KC-390 na FAP

  • 3453 Respostas
  • 437915 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2535 em: Março 27, 2023, 09:04:03 pm »
Não percebo bem o que querem implicar com a venda das unidades da Embraer no Alentejo. Não continuam a funcionar e a fornecer peças para a Embraer? Aliás, o que encontro nas noticias é que depois da venda já foram contratar mais gente.

Eu percebo perfeitamente preferir o A-400M, eu também acho que era muito melhor. Mas uma vez que o Paulinho das Feiras nos tirou desse projecto, qual era a escolha? Voltar a pedir para entrar? Alguém acha que íamos conseguir melhores condições de retorno industrial em modo ex-namorada a pedir segunda oportunidade? Esse avião já se foi, literal e metaforicamente. O KC-390 faz o serviço, deixa cá algum, e acaba por também ser utilizado por outros aliados NATO. A comparação de preços também não pode ser o valor real total do projecto a dividir pelas unidades recebidas, comparado com os preços sugeridos pela Airbus em 2010.

De uma forma generaliza, ficava tudo mais que contente se se tivessem adquirido 3 em vez de 5 KCs (muito menos 6, como aparenta ser o caso). A falta de dinheiro é gritante, e nós aqui a esbanjar em aeronaves caras e sem grandes ganhos face ao que já tínhamos. O preço unitário também não ajuda nada, tal como não ajuda o facto de quando nós entrámos no programa, a promessa era que cada avião custaria pouco mais de metade do valor que vamos acabar por pagar, sendo esse o grande argumento usado na comparação com outras aeronaves.

Eu para mim também arrumava a questão do A-400M, e já que adquirimos os 390, teria preferência pelo A330 MRTT, seja 2 aeronaves totalmente nossas, seja 1 para contribuir para o MMF da NATO, abrindo portões para ter cá 1 ou 2 aviões destes estacionados, com tremendos ganhos em termos logísticos e demais missões de transporte, como também ganhos estratégicos, colocando a nossa parte do Atlântico ao alcance de F-16 saídos de Monte Real.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1754
  • Recebeu: 1604 vez(es)
  • Enviou: 2471 vez(es)
  • +5491/-2905
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2536 em: Março 27, 2023, 09:39:56 pm »
Não percebo bem o que querem implicar com a venda das unidades da Embraer no Alentejo. Não continuam a funcionar e a fornecer peças para a Embraer? Aliás, o que encontro nas noticias é que depois da venda já foram contratar mais gente.

Eu percebo perfeitamente preferir o A-400M, eu também acho que era muito melhor. Mas uma vez que o Paulinho das Feiras nos tirou desse projecto, qual era a escolha? Voltar a pedir para entrar? Alguém acha que íamos conseguir melhores condições de retorno industrial em modo ex-namorada a pedir segunda oportunidade? Esse avião já se foi, literal e metaforicamente. O KC-390 faz o serviço, deixa cá algum, e acaba por também ser utilizado por outros aliados NATO. A comparação de preços também não pode ser o valor real total do projecto a dividir pelas unidades recebidas, comparado com os preços sugeridos pela Airbus em 2010.

De uma forma generaliza, ficava tudo mais que contente se se tivessem adquirido 3 em vez de 5 KCs (muito menos 6, como aparenta ser o caso). A falta de dinheiro é gritante, e nós aqui a esbanjar em aeronaves caras e sem grandes ganhos face ao que já tínhamos. O preço unitário também não ajuda nada, tal como não ajuda o facto de quando nós entrámos no programa, a promessa era que cada avião custaria pouco mais de metade do valor que vamos acabar por pagar, sendo esse o grande argumento usado na comparação com outras aeronaves.

Eu para mim também arrumava a questão do A-400M, e já que adquirimos os 390, teria preferência pelo A330 MRTT, seja 2 aeronaves totalmente nossas, seja 1 para contribuir para o MMF da NATO, abrindo portões para ter cá 1 ou 2 aviões destes estacionados, com tremendos ganhos em termos logísticos e demais missões de transporte, como também ganhos estratégicos, colocando a nossa parte do Atlântico ao alcance de F-16 saídos de Monte Real.

Ou KC-46, num pacote P-8A+KC-46.
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

imaginário

  • Membro
  • *
  • 59
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +1/-2
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2537 em: Março 29, 2023, 04:10:15 pm »
C-390 da FAP a baixa altitude sobre Viana do Alentejo às 15.48h.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3875
  • Recebeu: 2528 vez(es)
  • Enviou: 2052 vez(es)
  • +5701/-2760
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2538 em: Março 29, 2023, 05:46:51 pm »
Uma escolha obviamente politica até pelo circo que foi montado e ainda está. E que terá a segunda temporada com o Tucano
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, Viajante, Subsea7

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +72/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2539 em: Março 29, 2023, 07:37:30 pm »
A Base Aérea N.º 11, Beja, é palco do “UsersGroup C-390”, um encontro de cooperação, colaboração e partilha de conhecimentos sobre o #C390, com participação de representantes da Áustria, Brasil, Hungria, República Checa e Países Baixos



https://emfa.pt/noticia-4076-
« Última modificação: Março 29, 2023, 07:37:58 pm por Tikuna »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, tenente, Vitor Santos

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1754
  • Recebeu: 1604 vez(es)
  • Enviou: 2471 vez(es)
  • +5491/-2905
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2540 em: Março 29, 2023, 10:39:05 pm »
O sorriso amarelo de alguns, que lá no intimo, queriam ver um A-400M lá atrás....É a vida !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2541 em: Março 30, 2023, 12:03:36 am »
O sorriso amarelo de alguns, que lá no intimo, queriam ver um A-400M lá atrás....É a vida !

Ou então é por falta de vontade de rir por termos de pedir a terceiros ajudar para a operação logística de apoio a mais uma missão dos F-16.

Se com os C-130 é o que é para a disponibilidade dos meios, nem imagino com os A400M.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2542 em: Março 30, 2023, 12:06:31 am »
Não se vê o A 400 mas vê-se o valor de um A 400.

É o que se chama leve 1 pague 2.

É a vida...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +72/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2543 em: Março 30, 2023, 01:32:42 am »
Sim, todos infelizes!



















Muito infelizes, países que nem a Embraer tinha penetração mas que admitiram as capacidades da aeronave.
Muito triste


Abraços.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5407 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2544 em: Março 30, 2023, 06:15:44 am »
Grande saco de brindes
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2545 em: Março 30, 2023, 07:56:48 am »
Não se vê o A 400 mas vê-se o valor de um A 400.

É o que se chama leve 1 pague 2.

É a vida...

Espero, sinceramente, que o 390 seja um sucesso de vendas, será bom para nós, agora que a aeronave não serve os interesses da FAP, das FFAA e de Portugal, isso não serve !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, Subsea7

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3875
  • Recebeu: 2528 vez(es)
  • Enviou: 2052 vez(es)
  • +5701/-2760
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2546 em: Março 30, 2023, 10:03:11 am »
Sim, todos infelizes!



















Muito infelizes, países que nem a Embraer tinha penetração mas que admitiram as capacidades da aeronave.
Muito triste


Abraços.


Penetração é o termo exacto.
A entrada na Europa através de Portugal.
Mas não é só a embraier, é no geral as ditas "invasões" queridas do Célinho das banhocas. Por isso os prorussos e faladores de "ouro roubado"(na sua ignorância sobre quem são mesmo e as suas origens) têm comportamentos e discursos deploráveis onde aportam, mas aproveitam a rampa.
Por isso penetram por cá nos coninhas, que com eles brindam a nova era de politica bilateral com tanto em comum, nomeadamente a respeito de cadastros e interesses pessoais.

Os tristes estão felizes porque ganham com isso. Não o País com "meio avião de carga" comprado apressadamente(não digo que não preste) e a teimosia  por um aviãozinho para trabalhos expedicionários(que nunca irá) e, haverá sempre a falta de Helicópteros para essas missões, sendo eles o vector mais importante para as ditas missões. Mas mais um vez a politica e interesses pessoais interferem.

Com falhas tão graves, nomeadamente na Marinha, onde já se viu o Costa preocupado com isso e andar numa pan.....ce pegada a tirar fotos como se viu o KC
« Última modificação: Março 30, 2023, 11:10:00 am por Pescador »
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2547 em: Março 30, 2023, 11:24:28 am »
Não se vê o A 400 mas vê-se o valor de um A 400.

É o que se chama leve 1 pague 2.

É a vida...

Espero, sinceramente, que o 390 seja um sucesso de vendas, será bom para nós, agora que a aeronave não serve os interesses da FAP, das FFAA e de Portugal, isso não serve !!!

Abraços

Como assim?
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3875
  • Recebeu: 2528 vez(es)
  • Enviou: 2052 vez(es)
  • +5701/-2760
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2548 em: Março 30, 2023, 11:45:01 am »
Olhando a capacidade de carga, alcance e, tendo em conta valores do A400 e do KC, que são próximos, podemos dizer que houve um aumento substancial de capacidade em relação aos C130?

E quando digo capacidade de carga é incluindo, optar por transportar menos para obter maior alcance, mas ainda assim ter capacidade de transportar bastante.

Sendo que o KC tem um alcance de 2700km com a carga máxima de 26 ton e, o A400 tem de 3300 km com carga máxima de quase 40 ton.
Se ambos levarem o limite das 26 ton do KC, qual será o alcance para o A400 com essa carga?

O KC para substituir um único Pandur de 22 ton na Roménia tem de fazer escala.
Quantas escalas para meter os "famosos" tucanos, ou melhor escolha o Black Hawk na RCA? Ou uns simples Vantac?
Qual a diferença nisso para os A400 com maior margem de capacidade de carga vs compromisso no alcance?

no max de carga. Um KC transporta um único Pandur ou dois ST5. O A400 isso tudo num.
Na artilharia AP, se viermos a adquirir, um leva só o 6x6 o outro um 8x8 e sobra

Qual a estratégia de transporte adquirida?

São perguntas que realmente desconheço a resposta em concreto mas algumas dá para ter a percepção da diferença
« Última modificação: Março 30, 2023, 11:59:34 am por Pescador »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5407 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2549 em: Março 30, 2023, 11:55:25 am »
Eu só não percebo é como não compram Tamandarés, visto a Embraer também estar envolvida no consórcio

Perdido por 100
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo