Áustria: neutralizada bomba de 250 kg da II Guerra Mundial

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Fábio G.

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Áustria: neutralizada bomba de 250 kg da II Guerra Mundial
« em: Junho 03, 2004, 12:57:13 pm »
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Áustria: neutralizada bomba de 250 kg da II Guerra Mundial

As autoridades austríacas neutralizaram na noite de quarta-feira uma bomba de fabrico norte-americano com 250 kg lançada durante a II Guerra Mundial junto à localidade de Ybbs, a 80 km a oeste de Viena (Áustria).



A bomba, praticamente intacta, foi encontrada enterrada a cerca de três metros de profundidade nos terrenos onde se havia iniciado a construção de uma central eléctrica.
O engenho foi descoberto por um operário e para desactivá-la foi necessário cortar uma estrada nacional situada a menos de 100 metros da bomba, bem como uma das principais linhas ferroviárias austríacas, que passa a menos de 70 metros do local.

03-06-2004 10:42:37
 

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komet

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« Responder #1 em: Junho 03, 2004, 01:47:20 pm »
Por falar neste tipo de descobertas, penso que  já há algum tempo saiu numa edição da Focus um artigo qualquer sobre destroços de aviões da Luftwaffe descobertos em Portugal, na região do alentejo penso. Talvez tenham sido abatidos durante a guerra civil espanhola. Alguem tem mais informações sobre este assunto?
Obrigado.
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Fábio G.

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« Responder #2 em: Junho 03, 2004, 02:03:24 pm »
Aqui no Algarve também havia destroços de aviões da IIGM, a minha avó contou-me que um dia estava na praia e veio a cair em plena praia um avião inglês que vinha directamente de uma missão e havia sido atingido, na paia foi o pânico porque pensaram que a Guerra estava a chegar a Portugal. Quanto a esses destroços penso que vi numa reportagem  na TV são mesmo de aviões que actuaram na 2ª GM.
 

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Guilherme

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« Responder #3 em: Junho 03, 2004, 02:10:17 pm »
Fábio G., o piloto do avião inglês morreu?
 

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Fábio G.

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« Responder #4 em: Junho 03, 2004, 02:16:45 pm »
Penso que não.
 

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komet

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« Responder #5 em: Junho 03, 2004, 02:21:07 pm »
Conheçem aquele caso de um piloto americano num P-38, que teve de aterrar em Portugal de emergência (por saber que era neutro), e o seu avião despertou tal curiosidade nos portugueses, que começaram  a falar com o americano sobre o seu funcionamento, entretanto acho que a PM tinha sido chamada para prender o americano. Depois disto não me lembro bem o que se passou, mas se não me engano ele conseguiu fugir no mesmo avião em que veio nesse mesmo momento.

Andei à procura do link mas não o encontrei.
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Fábio G.

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« Responder #6 em: Junho 03, 2004, 02:31:53 pm »
Sim eu vi uma reportagem com esse piloto na SIC (já não me lembro muito bem), e é verdade que ele conseguiu fugir nesse mesmo avião em que aterrou acho que aproveiotu um  distracção dos militares e responsáveis que o vigiavam e meteu-se dentro do avião e partiu sem autorização.
 

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Ricardo Nunes

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« Responder #7 em: Junho 03, 2004, 05:54:23 pm »
Citação de: "Fábio G."
Sim eu vi uma reportagem com esse piloto na SIC (já não me lembro muito bem), e é verdade que ele conseguiu fugir nesse mesmo avião em que aterrou acho que aproveiotu um  distracção dos militares e responsáveis que o vigiavam e meteu-se dentro do avião e partiu sem autorização.


Não foi bem isso.

Salvo erro penso que aeronave era um F-47 ( e não um P-38, que por acaso o operámos um, internado dos aliados em Portugal, pintado mais tarde com a cruz de cristo.

O piloto do avião norte-americano ( que por acaso era um ás ) aterrou de emergência em Lisboa ( portela ? ). Como na altura o F-47 ainda era uma aeronave recente despertou um enorme sentido de curiosidade nos militares portugueses, então, no dia seguinte e após umas breves reparações pediram ao piloto norte-americano que lhes desse umas indicações básicas sobre a aeronave para esta ser voada por um piloto português para uma base aérea. Ora, numa atitude tipicamente portuguesa, eles deixaram o piloto norte-americano sentar-se no cockpit para dar um "briefing" a pilotos nacionais. Claro está que, mal teve oportunidade, foi por o motor a trabalhar, descolar, e deixar impávidos o pessoal português em terra.  :lol:
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emarques

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« Responder #8 em: Junho 03, 2004, 06:09:21 pm »
Tenho ideia que foi mesmo um P-38...
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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Ricardo Nunes

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« Responder #9 em: Junho 03, 2004, 06:15:44 pm »
Citação de: "emarques"
Tenho ideia que foi mesmo um P-38...


Saiu à uns tempos um artigo na Mais Alto sobre este assunto. Vou ver se o encontro.
Ricardo Nunes
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Luso

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« Responder #10 em: Junho 03, 2004, 09:17:29 pm »
O avião que caiu no Alentejo era um Condor.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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me163

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« Responder #11 em: Junho 29, 2004, 10:37:40 pm »
Citação de: "Ricardo Nunes"
Citação de: "Fábio G."
Sim eu vi uma reportagem com esse piloto na SIC (já não me lembro muito bem), e é verdade que ele conseguiu fugir nesse mesmo avião em que aterrou acho que aproveiotu um  distracção dos militares e responsáveis que o vigiavam e meteu-se dentro do avião e partiu sem autorização.

Não foi bem isso.

Salvo erro penso que aeronave era um F-47 ( e não um P-38, que por acaso o operámos um, internado dos aliados em Portugal, pintado mais tarde com a cruz de cristo.

O piloto do avião norte-americano ( que por acaso era um ás ) aterrou de emergência em Lisboa ( portela ? ). Como na altura o F-47 ainda era uma aeronave recente despertou um enorme sentido de curiosidade nos militares portugueses, então, no dia seguinte e após umas breves reparações pediram ao piloto norte-americano que lhes desse umas indicações básicas sobre a aeronave para esta ser voada por um piloto português para uma base aérea. Ora, numa atitude tipicamente portuguesa, eles deixaram o piloto norte-americano sentar-se no cockpit para dar um "briefing" a pilotos nacionais. Claro está que, mal teve oportunidade, foi por o motor a trabalhar, descolar, e deixar impávidos o pessoal português em terra.  :lol:


Não... era de facto um dos dois P-38 que aterraram na Portela de emergência:

"(...) Em meados de Novembro de 1942, dois caças bimotores bi-fuselados Lockeed P-38 Lightning pertencerntes ao 1st Fighter Group, em trânsito de Chivenor, Inglaterra, para Oran, no Norte de África, pousaram sucessivamente no aeroporto da Portela de Sacavém, em lisboa, onde ficaram sob guarda militar.
Iludindo a vigilância do oficial português comandante da guarda, o capitão Costa Macedo, um dos pilotos americanos, Jack Illfrey, num P-38F conseguiu descolar e evadir-se ficando o outro (um P-38G) apreendido, à carga da B.A.2, até ser integrado numa nova esquadrilha(...)"

Este texto foi retirado do livro "Os Aviões da Cruz de Cristo" de Mário Canongia Lopes.

Tenho um outro livro que conta a peripécia pelo ponto de vista do piloto, Jack Illfrey, e foi  ele que apareceu no programa da Sic sobre os aviões que aterraram ou se despenharam no nosso território durante a WWII.

Segundo o que me lembro do relato desse livro, o aparelho de Jack Illfrey foi o primeiro a aterrar na Portela, tendo sido apreendido.
No entanto, enquanto o piloto americano mostrava o cockpit do aparelho ao piloto português que o iria voar para outro lado, viu aproximar-se o segundo P-38. Esse facto distraiu toda a guarda portuguesa e Jack illfrey aproveitou-o para acelerar os motores, que estavam ligados para demonstração, e meter-se à pista e descolar.

Giro foi que logo que o outro P-38 se imobilizou foi prontamente rodeado por uma guarda armada, apontando as armas ao piloto e ao que consta este foi tratado algo rudemente, devido à irritação dos guardas por terem deixado escapar o avião  anterior.

Este P-38 foi depois incorporado na esquadrilha OK dos P-39 Airacobra.

saudações
Si vis pacem parabellum