Armas ligeiras: Modus Operandi

  • 176 Respostas
  • 44595 Visualizações
*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Dezembro 30, 2008, 06:09:44 pm »
Caros camaradas.

O vosso discurso é sinónimo de que nunca "as sentiram a zunir por cima da cabeça"!
Falem com que já esteve exposto a fogo inimigo e a acções de combate corpo a corpo e depois divaguem e discutam estrategias, até lá, é só isso... Já ouvi mil e uma histórias e estórias, e não restam dúvidas, o medo é tal que o pavor domina, petrificando o espírito e corpo de quem por mais hábil e treinado se ache.
Todas as reacções se vão criando com o tempo (participação em situações de combate) e a experiencia.
Os heróis só existem na ficção e por mais ousados e corajosos que sejamos, o ser humano não foi concebido para a guerra.
O exemplo disso é o stress pós traumático que é contraído pela maioria dos combatentes.
E afirmo isto, não como uma tese de um qualquer doutoramento, mas sim com a convicção das experiencias dos que pelo ultramar passaram e combateram.
Não só os das forças de quadrícula, mas também os das ditas forças especiais.


Um Abraço.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #31 em: Dezembro 30, 2008, 06:17:32 pm »
Citação de: "deathangel1993"
blx2x1  blx2x1  blx2x1


Isso mesmo. Isso é lá na sua ideia. O que é que eu hei-de fazer...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #32 em: Dezembro 30, 2008, 06:19:39 pm »
Citação de: "Nuno Calhau"
Caros camaradas.

O vosso discurso é sinónimo de que nunca "as sentiram a zunir por cima da cabeça"!
Falem com que já esteve exposto a fogo inimigo e a acções de combate corpo a corpo e depois divaguem e discutam estrategias, até lá, é só isso... Já ouvi mil e uma histórias e estórias, e não restam dúvidas, o medo é tal que o pavor domina, petrificando o espírito e corpo de quem por mais hábil e treinado se ache.
Todas as reacções se vão criando com o tempo (participação em situações de combate) e a experiencia.
Os heróis só existem na ficção e por mais ousados e corajosos que sejamos, o ser humano não foi concebido para a guerra.
O exemplo disso é o stress pós traumático que é contraído pela maioria dos combatentes.
E afirmo isto, não como uma tese de um qualquer doutoramento, mas sim com a convicção das experiencias dos que pelo ultramar passaram e combateram.
Não só os das forças de quadrícula, mas também os das ditas forças especiais.


Um Abraço.


Tem toda a razão.
Mas se calhar se seguirmos os concelhos de quem andou ou anda em guerra e percebe umas coisas e treinarmos como eles nos ensinam se calhar e só se calhar talvez tenhamos mais hipoteses.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #33 em: Dezembro 30, 2008, 06:29:03 pm »
Para concluirmos isto.
Já chegamos todos à conclusão que o ideal é fazer fogo deitados e mudar de posição em pequenos sprints.

Agora a questão que não encontramos solução:

Deve mudar-se o carregador deitado ou aproveitar enquanto sprinta??


P.S. - Já agora ninguém me respondeu se o que chamam mascaras são esconderijio ou protecção??
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Dezembro 30, 2008, 07:16:59 pm »
PEnso que seja deitado, pois em sprint não temos de tempo de o fazer, e nesse digamos sprint temos de fazer salvo erro fogo de cobertura...digo eu agora que venham os peritos  :D
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #35 em: Dezembro 30, 2008, 07:23:32 pm »
Citação de: "ACADO"
Deve mudar-se o carregador deitado ou aproveitar enquanto sprinta??

P.S. - Já agora ninguém me respondeu se o que chamam mascaras são esconderijio ou protecção??


É as duas coisas, um tronco de uma árvore é uma máscara.
E o carregador muda-se antes de mudar de posição.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
(sem assunto)
« Responder #36 em: Dezembro 30, 2008, 07:25:00 pm »
Falo por mim, mas sempre fiz a troca do carregador parado (deitado ou joelhos). Cheguei a executar a troca em movimento mas deixando o carregador vazio para trás.

De resto os softballs e paintballs e afins são tudo muito bonito. É bom saber que aquilo é só a brincar. No terreno é tudo demasiado fluido para se ter noção de metade sequer do que fazemos e geralmente só depois de passar é que tomamos consciencia do que acabamos de passar e das nossas reacções.

É mais natural que a visão em tunel tipica de estados de stress e o instinto natural levem o combatente a focar a visão em silhuetas em movimento em detrimento de silhuetas estaticas e de perfil reduzido, tanto mais que estas tendem a esbater-se no ambiente de fundo

Como me foi dito não existem formas certas ou erradas e geralmente o que é passado ao militar são as bases e procedimentos tecnicos basicos. Cabe ao militar aproveitar, adaptar e evoluir a "arte" de acordo com a experiencia que depois vai acumulando.
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Dezembro 30, 2008, 07:25:32 pm »
Citar
Caros camaradas.

O vosso discurso é sinónimo de que nunca "as sentiram a zunir por cima da cabeça"!
Falem com que já esteve exposto a fogo inimigo e a acções de combate corpo a corpo e depois divaguem e discutam estrategias, até lá, é só isso... Já ouvi mil e uma histórias e estórias, e não restam dúvidas, o medo é tal que o pavor domina, petrificando o espírito e corpo de quem por mais hábil e treinado se ache.
Todas as reacções se vão criando com o tempo (participação em situações de combate) e a experiencia.
Os heróis só existem na ficção e por mais ousados e corajosos que sejamos, o ser humano não foi concebido para a guerra.
O exemplo disso é o stress pós traumático que é contraído pela maioria dos combatentes.
E afirmo isto, não como uma tese de um qualquer doutoramento, mas sim com a convicção das experiencias dos que pelo ultramar passaram e combateram.
Não só os das forças de quadrícula, mas também os das ditas forças especiais.


Um Abraço



Penso que tem toda a razão aliás, cada vez que vejo um puto a jogar jogos de guerra e aquelas "mer***" rezo a Deus para que cada um nunca tenho de se ver numa situação dessas! Bem diz o meu pai quando vê o mais pequenino agarrado a Counter-strike's e Call of duty's a falar ao microfone e a dar ordens: "Vocês haviam de senti-las a passar ao lado da vossa cabecinha e "foguetes" a voar-vos por cima da cabeça, que iam ver, nem se mexiam de tanto medo que teriam", como tou farto de dizer um forum server para discutirmos ideias e sendo Tyr militar achei correcto todas as palavras que mencionou. Agora peço desculpa se alguma coisa daquilo que dissemos o tocou (a falar a sério)!  

:Soldado2:
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Dezembro 30, 2008, 07:47:17 pm »
Eu por acaso nunca estive em combate, mas tenho camaradas que ja as ouviram a passar (no afeganistão) e conheço muitos ex combatentes da guerra do ultramar que partilharam comigo parte das suas experiencias (alguns destes conhecidos, forma meus instrutores, bem que me foram ao pelo :P ).
Não me considero um suprassumo, mas ja pensei muitas vezes em combate, para alem de estudar , tudo o que me aparece à frente(desde, doutrina a psicologia, passando por relatos de batalhas passadas) e ter levado no lombo simulações que cheguem para 10 guerras, pois corro serios riscos de lá ir parar.
Mas fico fulo quando alguem que não tem bases militares, e critica os nossos homens (com argumentos sem qualquer valor prático).
Quando isso acontece, tento partilhar parte dos conhecimentos acumulados (alguns transmitidos por quem lá esteve) para ver se esa pessoa não volta a tecer tais comentarios.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #39 em: Dezembro 30, 2008, 07:51:08 pm »
É sempre mais interessante quando os alvos não respondem a tiro. Esses é que ficam lá quietos.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
(sem assunto)
« Responder #40 em: Dezembro 30, 2008, 07:56:07 pm »
É certo que é frustrante ver que um ponto de vista fundado em experiencia ou em estudo aprofundado de um tema contestado por quem não a tem. Sei o que isso é até porque neste forum já me disseram que a experiencia não conta porque limita a capacidade e opinião   :lol:   :lol:

Mas numa coisa é certa, aquele celebre video de um "combate" em Timor deveria ser mostrado como "coisas que não se devem fazer" (excusado dizer que tenho muito serias duvidas que existisse alguem do outro lado a fazer oposição e que pense que não passou de um show-off)
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #41 em: Dezembro 30, 2008, 08:16:56 pm »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "ACADO"
Deve mudar-se o carregador deitado ou aproveitar enquanto sprinta??

P.S. - Já agora ninguém me respondeu se o que chamam mascaras são esconderijio ou protecção??

É as duas coisas, um tronco de uma árvore é uma máscara.
E o carregador muda-se antes de mudar de posição.


Portanto podemos considerar que uma mascara é só protecção (o que automáticamente a torna um "esconderijio") umas vez que são coisas bem diferentes.

Uma arvore não será bem uma máscara então uma vez que só oferece uma protecção limitada.

E muda-se o carregador antes, e porque não depois? ou durante a troca de posição?
Qual a sua opinião sobre o antes?
« Última modificação: Dezembro 30, 2008, 08:41:00 pm por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #42 em: Dezembro 30, 2008, 08:25:49 pm »
Citação de: "deathangel1993"
PEnso que seja deitado, pois em sprint não temos de tempo de o fazer, e nesse digamos sprint temos de fazer salvo erro fogo de cobertura...digo eu agora que venham os peritos  :D


Temos tempo pois. Não custa nada. Já percebi é que nunca experimentou para dizer que não tem tempo.
Claro que não tem tempo de guardar carregadores. Mas acho que nesse cenário que estão a por de mega batalha ofensiva ninguém ia pensar em guardar carregadores.

Fogo de cobertura em sprint é puro desperdicio de munições.
Já experimentou só correr e disparar. Saem todas uma para cada lado e nada onde devem estar. Em sprint então...
Já para não falar que nem todos os movimentos são em frente (de lado, para trás e assim) portanto nem sempre irá conseguir disparar.
Outra coisa é que está a sprintar, ao pé de companheiros em que pode acertar. Não me parece muito seguro disparar nessa altura.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Dezembro 30, 2008, 08:29:53 pm »
Gostava de me poder exprimir de outra forma mas também não consigo! Mas tem toda a razão...ou NÃO...eu não sou Perito  

ys7x9
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #44 em: Dezembro 30, 2008, 08:36:25 pm »
Citação de: "tyr"
Mas fico fulo quando alguem que não tem bases militares, e critica os nossos homens (com argumentos sem qualquer valor prático).
Quando isso acontece, tento partilhar parte dos conhecimentos acumulados (alguns transmitidos por quem lá esteve) para ver se esa pessoa não volta a tecer tais comentarios.


Concordo plenamente.
É chato quando alguém sem bases militares critica os nossos Homens por fazerem algumas coisas que se calhar poderiam fazer melhor.
Não cai bem nem ninguém aceita porque infelizmente criou-se essa cultura que só quem é Militar é que pode perceber alguma coisa disso.

Eu infelizmente sou um desses criticos.
Não tendo quaisquer bases militares, nem de Colégio Militar, nem de Academia Militar, nem de serviço militar, tenho a têndecia para criticar nas áreas a que me tenho dedicado militarmente e especialmente na arte do combate com armas de fogo ligeiras.
E também eu tento partilhar parte dos conhecimentos acumulados (alguns transmitidos por quem esteve em combate) para ver se as pessoas mudam certos pensamentos e maneiras de ver as coisas e em que não aceitam sequer que os outros possam perceber alguma coisa do que argumentam.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "