberto Paulo          3.000 metros obst.       34º  

Rui Pedro Silva        10.000 metros            34º  

Paulo Gomes            Maratona                 30º  

Hélder Ornelas         Maratona                 46º  

Edivaldo Monteiro      400 metros barr.         20º  

Nelson Évora           Triplo salto              1º (OURO)  

Marcos Fortes          Peso                     38º  

João Vieira            20 km marcha             32º  

Sérgio Vieira          20 km marcha             45º  

António Pereira        50 km marcha             11º  

Augusto Cardoso        50 km marcha             40º  

 

- Badminton (2):  

Ana Moura              Singulares femininos     1ª elimin.  

Marco Vasconcelos      Singulares masculinos    1ª elimin.  

 

- Canoagem (4):  

Emanuel Silva          K1-500 metros            17º  

                       K1-1.000 metros          10º  

Teresa Portela         K1-500 metros            14ª  

Helena Rodrigues       K2-500 metros            11ª  

Beatriz Gomes  

 

- Ciclismo (3):  

André Cardoso          Estrada (em linha)       72º  

Nuno Ribeiro           Estrada (em linha)       28º  

Sérgio Paulinho        Estrada (em linha)       a)  

 

- Equestre (3):  

Individual:  

Miguel Ralão Duarte    Ensino                   desistiu  

Carlos Pinto           Ensino                   39º    

Daniel Pinto           Ensino                   33º  

Por equipas:           Ensino                   eliminado  

                       Miguel Ralão Duarte  

                       Carlos Pinto  

                       Daniel Pinto  

 

- Esgrima (2):  

Débora Nogueira        Florete                  40ª (1ª elim).  

Joaquim Videira        Espada                   26º (1/16)  

 

- Judo (5):  

Ana Hormigo            -48 kg                    7ª  

Telma Monteiro         -52 kg                    9ª  

Pedro Dias             -66 kg                    9º  

João Pina              -73 kg                   11º  

João Neto              -81 kg                    9º  

 

- Natação (10):  

Tiago Venâncio         100m livres              45º  

                       200m livres              39º  

Diogo Carvalho         200m estilos             18º  

Fernando Costa         1.500m                   29º  

Diana Gomes            100m bruços              26ª  

                       200m bruços              29ª  

Carlos Almeida         200m bruços              32º  

Sara Oliveira          100m mariposa            35ª  

                       200m mariposa            19ª  

Pedro Oliveira         200m costas              28º  

                       200m mariposa            24º  

Simão Morgado          100m mariposa            33º  

Daniela Inácio         10.000m águas abertas    17ª  

Arsenyi Lavrentyev     10.000m águas abertas    22º  

 

- Remo (2):  

Nuno Mendes            Double-scull ligeiro      8º  

Pedro Fraga            Double-scull ligeiro  

 

- Taekwondo (1):  

Pedro Póvoa            -58kg                     7º  

 

- Ténis-de-mesa (3):  

João Pedro Monteiro    singulares masculinos    1ª elimin.  

Marcos Freitas         singulares masculinos    2ª elimin.  

Tiago Apolónia         singulares masculinos    1ª elimin.  

 

- Tiro (1):  

João Costa             Pistola Livre (50m)      33º  

                       Pist. ar comp. (10m)     18º  

 

- Tiro com arco (1):  

Nuno Pombo             Individual               50º (1ª elim.)  

 

- Tiro com armas de Caça (1):  

Manuel Vieira da Silva Trap-Fosso Olímpico      27º  

 

- Trampolins (2):  

Ana Rente              Femininos                16ª  

Diogo Ganchinho        Masculinos               11º  

 

- Triatlo (3):  

Vanessa Fernandes      Femininos                 2ª (PRATA)  

Bruno Pais             Masculinos               17º  

Duarte Marques         Masculinos               45º  

 

- Vela (8):  

Afonso Domingos        Star                      8º  

Bernardo Santos  

Álvaro Marinho         470                       8º  

Miguel Nunes  

Jorge Lima             49'er                    11º  

Francisco Andrade  

Gustavo Lima           Laser                     4º  

João Rodrigues         Prancha RS:X             11º  

</PRE>  

 

 

    a) Não viajou para Pequim à última hora, por não ter conseguido autorização do Comité Olímpico Internacional para tomar medicamentos para as dificuldades respiratórias.
Título:
Enviado por: zocuni em Agosto 25, 2008, 12:21:56 am
É caso para dizer que nunca tantos foram tão poucos.Gente de mais para poucos resultados,penso que terá de haver mais selectividade de critérios para se enviar atletas para as Olimpiadas,só realizarem os minimos não me convencem.
Nada tenho contra o que ganham os atletas de alta competição,porém para se viver nesse meio são precisas marcas,resultados pelo menos irem lá e realizarem o que nunca fizeram,no fundo records pessais.Penso que se ficou longe disso.
O judo tinha a Telma Monteiro e o João Neto,vários títulos expressivos e nos Jogos Olimpicos nada.Na vela o Gustavo Lima falha sempre no momento em que não deve,o João Rodrigues parece que nem é patrocinado pelo COP.
O Francis Obikwelo pelo menos pediu desculpas aos contribuintes, nem precisava pois já fez muito.
O que se passou com a Naide Gomes foi verdadeiramente ridiculo,me fez lembrar o Fernando Mamede em tempos idos,talvez a medalha mais certa foi o que se viu,lamentável e espero que irrepetível.
Bem,tudo isto são reflexos de um país com uma clara falta de política desportiva,de uma cultura excessivamente futebolística e clubistica,só nos lembramos de alguns desportos às vésperas dos grandes eventos.Não conseguimos nos classificar em desportos colectivos,aí o que interessa é contratar estrangeiros em série e assim se julga que estamos a crescer desportivamente.Claro que somos um país pequeno e sobretudo com pouca gente,mas não explica tudo.
Na década de oitenta tinhamos um monte de fundistas no atletismo,hoje não temos nada,porque será?
Enfim,nos resta estas façanhas isoladas e esporádicas de alguns seres sobrenaturais como foram a Vanessa Fernandes e o Nélson Évora,que foram espectaculares mas em minha opinião insuficiente para apagar uma participação muito discreta. :oops:  :oops:

Obs:Não estava à espera de um monte de medalhas.
Título:
Enviado por: abatista em Agosto 25, 2008, 02:10:32 am
Há sempre uma altura que corre mal na vida de um atleta, e na vida de uma pessoa, em geral; eles só tiveram azar de ter sido nos jogos olímpicos. ;)
Título:
Enviado por: zocuni em Agosto 25, 2008, 02:31:56 am
Citação de: "abatista"
Há sempre uma altura que corre mal na vida de um atleta, e na vida de uma pessoa, em geral; eles só tiveram azar de ter sido nos jogos olímpicos. ;)


É verdade.Pena que sempre acontecem nos mesmos eventos.Muitas coincidências...
Título:
Enviado por: abatista em Agosto 25, 2008, 03:43:58 pm
Se calhar é porque é, sei lá, o maior evento desportivo a nível mundial? A pressão sobre um atleta deve ser extremamente grande, eles têm todo o direito de sofrerem as consequências.. São pessoas como nós, afinal.

E depois não podemos dizer o mesmo que aos jogadores de futebol: "eles ganham milhões, só têm é que ser os melhores do mundo!", porque não ganham. Recebem 1000€ mensais do estado, não têm direito a instalações actualizadas e dignas de um atleta de alto nível. Os nossos melhores nadadores utilizaram fatos emprestados por amigos estrangeiros.. Tristeza a todos os níveis.

Se há alguém que merece respeito são os atletas que continuam os esforços pelo seu país, apesar da clara falta de investimento do estado, e a reacção de muitos dos portugueses, que, para ser sincero, até me tiravam a vontade de competir.
Título:
Enviado por: André em Agosto 25, 2008, 05:39:23 pm
Clima manipulado para não chover durante a cerimónia de encerramento

As autoridades de Pequim manipularam o clima lançando para as nuvens foguetes com produtos químicos para evitar que chovesse durante a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos, informou hoje a agência oficial Nova China.

Os meteorologistas tinham alertado para a possibilidade de aguaceiros no domingo, pelo que foi decidido lançar produtos químicos que travaram a condensação das nuvens.

Para tanto, oito aviões carregados de produtos químicos levantaram da base de Zhangjiakou, na província de Hebei, próxima de Pequim.

Ao mesmo tempo, eram lançados, da cidade vizinha de Tianjin, nove grupos de foguetes - num total de 241 - carregados de produtos químicos com o mesmo objectivo.

A cerimónia de encerramento decorreu sem chuva, conquanto houvesse forte humidade e calor, semelhantes ao que se verificou na abertura, a 8 de Agosto.

Não foram dadas informações sobre se para a cerimónia de abertura também se recorreu à manipulação do clima.

Pequim afirma que já tem capacidade para provocar chuva num terço do território chinês com uma técnica que os grupos ecologistas não consideram perigosa nem contaminante.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Agosto 25, 2008, 05:39:53 pm
Boa de Jesus faz exame «globalmente positivo»

O Chefe da Missão de Portugal nos Jogos Olímpicos, Manuel Boa de Jesus, fez hoje um balanço «globalmente positivo» do desempenho luso em Pequim2008, destacando o medalheiro e o facto da maior parte dos atletas terem atingido os objectivos propostos.
«Esta análise centra-se nas medalhas (ouro e prata) e no facto de 60 por cento dos atletas terem atingido os seus objectivos, uma boa maioria, sendo que uns cinco por cento até os excederam», justificou.

No medalheiro, Portugal ficou no grupo dos 46º, com a Estónia, Bélgica e República Dominicana: «Vejo atrás de nós países que, desportivamente, todos pensavam que estariam muito longe. Na escala de desenvolvimento mundial, acho que a nossa posição corresponde, talvez estejamos até um pouco acima.»

Neste caso, o dirigente citou a Grécia -- «ao contrário da Espanha em Barcelona1992, que fez um investimento sustentado, eles fizeram uma aposta desportiva apenas para os Jogos Atenas2004» -- Suécia, Croácia e Sérvia.

«Devemos recordar que o índice de prática desportiva em Portugal é muito mau. É um grande objectivo do Governo aumentar este índice», acrescentou.

Do lado «negativo» está o facto da Missão «não ter atingido o proposto em termos de medalhas e objectivos (quatro pódios e 60 pontos)».

Foram cerca de 40 por cento os atletas que não conseguiram atingir as metas que estipularam.

«Os objectivos traçados foram realistas. Podíamos ter posto a fasquia mais baixa e facilmente a passávamos. O que era possível e realista. Se tivéssemos como objectivos duas medalhas e 30 pontos estávamos todos felizes porque os tínhamos atingido, mas isso era irmos pela mediocridade», contrapôs, contrariando a sua ideia positiva do balanço final.

Seja como for, a análise do Comité Olímpico de Portugal ao desempenho em Pequim2008 vai ser feito de forma «mais reflectida», com Manuel Boa de Jesus a entregar o seu relatório até ao final do ano: este terá também como base o das diversas federações, que deverá ser entregue até final de Setembro.

No caso de Atenas2004, o relatório com a relação custo/benefício da Missão de Portugal demorou cerca de um ano a ser feito pelo Instituto de Desporto.

Manuel Boa de Jesus discorda de quem defende que Portugal tem meia dúzia de atletas de grande plano internacional e que depois há uma grande diferença de valor para os restantes.

«Não vejo nenhum fosso entre a possibilidade de ganhar medalhas e alguns atletas que estiveram muito próximo disso, como na vela. Prezo muito os atletas que estão aqui. São da elite mundial. Por exemplo, o Diogo Ganchinho (11º nos trampolins) e o Pedro Póvoa (7º no taekwondo) representam modalidades em que só cá estiveram os melhores do mundo», sublinhou.

O dirigente lembrou ainda todos os atletas que «investem muitas horas diárias na preparação e não conseguiram chegar aos Jogos Olímpicos».

«Agora há que fazer muita reflexão sobre tudo para tirar ilações para o futuro», concluiu.

Lusa
Título:
Enviado por: abatista em Agosto 25, 2008, 07:07:35 pm
:shock:
Título:
Enviado por: zocuni em Agosto 25, 2008, 09:07:49 pm
Citação de: "abatista"
Se calhar é porque é, sei lá, o maior evento desportivo a nível mundial? A pressão sobre um atleta deve ser extremamente grande, eles têm todo o direito de sofrerem as consequências.. São pessoas como nós, afinal.


É verdade.Se calhar quando vão competir pelas federações de modalidades o cachet é superior ao do COP.É só constatarmos quantos campeões do mundo temos em atletismo e outras poucas modalidades(judo e vela)e verificarmos o que temos em medalhas olimpicas,a distância é enormíssima,mais simples coincidências.
Outra coisa estamos falando de desportos individuais não de colectivos e diferença é imensa.
Título:
Enviado por: manuel liste em Agosto 26, 2008, 09:31:25 am
Gran recibimiento a los medallistas gallegos en el aeropuerto de Vigo, tras ganar 3 oros y 2 platas en Pekín:  :D

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmedia.epi.es%2Fwww.farodevigo.es%2Fmedia%2Ffotos%2Fnoticias%2F318x200%2F2008-09-02_IMG_2008-08-26_08%3A05%3A17_remos.jpg&hash=e0cbaa90b2a44b9edcb862150cd49fbe)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmedia.epi.es%2Fwww.farodevigo.es%2Fmedia%2Ffotos%2Fnoticias%2F318x200%2F2008-09-02_IMG_2008-08-26_09%3A30%3A48_peinador14-rafa-estevez.jpg&hash=203e91f3fdc3457d3d0574e001bc684f)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fnewstec.sportec.es%2Ffotos%2Fdata%2Fnewgr%2Fotrosdeportes%2F2008%2Fpaz_echavarri_vigo.jpg&hash=4ac5613b456da71044cb65155b697adb)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmedia.epi.es%2Fwww.farodevigo.es%2Fmedia%2Ffotos%2Fnoticias%2F646x260%2F2008-09-02_IMG_2008-08-26_08%3A13%3A48_peinador4-rafa-estevez.jpg&hash=648044e9292886a6b76f62d86ddaa9b2)
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 26, 2008, 09:53:31 am
a ver pelas declarações acima de certos "responsáveis", realmente o Nelson Évora salvou o TACHO a muito "boa gente" :twisted:

não admira que tenham comemorado tanto
Título:
Enviado por: André em Agosto 26, 2008, 05:10:03 pm
Partidos aplaudem «boa prestação portuguesa»

Da esquerda à direita parlamentar, todos aplaudem as medalhas de Nelson Évora e Vanessa Fernandes e o "bom desempenho" português nos Jogos Olímpicos, mas a oposição reclama mais apoios do Estado e uma verdadeira política desportiva.
"A prestação foi boa para o nível de desenvolvimento do desporto no país. Aliás, até quase que traduz por excesso a realidade desportiva que temos", disse à Lusa o deputado do BE João Semedo, num comentário à prestação portuguesa nos Jogos Olímpicos, que terminaram domingo em Pequim.

Considerando que houve "muita precipitação" na avaliação da prestação dos atletas portugueses, principalmente nas análises feitas antes de Nelson Évora ter conquistado a medalha de ouro no triplo salto, João Semedo recusou "sacrificar" os atletas.

"Se há alguém que tenha de ser sacrificado, então que sejam os governantes e os dirigentes pelos objectivos demagogos que traçaram", sublinhou, criticando o contrato programa celebrado pelo anterior Governo e o Comité Olímpico de Portugal no âmbito do projecto Pequim 2008, que tinha uma cláusula a prever o número de medalhas e pontos a alcançar nos Jogos Olímpicos.

O PCP salientou, por seu lado, "a qualidade da delegação portuguesa" presente nos Jogos Olímpicos e o conjunto dos resultados "muito positivos" dos atletas, com destaque para os 'medalhados' Nelson Évora e Vanessa Fernandes.

Para Octávio Augusto, da comissão política do PCP, os resultados obtidos por Portugal "até ajudaram a obscurecer a gravidade da situação do país em termos de prática desportiva".

"Estes resultados não deveriam servir para esconder políticas e opções erradas que têm sido tomadas pelo Governo no que diz respeito à prática desportiva", alerta o dirigente comunista.

Com vista à preparação dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres, em 2012, Octávio Augusto defendeu a necessidade de "um maior investimento mas, sobretudo, de reflexão de todas as entidades envolvidas" no que diz respeito, por exemplo, à política desportiva escolar e aos apoios às colectividades.

"Se queremos uma verdadeira política desportiva temos de começar a trabalhar", corroborou o deputado do CDS-PP Abel Baptista, considerando que "sem isso, Portugal não conseguirá competir a nível mundial".

Quanto à prestação portuguesa, Abel Baptista reconheceu que "não foi muito à altura das expectativas".

Contudo, "apesar de tudo, Portugal conseguiu apresentar um número razoável de participantes e até bater alguns recordes".

Pelo PSD, o vice-presidente do partido Castro Almeida saudou "efusivamente" os dois atletas portugueses medalhados e deixou uma "palavra de reconhecimento" àqueles que deram o seu melhor, independentemente dos resultados alcançados.

"Todos os que deram o seu máximo esforço, merecem uma palavra de reconhecimento", declarou, defendendo a continuidade do apoio do Estado ao desporto escolar e à alta-competição para Portugal conseguir melhorar a sua prestação nos Jogos Olímpicos de 2012 e nos seguintes.

O porta-voz do PS, Vitalino Canas, elogiou igualmente as "boas prestações" dos atletas portugueses, admitindo, contudo, que alguma metas e objectivos não foram cumpridos.

Agora, continuou, as estruturas desportivas e federações devem começar a preparar os próximos Jogos Olímpicos.

Quanto ao papel do Estado, Vitalino Canas alertou para que o financiamento deve "acautelar que se trate de um projecto coerente".

Da parte do Governo, o secretário de Estado da Juventude e do Governo, confessou que a vitória de Nélson Évora no triplo salto foi a "maior alegria" que teve em Jogos Olímpicos.

"Foi a maior alegria que alguma vez tive nos Jogos Olímpicos. Isso prova que é preciso apostar nestes jovens", disse, ainda em Pequim.

Lusa
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 26, 2008, 05:16:22 pm
Citação de: "manuel liste"
Gran recibimiento a los medallistas gallegos en el aeropuerto de Vigo, tras ganar 3 oros y 2 platas en Pekín:  :shock:  :wink:
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 26, 2008, 08:51:15 pm
Citação de: "André"
Partidos aplaudem «boa prestação portuguesa»

Da esquerda à direita parlamentar, todos aplaudem as medalhas de Nelson Évora e Vanessa Fernandes e o "bom desempenho" português nos Jogos Olímpicos, mas a oposição reclama mais apoios do Estado e uma verdadeira política desportiva.
"A prestação foi boa para o nível de desenvolvimento do desporto no país. Aliás, até quase que traduz por excesso a realidade desportiva que temos", disse à Lusa o deputado do BE João Semedo, num comentário à prestação portuguesa nos Jogos Olímpicos, que terminaram domingo em Pequim.

Considerando que houve "muita precipitação" na avaliação da prestação dos atletas portugueses, principalmente nas análises feitas antes de Nelson Évora ter conquistado a medalha de ouro no triplo salto, João Semedo recusou "sacrificar" os atletas.

"Se há alguém que tenha de ser sacrificado, então que sejam os governantes e os dirigentes pelos objectivos demagogos que traçaram", sublinhou, criticando o contrato programa celebrado pelo anterior Governo e o Comité Olímpico de Portugal no âmbito do projecto Pequim 2008, que tinha uma cláusula a prever o número de medalhas e pontos a alcançar nos Jogos Olímpicos.

O PCP salientou, por seu lado, "a qualidade da delegação portuguesa" presente nos Jogos Olímpicos e o conjunto dos resultados "muito positivos" dos atletas, com destaque para os 'medalhados' Nelson Évora e Vanessa Fernandes.

Para Octávio Augusto, da comissão política do PCP, os resultados obtidos por Portugal "até ajudaram a obscurecer a gravidade da situação do país em termos de prática desportiva".

"Estes resultados não deveriam servir para esconder políticas e opções erradas que têm sido tomadas pelo Governo no que diz respeito à prática desportiva", alerta o dirigente comunista.

Com vista à preparação dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres, em 2012, Octávio Augusto defendeu a necessidade de "um maior investimento mas, sobretudo, de reflexão de todas as entidades envolvidas" no que diz respeito, por exemplo, à política desportiva escolar e aos apoios às colectividades.

"Se queremos uma verdadeira política desportiva temos de começar a trabalhar", corroborou o deputado do CDS-PP Abel Baptista, considerando que "sem isso, Portugal não conseguirá competir a nível mundial".

Quanto à prestação portuguesa, Abel Baptista reconheceu que "não foi muito à altura das expectativas".

Contudo, "apesar de tudo, Portugal conseguiu apresentar um número razoável de participantes e até bater alguns recordes".

Pelo PSD, o vice-presidente do partido Castro Almeida saudou "efusivamente" os dois atletas portugueses medalhados e deixou uma "palavra de reconhecimento" àqueles que deram o seu melhor, independentemente dos resultados alcançados.

"Todos os que deram o seu máximo esforço, merecem uma palavra de reconhecimento", declarou, defendendo a continuidade do apoio do Estado ao desporto escolar e à alta-competição para Portugal conseguir melhorar a sua prestação nos Jogos Olímpicos de 2012 e nos seguintes.

O porta-voz do PS, Vitalino Canas, elogiou igualmente as "boas prestações" dos atletas portugueses, admitindo, contudo, que alguma metas e objectivos não foram cumpridos.

Agora, continuou, as estruturas desportivas e federações devem começar a preparar os próximos Jogos Olímpicos.

Quanto ao papel do Estado, Vitalino Canas alertou para que o financiamento deve "acautelar que se trate de um projecto coerente".

Da parte do Governo, o secretário de Estado da Juventude e do Governo, confessou que a vitória de Nélson Évora no triplo salto foi a "maior alegria" que teve em Jogos Olímpicos.

"Foi a maior alegria que alguma vez tive nos Jogos Olímpicos. Isso prova que é preciso apostar nestes jovens", disse, ainda em Pequim.

Lusa


de bestas a bestiais em menos de 24h :lol:  :lol:
Título:
Enviado por: zocuni em Agosto 27, 2008, 11:04:38 pm
Desculpem minha opinião,talvez muito exigente.
Quanta mediocridade escrita por pessoas "ditas"responsáveis e que vivem disso no nosso desporto.Vergonhoso,patético e assombroso.Não admira tanta falta de objetivos,mais que falta de verbas.Só lamento...
Título:
Enviado por: abatista em Agosto 28, 2008, 12:05:09 am
Mas que objectivos é que podemos traçar, quando não temos condições nenhumas?

Já termos tantos atletas apurados já é um orgulho enorme!


Quanto às novas reações, após a conquista do ouro, são realmente lamentáveis.. Mas pronto.. É melhor que terem continuado a falar mal dos atletas, mesmo com uma medalha de ouro..
Título:
Enviado por: zocuni em Agosto 28, 2008, 12:09:47 am
Citação de: "abatista"
Mas que objectivos é que podemos traçar, quando não temos condições nenhumas?

Já termos tantos atletas apurados já é um orgulho enorme!


Quanto às novas reações, após a conquista do ouro, são realmente lamentáveis.. Mas pronto.. É melhor que terem continuado a falar mal dos atletas, mesmo com uma medalha de ouro..


Lamento não concordar.Sou contra e luto contra a figura do pobre,pequeno e coitadinho.São pontos de vista,não necessáriamente certos,mas são os meus.
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 28, 2008, 10:59:26 am
Citação de: "abatista"
Mas que objectivos é que podemos traçar, quando não temos condições nenhumas?

Já termos tantos atletas apurados já é um orgulho enorme!


Quanto às novas reações, após a conquista do ouro, são realmente lamentáveis.. Mas pronto.. É melhor que terem continuado a falar mal dos atletas, mesmo com uma medalha de ouro..


pois, nós com os nossos impostos vamos ter de continuar a sustentar a seita do COP (tb se não fossem estes eram outros...) , basta ver o "alivio" com que receberam a medalha de ouro do Nelson Évora...a entrevista do vicente moura na RTP foi de morrer a rir, desdizendo totalmente o que tinha dito na véspera  c34x
Título:
Enviado por: André em Agosto 28, 2008, 02:55:37 pm
Vanessa Fernandes e Nelson Évora explicam momentos de tensão na comitiva olímpica

Os atletas portugueses medalhados em Pequim, Nelson Évora e Vanessa Fernandes, chegaram a Lisboa sob muitos flashes e gritos de fãs e amigos. Em conferência de imprensa no aeroporto da Portela, os atletas explicaram os momentos de tensão entre a comitiva.

Vanessa Fernandes começou por ter de explicar os comentários polémicos sobre os restantes atletas. «Foi tudo mal interpretado», afirmou. «No final da minha prova falei sobre a importância de uma prova como aquela. Houve declarações que me magoaram muito. Nunca na vida falaria de qualquer resultado de qualquer atleta. Todos demos o nosso máximo».

A atleta contou que o ambiente mudou no seio do grupo dos atletas depois das suas declarações, momento em que percebeu que tinha feito «asneira». Vanessa Fernandes afirmou que é um «momento para esquecer».

Nelson Évora diz não se sentir «um rei». «Mas claro que fui o mais solicitado para tirar fotos e dar entrevistas», disse. «Nos últimos dias aproveitei para conhecer a China, uma nova cultura. Trago não só a medalha, mas também todas as vivências que tive na China. Esta prova foi muito mais acompanhada pelos portugueses», afirmou.

Nelson Évora defendeu ainda Marco Fortes e explicou que os atletas quando desistem saem em baixo, perdem a calma. «É uma pessoa emotiva, sentiu-se assim e não devia ter sido tão mal interpretado», disse aos jornalistas.

Em reacção ao anúncio de Vicente Moura, Nelson Évora diz ter estado «à parte do que se estava a passar». Em relação às palavras de Vanessa Fernandes, Nelson Évora disse que «foram ditas a quente».

SOL
Título:
Enviado por: legionario em Agosto 28, 2008, 11:46:06 pm
Isto é so polemicas...
à força de quererem protagonismos so fazem figuras tristes e os jornalistas que temos adooooooooooooram polemicas ... e toca  a deturpar e a amplificar tudo o que faça vender ...
Ja com o futebol foi a mesma m...
Título:
Enviado por: André em Setembro 15, 2008, 12:27:13 pm
Chefe da missão portuguesa suspeito de desvio de fundos

O chefe da missão portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim, Manuel Boa de Jesus, é suspeito de desviar dinheiro do Estado, revela a edição desta segunda-feira do jornal Público.

Segundo o diário, a situação tem origem na edição de 2003 da Gymnaestrada, evento que trouxe milhares de atletas a Portugal, e que, de acordo com uma auditoria realizada às contas do projecto, terá registado várias irregularidades financeiras, a par de uma contabilidade paralela.

O Público acrescenta que as investigações não chegaram a qualquer conclusão, tendo o próprio Instituto do Desporto aberto um inquérito disciplinar, entretanto encerrado, sem qualquer advertência.

Estas conclusões permitiram que Manuel Boa de Jesus, há mais de 20 anos nos quadros do Instituto do Desporto, continuasse como presidente da Federação de Ginástica de Portugal, cargo no qual continua a gerir financiamentos provenientes do Orçamento de Estado.

Lusa