Substituição dos Lynx

  • 735 Respostas
  • 184397 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #225 em: Agosto 24, 2017, 03:04:34 pm »
As fragatas actuais podem ser facilmente modificadas para transportar helis mais pesados. As M holandesas e belgas já estão preparadas para o 90 e o que não falta por esse mundo fora são Meko 200 a operar Sea Hawk.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #226 em: Agosto 24, 2017, 04:09:55 pm »
As fragatas actuais podem ser facilmente modificadas para transportar helis mais pesados. As M holandesas e belgas já estão preparadas para o 90 e o que não falta por esse mundo fora são Meko 200 a operar Sea Hawk.

Exactamente! A nossa visão é que é curta, como de costume. Ainda me lembro do Gouveia e Melo me dizer que os Super Lynx iriam ter ninhos de foguetes e casulos com canhões e metralhadoras lá para 2005, e de não me ter sabido explicar porque carga de água só adquirimos torpedos e nem sequer cogitámos a compra de uns quantos Sea Skua.  ::)

Os Super Lynx, com a modernização, acompanharão a vida útil das nossas 5 fragatas até ao fim e só depois serão substituídos, portanto deverão ter à volta de 40 anos de serviço quando forem retirados. A sensação neste momento na Marinha é que o próximo helicóptero será o Wildcat (também fruto da maior ligação à Royal Navy do que à USN), porém o NH90 NFH não está colocado de parte, tudo dependendo de qual será o modelo das futuras fragatas.
« Última modificação: Agosto 24, 2017, 04:11:59 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Get_It, Stalker79

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #227 em: Agosto 29, 2017, 05:32:08 pm »
As fragatas actuais podem ser facilmente modificadas para transportar helis mais pesados. As M holandesas e belgas já estão preparadas para o 90 e o que não falta por esse mundo fora são Meko 200 a operar Sea Hawk.

Exactamente! A nossa visão é que é curta, como de costume. Ainda me lembro do Gouveia e Melo me dizer que os Super Lynx iriam ter ninhos de foguetes e casulos com canhões e metralhadoras lá para 2005, e de não me ter sabido explicar porque carga de água só adquirimos torpedos e nem sequer cogitámos a compra de uns quantos Sea Skua.  ::)

Os Super Lynx, com a modernização, acompanharão a vida útil das nossas 5 fragatas até ao fim e só depois serão substituídos, portanto deverão ter à volta de 40 anos de serviço quando forem retirados. A sensação neste momento na Marinha é que o próximo helicóptero será o Wildcat (também fruto da maior ligação à Royal Navy do que à USN), porém o NH90 NFH não está colocado de parte, tudo dependendo de qual será o modelo das futuras fragatas.

Dois dos Lynx até já terão mais de 50 anos de uso, porque foram adquiridas 2 células já bastante usadas.
Ligação à RN? Qual?

"Futuras fragatas" ? Wildcat? Isso é que é ser optimista.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #228 em: Setembro 30, 2017, 11:49:31 am »
Imagem do voo inaugural em Yeovil do primeiro Super Lynx da Marinha Brasileira a ser modernizado.



Os nossos futuros Mk.95A deverão ficar externamente similares, fora o FLIR claro. Realmente não se percebe - a não ser por uma questão de €€€ - a opção por continuar a não querer dotar os Super Lynx da Marinha com um sistema de visão por infravermelhos.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #229 em: Setembro 30, 2017, 02:34:26 pm »
Engraçado como até os Lynx da Marinha Brasileira vêm com FLIR mas os nossos pelos vistos não valem a pena.
O almirantado deve achar que os nossos pilotos vêem bem pra ca****o....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #230 em: Setembro 30, 2017, 02:37:58 pm »
First flight of prototype Westland Lynx XW835, 21 March 1971 at Yeovil

Há 46 anos, portanto.

http://www.super-mystere.net/ci024/planche/pages/13.htm


Talent de ne rien faire
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #231 em: Setembro 30, 2017, 03:15:14 pm »
Engraçado como até os Lynx da Marinha Brasileira vêm com FLIR mas os nossos pelos vistos não valem a pena.
O almirantado deve achar que os nossos pilotos vêem bem pra ca****o....

Lembro-me de ler um artigo sobre os nossos Lynx em que dizia que os primeiros a receber aquele radar (360º) foram os Portugueses. Se é verdade ou não, não sei dizer, mas que um FLIR dá sempre jeito lá isso dá e pelos vistos isso já foi algo introduzido à posteriori.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #232 em: Setembro 30, 2017, 03:29:38 pm »
Engraçado como até os Lynx da Marinha Brasileira vêm com FLIR mas os nossos pelos vistos não valem a pena.
O almirantado deve achar que os nossos pilotos vêem bem pra ca****o....

Lembro-me de ler um artigo sobre os nossos Lynx em que dizia que os primeiros a receber aquele radar (360º) foram os Portugueses. Se é verdade ou não, não sei dizer, mas que um FLIR dá sempre jeito lá isso dá e pelos vistos isso já foi algo introduzido à posteriori.

Para operação noturna é do melhor que existe, até do que a visão noturna porque qualquer assinatura termica é facil de detectar na agua.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #233 em: Setembro 30, 2017, 03:45:27 pm »
Engraçado como até os Lynx da Marinha Brasileira vêm com FLIR mas os nossos pelos vistos não valem a pena.
O almirantado deve achar que os nossos pilotos vêem bem pra ca****o....

Lembro-me de ler um artigo sobre os nossos Lynx em que dizia que os primeiros a receber aquele radar (360º) foram os Portugueses. Se é verdade ou não, não sei dizer, mas que um FLIR dá sempre jeito lá isso dá e pelos vistos isso já foi algo introduzido à posteriori.

Para operação noturna é do melhor que existe, até do que a visão noturna porque qualquer assinatura termica é facil de detectar na agua.

Se continuarem a servir de táxi para os Almirantes, como o fizeram durante muitos anos na década de 90, serve perfeitamente.  ;)


Engraçado como até os Lynx da Marinha Brasileira vêm com FLIR mas os nossos pelos vistos não valem a pena.
O almirantado deve achar que os nossos pilotos vêem bem pra ca****o....

Lembro-me de ler um artigo sobre os nossos Lynx em que dizia que os primeiros a receber aquele radar (360º) foram os Portugueses. Se é verdade ou não, não sei dizer, mas que um FLIR dá sempre jeito lá isso dá e pelos vistos isso já foi algo introduzido à posteriori.

Creio que não fomos os primeiros, mas sim dos primeiros.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #234 em: Setembro 30, 2017, 04:35:44 pm »
336    ZF559    Westland Lynx HAS3S    f/f 27/11/1987, d/d 04/03/1988, to ZH580, to Super Lynx Mk.95
336    ZH580    Westland Super Lynx Mk.95    Ex ZF559, to Super Lynx Mk95, d/d 24/08/1993 to FAP as 9201, to 19201
338    ZF561    Westland Lynx HAS3S    f/f 23/02/1988, d/d 04/03/1988, to ZH581, to Super Lynx Mk.95
338    ZH581    Westland Super Lynx Mk.95    Ex ZF561, to Super Lynx Mk95, d/d 24/08/1993 to FAP as 9202, to 19202

375    ZH582    Westland Super Lynx Mk.95    f/f 09/07/1993, d/d 11/11/1993 to FAP as 9203, later 19203
376    ZH583    Westland Super Lynx Mk.95    f/f 08/09/1993, d/d 13/11/1993 to FAP as 9204, later 19204
377    ZH584    Westland Super Lynx Mk.95    d/d 13/11/1993 to FAP as 9205, later 19205

Parece que os Lynx ex-RN foram fabricados em 1987 e 1988, tendo ambos entrado ao serviço da RN no mesmo dia (4 de Março de 1988). Foram, além disso, dos últimos exemplares a ser produzidos para a RN. Ou seja, 29 anos de operações, perdão queria dizer 50 anos — porra da madraça continua a dar-me volta à cabeça.
« Última modificação: Setembro 30, 2017, 04:40:39 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #235 em: Setembro 30, 2017, 06:44:09 pm »
336    ZF559    Westland Lynx HAS3S    f/f 27/11/1987, d/d 04/03/1988, to ZH580, to Super Lynx Mk.95
336    ZH580    Westland Super Lynx Mk.95    Ex ZF559, to Super Lynx Mk95, d/d 24/08/1993 to FAP as 9201, to 19201
338    ZF561    Westland Lynx HAS3S    f/f 23/02/1988, d/d 04/03/1988, to ZH581, to Super Lynx Mk.95
338    ZH581    Westland Super Lynx Mk.95    Ex ZF561, to Super Lynx Mk95, d/d 24/08/1993 to FAP as 9202, to 19202

375    ZH582    Westland Super Lynx Mk.95    f/f 09/07/1993, d/d 11/11/1993 to FAP as 9203, later 19203
376    ZH583    Westland Super Lynx Mk.95    f/f 08/09/1993, d/d 13/11/1993 to FAP as 9204, later 19204
377    ZH584    Westland Super Lynx Mk.95    d/d 13/11/1993 to FAP as 9205, later 19205

Parece que os Lynx ex-RN foram fabricados em 1987 e 1988, tendo ambos entrado ao serviço da RN no mesmo dia (4 de Março de 1988). Foram, além disso, dos últimos exemplares a ser produzidos para a RN. Ou seja, 29 anos de operações, perdão queria dizer 50 anos — porra da madraça continua a dar-me volta à cabeça.

Admite: no fundo eras comunista, e ainda para mais estalinista, e não sabias.  ;D
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #236 em: Setembro 30, 2017, 06:56:21 pm »
100 anos da Aviação Naval Portuguesa.  ;)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Lynx
« Responder #239 em: Novembro 24, 2017, 11:50:25 am »
A revista AirForces Monthly de Dezembro, num artigo de fundo sobre mais uma ronda de cortes na defesa britânica, refere de facto que há a hipótese da Royal Navy ficar sem a frota de 28 Wildcat para se concentrar somente nos seus Merlin e nos ex-RAF. No entanto, outra medida menos drástica e mais plausível, será somente a retirada de 8 aparelhos havendo já interessados.

Com os rumores a indicarem como cada vez mais certa a retirada do "Albion" e "Bulwark", só é pena não irmos agora às compras ao Reino Unido como em tempos fizemos na Holanda.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)