História da componente submarina da Marinha Portuguesa

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GI Jorge

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #30 em: Janeiro 30, 2011, 03:15:29 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
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E é aqui que se prova que Portugal vai acabar muito mal com esta cambada de incompetentes nos altos lugares do governo.
Nem sempre a culpa é dos governos. Os navios abatidos estão entregues à Marinha e não ao governo.

Mas não me parece que a Marinha tivesse capacidade de fazer alguma coisa. Além de que podia ter tornado o Albacora num museu, ou assim. Porque não transformar os estaleiros abandonados num sitio onde se possam guardar navios-museu? Por exemplo, uma corveta, uma fragata, o Albacora, e assim por diante. Ou seja, sempre que uma classe de navios é abatida, porque não tirar um dos seus navios e adaptá-lo a museu? Mesmo que não se mantenham fora de água, à vários truques para os manter secos dentro de água.
Seria muito dispendioso, mas daria para tratar bem destes veteranos, e criar-se-ia uma atracção turística bastante interessante.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

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sergio21699

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #31 em: Janeiro 30, 2011, 03:41:08 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "luis filipe silva"
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E é aqui que se prova que Portugal vai acabar muito mal com esta cambada de incompetentes nos altos lugares do governo.
Nem sempre a culpa é dos governos. Os navios abatidos estão entregues à Marinha e não ao governo.

Mas não me parece que a Marinha tivesse capacidade de fazer alguma coisa. Além de que podia ter tornado o Albacora num museu, ou assim. Porque não transformar os estaleiros abandonados num sitio onde se possam guardar navios-museu? Por exemplo, uma corveta, uma fragata, o Albacora, e assim por diante. Ou seja, sempre que uma classe de navios é abatida, porque não tirar um dos seus navios e adaptá-lo a museu? Mesmo que não se mantenham fora de água, à vários truques para os manter secos dentro de água.
Seria muito dispendioso, mas daria para tratar bem destes veteranos, e criar-se-ia uma atracção turística bastante interessante.

É preciso dizer mais alguma coisa?   :(
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Desertas

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #32 em: Janeiro 30, 2011, 09:42:52 pm »
Citação de: "sergio21699"
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "luis filipe silva"
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E é aqui que se prova que Portugal vai acabar muito mal com esta cambada de incompetentes nos altos lugares do governo.
Nem sempre a culpa é dos governos. Os navios abatidos estão entregues à Marinha e não ao governo.

Mas não me parece que a Marinha tivesse capacidade de fazer alguma coisa. Além de que podia ter tornado o Albacora num museu, ou assim. Porque não transformar os estaleiros abandonados num sitio onde se possam guardar navios-museu? Por exemplo, uma corveta, uma fragata, o Albacora, e assim por diante. Ou seja, sempre que uma classe de navios é abatida, porque não tirar um dos seus navios e adaptá-lo a museu? Mesmo que não se mantenham fora de água, à vários truques para os manter secos dentro de água.
Seria muito dispendioso, mas daria para tratar bem destes veteranos, e criar-se-ia uma atracção turística bastante interessante.

É preciso dizer mais alguma coisa?   :(

Julgo que uma das hipóteses seria afundar alguns navios para transforma-los  em recifes artificiais .Embora  preparação para afundar um navio seja dispendiosa no final existe  sempre algum retorno para o estado, através dos impostos quer dos clubes de mergulho , quer dos turistas que viriam ao nosso país para lá mergulharem . Na Madeira já foram colocadas várias hipóteses , sendo que uma delas até era de um patrulha da classe Cacine , mas todas julgo terem ficado pelo caminho devido a questões monetárias .
Em Porto Santo , há alguns anos atrás afundaram um navio cargueiro , de nome "Madeirense" . A zona onde ele foi afundado , é hoje muito procurada por mergulhadores quer nacionais , quer estrangeiros . A área onde o navio agora repousa está cheia de vida em volta , sendo que antes do navio lá estar , a vida marinha era muito reduzida .

Um Abraço
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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #33 em: Janeiro 30, 2011, 10:01:16 pm »
Ia dizer exactamente a mesma coisa. A criação de recifes artificiais favorece o crescimento de fauna e flora marinha, é um ponto turístico para mergulhadores,
(malta com guito para estas coisas) ou alguns navios até podiam ser vendidos não apenas para servir de museu mas como recintos para a prática de airsoft.  :n.idea:
Não deve haver muita oferta deste género.  

Ou então terminam com o fim inglório de servir de alvos, serem cortados para sucata ou que tenham o mesmo fim do Albacora...
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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #34 em: Fevereiro 01, 2011, 08:31:06 pm »
Desculpem a minha ignorância, mas no estado em que o Albacora se encontrava, sendo canibalizado desde 2000, estaria em condições de ser "musealizado"?

Pensava que tal possibilidade só seria possivel com o Barracuda e o Delfim....

(Do blog do Luis Miguel Correia, foto de 10-10-2010, o Albacora em 1º plano):
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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GI Jorge

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #35 em: Fevereiro 01, 2011, 11:08:30 pm »
Citação de: "P44"
Desculpem a minha ignorância, mas no estado em que o Albacora se encontrava, sendo canibalizado desde 2000, estaria em condições de ser "musealizado"?

Pensava que tal possibilidade só seria possivel com o Barracuda e o Delfim....

(Do blog do Luis Miguel Correia, foto de 10-10-2010, o Albacora em 1º plano):

Não estou a ver porque não. Ou então, como o Desertas disse, poderia ser afundado e transformado em recife artificial, com cuidado. E não deixaria de ser um museu, mesmo submerso. Além de que qualquer coisa é melhor que cair no lodo.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #36 em: Fevereiro 02, 2011, 05:16:26 pm »
Alguma novidade em relação ao Albacora?
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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #37 em: Fevereiro 03, 2011, 09:58:55 pm »
Citação de: "P44"
Alguma novidade em relação ao Albacora?

Posso estar a dizer um disparate, e por isso mesmo peço desculpa se assim for, mas a entrada, e permanência, de água salgada no interior do submarino não provocou ainda mais estragos? Que valor museológico se pode retirar do Albacora após este incidente?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #38 em: Fevereiro 05, 2011, 02:33:13 pm »
Carlos,

Penso que o "Albacora" seria usado em Portimão, juntamente com uma corveta ou patrulha "Cacine" como se falou em Maio, para criar um recife artificial para turismo subaquático, um nicho de mercado bastante rentável. Exposto enquanto navio e visitável serão, à partida, o "Delfim" e o "Barracuda" em Viana do Castelo e Cascais.

Um abraço,
Pedro Monteiro
 

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #39 em: Fevereiro 05, 2011, 02:58:14 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Penso que o "Albacora" seria usado em Portimão, juntamente com uma corveta ou patrulha "Cacine" como se falou em Maio, para criar um recife artificial para turismo subaquático, um nicho de mercado bastante rentável.

Se assim é já não está aqui quem falou. Não estava ao corrente dessa intenção, Pedro, e julguei sinceramente que seria exposição estática à superfície.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #40 em: Fevereiro 05, 2011, 03:21:09 pm »
Ou seja, apenas o Barracuda e o Delfim estarão em condições de ser transformados em Museus, como sempre pensei.
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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #42 em: Janeiro 04, 2013, 11:54:55 pm »
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Submarinos em Portugal – 100 anos



LISBOA – Em 2013 a Marinha irá celebrar o centenário dos submarinos em Portugal. Para assinalar tão importante data irão decorrer diversas atividades de natureza social e cultural ao longo do ano.
 
A 15 de abril de 1913, o submersível Espadarte é entregue, em La Spezia – Itália, à Marinha Portuguesa. A partir dessa data, o país tem contado sempre com submarinos ao serviço da Armada. Ao longo deste século, a existência de submarinos tem permitido garantir a Portugal uma utilização mais segura do mar e das vias de comunicação marítimas. Missão fundamental para as nações com vocação marítima, como é o caso de Portugal.

As celebrações do centenário dos Submarinos em Portugal incluem diversas iniciativas, das quais se destacam:

1 de março a 31 de maio – exposição «100 anos dos submarinos em Portugal», no Museu de Marinha (Sala D. Luís);

15 de abril – cerimónia militar, na Esquadrilha de Submarinos, na Base Naval do Alfeite;

Data a definir – Inauguração do submarino Barracuda, docado e musealizado, em Cacilhas.

Junho ou julho – Colóquio «Um Século a contribuir para a defesa e segurança nacional»;

Outubro – Lançamento do livro (Edições Culturais da Marinha): Álbum de Memórias: «Os Submarinos em Portugal».
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Re: História da componente submarina da Marinha Portuguesa
« Responder #43 em: Abril 06, 2023, 11:30:45 pm »

Daphné class | Was it a disastrous submarine or a war hero?
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