Será que a BrigInt vai ter uma unidade da GNR na sua Orgânica ??
Abraços
É assim que começa.
Primeiro espreitam, depois mexem os cordelinhos.
Nos anos 90 criaram o POE andando o seu pelotão da 4ª Companhia a espreitar no GOE da PSP e, lá mexeram cordelinhos para terem o deles na sua area de actuação. Embora o GOE seja mais abranjente em competencias e a nível nacional.
Depois vieram os "policias" Bombeiros helitransportados da GNR, embora tenhamos um Corpo Profissional de Bombeiros que precisavam muito de ser desenvolvidos e terem valências como se vê noutros Países, nomeadamente aquelas que acupam os "policias" da GNR. O mesmo para o resgate em montanha.
Depois veio a "marinha dos policias" da GNR embora tenhamos Marinha de Guerra com competências iguais de vigilancia e até a sua própria policia maritima.
No Iraque os "policias" da GNR com viaturas blindadas e MG3, patrulhavam no meio das colunas dos Carabineri italianos e faziam Natal de lagosta e bacalhau para convidados mediaticos e seus oficiais superiores de passagem, menos outros portugueses que se "esqueceram" que estavam lá. Missão que podia e devia ser feita por militares de Brigadas do exército, pois estaria mais dentro da sua competência e seria mais adequado e proveitoso em experiencia.
Mas o tacho das missões é o mal enraizado.
As quintinhas e brinquedos para alguns oficiais da GNR e sua promoção de imagem do toca tudo mas..........como depois diz o ditado......
O futuro será o espaço na fiscalização dos discos voadores com naves espaciais da GNR, embora se queixem de falta de efectivos e meios nos Postos em Terra. Pelo menos é a resposta mais comum.
Este País é uma anedota feita de bonecos animados, que puxam cordelinhos e gastam à toa sobrepondo competencias à procura de brilho no firmamento.