Descoberta nova jazida de hidrocarbonetos na Argélia

  • 0 Respostas
  • 1718 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Descoberta nova jazida de hidrocarbonetos na Argélia
« em: Março 02, 2006, 10:32:50 am »
Citar
Descoberta nova jazida de hidrocarbonetos na Argélia

Uma nova jazida de hidrocarbonetos foi descoberta na região de Amguid Messaoud, perto do campo de petróleo gigante de Hassi Messaoud, pela companhia nacional de hidrocarbonetos, Sonatrach, anunciou a empresa em comunicado.


Segundo os dados técnicos divulgados pela empresa, a perfuração foi feita no bloco 427, localizado em Hassi Guettar, a uma profundidade de 4.227 metros, e revelou uma acumulação de óleo onde se tinha estimado o caudal do petróleo bruto a 4.50 m3/h e a 559 m3 para o gás.

Esta descoberta, que é a primeira feita este ano pela empresa argelina Sonatrach sozinha, confirma «a importância do potencial petrolífero evidenciado dentro do circuito de Hassi Messaoud», sublinha a companhia nacional.

Já em Fevereiro, a Sonatrach anunciou uma descoberta de gás condensado em Illizi, no extremo-sul da Argélia, em associação com a companhia russa Rosneft-Stroytransgaz Limited. O poço foi localizado dentro do perímetro de Gara Tisselit, bloco 245 sul.

A empresa argelina, que conseguiu assim fazer duas importantes descobertas desde o início do ano, traçou para 2006 um programa global de exploração a concretizar com fundos próprios e em colaboração com os seus associados, graças aos contratos de busca e exploração em vigor.

A companhia prevê em 2006 a perfuração de 90 poços com um investimento de 1,2 milhões de dólares, 700 milhões dos quais são da Sonatrach.

Em 2005, foram realizadas oito descobertas, seis pela companhia nacional sozinha e as outras duas em parceria com a italiana ENI e a canadiana First Calgary.

Essas descobertas estavam situadas na bacia de Berkine, em Oued Mya, Illizi e em Amguid Messaoud.

Diário Digital / Lusa

02-03-2006 0:24:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... news=63991