- Por que 'apenas um meio de transporte', essa aviação não é um dos pilares de qualquer força? Por que eles deveriam ser baratos? Uma força aérea se deve compor apenas de caças?
É sim, da mesma forma que o arroz é um pilar para a alimentação, e arroz sobrevalorizado, continua a ser caro. De notar que um F-35, com toda a tecnologia que tem a bordo, consegue custar bastante menos que um KC-390. Entre o caro e o barato, existe ali no meio o meio termo, e a Embraer escolheu fazer com que o KC-390 (pelo menos para Portugal) se inclinasse mais para o lado "caro".
- O custo previsto geralmente extrapola em programas militares, ademais, o custo de 80M foi estimado em 2015 se não me engano, assim o valor corrigido pela inflação da moeda norte-americana hoje chega a 104M*:
O valor de hoje é irrelevante, já que a compra dos KC-390 portugueses foi assinada em 2019.
De 2015 a 2019, os valores passavam de 80 para 86 milhões. O mito da valorização já foi desconstruído.
Mas há mais:
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/portugal-pode-desistir-do-kc-390-por-causa-do-preco-considerado-muito-alto_4146.htmlSegundo as autoridades militares o valor disponível no orçamento para cada avião é de 97 milhões de euros, ante o valor estimado em 120 milhões de euros, pela Embraer. As autoridades portuguesas consideram o valor exagerado.
Como é que o custo subiu? Não há explicação. Sabe-se que o câmbio ou problemas de desenvolvimento não tiveram influência nenhuma, caso contrário, no mesmo período, o F-35 não continuava a baixar o seu preço. Foi matreirice da Embraer, apenas e só isso, e o governo tuga foi estúpido, preferindo ficar com um contrato de manutenção para apenas 12 anos, para conseguir pagar o aumento de preço das aeronaves.
De notar que os 120 milhões da notícia são em euros, portanto já na altura (2019) seria perto de 130 milhões de dólares por avião.
* Talvez a calculadora ajude a investigar se realmente foi o avião mais caro comprado pela FAP.
Excepto que Portugal muito raramente compra aeronaves novas, sendo ainda mais raro que essas aeronaves tenham um custo unitário remotamente elevado. Mesmo quando comprámos os F-16A/B novos, mesmo que tivéssemos pago 50 milhões por cada um deles (que não foi o caso), a conversão para 2024 tornaria-os mais baratos que os KC.
Tínhamos de recuar até os anos 70, comprar F-16 na altura, e teríamos que pagar 20 milhões por cada um deles (3 ou 4 vezes o valor real), para que a conversão elevasse o valor ao nível do custo unitário de um KC-390.
https://www.nytimes.com/1975/06/03/archives/a-belgian-accord-in-2billion-deal-on-f16-reported-brussels-may-join.htmlPortanto, é altamente improvável, para não dizer impossível, que Portugal tenha comprado, mesmo a considerar a conversão, alguma aeronave mais cara que o KC.
- O custo inicial de um sistema de armas contempla outras variantes, se mal recordo no contrato da FAP está incluso o simulador por exemplo e no caso específico dos sistemas de proteção, como eles são exclusivos da NATO, não seria de se esperar que saíssem de fábrica com eles instalados.
No contrato português, vão ser gastos 606 milhões de euros para as 5 aeronaves + 1 simulador, os sistemas defensivos israelitas estão numa alínea à parte. E das duas uma, ou o simulador custa 106 milhões, e portanto cada um dos 5 C-390 custa 100 milhões, ou o simulador custa uns 56 milhões e cada avião fica a 110 milhões.
O outro artigo menciona 120 milhões, por isso assume-se que cada KC nos custou entre os 110 e 120 milhões.
Mas calma, que a tortura ainda não acabou:
https://www.janes.com/defence-news/news-detail/south-korea-selects-kc-390-for-acquisitionData from Janes Markets Forecast indicates that the KC-390 is the most cost-effective option of the bidders, with a unit price of USD67 million.
Comparably, the data places the unit cost of the A400M transport at USD192 million. The C-130-J-30 has a unit cost of USD91 million.
Isto é de Dezembro de 2023.
Não sei de onde virão os dados deles, se foi propaganda que engoliram, ou se a Embraer faz preços muito mais apelativos para outros. Agora, a diferença entre os valores que nós pagámos por cada um deles (mínimo €110 milhões pelos vistos), e o valor indicado à Janes (convertido em € seriam +- 62 milhões), é demasiado grande.
Em todos os contextos, o custo de cada KC para a FAP, é objectivamente caro.
- Quanto aos outros equipamentos militares que seria possível de comprar com esse dinheiro isso é uma questão de planejamento e prioridades da FAP e do governo português. Concordo que seria mais simples modernizar os Hércules e comprar um modelo tático tipo A400 ou MRTT, mas sabemos que compras militares muitas vezes excedem as questões de custo apenas.
Os KC já foram adquiridos, portanto nada a fazer. Agora não venham falar de um 6º, que os 5 do contrato original já nos custaram os olhos na cara.
Lamenta-se é que da parte do governo português não houve qualquer capacidade de negociar (e da Embraer também não houve colaboração), nem agilidade para reduzir a encomenda de 5 para 3 face ao aumento do seu preço. É gritante que Portugal fazia parte do programa, e só quando foi para negociar o contrato é que descobriu o preço que teria que pagar por cada aeronave?
Se calhar era isso que ia acontecer com a fantochada dos Super Tucano, em que havia supostamente 206 milhões para a sua compra, e afinal seriam consideravelmente mais caros, assim de repente.
O dinheiro que se iria gastar no 6º KC, pode ser usado para outros programas urgentes.
Por acaso até pensava que o C-130J era mais barato que o KC-390. Seja como for, se o preço unitário é semelhante quem sai a ganhar é o KC-390 que é para mim significativamente superior ao Hercules (dentro das respetivas categorias).
O preço varia consoante a fonte, e os contratos costumam ter tantas variáveis, que não dá para ser conclusivo. Olhas para a notícia da Janes, e dizem que o KC é o mais barato por uma larga margem, olhas para o contrato português e percebes que aquele valor da Janes é completamente irrealista, enquanto os valores do C-130 e do A-400 aparentam ser mais ou menos consistentes com o que se diz.
Agora, claro, o KC-390 é superior ao Hercules na maior parte das coisas, havendo algumas excepções aqui e ali.