Substituição dos Lynx

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dc

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #165 em: Junho 10, 2015, 10:31:49 am »
Era bom que o MDN visse o quão bonitos são e demonstrasse interesse nos mesmos para substituir os actuais  :twisted:
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #166 em: Junho 25, 2015, 11:00:08 pm »
 

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HSMW

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #167 em: Junho 30, 2015, 11:52:03 pm »

Destacamento de Helicópteros Hooters
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Pedro Monteiro

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #168 em: Julho 18, 2015, 01:05:33 am »
Passagem recente pela Esquadrilha durante o "Contex/Phibex".





Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 
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ACADO

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #169 em: Julho 19, 2015, 11:03:23 am »
Citar
Vector Aerospace, the aviation maintenance,
repair, and overhaul (MRO) services provider,
completed refurbishment work in May on the
Portuguese Navy's two Mk 95 Lynx
helicopters.
The work carried out involved structural
repairs, and extensive rectification of fuel
systems, flying controls, electrical looms,
engine doors, cabin doors and a complete
refinish of the airframe. A Vector team of
three mechanics and an electrician deployed to
the base in Lisbon to undertake the project.
The team also undertook rectification on an
out-of-service Lynx, ensuring it could return
to service.
Vector Aerospace UK managing director
Michael Tyrrell said: "This project is another
significant step in our expansion into world
markets for rotary wing MRO."
Portugal’s Super Lynx Mk 95 fleet includes
three new-build aircraft, and two ex-Royal
Navy Lynx HAS.3 airframes remanufactured
to the Mk 95 standard. The aircraft are
equipped with Bendix radar in the undernose
radome and dipping sonar.
Earlier in the year, the Portuguese Navy
confirmed that it would be seeking life
extension and modernisation of its five Mk.95
shipborne helicopters to support the
protection of its 1,793 km coastline. The Navy
has a range of threats to respond to in spite of
budget limitations, including counter
smuggling and drug interdiction. At the end of
2014, Portuguese forces escorted a Russian
oceanic research vessel away from Portugal's
maritime economic zone, while Russian Tu-95
bombers have made provocative “approaches”
on Portuguese airspace.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

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tenente

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #170 em: Março 01, 2016, 12:20:15 pm »
O Ministério da Defesa assinou um contrato com a Augusta Westland Limited (AWL) a fim de modernizar os helicópteros Lynx Mk95 da Marinha portuguesa, confirmou fonte da tutela ao Notícias ao Minuto.




A “atualização de equipamentos” terá um custo de 69 milhões de euros, de acordo com um despacho do ministro Azeredo Lopes datado de 18 de fevereiro, e assegura “a aeronavegabilidade continuada e permanente, sob pena destas aeronaves não poderem operar no espaço aéreo controlado europeu, a partir de 2018”.

Após autorização da tutela, o contrato celebrado por ajuste direto deverá ser submetido à provação do Tribunal de Contas.

No mesmo despacho, o ministro da Defesa justifica a não abertura de um concurso com o facto de a “Augusta Westland Limited (AWL) se a única entidade detentora dos direitos de propriedade intelectual e das competências técnicas exigidas para o estudo, desenvolvimento e implementação do conjunto de modificações inerentes à modernização destas aeronaves”.

Noticia publicada hoje 01MAR20161145

Cumprimentos
« Última modificação: Março 01, 2016, 12:25:40 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Crypter

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #171 em: Março 01, 2016, 10:48:30 pm »
vai ser a frota toda modernizada?
 

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Johnnie

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #172 em: Março 02, 2016, 10:47:33 am »
Sim segundo as noticias que circulam todos os 5 aparelhos serão modernizados  :G-beer2:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #173 em: Março 14, 2016, 09:37:24 am »
DEFESA NACIONAL
Gabinete do Ministro
Despacho n.º 3705/2016

Considerando que as fragatas classe “Bartolomeu Dias” constituem
o núcleo da capacidade oceânica de superfície da Marinha, face à sua
versatilidade e capacidade para o cumprimento de um largo espetro de
missões de âmbito militar, no contexto nacional e internacional.
Considerando que a manutenção do valor militar e da capacidade de
sustentação logística destas unidades navais determina a necessidade
de atualização de alguns equipamentos e sistemas embarcados, designadamente
dos helicópteros Lynx Mk95, seus meios aéreos orgânicos, é
imperativo que o programa de modernização de meia -vida das fragatas
(MLU FFGH) continue, de modo a que Portugal mantenha capacidade
para participar e comandar as forças navais da North Atlantic Treaty
Organization (NATO) e da União Europeia (UE), contribuindo assim
para o esforço de segurança nacional e coletivo.

Considerando o normativo em vigor para a aviação civil, europeia
e internacional, designadamente o Regulamento de Execução (UE)
n.º 1079/2012, de 16 de novembro, alterado pelo Regulamento de Execu-
ção n.º 657/2013, de 10 de junho, e o Regulamento (UE) n.º 1207/2011,
de 22 de novembro, com a redação dada pelo Regulamento de Execução
n.º 1028, de 26 de setembro, que estabelecem, respetivamente, os requisitos
de espaçamento dos canais de voz e os requisitos de desempenho
e interoperabilidade da vigilância no céu único europeu, é necessária a
modernização dos aviónicos dos helicópteros Lynx Mk95, assegurando
desta forma a sua aeronavegabilidade continuada e permanente, sob
pena destas aeronaves não poderem operar no espaço aéreo controlado
europeu, a partir de 2018.

Considerando que a Agusta Westland Limited (AWL) é a única entidade
detentora dos direitos de propriedade intelectual e das competências
técnicas exigidas para o estudo, desenvolvimento e implementação do
conjunto de modificações inerentes à modernização destas aeronaves,
incluindo a sua remotorização e upgrade de equipamentos e sistemas
(aviónicos).

Neste contexto, determino o seguinte:
1 — Nos termos e ao abrigo da alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do
Decreto -Lei n.º 197/99, de 8 de junho, (mantido em vigor pela alínea f)
do n.º 1 do artigo 14.º do Decreto -Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro,
que aprovou o Código dos Contratos Públicos (CCP), e repristinado
pela Resolução n.º 86/2011, de 11 de abril), em conjugação com os artigos
36.º, 38.º e 113.º, n.º 1, do CCP, aplicáveis por força do artigo 73.º
do Decreto -Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro, autorizar a realização de
um procedimento de negociação sem publicação de anúncio de concurso,
com consulta à Agusta Westland Limited (AWL), a realizar nos termos
e ao abrigo da alínea e) do artigo 16.º e do artigo 32.º do Decreto -Lei
n.º 104/2011, de 6 de outubro, tendo em vista a formação e celebração
de contrato de modernização dos helicópteros Lynx Mk95, ao serviço da
Marinha Portuguesa, a vigorar após a emissão de “declaração de conformidade”
ou de “visto” pelo Tribunal de Contas, até ao preço máximo de
69 000 000,00 € (sessenta e nove milhões de euros), sem IVA, a financiar
através das verbas inscritas na Lei de Programação Militar, aprovada
pela Lei Orgânica n.º 7/2015, de 18 de maio, na “Capacidade Oceânica
de Superfície”, projeto “Modernização de meia vida das fragatas.”

2 — Ainda e nos termos do referido no número anterior, aprovar o
seguinte faseamento da despesa:
a) No ano de 2016, 8 000 000,00 euros;
b) No ano de 2017, 11 000 000,00 euros;
c) No ano de 2018, 12 000 000,00 euros;
d) No ano de 2019, 17 000 000,00 euros;
e) No ano de 2020, 15 000 000,00 euros;
f) No ano de 2021, 6 000 000,00 euros.

3 — Nos termos e ao abrigo do n.º 4 do artigo 7.º da Lei de Programação
Militar, autorizar a transição dos saldos verificados no fim de
cada ano económico, para reforço das dotações da mesma capacidade
e projeto até à sua completa execução.
4 — Atendendo ao permitido pelos artigos 44.º e 46.º do Código do
Procedimento Administrativo (CPA) e do n.º 1 do artigo 109.º do CCP,
aplicável por força do artigo 73.º do Decreto -Lei n.º 104/2011, de 6 de
outubro, delegar no Chefe do Estado -Maior da Armada, Almirante Luís
Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, com faculdade de subdelegação,
as competências para conduzir o procedimento designadamente:
a) Nos termos do n.º 2 do artigo 40.º do CCP, proceder à aprovação
das peças do procedimento de consulta à AWL;
b) Proceder à negociação nos termos previstos no artigo 32.º do
Decreto -Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro;
c) Nos termos do artigo 76.º do CCP, tomar a decisão de adjudicação
e proceder à respetiva notificação;
d) Proceder à notificação do adjudicatário para a apresentação dos
documentos de habilitação e para prestação de caução, ao abrigo do
n.º 2 do artigo 77.º do CCP;
e) Nos termos dos artigos 98.º e 100.º do CCP, proceder à aprovação
da minuta de contrato a celebrar com a AWL que titulará as condições
técnicas e financeiras a respeitar no contrato de aquisição de bens e
serviços com vista à modernização dos aviónicos Lynx Mk95, bem
como à respetiva notificação ao adjudicatário;
f) Proceder à outorga, em representação do Estado Português, do
contrato a celebrar com a AWL, nos termos do artigo 106.º do CCP;
g) Exercer os poderes de conformação da relação contratual previstos
nos artigos 302.º e seguintes do CCP, designadamente:
i) Dirigir e fiscalizar a execução do contrato;
ii) Determinar modificações unilaterais ao contrato;
iii) Aplicar as sanções previstas no contrato;
iv) Resolver o contrato, sendo caso disso.
h) Autorizar a substituição, liberação e execução de cauções nos
termos previstos nos artigos 294.º, 295.º e 296.º do CCP;
i) Nos termos do artigo 29.º do Decreto -Lei n.º 155/92, de 28 de
julho, conjugado com a alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do Decreto -Lei
n.º 197/99, de 8 de junho, proceder, após a devida liquidação, à autorização
e efetivação dos pagamentos, nos termos definidos no contrato.
5 — O Ramo deverá enviar cópia do contrato a Sua Exa. o Ministro
da Defesa Nacional e proceder à inserção dos respetivos elementos
informativos na plataforma EPM — Enterprise Project Management.

18 de fevereiro de 2016. — O Ministro da Defesa Nacional, José
Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.

https://dre.pt/application/file/73864880
 

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #174 em: Maio 09, 2016, 09:10:18 pm »
Sobre a substituição conjunta do Lynx/Alouette qual o helicóptero que poderia substituir as duas versões e ainda dar uma contribuição no combate aos incêndios?
« Última modificação: Maio 10, 2016, 12:24:29 am por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #175 em: Maio 09, 2016, 11:36:29 pm »
Sobre a substituição conjunta do Lynx/Alouette que o helicóptero poderia substituir as duas versões e ainda dar uma contribuição no combate aos incêndios?
Como sou um tipo que gosta de velharias uns Augusta-Bell 214...  ;D :P



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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #176 em: Maio 10, 2016, 02:27:05 am »
Não é ligeiro mas...



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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #177 em: Maio 10, 2016, 05:27:29 pm »
Penso que são características difíceis de conciliar pois se a FAP quer um heli ligeiro para instrução e utilitário a Marinha já quer um heli mais capaz, por exemplo o A109 podia ser bom para a FAP mas a versão naval é fraquinha se comparada com o Lynx, o Lynx terrestre é talvez demasiado para instrução.

Mas isso dificilmente acontecerá, alem das diferentes características o fim de vida das aeronaves não é comum, o Lynx com a modernização vai durar mais anos que o Alouette.
 

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mafets

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #178 em: Maio 10, 2016, 07:36:21 pm »
Penso que são características difíceis de conciliar pois se a FAP quer um heli ligeiro para instrução e utilitário a Marinha já quer um heli mais capaz, por exemplo o A109 podia ser bom para a FAP mas a versão naval é fraquinha se comparada com o Lynx, o Lynx terrestre é talvez demasiado para instrução.

Mas isso dificilmente acontecerá, alem das diferentes características o fim de vida das aeronaves não é comum, o Lynx com a modernização vai durar mais anos que o Alouette.

Já estou a ver o jurassic lynx da marinha portuguesa a voar com 60 anos (na entrevista que publiquei na tematica do alphajet a fap e o ministro referem que o al3 fará os 55 anos e que um possível substituto será para algo mais que apenas instrução.) ;)

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #179 em: Maio 10, 2016, 11:26:41 pm »
Off-topic; isto já é um grande aparte que acabei por escrever:

O problema é que não vão ser tomadas decisões concretas durante o termo deste Ministro. Portanto, tudo o que ele diz acerca de terem enviado RFI/RFP para um substituto do Alpha Jet ou que um possível substituto do Alouette III irá ser para algo mais que apenas instrução, ou o que quer que seja, vale zero.

Quando chegar à verdadeira altura de tomar as decisões concretas já terá passado bastante tempo e a pasta já terá passado por várias mãos. Logo (in my opinion) o que ele diz ou faz não tem qualquer impacto e não terá que dar provas. Podia agora bem dizer que vamos analisar e avançar com grupos de trabalho para a aquisição de helicópteros ligeiros e médios, aeronaves de treino avançado e até aquisição de Canadair para a FAP e depois quando chegar realmente à altura de tomar decisões, quem tiver no governo, pega e o que realmente faz é o outsourcing completo da instrução e às tantas ainda aproveita para privatizar o SAR.

Mas pronto, as declarações do Senhor Ministro sempre dão para conversarmos e mandarmos para o ar um ou outro cenário do que poderia/poderá ser.

/rant

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: