Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1095 em: Novembro 27, 2016, 06:29:15 pm »
Sim mas no entanto estou a imaginar o uso do míssil durante uma interceção como as que têm acontecido e não num dogfight contra SU-35.  8)
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1096 em: Novembro 27, 2016, 09:56:12 pm »
Não sei não, os caças russos que têm sido interceptados nos últimos tempos, costumam vir 'carregadinhos' de mísseis — por vezes 10! E costumam ser bastante agressivos. Numa situação dessas, em que, potencialmente, tens que defrontar um caça mais rápido, e tão ou mais manobrável do que teu, não vais querer ir equipado com Sparrows. No caso dum F-16, pelo menos 4 AMRAAM e 2 Sidewinder (ou IRIS-T).

Mas isso sou eu que gostava de ver os NPO equipados com peças de 16''.  ;)
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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1097 em: Novembro 28, 2016, 12:43:03 pm »
Alguma vez utilizámos AIM-7?

Não, nunca, nem sequer adquirimos os pilones específicos para esse efeito. No f-16.net, por exemplo, é afirmado o contrário, mas a verdade é que a FAP ao encomendar o Block 15 OCU com algumas características do ADF (e as asas do C/D Block 30, por exemplo), e recepção prevista para 1994/95 como veio a acontecer, já só pensava no AMRAAM. Como, aliás, chegou a utilizar a Força Aérea Italiana nos ADF emprestados.

Note-se na diferença entre as estações 3 e 7 capazes de carregar o AIM-7 Sparrow no F-16B ADF jordano em baixo e nas 3 e 7 normais num A Block 15 OCU da FAP:






Entretanto, e voltando à intercepção do Su-35 pela Força Aérea Espanhola e Portuguesa, o tema já está a fazer correr tinta.

http://alert5.com/2016/11/26/su-35-flew-non-stop-from-baltic-to-portugal/
http://www.diariodesevilla.es/andalucia/caza-ruso-sobrevolo-Cadiz-Huelva_0_1083192025.html
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1098 em: Novembro 28, 2016, 12:56:17 pm »
Há alguma foto portuguesa com o ALQ-131 e o LITENING montados ao mesmo tempo ?
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1099 em: Novembro 28, 2016, 01:04:28 pm »
Há alguma foto portuguesa com o ALQ-131 e o LITENING montados ao mesmo tempo ?

 ;)

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1100 em: Novembro 28, 2016, 01:06:13 pm »
Não sei não, os caças russos que têm sido interceptados nos últimos tempos, costumam vir 'carregadinhos' de mísseis — por vezes 10! E costumam ser bastante agressivos. Numa situação dessas, em que, potencialmente, tens que defrontar um caça mais rápido, e tão ou mais manobrável do que teu, não vais querer ir equipado com Sparrows. No caso dum F-16, pelo menos 4 AMRAAM e 2 Sidewinder (ou IRIS-T).

Mas isso sou eu que gostava de ver os NPO equipados com peças de 16''.  ;)

Bem, no nosso caso a parelha de alerta equipada com esse número de AMRAAM, teria à volta de 1/3 dos AMRAAM que possuímos...

Citar
Entretanto, e voltando à intercepção do Su-35 pela Força Aérea Espanhola e Portuguesa, o tema já está a fazer correr tinta.

http://alert5.com/2016/11/26/su-35-flew-non-stop-from-baltic-to-portugal/
http://www.diariodesevilla.es/andalucia/caza-ruso-sobrevolo-Cadiz-Huelva_0_1083192025.html

Está explicado como fez tamanha viagem. Tinha um reabastecedor ao seu lado o tempo inteiro.
 
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1101 em: Novembro 28, 2016, 03:25:02 pm »
Há alguma foto portuguesa com o ALQ-131 e o LITENING montados ao mesmo tempo ?

 ;)



Agradecido, para este tipo de missão não era a melhor opção?
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1102 em: Novembro 28, 2016, 04:31:58 pm »
Há alguma foto portuguesa com o ALQ-131 e o LITENING montados ao mesmo tempo ?

 ;)



Agradecido, para este tipo de missão não era a melhor opção?

No que diz respeito a intercepção? Teoricamente sim, mas em relação à utilização activa do pod de contramedidas electrónicas convém não esquecer que qualquer acção de jamming pode ser, ou é, considerada como um acto hostil.

Em relação ao uso do Litening, actualmente a parelha QRA utiliza-o de modo a poder captar a assinatura infravermelha do alvo, tal como se fosse uma espécie de IRST (Infra-Red Search and Track), e igualmente para filmar e tirar imagens dos aparelhos interceptados/escoltados.
« Última modificação: Novembro 28, 2016, 04:35:05 pm por Charlie Jaguar »
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1103 em: Novembro 28, 2016, 05:03:19 pm »
Penso que o colega Alvalade, se referia apenas a estarem equipados com os ditos pods, apenas como último recurso caso o caça russo tomasse uma posição hostil.
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1104 em: Novembro 28, 2016, 06:04:33 pm »
Penso que o colega Alvalade, se referia apenas a estarem equipados com os ditos pods, apenas como último recurso caso o caça russo tomasse uma posição hostil.

Isso mesmo
 

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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1105 em: Novembro 28, 2016, 07:08:10 pm »
Penso que o colega Alvalade, se referia apenas a estarem equipados com os ditos pods, apenas como último recurso caso o caça russo tomasse uma posição hostil.

Isso mesmo

De qualquer forma penso ter respondido à questão. Mas sim, caso houvesse uma intenção hostil por parte de uma aeronave desconhecida ou inimiga, o seu emprego activo aumenta de certa forma as chances de sobrevivência do caça interceptor. No entanto o pod ECM é usado mais em contexto de operações tácticas e missões ar-solo para protecção contra SAM's, e nós, tal como os nossos aliados da EPAF, adoptámos essa prática. Por isso é que raramente se vêem interceptores carregando empasteladores.
« Última modificação: Novembro 28, 2016, 07:18:22 pm por Charlie Jaguar »
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1106 em: Novembro 28, 2016, 07:38:19 pm »
Se calhar justificar-se-ia, se houvesse a necessidade de interceptar múltiplas aeronaves de combate. Por exemplo, um esquadrão de caças e uma aeronave AEW de outro país.

Uma questão relativamente aos pods ECM. Os que se encontram ao serviço na FAP, encontram-se dentro dos padrões de modernidade, ou já são algo obsoletos? Haveria no mercado uma alternativa aos mesmos?
E por mera curiosidade, há alguma ideia de quantos temos? Lembro-me de já ter visto tanto o C-130 como o C-295 com os respectivos pods, para além claro dos F-16. P-3 não me recordo de ver algum com tal equipamento.
 

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Johnnie

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1107 em: Novembro 28, 2016, 10:18:19 pm »
Se calhar justificar-se-ia, se houvesse a necessidade de interceptar múltiplas aeronaves de combate. Por exemplo, um esquadrão de caças e uma aeronave AEW de outro país.

Uma questão relativamente aos pods ECM. Os que se encontram ao serviço na FAP, encontram-se dentro dos padrões de modernidade, ou já são algo obsoletos? Haveria no mercado uma alternativa aos mesmos?
E por mera curiosidade, há alguma ideia de quantos temos? Lembro-me de já ter visto tanto o C-130 como o C-295 com os respectivos pods, para além claro dos F-16. P-3 não me recordo de ver algum com tal equipamento.

E os Corsair também
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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1108 em: Novembro 29, 2016, 11:57:31 am »
Sim, os Corsair também, mas referia-me acima de tudo a aeronaves em serviço acima de tudo. Mas obrigado por relembrar.
 

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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1109 em: Novembro 29, 2016, 07:44:26 pm »
Se calhar justificar-se-ia, se houvesse a necessidade de interceptar múltiplas aeronaves de combate. Por exemplo, um esquadrão de caças e uma aeronave AEW de outro país.

Uma questão relativamente aos pods ECM. Os que se encontram ao serviço na FAP, encontram-se dentro dos padrões de modernidade, ou já são algo obsoletos? Haveria no mercado uma alternativa aos mesmos?
E por mera curiosidade, há alguma ideia de quantos temos? Lembro-me de já ter visto tanto o C-130 como o C-295 com os respectivos pods, para além claro dos F-16. P-3 não me recordo de ver algum com tal equipamento.

Foi adquirida uma dúzia de pods AN/ALQ-131(V) entre 1989/90 de modo a fornecer protecção às frotas tácticas que iriam ser alvo de upgrades mais extensos, neste caso o A-7P e depois em meados da década de 90 os C-130. São usados ainda hoje por muitos países, incluindo a USAF, quer a versão "V" que operamos, quer a Block II,

Não tenho visto nada escrito, inscrito ou dito acerca da sua possível substituição na FAP - e nomeadamente na frota F-16 - até porque é usado por grande parte dos nossos congéneres da EPAF. Por isso julgo que a questão da obsolescência se poderá colocar de facto, porém os AN/ALQ-131 foram alvo de vários upgrades ao longo dos anos como seria naturalmente de se esperar ou então não faria sentido continuarem a ser empregues pelas nossas forças e pelas aliadas.

Ainda a propósito deste pod e da sua utilidade em combate ar-ar, não nos esqueçamos que os 3 F-16A da Esquadra 201 que participaram em 1999 na operação "Allied Force" efectuando CAP's estavam equipados com este dispositivo de contramedidas electrónicas.





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