Notícias da FAP

  • 1272 Respostas
  • 372791 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5566
  • Recebeu: 5551 vez(es)
  • Enviou: 3654 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Notícias da FAP
« Responder #165 em: Agosto 28, 2011, 05:18:15 pm »
Citação de: "Leonidas"
Há quem diga, além do que oficialmente se conhece, esta versão tem capacidade para guerra electronica. Porém, nunca se devem divulgar os verdadeiros propósitos das missões. Pode até ido ver a foca, mas profissionalismo e competência acima de todo.

Pois, os Aviocar -300 são os nossos Rivet Joint. Foram espiolhar e escutar os mauzões dos marroquinos, esses malandros que passam a vida a tirar o sono à gente.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Re: Notícias da FAP
« Responder #166 em: Setembro 20, 2011, 12:50:27 am »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21039
  • Recebeu: 2509 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias da FAP
« Responder #167 em: Outubro 11, 2011, 10:25:02 pm »
Todas as missões para os C130 estão a ser cumpridas», entrevista ao general José Pinheiro


O Chefe de Estado Maior da Força Aérea, José Pinheiro, esteve na manhã desta terça-feira no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota, para receber o novo comandante do Centro, Jorge Santos, que irá ocupar a vaga deixada por Henrique Ferreira Lopes.

Depois da cerimónia militar esteve à conversa com A BOLA onde deu conta das dificuldades que se esperam num sector que irá sofrer muitos cortes no orçamento para o próximo ano. Ainda assim, deixou uma mensagem de confiança a todos os alunos que escolheram a via militar.

- Aproximam-se tempos complicados para o próximo ano com um orçamento que sofrerá reduções em todas as áreas. Até que ponto essa política poderá afectar a força aérea portuguesa?

- Essa discussão, para já, seria um pouco prematura em avançar. Temos a certeza que o futuro nos vai obrigar a uma gestão rigorosa, mas temos valores que não podemos abdicar. O que tivermos será o que temos obrigatoriamente de gerir.

- Mas já estão a ser tomadas algumas medidas nesse sentido?

- Sim... sobretudo na optimização de recursos. Todos os consumos foram reavaliados, desde quilómetros, electricidade, gás, água. Somos obrigados a encontrar sinergias para uma melhor optimização de recursos.

- Em números, que redução poderá sofrer a Força Aérea Portuguesa?

- Não vale a pena falar de números quando ainda não se conhecem todos os planos. O que tivermos direito será o que iremos gerir de forma consciente e responsável. Sabemos que a situação em Portugal dificulta alguns dos nossos processos.

- Recentemente foi avançado que os aviões C130 estão a ser obrigados a estarem parados por falta de manutenção. Confirma esta situação?

- Não confirmo nem entendo as razões para essas notícias virem agora a público. Existe, como é público, um programa para modernizar estes aviões. Todas as missões que foram emitidas para os C130 estão a ser cumpridas. Eventualmente poderão ter que ser ajustados alguns dos seus planos de voo, mas isso é uma situação normal.

- Que tipo de reajustamentos de planos de voo?

- Situações normais dos próprios aviões. Mas não existe nenhuma restrição e nenhum avião está em terra por falta de manutenção.

- Até que ponto é importante apostar nesta base aérea da Ota?

- Como base aérea está desactivada, porém, saem daqui cerca de 80 por cento dos nossos militares da força aérea. É uma grande escola. Trata-se de um centro que tem de apostar na qualidade das pessoas. Esse é o ponto forte em que temos de apostar.

A Bola
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5353
  • Recebeu: 729 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias da FAP
« Responder #168 em: Outubro 15, 2011, 01:31:33 pm »
Citar
Os helicópteros Alouette III da Força Aérea estão disponíveis, a partir de amanhã, para colaborar com a Protecção Civil no combate aos fogos florestais, soube o DN este sábado.

A disponibilidade da Força Aérea surgiu a pedido da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e na sequência da decisão governamental de manter activo, até ao final deste mês, o dispositivo de combate aos incêndios (por causa das elevadas temperaturas nesta época do ano e dos fogos que têm ocorrido), confirmaram ao DN fontes do Ministério da Defesa.
Dada a demora em instalar os meios de combate aos fogos (leia-se baldes de recolha de líquidos) nos Alouette III, a colaboração da Força Aérea vai centrar-se apenas nas acções de "reconhecimento, avaliação e coordenação" que forem pedidas pela ANPC, precisaram as fontes.
O combate propriamente dito só poderá fazer-se no próximo ano, face à referida demora na instalação dos equipamentos para esse efeito.
Recorde-se que essa adaptação vai estender-se a outras aeronaves, como os aviões de transporte Hércules C-130, na sequência do recente estudo encomendado pelo ministro José Pedro Aguiar-Branco ao ramo e onde este assumiu ter condições de participar activamente nas acções de combate aos fogos florestais em 2012.
O ramo poderá ceder ainda as suas bases aéreas para apoio a aeronaves afectas em permanência ao combates aos fogos ou mesmo para o seu reabastecimento - o que contrasta com a recusa do Exército, há alguns anos, de permitir que a Protecção Civil usasse a base aérea de Tancos (com o argumento de estar afecta à NATO, apesar de não ter ali quaisquer helicópteros), forçando o Ministério da Administração Interna a investir milhões numa base aérea de raiz a poucas quilómetros de distância (Ponte de Sòr).
Respondendo ao pedido da Protecção Civil, a Força Aérea disponibilizou-se ainda a integrar as acções de vigilância e prevenção de fogos nas suas missões aéreas de rotina, bem como nos arredores das suas unidades militares, acrescentaram as fontes.
Esta iniciativa surge no contexto do melhor aproveitamento dos recursos disponíveis nas estruturas do Estado e cuja rentabilização permitirá uma poupança significativa de recursos financeiros, desde logo por evitar a atribuição dessas operações a entidades privadas.

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2058988&page=2

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Desertas

  • Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #169 em: Outubro 18, 2011, 12:00:31 am »
Citar
Ilhas Selvagens, Madeira

Força Aérea e Marinha perseguem pescadores ilegais espanhóis (COM VÍDEO)
Uma acção conjunta da Força Aérea e da Marinha permitiu anteontem (segunda-feira) identificar duas embarcações semirígidas espanholas, com seis homens a bordo, que se preparavam para fazer caça submarina ao largo das ilhas Selvagens, na Madeira. Por lei, esta actividade é proibida neste local.

Após receber um alerta da presença das duas lanchas (cada um com sete metros e meio de comprimento), vindas de Tenerife, nas Canárias (arquipélago espanhol), o comando da Zona Marítima da Madeira mobilizou um helicóptero EH-101 da Força Aérea, estacionado na ilha de Porto Santo.
Com agentes da Polícia Marítima a bordo, o EH-101 estabeleceu contacto visual com as duas lanchas perto da ilha Selvagem pequena. Assim que se aperceberam da presença da aeronave portuguesa, os pescadores ilegais espanhóis aceleraram em direcções opostas. A sua fuga foi filmada o tempo suficiente para que fosse possível identificar tanto o nome das embarcações, como os próprios ocupantes. A perseguição durou algumas milhas.
Fonte da Marinha disse ao CM que a violação da reserva natural das Selvagens foi comunicada às autoridades espanholas em Tenerife, para que a respectiva autuação aos autores da mesma seja emitida.  

in Correio da Manhã 28-09-2011

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/forca-aerea-e-marinha-perseguem-pescadores-ilegais-espanhois-com-video

http://www.marinha.pt/PT/noticiaseagenda/noticias/Pages/DeteccaodeembarcacoesemactividadesilicitasnasIlhasSelvagens.aspx

Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5353
  • Recebeu: 729 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias da FAP
« Responder #170 em: Outubro 20, 2011, 09:41:35 am »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #171 em: Outubro 20, 2011, 05:21:31 pm »
Criação do Centro de Treino de Sobrevivência em Marrocos


17-10-2011


No âmbito das relações bilaterais Portugal/Marrocos, o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), através de uma delegação composta por cinco militares formadores de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extracção, realizou uma visita de trabalho, entre os dias 8 e 14 de Outubro, à Real Força Aérea Marroquina (FRA) para escolha e validação das áreas de realização das práticas de sobrevivência, em terra e no mar, a realizar no futuro Curso de Sobrevivência da FRA.

À semelhança de outras forças aéreas a FRA pretende que os respectivos tripulantes estejam qualificados para fazerem face a uma emergência após saída em pára-quedas pela aeronave, aterragem forçada ou amaragem, que resulte em situação de sobrevivência em terra ou no mar. Nesse sentido, a FRA escolheu o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea Portuguesa como modelo e órgão tutor da criação do futuro Centre de Survive des FRA.

Este projecto desenvolve-se há dois anos e tem como primeira meta a realização de um Curso de Sobrevivência em Junho de 2012.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21039
  • Recebeu: 2509 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias da FAP
« Responder #172 em: Outubro 21, 2011, 07:00:34 pm »
Base Aérea de Beja celebra 47 anos com novo comandante

 
A Base Aérea n.º 11, de Beja, celebrou na manhã desta sexta-feira o 47.º aniversário, efeméride que coincidiu com a transferência de comando.

O coronel piloto-aviador José Barros Ferreira, que comandou a unidade nos últimos dois anos, deu lugar ao coronel piloto-aviador Mário Barreto.

O novo comandante da Base foi empossado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José Pinheiro, que presidiu às comemorações.

Na cerimónia também foram recordados alguns dos efectivos que perderam a vida ao serviço da Força Aérea.

O novo comandante da unidade mostrou-se honrado e disse tudo fazer para corresponder ao que dele é esperado.

«Tudo farei para corresponder à confiança em mim depositada. É um marco importante na minha carreira e durante o meu comando o meu lema será Missão primeiro, pessoas sempre. Numa época complicada, tentaremos operar sempre com eficácia e zelar sempre pela segurança e bem-estar de todos os militares», disse Mário Barreto.

Refira-se que durante as celebrações, que tiveram a duração aproximada de duas horas, foram recordados os efectivos que perderam a vida ao serviço da Força Aérea.

A Bola
 

*

Desertas

  • Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #173 em: Novembro 29, 2011, 07:43:03 pm »
Salvamento nas Desertas



Deixo aqui a nota de imprensa da FAP em relação ao Salvamento de 1 Bióloga marinha e 2 Vigilantes da Natureza nas Ilhas Desertas .

Citar
Por solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (MRCC) a Força Aérea activou pelas 22h50, do dia 26 de Novembro, um helicóptero EH-101 "Merlin" da Esquadra 751 "Pumas", para efectuar uma busca a três desaparecidos ( uma bióloga e dois guardas da reserva das Desertas). A missão foi efectuada com sucesso tendo a tripulação do Merlin encontrado as posições, onde se encontravam os três elemento, um a sul da Deserta e os outros dois no Bugio.
 Dadas as condições de voo e meteorológicas, elevada turbulência no local, não foi possível resgatar nenhuma das vítimas, tendo a sua posição sido transmitida ao navio Patrulha da Marinha " CACINE", que conseguiu resgatar um dos elementos.
As outras duas vítimas, que se encontravam junto a uma falésia da ilha do Bugio, junto à rebentação, foram extraídas com sucesso pelas 07h56.





Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias da FAP
« Responder #174 em: Dezembro 01, 2011, 10:21:31 pm »
Citar
o que contrasta com a recusa do Exército, há alguns anos, de permitir que a Protecção Civil usasse a base aérea de Tancos (com o argumento de estar afecta à NATO, apesar de não ter ali quaisquer helicópteros), forçando o Ministério da Administração Interna a investir milhões numa base aérea de raiz a poucas quilómetros de distância (Ponte de Sòr).
Tenho semanas que lá passo todos os dias e o que vos posso dizer é que há anos que nao tenho o prazer de assistir a qualquer ateeragem ou descolagem...
É Portugal, não tem a ver exactamente com a FA, isto é tipico dos portugueses. Quem quer que tenha a responsabilidade de administrar algo deste estado procede como o que administra lhe pertencesse.
::..Trafaria..::
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da FAP
« Responder #175 em: Dezembro 02, 2011, 11:49:37 pm »









https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Re: Notícias da FAP
« Responder #176 em: Dezembro 02, 2011, 11:53:09 pm »
Metam lá esta flâmula na imagem também para os srs. da Marinha não ficarem tristes.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias da FAP
« Responder #177 em: Dezembro 07, 2011, 10:51:48 pm »
Citar
Encerramento da actividade operacional do C-212 Aviocar

Depois de quase 4 décadas ao serviço da Força Aérea, o C-212 Aviocar da Esquadra 401, despede-se dos céus de Portugal com o sentido de dever cumprido, reconhecido no dia 6 de Dezembro, através de uma cerimónia que assinalou o fim da actividade operacional desta aeronave.

A cerimónia decorreu na Base Aérea Nº6 (BA6), no Montijo, e contou com a presença, entre outras individualidades civis e militares, do Ministro da Defesa Nacional (MDN), José Pedro Aguiar-Branco e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro.  

Para além da entrega de um Louvor à Esquadra 401 e de uma breve resenha histórica sobre a sua actividade e sobre as missões efectuadas pelo C-212 Aviocar, também o CEMFA e o MDN proferiram alocuções, nas quais destacaram o importante contributo que esta esquadra e esta aeronave deram no crescimento contínuo da Força Aérea e na defesa dos interesses de Portugal e das populações dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, com o cumprimento de diversas missões: Fotografia Aérea; Vigilância Marítima; Busca e Salvamento; Evacuações Médicas; Transporte Aéreo Geral e lançamento de Tropas Pára-quedistas.

O fim da actividade operacional do C-212 Aviocar, da Esquadra 401, ficou ainda marcado pelo lançamento de um livro sobre os 37 anos da frota, com ênfase no historial de missões, na aeronave e suas características, esquadras e locais onde operou.

A história da Esquadra 401 e do C-212 Aviocar faz, também ela, parte da história da aviação militar em Portugal. Ao longo de 4 décadas, a Esquadra sofreu várias alterações na sua designação, por consequência das missões que lhe foram atribuídas. Intimamente ligada à Fotografia Aérea, começou por chamar-se "Esquadra de Ligação e Transporte", sofrendo a primeira alteração em 1973, passando a designar-se por "Esquadra de Ligação e Fotografia". A operar a partir da Base Aérea Nº1, em Sintra, recebe nova designação, passando a chamar-se "Esquadra de Reconhecimento e Pesquisa de Recursos", em 1974. Nos anos seguintes, já com o C-212 Aviocar em operação, a agora "Esquadra de Reconhecimento 401", efectua missões de Reconhecimento Aéreo e de Vigilância Marítima.

A expansão das capacidades da Esquadra, fruto das mais-valias que o C-212 Aviocar trouxe para a Força Aérea, no cumprimento de um leque mais variado de missões, fez com que a Esquadra caminhasse para a sua designação final: "Esquadra 401 Cientistas".

Com a chegada do novo século, novas exigências a nível operacional, e a evolução tecnológica da aviação, levaram a Força Aérea a procurar novas soluções, iniciando em 2007 o processo de transição da aeronave C-212 Aviocar para a aeronave C-295M que, uma a uma, herdou todas as missões da sua antecessora.

Sob o lema "Ciência, Engenho e Arte", a Esquadra 401 estabelece-se na BA6, em 2009, terminando no dia 6 de Dezembro de 2011 uma história de 37 anos de vida ao serviço da Força Aérea Portuguesa.
http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.732&lang=pt

Breve resenha histórica sobre a Esquadra 401
http://www.emfa.pt/www/conteudos/notici ... r_c212.pdf
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Notícias da FAP
« Responder #178 em: Dezembro 12, 2011, 09:27:16 am »
Ministro da Defesa já partiu da Mauritânia
O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, e a comitiva partiram esta segunda-feira, cerca das 00.15 horas, de Nouakchott, na Mauritânia, depois de uma avaria no avião que os transportava.

A comitiva portuguesa partiu depois de cerca de seis horas de espera por um novo Falcon que voou de Lisboa.

O Falcon avariado está a ser reparado por técnicos da Força Aérea Portuguesa (FAP) e deverá regressar ainda esta madrugada a Portugal.

O Falcon que transportava o ministro português à reunião da "Iniciativa 5+5" na Mauritânia tem uma avaria num gerador de apoio ao terceiro motor.

A frota de aviões Falcon 50, habitualmente utilizada para o transporte de governantes e chefes de Estado, tem já mais de duas décadas (dois foram adquiridos em 1989, um em 1991), têm capacidade para 10 passageiros e três tripulantes e foram comprados para serem utilizados durante a primeira presidência da União Europeia, em 1992.

As avarias nos aparelhos são recorrentes, sendo conhecidos casos envolvendo o ex-primeiro-ministro José Sócrates ou o Presidente da República, Cavaco Silva.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Notícias da FAP
« Responder #179 em: Dezembro 26, 2011, 12:20:21 pm »
Listado de eyecciones de la FA portuguesa:

http://www.ejection-history.org.uk/Coun ... tugual.htm