Programa de fragatas leves Classe Tamandaré

  • 61 Respostas
  • 11513 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #45 em: Junho 22, 2022, 09:50:35 pm »
Fragatas classe ‘Tamandaré’ têm previsão de entrega entre 2025 e 2029


Citar
O início da construção de quatro navios de guerra, que farão parte da Esquadra da Marinha do Brasil – Fragatas “Classe Tamandaré” – foi marcado por uma cerimônia realizada no dia 21 de junho, na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC). No local, foi apresentado o mockup do navio, que é um compartimento da Fragata “Classe Tamandaré”. Trata-se de uma reprodução em dimensões reais da seção de uma das praças de máquinas do navio.

O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o Senador Espiridião Amin, e os Deputados Federais Carlos Chiodini, Coronel Armando e Caroline de Toni, membros do Almirantado e diretores da Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis. A cerimônia também foi prestigiada por membros da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) do Estado de Santa Catarina.

O mockup ou Seção de Qualificação atesta a qualidade de produção do Estaleiro em relação à fabricação, à transferência dos documentos de construção, às interfaces de Tecnologia da Informação aplicadas à produção, aos procedimentos de soldagem, aos processos de controle dimensional da estrutura e à provisão e manuseio de materiais destinados à fabricação das Fragatas.

Esses navios, com previsão de entrega entre 2025 e 2029, terão alto poder de combate e serão capazes de proteger a extensa área marítima brasileira, com mais de 5,7 mil km², denominada “Amazônia Azul”, realizar operações de busca e salvamento e atender compromissos internacionais, por exemplo. “Serão escoltas versáteis e de significativo poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e destinadas à proteção do tráfego marítimo, podendo realizar missões de defesa, aproximada ou afastada, do litoral brasileiro”, afirmou o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, um dos membros do Almirantado.






As fragatas poderão ser empregadas na proteção às unidades componentes do Corpo Principal de Forças Navais, e também em áreas afastadas, compondo Grupos de Ação de Superfície ou como Unidades de Busca e Ataque a Submarinos. Os navios serão empregados na patrulha das Águas Jurisdicionais Brasileiras, com ênfase na fiscalização e proteção das atividades econômicas, principalmente a petrolífera e a pesqueira. “O Programa Fragatas ‘Classe Tamandaré’ se reveste de particular importância no cenário nacional em razão de sua relevância para a geração de empregos e para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa no País”, destacou o Almirante Cunha.

Dois mil empregos diretos e 6 mil indiretos devem ser gerados no auge da produção dos navios. Sobre isso, o Comandante da Marinha reforçou, durante a cerimônia, que “a Indústria de defesa, por ser de alta tecnologia traz não só empregos, mas empregos de qualidade, paga mais impostos, pessoal mais qualificado e isso é muito bom não só para a Marinha mas para o Brasil todo”.

A produção será feita com, pelo menos, 30% de conteúdo local no primeiro navio, e 40% a partir do segundo, o que proporciona uma transferência gradual de tecnologia em engenharia naval para a fabricação de navios militares e sistemas de gerenciamento de combate e de plataforma em solo brasileiro. As fragatas serão baseadas no projeto alemão MEKO, já utilizado em 82 embarcações em operação em marinhas de 15 países.

De acordo com o CEO da Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, Fernando Queiroz, a transferência de tecnologia e produção dos navios com conteúdo local são pilares importantes dessa construção. “Estamos habilitando esse estaleiro pra poder trabalhar com requisitos de um navio de defesa, e também com a transferência de conhecimento para gestão de software, sistema de controle de combate e sistema de controle da plataforma, dando independência ao Brasil para gerar suas atualizações de software”, disse.

Programa Fragatas “Classe Tamandaré”

A Marinha do Brasil conduz o Programa Fragatas “Classe Tamandaré” desde 2017, com o objetivo de promover a renovação da Esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no País. O Programa é um elemento fundamental e um meio indispensável tanto para o controle de áreas marítimas de interesse, evitando o acesso de meios não desejáveis pelo mar, como também para que o País atue sob a égide de organismos internacionais e em apoio à política externa, de forma compatível com a inserção do Brasil no cenário internacional.

“Com a construção desses navios em estaleiro nacional, com altos índices de conteúdo local, e transferência de tecnologia, haverá incremento na geração de empregos e fortalecimento da Base Industrial de Defesa do País”, complementou o Diretor-Geral do Material da Marinha.


Histórico

No dia 27 de março de 2019, foi anunciada a Sociedade de Propósito Específico (SPE) “Águas Azuis” como a melhor oferta para o Programa. A “Águas Azuis” é formada pelas empresas thyssenkrupp Marine Systems, Atech e Embraer Defesa e Segurança. Em 5 de março de 2020, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a SPE “Águas Azuis” assinaram os contratos para a construção da Classe “Tamandaré”, em cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa.

Naquele momento, foram assinados o contrato principal para aquisição, por construção no País, de quatro Fragatas, e o contrato coligado, que trata do Acordo de Compensação. Este último tem como objetos as Transferências de Conhecimento e de Tecnologia referentes ao Sistema de Gerenciamento de Combate e ao Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma, bem como cursos de operação e manutenção das futuras Fragatas.

FONTE: Agência Marinha de Notícias
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #46 em: Junho 24, 2022, 09:35:43 pm »



 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #48 em: Setembro 16, 2022, 02:05:11 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #49 em: Janeiro 13, 2023, 07:32:18 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #50 em: Março 14, 2023, 01:02:26 pm »
Cerimônia do Batimento de Quilha da Fragata Tamandaré será realizada no dia 24 de março


Citar
A Marinha do Brasil e Águas Azuis vão realizar a Cerimônia do Batimento de Quilha da Fragata Tamandaré no dia 24 de março de 2023, às 11h, na empresa thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, Itajaí – SC.

Mais moderno e inovador projeto naval já desenvolvido no País, o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), prevê a construção, em território nacional, de quatro navios de alta complexidade tecnológica.

As fragatas contam com características tais como deslocamento de 3.380 t, comprimento de 107 m, largura máxima de 16 m, autonomia de 5.000 milhas marítimas (9.260 km) à velocidade de cruzeiro, velocidade máxima de 25,5 nós (47,2 km/h) e uma tripulação total de cerca de 130 militares.

O Programa Fragatas Classe “Tamandaré” prevê a transferência de tecnologia e a capacitação de empresas e da Marinha do Brasil (MB). Trata-se de tecnologia dominada por poucos países e cuja incorporação ao espectro tecnológico nacional representa um passo, não só na garantia de independência na manutenção adaptativa e evolutiva dos atuais e futuros meios navais, mas também importantes reflexos duais em aplicações na indústria nacional.


Desenvolvido com base em um sólido modelo de parceria nacional, o PFCT tem potencial de gerar empregos diretos e indiretos de alta qualificação no Brasil a partir da transferência de tecnologia e de taxas de conteúdo local acima de 30%, para o primeiro navio, e de 40% para as demais embarcações. Está prevista a contratação de cerca de 2.000 trabalhadores diretos, que receberão capacitação em projeto e construção de navios de guerra de elevada complexidade tecnológica, além da geração de outros cerca de 6.000 empregos indiretos.

Do ponto de vista de construção, a incorporação das modernas técnicas de planejamento e conceitos de construção naval, aplicadas no projeto do consagrado conceito MEKO de navios de guerra, de propriedade da thyssenkrupp Marine Systems (tkMS), e sua absorção e incorporação por um estaleiro em território nacional, com emprego de mão de obra nacional e reflexos na manutenção da indústria marítima nacional, representam uma forte contribuição de inovação e manutenção da tecnologia de construção naval no País.



Fragata Tamandaré – características gerais

Tipo   Fragata de Emprego Geral
Deslocamento   3.360 toneladas
Comprimento   107.2 m
Boca   16 m
Calado   5.2 m
Propulsão   
4 × MAN V12 28/33D 5.460 kW (7.320 hp)
4 x Caterpillar C32 1,417 kW (1.900 hp) geradores diesel
Velocidade   25,5 nós (47.2 km/h) velocidade máxima
Alcance   5,000 milhas náuticas (9.300 km)
Tripulação   130
Sensores e Comando & Controle   
Embraer CMS & IPMS
Hensoldt TRS-4D AESA radar
Thales STIR 1.2 EO Mk2 sistema de controle de tiro
Safran PASEO XLR sistema optrônico
Raytheon X & S-Band radares
Atlas Elektronik ASO 713 sonar de proa
Omnisys MAGE Defensor ET/SLR-1 MK3 sistema de guerra eletrônica
Armamento
Mísseis antiaéreos:
VLS MBDA Sea Ceptor GWS.35 (12 células):
MBDA mísseis CAMM (alcance 1–25+ km)
Mísseis antinavio:
Até 8 mísseis antinavio EXOCET ou
MANSUP
Torpedos antissubmarino:
2 × triplos 324 mm SEA TLS-TT para torpedos Mk.46
Canhões:
1 × Leonardo OTO Melara SRGM 76 mm/62 multipropósito
1 × Rheinmetall Sea Snake 30 mm CIWS
2 × FN Herstal Sea Defender 12.7 mm controlados remotamente
2 × miniguns
Aeronaves embarcadas   
1 × S-70B Seahawk ou Super Lynx Mk.21B ou Eurocopter EC725
1 x ScanEagle


 :arrow: https://www.naval.com.br/blog/2023/03/13/cerimonia-do-batimento-de-quilha-da-fragata-tamandare-sera-realizada-no-dia-24-de-marco/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #51 em: Março 19, 2023, 05:55:19 pm »
Primeira arma da fragata brasileira Tamandaré está pronta


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #52 em: Março 25, 2023, 10:55:18 am »
FRAGATA TAMANDARÉ Veja como foi a Cerimônia de Batimento de Quilha do NAVIO


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #53 em: Março 27, 2023, 02:40:55 pm »
F. Tamandadaré

Fragata classe Tamandaré

Marinha do Brasil

Cerimônia de batimento de quilha

Foto: via Luíz Fernando Nardes - Itajaí, SC, 24/03/2023

Batimento de quilha no estaleiro Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, EBS,  Itajaí, SC

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #54 em: Abril 05, 2023, 12:07:23 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #56 em: Outubro 29, 2023, 03:55:19 pm »
Veja como está o andamento da construção das Fragatas Tamandaré


 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 165
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 48 vez(es)
  • +17/-134
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #57 em: Janeiro 25, 2024, 09:11:56 pm »
Olás.

Primeira Fragata “Tamandaré” em fase final de construção

O lançamento ao mar da Fragata “Tamandaré”, primeiro dos quatro novos navios-escolta que passarão a equipar a Marinha do Brasil ao longo desta década, está previsto para meados deste ano.

Já o segundo navio da Classe, que será batizado de Fragata "Jerônimo de Albuquerque”, teve iniciado o corte das chapas de aço que comporão seu casco.

...
Fonte: Agência Marinha de Notícias - https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

Sds!
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 165
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 48 vez(es)
  • +17/-134
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #58 em: Fevereiro 01, 2024, 12:24:40 am »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
Re: Programa de fragatas leves Classe Tamandaré
« Responder #59 em: Fevereiro 05, 2024, 08:31:26 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria