Viva! Na verdade a Alemanha não foi um bom exemplo, sendo uma federação de estados e como tal, cada estado tem a sua própria polícia uniformizada (à imagem da PSP, já que é civil). Mas o estatuto é igual para todos. Se circularem de Norte para sul, de Weste para Este pela Alemanha, apenas vão ver polícia que se identifica com a palavra "POLIZEI". É um país com uma realidade muito diferente da nossa.
Mas nem sempre a informação que nos chega está correcta. Cliquem no link abaixo e vejam o que diz em relação a Portugal (Polícia National) – Aparece a PJ!!!!!!!!!!!
http://www.europol.eu.int/index.asp?page=linksComo vão poder ver, a maioria dos países aqui indicados apenas têm uma força policial.
Mas na verdade a Alemanha tem mais de uma polícia, mas a organização é de tal ordem que não há quintinhas (pelo menos a nível de informações), já que a base de dados sobre informações é comum a todas.
Em Portugal isso não acontece. A PJ tem a sua base de dados (que não partilha com mais ninguém); a PSP idem. Não sei se a GNR tem alguma coisa a que se possa chamar base de dados devidamente organizado (acho que ainda têm algum caminho a percorrer, parece-me que é de todos os órgãos de polícia criminal a que está mais atrasada neste item), mas quando tiver a sua base de dados, certamente também a vai fechar a sete chaves. Os tribunais também têm a sua. Nada disto faz sentido. Para já e antes de fazer o que quer se seja acerca da organização das policias, dever-se-ia compilar isto tudo numa base única, comum a todos e que todos carregassem (a PSP deu um salto enorme neste item com o SEI – Sistema Integrado de Informações – Acho mesmo que deveria ser copiado por todas as polícias, já que é na verdade verdadeiramente eficaz).
Esta é apenas a minha opinião. Defendo aquilo que acho ser o melhor para Portugal e para os portugueses. Estou na polícia de alma e coração. Para mim, ser polícia não é apenas um emprego, é uma missão. Quando digo que deve haver apenas uma polícia, digo-o na convicção que o país pouparia rios de dinheiro e que seria possível aumentar muito a eficácia. Deixava de haver disputas entre diversas organizações. Somos um país com 10 ou 11 milhões de habitantes. Temos cerca de 50 mil polícias. A Áustria, que tem sensivelmente o mesmo número de habitantes tem apenas 21 mil agentes, mais 3 mil funcionários a dar apoio!!!!!!!!!!! Alguém vê os 50 mil polícias na rua?
Já que se falou na Alemanha, não sei se sabem, mas na Alemanha não há nada que se pareça com o CI (corpo de intervenção), lá todos os agentes estão preparados para actuar como tal (a tal organização de que vos falei à pouco). Portugal é o país das quintas. A PSP tem um CI, a GNR também tem de ter. A PSP tem o GOE, a GNR também tem de ter (até a PJ também quer ter um). Criaram o SPNA na GNR, a PSP também já tem um semelhante. Qualquer dia a PSP também vai aparecer com bombeiros. Isto nunca mais acaba!!!!
Uma polícia única é na minha opinião o caminho a seguir. Claro que depois é necessário organizá-la, criando o departamento de trânsito; o de investigação criminal; o de patrulhamento e prevenção, um grupo de operações especiais, um serviço de protecção da natureza, etc. As pessoas fariam uma formação geral comum, mas depois enveredariam pela área que mais lhes agradasse ou que tivessem mais aptidões. Seria um “animal” com apenas uma cabeça. Hoje o que temos é um monstro tricéfalo (não sei se a palavra existe, mas se existe também não chega a espelhar a realidade do nosso país, porque o monstro tem muito mais de 3 cabeças, tem 6, já que não nos podemos esquecer do SEF; Polícia Marítima e da Guarda Prisional).
Também não nos podemos esquecer das Polícia Municipais. Então se o Sr. Ministro do MAI tem a PSP; GNR; SEF e SIS. O Sr. Ministro da Justiça a PJ e a Guarda Prisional. O Sr. Ministro da Defesa a Polícia Marítima, então os Srs. Presidentes de Câmara não haveriam de ter direito a ter também uma polícia?

É Chique e fica bem nos prospectos das câmaras!!!!!! Não são eficazes, ninguém sabe para que servem, são caras, não faz mal, isso não interessa nada. Imaginem o Sr. Ferreira Torres, antigo presidente da Câmara do marco de Canavezes sem uma polícia?!?!
Digam o que disserem, para mim não faz qualquer sentido (em todos os aspectos) ter mais de uma polícia.
Um abraço a todos.