Actividade Operacional/Exercícios

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dc

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #405 em: Maio 04, 2015, 04:20:16 pm »
A questão é que, uma aeronave super tucano não permite essa transição... Há que haver sempre uma fase intermédia como é o caso dos países cujos pilotos vão aos EUA voar em T-38 antes da conversão para os caças, por exemplo. A distância entre um Super Tucano e um F-16 já é enorme, agora imagine essa distância num futuro mais ou menos distante, quando for adquirido outro caça ainda mais complexo.

Quando acabar o Allouete? Compra-se um substituto, que já devia ter sido adquirido há muitos e bons anos, e não será só para instrução, mas sim para um vasto leque de missões.

No fundo um Super Tucano ou PC-21 nunca seriam um substituto do Alpha Jet, quanto muito um substituto parcial, porque certas fases da conversão terão de ser feitas em aeronaves a jacto que encurtem a distância para um avião de combate puro. Se fosse como você diz, a conversão de avião de motor a hélice para jacto seria feito no próprio jacto... Um exemplo prático, um piloto de formula 1 não aprende a conduzir um carro com aquela performance num carro daqueles, começa por baixo, muito antes de ingressar na formula 1 participa na formula dois/três, não passa do Rally ou GT3 para a F1. Isto para explicar que um avião a hélica não seria capaz de substituir na integra a função do Alpha Jet como avião de treino avançado.
 

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raphael

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #406 em: Maio 04, 2015, 04:41:59 pm »
Correto e dinheiro para isso por cá? Num outro tópico falam da aquisição do LPD por uma verba de 80milhões de euros, já me constou que essa verba modernizava a frota toda da marinha...
Se precisamos da transição, valemo-nos dos parceiros NATO/Europa...o tempo do orgulhosamente sós já lá vai...moeda de troca...ainda temos um dos melhores campos de treino para aviões da Europa (sobre a terra e com menores restrições de utilização) com utilização de munições reais, até os americanos cá vêm.
Compramos substituto para o alouette? Espero sentado...o EH não tem falta de pilotos? Quando a frota alouette atingir o potencial transitam os pilotos.
Não temos teto orçamental para pormos e dispormos de meios.
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #407 em: Maio 05, 2015, 02:02:36 am »
Citação de: "raphael"
Correto e dinheiro para isso por cá? Num outro tópico falam da aquisição do LPD por uma verba de 80milhões de euros, já me constou que essa verba modernizava a frota toda da marinha...

Essa verba (80 milhões deslocados para o LPD) modernizava a frota toda da marinha? O senhor anda a ler mal... porque esse dinheiro só veio canalizado da modernização das Vasco da Gama, logo só por aí não é "da marinha toda", e por outro lado, só foi possível arranjar 60 milhões ou algo assim ficando os restantes ~20 por conta do governo ou de um esforço conjunto com os restantes ramos (visto estes também virem a beneficiar do LPD).

Citação de: "raphael"
Se precisamos da transição, valemo-nos dos parceiros NATO/Europa...o tempo do orgulhosamente sós já lá vai...

Não foi isto que você disse... você apenas disse que um Super Tucano chegava para fazer a transição para caça como é realizada actualmente pelos Alpha Jet, e eu apenas me limitei a responder a isso. Tendo em conta o que disse agora, aí já é outra conversa, até se pode arranjar maneira de criar uma escola cá para treino de pilotos de caça para a qual poderiam vir pilotos de vários países aliados e amigos, estando os aviões a cargo da Nato ou de um país, tal como a Coreia do Sul queria fazer. Resumindo, temos boas bases e bom clima, portanto podia-se propor uma espécie de centro de treino Nato a partir da BA11.

Citação de: "raphael"
Compramos substituto para o alouette? Espero sentado...o EH não tem falta de pilotos? Quando a frota alouette atingir o potencial transitam os pilotos.
Não temos teto orçamental para pormos e dispormos de meios.

Bem, está a dizer que não se compra helicóptero ligeiro nenhum? Ou seja, quando os Alouette acabarem, finito, fim dos helis ligeiros na FAP? Não faz qualquer sentido, aliás, consideraria isso ridículo desculpe... principalmente porque os Al3 não fazem só formação de pilotos nem exibições... também têm uma componente operacional, realizam missões de transporte tático, escolta, apoio aéreo e, em caso de necessidade, servir como helicoptero de ataque. A sua ideia é puramente minimalista, redutora e com soluções apresentadas que seriam tipicas daquelas pessoas que não querem gastar dinheiro nas FA's, propondo cortar em tudo o que for possível. Qualquer dia vem aí dizer que como há falta de pilotos de C-130 ou noutra aeronave qualquer, que deixemos de ter caças para os pilotos transitarem para os aviões com falta de pilotos... E se calhar um dia virá propor substituir os F-16 por UAV's... Falta de pilotos? Há solução, sempre houve, desde melhorar as condições e regalias para evitar a saída dos mesmos para a aviação civil até à abertura de mais vagas ou aumentar o tempo minimo de serviço por mais um ano ou dois de forma a permitir a formação de pilotos suficientes para substituir os que estão de saída. Falta orçamento? Sim falta, mas o investimento em novos helicópteros seria só uma vez, o qual facilmente seria compensado ao longo dos anos. Como disse, a sua perspectiva é puramente minimalista, quer pôr-nos a par de Suiças e Bélgicas quando temos realidades territoriais completamente diferentes, desde muito mais mar sobre a nossa jurisdição até à nossa posição relativamente a África, para não falar de dois arquipélagos sobre a nossa soberania, portanto isto não pode ser copiar dos outros só porque têm dimensões semelhantes à nossa ou porque "não temos ameaças".
 

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NVF

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #408 em: Maio 05, 2015, 04:23:39 am »
O PC-21 substitui-o o Hawk na FA Suíça. Aliás, toda a literatura (incluindo off-line) descreve o PC-21 e o Super Tucano como aviões de treino avançado (ou seja ao nível de T-38, Alpha Jet, Hawk e companhia), a partir dos quais um piloto pode passar directamente para conversão operacional de caças. É assim que os fabricantes os posicionam; têm performances avançadas, mas são mais baratos de operar e, obviamente, mais lentos que os modelos a jacto. Isto não quer dizer que este modelo de treino seja universalmente adoptado — não é, poucos países o utilizam — mas é definitivamente uma possibilidade e uma realidade.
Talent de ne rien faire
 

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Johnnie

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #409 em: Maio 05, 2015, 10:40:03 am »
E quanto custa um ST? E qual a tão grande diferença entre o Epsilon e o ST?
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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Alvalade

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #410 em: Maio 05, 2015, 10:55:22 am »
Citar
Portugal deploys F-16s to Romania

Four Lockheed Martin F-16AM Fighting Falcon fighter aircraft of the Portuguese Air Force will arrive at the Romanian Air Force 71st Air on 4 May, the Portuguese Armed Forces General Staff Public Affairs assistant told IHS Jane's .

The aircraft of Squadron 201 'Falcões' and Squadron 301 'Jaguares' from Monte Real airbase No. 5 will be stationed in Romania until 30 June as part of 'Falcon Defence 2015' unitary concept training mission. This is intended as a reassurance measure for the alliance's eastern members and also to meet specific NATO interoperability and standardisation requirements.

The contingent's initial operational capability will be achieved on 4 May and full operational capability on 6 May.

The deployment follows closely behind the 1 September and 31 December 2014 deployment of six Portuguese F-16AM aircraft to Siauliai airbase in Lithuania for NATO's Baltic Air Policing mission.

From September 2016 to late 2017, 12 Portuguese F-16s (nine single-seat F-16AM and three twin-seat F-16BM aircraft) will be transferred to the Romanian Air Force as part of a deal sealed by both countries in 2013. The aircraft will progressively replace the ageing MiG-21 LanceR fighters currently fielded by Romania.

Portugal will keep 39 aircraft in its inventory including the three F-16A Block 15s granted by the United States as excess defence articles and now being modernised by OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal.

http://www.janes.com/article/51126/port ... to-romania
 

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Lusitano89

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #411 em: Maio 05, 2015, 02:13:00 pm »
 

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Lightning

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #412 em: Maio 06, 2015, 12:21:49 am »
Destacamento do C-130 no Mali

Esquadra 501 – “Bisontes” efetua largada tático-operacional no Mali
http://www.emfa.pt/www/noticia-812-esqu ... al-no-mali

CEMFA E CEME visitam destacamento no MALI
http://www.emfa.pt/www/noticia-821-cemf ... to-no-mali

 

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Lightning

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #413 em: Maio 06, 2015, 12:23:58 am »
Destacamento do P-3 em Cabo Verde

Esquadra 601 participa em exercício em Cabo Verde
http://www.emfa.pt/www/noticia-813-esqu ... cabo-verde

"Lobos" já realizaram quatro missões no Saharan Express
http://www.emfa.pt/www/noticia-823-quot ... an-express

 

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Lightning

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #414 em: Maio 06, 2015, 12:26:08 am »
Destacamento de F-16 na Roménia

Militares da FA participam em missão NATO
Operação Falcon Defence 15

http://www.emfa.pt/www/noticia-822-mili ... issao-nato
 

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dc

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #415 em: Maio 06, 2015, 10:42:09 am »
FAP em grande, já no mês passado era a Marinha também em grande  :G-beer2:
 

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raphael

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #416 em: Maio 06, 2015, 04:23:38 pm »
Citação de: "dc"
FAP em grande, já no mês passado era a Marinha também em grande  :G-beer2:

E até dia 09MAI marcam presença na Segurex na FIL.

Um abraço
Raphael
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Lightning

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #417 em: Maio 07, 2015, 06:07:26 pm »
Mega operação de Salvamento nos Açores

Citar
Esquadra 601 localiza náufragos no meio do oceano
Mega operação de resgate nos Açores

A Força Aérea conseguiu localizar as duas pessoas caídas ao mar durante a madrugada de 07 de maio, na sequência do naufrágio do veleiro Reves D’O, a sul dos Açores. Apesar das condições meteorológicas adversas no Atlântico-Norte, a aeronave P-3C Cup+ permitiu encontrar o adulto e a criança desaparecidas, lançar ao mar um kit de sobrevivência e acompanhar as vítimas até à chegada do navio hospital Esperanza Del Mar.

No veleiro naufragado, seguiam outros dois familiares, também eles um adulto e uma criança, que, por sua vez, conseguiram entrar numa balsa salva-vidas e foram depois recolhidos pelo navio mercante Yuan Fu Star, de Hong Kong.

A missão fez parte de uma mega operação de resgate com vista a recuperar mais de dez pessoas, de cinco veleiros, que estavam impossibilitados de navegar. Para tal, além do P-3C Cup+, foram empenhadas duas aeronaves C-295M e um helicóptero EH-101 Merlin, bem como um C-130J da Guarda-Costeira norte-americana, que está atualmente nos Açores a participar no exercício de busca e salvamento ASAREX 15.

Antes do salvamento a cargo da Esquadra 601, já outras quatro pessoas haviam sido resgatadas pela Esquadra 751 – “Pumas” em condições extremas. Ventos a rondar os 90km/h e ondas de 10 metros condicionaram a operação do helicóptero EH-101 Merlin, numa missão de 12 horas a 930 quilómetros a sul dos Açores.

Os restantes tripulantes em perigo foram salvos por embarcações, que se dirigiram para o local.


Citar
Esquadra 751 resgata quatro pessoas em condições extremas
Ventos a rondar os 90km/h e ondas de 10 metros dificultaram missão    07.05.2015

Cerca de 12 horas de missão, sob ventos a rondar os 90km/h e ondas de 10 metros. Foi nestas condições que a Esquadra 751 – “Pumas” resgatou, na madrugada do dia 07 de maio, quatro tripulantes de um veleiro que navegava a mais de 900km a sul dos Açores.
 
A missão, em condições extremas, fez parte de uma mega operação de resgate com vista a recuperar mais de dez pessoas, de cinco veleiros, apanhados pelas más condições meteorológicas que se faziam sentir no Atlântico-Norte.
 
Os pedidos de socorro davam conta de avarias nas embarcações e dificuldades na navegação. Na operação de salvamento, além do helicóptero EH-101 Merlin, foram empenhados dois aviões C-295M e um P-3C Cup+, bem como um C-130J da Guarda-Costeira norte-americana, que está atualmente nos Açores a participar no exercício de busca e salvamento ASAREX 15.
 
Além dos tripulantes resgatados pelos “Pumas”, outros dois náufragos foram localizados pela Esquadra 601 – "Lobos", após o veleiro onde seguiam ter naufragado. Foram auxiliados com um kit de sobrevivência lançado do P-3C Cup+ e acompanhados até à chegada do navio hospital Esperanza Del Mar.
 
Os restantes tripulantes foram recolhidos por embarcações que se dirigiram para o local.

 

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Get_It

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #418 em: Maio 07, 2015, 07:21:36 pm »
Citação de: "Lightning"
Mega operação de Salvamento nos Açores

Imagens da Guarda Costeira norte-americana: http://www.uscgnews.com/go/doc/4007/2502306/





Citação de: "5th District Public Affairs"
The Coast Guard assisted in a international rescue at approximately 2 p.m. Wednesday when a sailboat crew was rescued off the Azores by the Portuguese air force.

An HC-130 Hercules crew from Coast Guard Air Station Elizabeth City, North Carolina, was participating in an International Search and Rescue Exercise in the Azores when Rescue Coordination Center Lajes watchstanders on the island of Terceira, Portugal, requested the crew's assistance in the real-life rescue.

The crew coordinated with a Portuguese air force EH-101 helicopter crew to locate and rescue four distressed sailors and escorted the helicopter to Flores Island.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Menacho

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #419 em: Maio 07, 2015, 07:36:45 pm »
Citação de: "Lightning"
Mega operação de Salvamento nos Açores

 acompanhar as vítimas até à chegada do navio hospital Esperanza Del Mar.


Navío hospital espanhol "Esperanza del Mar":







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El Esperanza del Mar es un buque hospital de manufactura española, propiedad del Instituto Social de la Marina, Entidad Gestora de la Seguridad Social. Su distintivo de llamada es EBUQ y su número IMO es 9220536. Fue desarrollado en los astilleros Juliana Constructora Gijonesa de Gijón (Asturias) y botado a la mar en el año 2001.

Es el primer barco construido específicamente como barco hospital en España, que opera junto al barco Juan de la Cosa. Este barco tiene como cometidos principales el de asistir a la flota pesquera, a los marinos mercantes y prestar apoyo técnico y logístico a los buques situados en su cercanía.

El Esperanza del Mar tiene su puerto base en el Puerto de Las Palmas. Donde atraca habitualmente en la Base Naval, a pesar de ser un buque civil.

Características generales
Desplazamiento   4.996 toneladas
Eslora   97,34 m
Manga   17,70 m
Calado   5,50 m
Propulsión   2 motores diésel
Potencia   2 x 2.700 kW
Velocidad   17 nudos
Autonomía   7.000 millas
Número OMI   9220536
Indicativo de llamada   EBUQ
 
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