Disso do desconto não sabia, boas noticias então!
E sabe o valor desse desconto, se tem data limite?
Os argumentos que voce tem contra o KC390...sao exactamente os mesmo que devia ter contra o NH90...nao passava de um projecto e os custos foram para cima dos 500 ME !!! quando inicialmente eram a volta de 300 ME.
Eu não posso argumentar contra algo que já não se vai realizar e sobre o qual tenho pouco conhecimento em concreto... mas como disse o Get_it, são projectos de dimensões diferentes, complexidades diferentes e mercados potenciais bem diferentes. O que pus em questão era a necessidade de mais helicópteros, de preferência médios e mais baratos que os Merlin, de modo a complementar os mesmos que se tornam escassos com tantas missões que têm de desempenhar.
O exército acabou por complicar as coisas... precisava de helis? Sim precisava, pois nem sempre estão disponíveis os Merlin para as missões de transporte de tropas, etc. para alem dos exercícios, agora era desnecessário criar uma unidade de propósito para isso...
Ainda referente à sua primeira frase, é mesmo por isso que devemos estar de pé atrás quanto ao KC-390! Pode dar tudo errado, e depois estamos nós a meter-nos num bicho de sete cabeças desnecessariamente. Em vez de se assinar já um contrato de compra, que se analise como corre o projecto, que se pense o que se vai fazer, pois a realidade é simples, para irmos para o KC-390 temos de modernizar os C-130, caso contrário veremos a força aérea a depender por 4 ou 5 anos de um projecto que é uma incógnita, tendo de aguentar C-130 não modernizados à espera de substituição...
Há que pensar com a cabeça e não apressar as coisas... se eles deram um prazo para assinar contrato, eles que se danem, ou você iria assinar um contrato para algo que não sabe os custos? Vai assinar o contrato de compra de uma casa que não sabe o preço? Eu não faria isso, não ia assinar compra nenhuma sem saber o preço do produto... E isto falando só do preço, falta o resto... falta provas de datas de entrega, demonstração de capacidades, garantias que funciona tudo bem, etc.
E agora deixo a pergunta, será que compensa a compra do KC-390 mesmo que seja mais barato que a concorrência, sabendo que obrigaria a que fossem modernizados os C-130? É que com a escolha deste, obrigatoriamente teremos de gastar dinheiro na modernização dos Hercules, logo vamos acabar por gastar dinheiro a mais, agora será que esse dinheiro extra não pagava por exemplo 5 ou 6 A-400 comprados "de imediato" (sem MLU aos C-130)? Acho que é uma questão a analisar... fala-se muito dos preços dos outros, mas não se pensou nesta hipótese penso eu...