Coronavirus

  • 2911 Respostas
  • 279180 Visualizações
*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Coronavirus
« Responder #1305 em: Outubro 19, 2020, 01:48:46 pm »
https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/mundo/amp/um-sinal-de-esperanca-vacinas-da-pfizer-contra-a-covid-19-comecam-a-sair-da-linha-de-producao

Seria uma excelente notícia, no mínimo para minimizar tanta mentira.

Man eu já entreguei os pontos, estou psicologicamente de rastos, venha a puta da vacina, eu tomo 1, ou 10, ou o crl que os f*da

                                                                                                 Calma caro P44 dá-lhe com aguardente que isso passa nem precisas da vacina. :mrgreen:
« Última modificação: Outubro 19, 2020, 01:50:21 pm por Daniel »
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Coronavirus
« Responder #1306 em: Outubro 19, 2020, 01:53:10 pm »
Vacinas da Pfizer contra a Covid-19 começam a sair da linha de produção
https://executivedigest.sapo.pt/vacinas-da-pfizer-contra-a-covid-19-comecam-a-sair-da-linha-de-producao/
Citar
As vacinas da farmacêutica norte-americana, Pfizer, já começaram a sair da linha de produção «em frascos minúsculos», naquilo que pode ser uma lufada de esperança para terminar finalmente com a crise de saúde pública da Covid-19, avança o ‘Daily Mail’.

Segundo a mesma publicação, a empresa já produziu «várias centenas de milhares de doses» do fármaco, na sua fábrica de Puurs, na Bélgica. O produto está a ser armazenado em frascos, prontos para serem distribuídos em todo o mundo, se os testes clínicos se mostrarem um sucesso e os reguladores considerarem que são seguros e eficazes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
Re: Coronavirus
« Responder #1307 em: Outubro 19, 2020, 02:04:53 pm »
https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/mundo/amp/um-sinal-de-esperanca-vacinas-da-pfizer-contra-a-covid-19-comecam-a-sair-da-linha-de-producao

Seria uma excelente notícia, no mínimo para minimizar tanta mentira.

Man eu já entreguei os pontos, estou psicologicamente de rastos, venha a puta da vacina, eu tomo 1, ou 10, ou o crl que os f*da

Eu estou quase a chegar a este ponto também.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Coronavirus
« Responder #1308 em: Outubro 19, 2020, 02:32:02 pm »
https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/mundo/amp/um-sinal-de-esperanca-vacinas-da-pfizer-contra-a-covid-19-comecam-a-sair-da-linha-de-producao

Seria uma excelente notícia, no mínimo para minimizar tanta mentira.

Man eu já entreguei os pontos, estou psicologicamente de rastos, venha a puta da vacina, eu tomo 1, ou 10, ou o crl que os f*da de

Eu estou quase a chegar a este ponto também.

Quanto mais não seja, a ver se os covidianos se calam, já não os posso aturar, apetece-me logo desatar à chapada. :P :-[ :'(
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Coronavirus
« Responder #1310 em: Outubro 20, 2020, 10:19:23 am »
Caro Daniel,

Antes de mais deixa-me só dizer que não tenho de fazer absolutamente nada para tu passares por parvo. Isso é algo que tu fazes perfeitamente sozinho.
Ninguém te está a dizer que precisas de parar o mundo. A quarentena foi necessária para preparar o SNS para responder à pandemia na primeira fase. A DGS e o SNS andaram a brincar até explodir os primeiros casos. As directivas que saíam todos dias vinham sempre atrás do prejuízo. Não havia nada, não havia sequer equipamentos para toda a gente. Tivemos alguma sorte porque isto podia ter ido pelo caminho daqui da Espanha que até tinha mais meios que nós. O facto de ao fim deste tempo todo ainda não se ter os hospitais a funcionar como deve ser e ainda ser necessário adiar cirurgias é precisamente a prova de que se não tivesse sido feita a quarentena quando foi feita, isto tinha sido o caos. O SNS ainda hoje não está preparado para enfrentar choques (os surtos de gripe causam sempre o caos e são anuais). O artista do Costa está a pôr toda a gente a falar da app para que ninguém fale na capacidade de resposta do SNS ao fim destes meses todos.

A Suécia não é exemplo para ningúem. Primeiro porque tem um sistema de saúde melhor que o nosso com maior capacidade de resposta. Segundo porque mesmo assim teve mais 3 mil mortes que nós. E comparando com os países vizinhos a diferença é ainda mais abismal. Terceiro porque não testa tanto como nós por isso os números são artificialmente baixos.

Para tua informação, eu trabalho no sistema privado. Estive a receber em lay off, mas estive a trabalhar todos os dias, por uma questão de pôr em primeiro lugar os doentes (se tiveres lido as notícias da altura até chegas rapidamente à conclusão qual a instituição). A minha equipa, a tal que teve 3 médicos com COVID-19, não permitiu que se fechasse a Oncologia e continuámos a socorrer os nossos doentes diariamente com enorme esforço pessoal. Com isso obrigámos a instituição a manter também aberta outra áreas da instituição. Não houve um único caso de COVID-19 entre os nossos doentes e nunca falhou um único tratamento. Mudámos os procedimentos quase todos (o meu era o único que estava actualizado porque fiz de raiz ainda antes dos primeiros casos em Portugal (os planos que existiam (até da DGS) eram cópias dos planos para a Gripe A)).

Se achas que a economia não teria a contração que teve independentemente de termos quarentena ou não é porque não percebes muito da nossa economia. Os sectores mais afectados são sectores de serviços ligados ao turismo ou ao consumo. O impacto no turismo foi a nível mundial, o impacto nos segmentos de consumo também foi brutal no mundo inteiro.
https://www.mckinsey.com/business-functions/marketing-and-sales/our-insights/a-global-view-of-how-consumer-behavior-is-changing-amid-covid-19#
https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/ATAG/2020/649368/EPRS_ATA(2020)649368_EN.pdf
O sector das exportações também foi afectado a nível global:
https://www.worldbank.org/en/news/feature/2020/06/08/the-global-economic-outlook-during-the-covid-19-pandemic-a-changed-world#:~:text=Businesses%20might%20find%20it%20hard,by%20almost%208%25%20in%202020.

Ora a Suécia não é tão dependente destes sectores como nós. Daí que não tenham um impacto tão negativo na sua economia.
Por exemplo, ninguém compara a contração da economia norueguesa relativamente à sueca. A Noruega que teve quarentena prevê uma contração da economia a rondar os 2.8%, já a Suécia sem quarentena tem uma contração de 4.7%. O que é semelhante à da Dinamarca que também teve quarentena. Portanto a contração entre economias e sociedades semelhantes é desfavorável para a Suécia, que não teve melhores resultados económicos que os seus vizinhos, mas teve muitas mais mortes.
https://www.imf.org/external/datamapper/NGDP_RPCH@WEO/USA

Como se atreve a vir para aqui e escrever coisas que fazem sentido?!... :mrgreen:

 :G-beer2:

Esses dados eu já tinha colocado neste mesmo tópico, mas o pessoal do "Make America great again" não quer saber disso.
« Última modificação: Outubro 20, 2020, 10:20:12 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Coronavirus
« Responder #1311 em: Outubro 20, 2020, 10:29:01 am »
Em relação às vacinas, tenham calma, porque uma coisa é haver no mercado, outra coisa é chegar a Portugal. Não se esqueçam que o governo Português já tem reservado 6,9 milhões de vacinas mas é um programa coordenado pela União Europeia, ou seja é uma aquisição conjunta.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Coronavirus
« Responder #1312 em: Outubro 20, 2020, 01:07:31 pm »
"Pandemia = Fraude = Ditadura Sanitária": Mensagens pintadas em Aljezur negam existência da Covid-19
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/pandemia--fraude--ditadura-sanitaria-mensagens-pintadas-em-aljezur-negam-existencia-da-covid-19?ref=HP_OutrasNoticias2

Citar
A autarquia de Aljezur apresentou uma queixa nas autoridades depois de terem sido descobertos vários atos de vandalismo no concelho.

 Foram escritas mensagens, em locais públicos, que negam a existência da pandemia da Covid-19."Pandemia = Fraude = Ditadura Sanitária", é apenas uma das frases escritas a graffiti que foram tornadas públicas pela câmara municipal local, mensagem cujo executivo condena: "Tais manifestações e atos, que atentam contra o património, não são toleráveis nem admissíveis num Estado de Direito."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Coronavirus
« Responder #1313 em: Outubro 20, 2020, 01:45:35 pm »
Citação de: Scimed - Ciência Baseada na Evidência
OS IRRESPONSÁVEIS PELA IGNORÂNCIA
Finalmente, sabemos que algo está a ser feito relativamente a um grupo de médicos negacionistas, puros Dunning-Krugers, alguns dos quais aprenderam epidemiologia com um engenheiro informático.
As pessoas precisam de perceber que este tipo de ignorância tem consequências reais. E enquanto podem ter todo o tipo de opiniões como cidadãos, não podem ter todo o tipo de opiniões e práticas como médicos, usando a autoridade para vomitarem asneiras. Uma não-aderente aos "Médicos pela Berdade", mas apenas porque não quer um Informático a controlar o que é publicado, dizia que o RT-PCR tinha reatividade cruzada com outros coronavírus, o que é mais do que falso.
Um dos criadores do projeto, que falava contra as máscaras, viu o seu serviço com dois surtos de COVID-19.
Uma grande proporção dos "Médicos pela Berdade" são crentes em terapias alternativas. Até têm lá o Ortopedista Homeopata, que debateu comigo no Prós e Contras...outro acredita na Amantadina como "cura para o COVID-19". Outra pratica "cenas integrativas", que é basicamente o mesmo que ir cozinhar e misturar carne com estrume...não, não é mais saboroso. Outra é promotora do medo das radiações 5G. E podia continuar...
Este grupo é uma boa seleção para a Ordem dos Médicos fazer limpeza de claros falhanços da educação científica. Se fosse eu, dava-lhes uma oportunidade de ter uma "reabilitação formativa" em medicina, ou dedicarem-se a tempo inteiro a ver vídeos de Youtube, ter formações de ciência com engenheiros informáticos, LONGE DOS DOENTES.
As consequências da negação são reais, como este médico que infetou 100 doentes porque não usava máscara:
https://www.brusselstimes.com/news/belgium-all-news/136377/gp-who-declined-mask-has-infected-about-100-patients-coronavirus-covid/?fbclid=IwAR36l5--lwH7PAuSV_Mce22c9_Sg8-Yh23m_xOrW18ht-cC-DzImSrg9IRU

Como este influencer que não acreditava no COVID-19 e morre de COVID-19 (alguém tague o Cláudio Viana):
https://news.sky.com/story/influencer-dmitriy-stuzhuk-dies-from-covid-19-after-denying-its-existence-12107174?fbclid=IwAR2cplKOPgp5jPvFdQjXgbFVlPFfNKGnNuhaVa6cOGHGR6YoysQVeB-KAXM

https://observador.pt/especiais/medicos-pela-verdade-ordem-abre-processo-contra-movimento-que-nega-a-gravidade-da-covid-19/?fbclid=IwAR0_oO65tJRlXGo4GUimoeIVSk_IPjYTWNw80ZEBueOeV5fUfkZPko7ifpc
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
Re: Coronavirus
« Responder #1314 em: Outubro 20, 2020, 05:37:11 pm »
Citação de: Scimed - Ciência Baseada na Evidência
OS IRRESPONSÁVEIS PELA IGNORÂNCIA
Finalmente, sabemos que algo está a ser feito relativamente a um grupo de médicos negacionistas, puros Dunning-Krugers, alguns dos quais aprenderam epidemiologia com um engenheiro informático.
As pessoas precisam de perceber que este tipo de ignorância tem consequências reais. E enquanto podem ter todo o tipo de opiniões como cidadãos, não podem ter todo o tipo de opiniões e práticas como médicos, usando a autoridade para vomitarem asneiras. Uma não-aderente aos "Médicos pela Berdade", mas apenas porque não quer um Informático a controlar o que é publicado, dizia que o RT-PCR tinha reatividade cruzada com outros coronavírus, o que é mais do que falso.
Um dos criadores do projeto, que falava contra as máscaras, viu o seu serviço com dois surtos de COVID-19.
Uma grande proporção dos "Médicos pela Berdade" são crentes em terapias alternativas. Até têm lá o Ortopedista Homeopata, que debateu comigo no Prós e Contras...outro acredita na Amantadina como "cura para o COVID-19". Outra pratica "cenas integrativas", que é basicamente o mesmo que ir cozinhar e misturar carne com estrume...não, não é mais saboroso. Outra é promotora do medo das radiações 5G. E podia continuar...
Este grupo é uma boa seleção para a Ordem dos Médicos fazer limpeza de claros falhanços da educação científica. Se fosse eu, dava-lhes uma oportunidade de ter uma "reabilitação formativa" em medicina, ou dedicarem-se a tempo inteiro a ver vídeos de Youtube, ter formações de ciência com engenheiros informáticos, LONGE DOS DOENTES.
As consequências da negação são reais, como este médico que infetou 100 doentes porque não usava máscara:
https://www.brusselstimes.com/news/belgium-all-news/136377/gp-who-declined-mask-has-infected-about-100-patients-coronavirus-covid/?fbclid=IwAR36l5--lwH7PAuSV_Mce22c9_Sg8-Yh23m_xOrW18ht-cC-DzImSrg9IRU

Como este influencer que não acreditava no COVID-19 e morre de COVID-19 (alguém tague o Cláudio Viana):
https://news.sky.com/story/influencer-dmitriy-stuzhuk-dies-from-covid-19-after-denying-its-existence-12107174?fbclid=IwAR2cplKOPgp5jPvFdQjXgbFVlPFfNKGnNuhaVa6cOGHGR6YoysQVeB-KAXM

https://observador.pt/especiais/medicos-pela-verdade-ordem-abre-processo-contra-movimento-que-nega-a-gravidade-da-covid-19/?fbclid=IwAR0_oO65tJRlXGo4GUimoeIVSk_IPjYTWNw80ZEBueOeV5fUfkZPko7ifpc

Em que é que consiste o teste de detecção do COVID?

É o PCR?

Se sim, que alerta fazia o seu criador acerca das conclusões que se podem tirar do PCR?
https://en.wikipedia.org/wiki/Kary_Mullis

Porque é que não vejo as Veras Novais do mundo, que tanto gostam de ciência, a responder a estas questões, em vez de ataques ad hominen ou a recorrer a falácias de associação?
Porque é que a imprensa se mune sobretudo de gente como esta?

Dr.ª Verinha, caso não faças melhor, para mim virás sempre de carrinho...

« Última modificação: Outubro 20, 2020, 05:44:57 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Coronavirus
« Responder #1315 em: Outubro 21, 2020, 07:40:22 am »
Taxa de letalidade de 0,23% segundo os últimos dados da própria OMS ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
Re: Coronavirus
« Responder #1316 em: Outubro 21, 2020, 09:55:07 am »
Incluindo os assintomáticos? Continuo a tentar perceber as taxas (internamento, internamento CI, mortalidade, com os assintomáticos, etc)...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Coronavirus
« Responder #1317 em: Outubro 21, 2020, 11:59:31 am »
Citação de: Scimed - Ciência Baseada na Evidência
OS IRRESPONSÁVEIS PELA IGNORÂNCIA
Finalmente, sabemos que algo está a ser feito relativamente a um grupo de médicos negacionistas, puros Dunning-Krugers, alguns dos quais aprenderam epidemiologia com um engenheiro informático.
As pessoas precisam de perceber que este tipo de ignorância tem consequências reais. E enquanto podem ter todo o tipo de opiniões como cidadãos, não podem ter todo o tipo de opiniões e práticas como médicos, usando a autoridade para vomitarem asneiras. Uma não-aderente aos "Médicos pela Berdade", mas apenas porque não quer um Informático a controlar o que é publicado, dizia que o RT-PCR tinha reatividade cruzada com outros coronavírus, o que é mais do que falso.
Um dos criadores do projeto, que falava contra as máscaras, viu o seu serviço com dois surtos de COVID-19.
Uma grande proporção dos "Médicos pela Berdade" são crentes em terapias alternativas. Até têm lá o Ortopedista Homeopata, que debateu comigo no Prós e Contras...outro acredita na Amantadina como "cura para o COVID-19". Outra pratica "cenas integrativas", que é basicamente o mesmo que ir cozinhar e misturar carne com estrume...não, não é mais saboroso. Outra é promotora do medo das radiações 5G. E podia continuar...
Este grupo é uma boa seleção para a Ordem dos Médicos fazer limpeza de claros falhanços da educação científica. Se fosse eu, dava-lhes uma oportunidade de ter uma "reabilitação formativa" em medicina, ou dedicarem-se a tempo inteiro a ver vídeos de Youtube, ter formações de ciência com engenheiros informáticos, LONGE DOS DOENTES.
As consequências da negação são reais, como este médico que infetou 100 doentes porque não usava máscara:
https://www.brusselstimes.com/news/belgium-all-news/136377/gp-who-declined-mask-has-infected-about-100-patients-coronavirus-covid/?fbclid=IwAR36l5--lwH7PAuSV_Mce22c9_Sg8-Yh23m_xOrW18ht-cC-DzImSrg9IRU

Como este influencer que não acreditava no COVID-19 e morre de COVID-19 (alguém tague o Cláudio Viana):
https://news.sky.com/story/influencer-dmitriy-stuzhuk-dies-from-covid-19-after-denying-its-existence-12107174?fbclid=IwAR2cplKOPgp5jPvFdQjXgbFVlPFfNKGnNuhaVa6cOGHGR6YoysQVeB-KAXM

https://observador.pt/especiais/medicos-pela-verdade-ordem-abre-processo-contra-movimento-que-nega-a-gravidade-da-covid-19/?fbclid=IwAR0_oO65tJRlXGo4GUimoeIVSk_IPjYTWNw80ZEBueOeV5fUfkZPko7ifpc

Em que é que consiste o teste de detecção do COVID?

É o PCR?

Se sim, que alerta fazia o seu criador acerca das conclusões que se podem tirar do PCR?
https://en.wikipedia.org/wiki/Kary_Mullis

Porque é que não vejo as Veras Novais do mundo, que tanto gostam de ciência, a responder a estas questões, em vez de ataques ad hominen ou a recorrer a falácias de associação?
Porque é que a imprensa se mune sobretudo de gente como esta?

Dr.ª Verinha, caso não faças melhor, para mim virás sempre de carrinho...

?

Explica isso por miúdos porque eu não percebi.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
Re: Coronavirus
« Responder #1318 em: Outubro 21, 2020, 02:13:40 pm »
Martelo, como identificas o problema?
Com testes.
Como é feito o teste ao COVID?
É com o PCR? (pergunta minha)
Se é o PCR, qual o grau de fiabilidade do teste?
O que dizia o criador do PCR, Kary Mullis (Prémio Nobel da Química, por ter criado esta ferramenta), acerca da sua adequalibilidade para declarar o estado de infecção?

Porque é que a Dr.ª Verinha, que escreve o artigo por ser bióloga, não contribui para a discussão utilizando a mais valia da sua diplomada competência científica  em vez de fazer o que um reles jonalopropagandeiro faz?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Coronavirus
« Responder #1319 em: Outubro 21, 2020, 02:42:33 pm »
Martelo, como identificas o problema?
Com testes.
Como é feito o teste ao COVID?
É com o PCR? (pergunta minha)

Citar
Tanto os testes por pesquisa de ácido ribonucleico (ARN) por PCR em tempo real como os testes serológicos, de que ouvimos falar todos os dias relacionados com a infeção pelo novo coronavírus, são testes de diagnóstico. No entanto, pesquisam coisas diferentes, o teste PCR pesquisa o vírus, o teste serológico pesquisa anticorpos contra o vírus.

Os resultados de ambos são importantes, seja para implementar medidas para conter a COVID-19, seja para conhecer a doença ou para tomar outras decisões relativas à saúde pública. A eficácia dos dois testes pode variar, entre outros fatores, com a fase em que são realizados.

Testes PCR para pesquisa de RNA do vírus SARS-CoV-2
Os testes PCR verificam se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença conhecida como COVID-19 está presente numa amostra.

Para o fazer é pesquisado material genético (ácido ribonucleico, ARN ou RNA) do vírus. Caso seja identificado RNA do vírus numa amostra isso significa que o vírus está presente e, portanto, que havia uma infeção ativa quando a amostra foi obtida.

PCR significa polimerase chain reaction, ou, em português, reação em cadeia da polimerase. A amostra para estes testes do vírus SARS-CoV-2 é o exsudado nasal (nasofaríngeo) colhido com uma zaragatoa (que se assemelha a um cotonete comprido). A recolha correta das amostras é determinante, nomeadamente para não se obterem resultados falsos negativos por ter sido recolhida uma amostra insuficiente. 

Assim, o teste PCR:
Pesquisa o vírus;
Diz se num determinado momento há ou não uma infeção ativa;
Ajuda a identificar pessoas que podem contagiar outras e, assim, a orientar a implementação de medidas de isolamento e proteção para conter a infeção;
Contribui para caracterizar a doença, por exemplo saber como se transmite a infeção, a sua gravidade em diferentes escalões etários, a relação entre a gravidade e a presença de outras doenças.

A minha mulher fez o teste PCR, já eu fiz o serológico.

Citar
Se é o PCR, qual o grau de fiabilidade do teste?

Pelo que eu ouvi de uma ex-colega de escola que é enfermeira, é bastante elevada, por norma os falsos positivos (raros) são causados por contaminação.

Citar
O que dizia o criador do PCR, Kary Mullis (Prémio Nobel da Química, por ter criado esta ferramenta), acerca da sua adequalibilidade para declarar o estado de infecção?

Não faço menor ideia.

Citar
Porque é que a Dr.ª Verinha, que escreve o artigo por ser bióloga, não contribui para a discussão utilizando a mais valia da sua diplomada competência científica  em vez de fazer o que um reles jonalopropagandeiro faz?

Que artigo estás a referir?
« Última modificação: Outubro 21, 2020, 02:44:40 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.