KC-390 na FAP

  • 3563 Respostas
  • 457725 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1275 em: Abril 18, 2021, 12:08:42 am »
A Embraer quis fazer de Portugal o seu "cavalo de Troia" para entrar na Europa, no entanto e felizmente está a sair o tiro pela culatra, pois a maioria dos países vai para C-130H/J ou A-400M, os 2 últimos foram Holanda e Polónia.

Caro typhonman, felizmente porquê?

Caro PMFM, pela arrogância do grupo nas negociações com Portugal sobretudo e por quererem vender um avião que era "vendido" por 60 milhões a boca, e na realidade o valor é superior.
Mas claro, que o estado (MDN e FAP) tiveram a sua cota parte de culpa no assunto, ao enterrarem 18% da LPM num programa, que não era prioritário e que não irá trazer capacidades acrescidas a FAP, pois nem o reabastecimento aéreo será uma realidade, face ao estado da frota AW-101.
Por outro lado, temos verbas patéticas, para os helicópteros de evacuação e verba 0 para a substituição dos Alpha-Jet, e no futuro dos F-16 e P-3.

Caro typhonman , como sabe, numa negociação é normal que cada uma das partes tente fazer o melhor negócio para si; não me choca que a Embraer o tenha feito. Quando ao aumento do preço, lembro-me de que há uns anos se falava que o A400M iria custar cerca de 100 milhões a unidade, algo que hoje está muito longe da realidade. É normal neste tipo de projetos.

Ainda assim, e apesar da bazófia e arrogância de comentários de muitos brasileiros em sites da especialidade que me incomodam ligeiramente, não compreendo como não se torce para que este programa seja um sucesso, quando a indústria nacional esteve e está tão envolvida no mesmo. Se não é o seu caso, peço desculpa pelo equívoco.

Quanto à elevada percentagem da LPM gasta neste programa, concordo plenamente pois, tal como disse, estava longe de ser prioritário.

Abraço.

É o meu caso, mas não tem de pedir desculpa, é a sua opinião, a qual respeito.
Outra motivação é a bazófia dos brasileiros, pois parece que desenvolveram um F-22 ou algo do género.
Quanto a FAP, como disse atrás, quando "rebenta" com 18 % da LPM num programa em que o C-130M, faria o mesmo tipo de trabalho é no mínimo "lesa pátria".
Atenção, que não vamos subir muito na tonelagem transportada, não vamos reabastecer outras aeronaves FAP (a exceção do próprio KC), não vamos apagar incêndios com eles, e vão vir 5, quando neste momento temos 4 C-130 operacionais.
Além disso as missões das FA, estão cada vez mais direcionadas para cenários longínquos, Báltico, Moçambique, onde será necessário projetar material, veículos e outros meios rapidamente.

Abc,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMFM

*

Barlovento

  • Perito
  • **
  • 448
  • Recebeu: 212 vez(es)
  • Enviou: 117 vez(es)
  • +135/-92
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1276 em: Abril 18, 2021, 09:53:08 am »
El éxito o fracaso de un avión, no solo depende de lo bueno que sea, mas importante es venderlo. Hay un número de unidades vendidas que hacen o no rentable el diseño y fabricación, desconozco cual es ese número, pero hasta el momento son muy pocos los aviónes de este modelo que la Embraer ha conseguido vender. ¿Que sucede si se acaba cerrando la cadena de producción en poco tiempo por el fracso económico?.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1277 em: Abril 18, 2021, 11:27:21 am »
Os motores e vários outros equipamentos do KC já são utilizados noutros modelos de aviação, não foram desenvolvidos especificamente para este modelo, por isso penso que a nível de peças não perigo.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1278 em: Abril 18, 2021, 12:15:36 pm »
Os motores e vários outros equipamentos do KC já são utilizados noutros modelos de aviação, não foram desenvolvidos especificamente para este modelo, por isso penso que a nível de peças não perigo.

O motor está em fim de vida por isso é que foi tão barato. O que vale é existem vários Airbus A319 e Airbus A320 com ele, por isso sobresselentes não deve faltar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1279 em: Abril 18, 2021, 01:51:49 pm »
Os motores e vários outros equipamentos do KC já são utilizados noutros modelos de aviação, não foram desenvolvidos especificamente para este modelo, por isso penso que a nível de peças não perigo.

O motor está em fim de vida por isso é que foi tão barato. O que vale é existem vários Airbus A319 e Airbus A320 com ele, por isso sobresselentes não deve faltar.

Pois o problema é que é uma versão nova e com diferenças dos outros, mas está incluído no contrato de aquisição a sua manutenção.
« Última modificação: Abril 18, 2021, 01:52:37 pm por oi661114 »
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1280 em: Abril 18, 2021, 02:59:21 pm »
Os motores e vários outros equipamentos do KC já são utilizados noutros modelos de aviação, não foram desenvolvidos especificamente para este modelo, por isso penso que a nível de peças não perigo.

O motor está em fim de vida por isso é que foi tão barato. O que vale é existem vários Airbus A319 e Airbus A320 com ele, por isso sobresselentes não deve faltar.

Pois o problema é que é uma versão nova e com diferenças dos outros, mas está incluído no contrato de aquisição a sua manutenção.

Não é um versão nova, é um A5 adaptado.
 

*

redkukulkane

  • Membro
  • *
  • 182
  • Recebeu: 98 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +12/-56
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1281 em: Abril 19, 2021, 05:00:11 pm »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5507
  • Recebeu: 5473 vez(es)
  • Enviou: 3606 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1282 em: Abril 19, 2021, 06:25:40 pm »
Isto só vem ainda mais reforçar que a Base Aérea do Montijo, com ou sem aeroporto complementar de Lisboa, está condenada ao desaparecimento. Nem interessa para nada se o assunto estiver em águas de bacalhau, a decisão está tomada e é para avançar sem quaisquer recuos como tudo parece indicar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, tenente

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1283 em: Abril 19, 2021, 11:48:55 pm »
Agora é mais KC-390 no Velozes e Furiosos:


 :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +797/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1284 em: Abril 19, 2021, 11:53:50 pm »
E é que é mesmo um Ká-Cê-390 Tiririca!!!!!  :o :N-icon-Axe:

(Escusam de ver o trailer todo, vão logo para 3:03)  ;)
« Última modificação: Abril 19, 2021, 11:55:19 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20204
  • Recebeu: 2977 vez(es)
  • Enviou: 2226 vez(es)
  • +1322/-3459
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1285 em: Abril 22, 2021, 10:17:21 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 261
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +72/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1286 em: Abril 23, 2021, 08:25:41 pm »

A integração Asa-fuselagem do KC-390 da FAP já foi feita. Aguardem imagens.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20204
  • Recebeu: 2977 vez(es)
  • Enviou: 2226 vez(es)
  • +1322/-3459
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1287 em: Maio 12, 2021, 12:45:11 pm »
Florbela Costa. "Por incrível que pareça, muitos dos processos de fabrico dos motores do helicópetro de Marte são manuais"



Tem 32 anos e liderou a equipa que desenvolveu os motores do helicóptero que esta semana voou pela primeira vez em Marte. Acredita que, depois deste feito, se fica mais perto de se poder pensar em voos tripulados noutro planeta.

...

Mas foi satisfeita ou ficou chateada por não haver mais vagas na Força Aérea?

Na altura fiquei bastante desiludida porque queria mesmo muito entrar na Força Aérea. Hoje fico muito contente por ter tido o percurso que tive, de ter ido para a UBI onde aprendi imenso e fiz grandes amigos, por depois ter tido a oportunidade de entrar no CEEIa (Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos) na altura em que entrei.

Uma semana depois de entregar a tese de mestrado.

Sim. Acabei por ter muita sorte. Fiquei cinco anos e meio trabalhar no projeto de colaboração entre o CEEIa e a Embraer para o desenvolvimento do KC-390 e de depois tive esta oportunidade fantástica de vir para a Maxon, em Lucerna, e ter os motores para o helicóptero de Marte como o meu primeiro projeto.

É isso que é surpreendente: uma engenheira nova, de 32 anos, estar à frente desse projeto numa grande empresa. Ficou surpreendida com essa responsabilidade?

Fiquei. O meu chefe apostou em mim. Mas é isso, só foi possível porque viu que tinha a experiência do CEEIa. Quando entrei no CEEIa éramos 20 pessoas a trabalhar no projeto com a Embraer, todos muito novos, muitos de nós recém-licenciados ou com mestrados, sem experiência profissional nenhuma. Foram cinco anos em que cresci imenso, tive diferentes posições e no final estava como gestora de projeto à frente de uma equipa de 25 pessoas nesse grande projeto da Embraer em que desenvolvemos o Elevator & Sponson do KC-390, que foi o maior projeto de desenvolvimento que Portugal teve na aviação.

Para quem não percebe nada de aviões, estamos a falar de que parte do aparelho?

O KC-390 é a aeronave que vai por exemplo substituir o C-130 da Força Aérea Portuguesa, é uma aeronave muitíssimo grande, com 34 metros de envergadura. Nós fizemos a barriga do avião, que contém as portas do trem de aterragem, que se chama Sponson. E fizemos o Elevator que é a parte móvel da asa traseira que controla o pitch (movimento em torno do eixo horizontal) do avião, é um flight control (superfícies de controle de voo) da aeronave.

E estava a gerir uma equipa com 26 anos.

Sim, tive muita sorte e acabou por ser uma grande experiência. E isso permitiu-me depois candidatar-me a este trabalho de gestora de projeto na Maxon, apesar de ser muito mais nova do que as pessoas que trabalham comigo.

E como é que isso foi visto? É um ambiente com muita competição ou correu bem?

É um ambiente muito saudável, nunca senti por parte dos meus colegas alguma inveja. Todos trabalhamos em projetos interessantes. Na altura o meu chefe estava a trabalhar no programa ExoMars, que foi adiado para 2022. Tinha outra colega, também mulher, que estava a trabalhar com uma equipa nos motores do rover Perseverance. Na prática temos todos projetos tão espetaculares que não há inveja, pelo contrário há uma enorme entreajuda. Somos uma equipa multicultural. O meu chefe é inglês, essa colega que coordenou o outro projeto é meio suíça e meio americana e tenho outro colega gestor de projeto alemão. Somos metade mulheres, metade homens. É um ambiente muito diverso.
...

https://ionline.sapo.pt/artigo/732335/florbela-costa-por-incrivel-que-pareca-muitos-dos-processos-de-fabrico-dos-motores-do-helicopetro-de-marte-sao-manuais-?seccao=Mais_i
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, oi661114

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1288 em: Maio 13, 2021, 10:23:00 am »
South Korea unveils design for future military transport aircraft





A vida não está fácil para o KC-390. 8)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3848 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1289 em: Maio 13, 2021, 10:47:35 am »
Armado com 8 mísseis? É muito mais multi-missão que o KC.  :mrgreen: