Sim eu vi uma reportagem com esse piloto na SIC (já não me lembro muito bem), e é verdade que ele conseguiu fugir nesse mesmo avião em que aterrou acho que aproveiotu um distracção dos militares e responsáveis que o vigiavam e meteu-se dentro do avião e partiu sem autorização.
Não foi bem isso.
Salvo erro penso que aeronave era um F-47 ( e não um P-38, que por acaso o operámos um, internado dos aliados em Portugal, pintado mais tarde com a cruz de cristo.
O piloto do avião norte-americano ( que por acaso era um ás ) aterrou de emergência em Lisboa ( portela ? ). Como na altura o F-47 ainda era uma aeronave recente despertou um enorme sentido de curiosidade nos militares portugueses, então, no dia seguinte e após umas breves reparações pediram ao piloto norte-americano que lhes desse umas indicações básicas sobre a aeronave para esta ser voada por um piloto português para uma base aérea. Ora, numa atitude tipicamente portuguesa, eles deixaram o piloto norte-americano sentar-se no cockpit para dar um "briefing" a pilotos nacionais. Claro está que, mal teve oportunidade, foi por o motor a trabalhar, descolar, e deixar impávidos o pessoal português em terra.
Não... era de facto um dos dois P-38 que aterraram na Portela de emergência:
"(...) Em meados de Novembro de 1942, dois caças bimotores bi-fuselados Lockeed P-38 Lightning pertencerntes ao 1st Fighter Group, em trânsito de Chivenor, Inglaterra, para Oran, no Norte de África, pousaram sucessivamente no aeroporto da Portela de Sacavém, em lisboa, onde ficaram sob guarda militar.
Iludindo a vigilância do oficial português comandante da guarda, o capitão Costa Macedo, um dos pilotos americanos, Jack Illfrey, num P-38F conseguiu descolar e evadir-se ficando o outro (um P-38G) apreendido, à carga da B.A.2, até ser integrado numa nova esquadrilha(...)"
Este texto foi retirado do livro "Os Aviões da Cruz de Cristo" de Mário Canongia Lopes.
Tenho um outro livro que conta a peripécia pelo ponto de vista do piloto, Jack Illfrey, e foi ele que apareceu no programa da Sic sobre os aviões que aterraram ou se despenharam no nosso território durante a WWII.
Segundo o que me lembro do relato desse livro, o aparelho de Jack Illfrey foi o primeiro a aterrar na Portela, tendo sido apreendido.
No entanto, enquanto o piloto americano mostrava o cockpit do aparelho ao piloto português que o iria voar para outro lado, viu aproximar-se o segundo P-38. Esse facto distraiu toda a guarda portuguesa e Jack illfrey aproveitou-o para acelerar os motores, que estavam ligados para demonstração, e meter-se à pista e descolar.
Giro foi que logo que o outro P-38 se imobilizou foi prontamente rodeado por uma guarda armada, apontando as armas ao piloto e ao que consta este foi tratado algo rudemente, devido à irritação dos guardas por terem deixado escapar o avião anterior.
Este P-38 foi depois incorporado na esquadrilha OK dos P-39 Airacobra.
saudações